Autor Tópico: Karate e Kung-Fu funcionam??  (Lida 1978 vezes)

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Online: Agosto 04, 2006, 09:37:11 »
Colocando dois seres humanos nus ... um de frente para o outro ... quem sangra primeiro? O Ocidental ou o Oriental?


Afinal de contas ... a ciência é tão perfeita assim? Ou seria apenas uma maneira de impor o etnocentrismo ocidental?

Os etnocentristas dizem que a ciencia (ocidental lógicamente) é uma espécie de verdade absoluta, qualquer variação cultural que não se espelhe nela ou a ignora, é simplesmente uma farsa.
Engraçado é ver como a incrivel ciência ocidental é tão falha em suas analises mecanicistas de fenomenos sociais. Simplesmente nunca conseguiu chegar a lugar algum, apenas baboseiras mecanicistas de algo nitidamente caótico.
E foi com este incrível conhecimento cientifico que conseguiram finalmente entender a "mãe natureza": ela lógicamente esta ai para nos servir, temos que entender suas engrenagens e então domina-la!

Realmente inacreditavel ... apenas a fisica quantica conseguiu se distanciar um pouco destas idéias mecanicistas.

Qualquer costume contruido por dezenas de gerações é simplesmente insignificante perante a TÃO VELHA e respeitosa ciencia ocidental.

As artes marciais orientais devem ser comicas para etnocentristas ocidentais ... todos aqueles gritos e movimentos vazios que mais parecem uma dança primitiva ...
Será mesmo que funcionam?? Aquele tal de Kung-Fu ou Karate?

Recentemente cientistas conseguiram realizar um estudo sobre as artes marciais orientais utilizando equipamentos de ultima geração. Com estes equipamentos conseguiram finalmente ver o que tinha demais naqueles golpes estranhos ...


A pergunta então seria: são as "ciencias orientais" (construidas através de gerações) realmente inuteis ou são as ciencias ocidentais ainda incapazes de entende-las?!?!?

eu fico com a segunda!
Por Karate-Ka 07/02/2004 às 03:47
© Copyleft http://www.midiaindependente.org:
É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.



bom temas para analisar

OSS

marascas

  • Visitante
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #1 Online: Agosto 04, 2006, 12:28:54 »
Eu mesmo quando faço zazem ou penso sobre a existência me considero oriental. Mas quando acordo e preciso trabalhar para sobreviver e enfrentar a vida sou ocidental.


E depois do MMA, muitas coisas foram esclarecidas com relação a eficiência de artistas marciais teoricos...

Offline ZenKen

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 212
  • Votos: +2/-0
    • http://
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #2 Online: Agosto 04, 2006, 13:34:01 »
OSS

Independente do Do/Caminho/Prática o ser humano sempre buscou o que está além do oriental/ocidental/cultural. Buscou sempre o seu essêncial/espiritual que não teria pátria/côr/idioma. Muitas coisas que fazem parte dêste essêncial foram percebidas "objetivamente" há muitos séculos por chinêses, indús, persas, celtas, gregos, etc. Me parece que no extremo oriente houve um interêsse maior pelo mundo interior e no ocidente pelo exterior por parte da "elite pensante" e como a educação marcial fazia parte da formação desta mesma eliete essas idéias acabaram permeando suas artes marciais. No passado, esperava-se que uma escola/estilo fôsse eficaz numa situação de vida e de morte, de confronto com a "eternidade", assim é fica fácil entender porque um guerreiro tinha tanta preocupação com as coisas do espírito. Hoje vemos diáriamente na televisão guerreiros contemporâneos, no oriente médio, associando a ação militar a sua "salvção", não estou NEM criticando NEM defendendo apenas apontando uma prática tão antiga quanto as espadas.

Fica também fácil criar mitos e lendas conforme nossas necessidades, legítimas ou ilegítimas.

Um grande abraço

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #3 Online: Agosto 04, 2006, 15:21:24 »
mais um topico sobre quem ganha ou perde...
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline Maximus-Decimus

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://eusoueunemmaisnemmenos.zip.net
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #4 Online: Agosto 04, 2006, 15:45:35 »
Primeiramente Oss:

mauroos:

Sinceramente eu enxergo este tópico como um convite ao pensamento e questionamento, sobre as verdades "absolutas e incontestáveis", sobre o positivismo egocêntrico encontrado em nossa sociedade.

Gosto muito desse confrontamento entre as visões ocidentais tradicionais e orientais tradicionais, óbvio que há muito maniqueísmo, mas o mundo de hoje, a rapidez das informações, a quantidade de lixo cultural que somos obrigados a processar e discernir, nos faz sentirmos sem base ou melhor dizendo, flutuamos a zona cinza, onde não estamos totalmente errados e ao mesmo tempo totalmente certos, ou seja, é muito fácil perder o senso de direção em tantas ambiguidades impostas pela vida, convívio em sociedade e problemas existenciais de natureza transcendente ao coloquial que encontramos no dia a dia.

O meu entendimento é que não há respostas 100% certas, somos apenas uma parte do todo, temos nossa capacidade cognitiva limitada e enxergamos todas as coisas de acordo com nossas perspectivas intrísecas a nós mesmos, há um limite para o nosso conhecimento e nossa sabedoria traçou muito bem esse limite.

O que podemos fazer? É vivermos de acordo com nós mesmos, não nos enganarmos, não fingirmos que nada disso que acontece no mundo fático, não nos atinge, devemos olhar para frente e caminhar para frente, evoluirmos e transcerdemos esse estado meio-animal/meio-humano.

Um filosófo que eu gosto muito e aponto para todos lerem é Friedrich Wihelm Nietzsche, este é um filósofo julgado por muitos contraditório, ilógico e louco, contudo o pensamento dele encontramos este questionamentos que ultrapassam uma mentalidade mundana e nos leva ao melhor de nós mesmos.

Oss!!
orruptio Optima Pessima - A corrupção dos melhores é a pior.

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #5 Online: Agosto 04, 2006, 16:47:32 »
"Sinceramente eu enxergo este tópico como um convite ao pensamento e questionamento, sobre as verdades "absolutas e incontestáveis", sobre o positivismo egocêntrico encontrado em nossa sociedade. "

profundo, muito profundo....
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline Maximus-Decimus

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://eusoueunemmaisnemmenos.zip.net
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #6 Online: Agosto 04, 2006, 17:03:20 »
Gostei de vc ter respondido mauross, mas não apreciei sua ironia.

Se vc tem algo que vc tenha a passar para os outros, por favor, o fórum é aberto a todos e gostaria muito de ouvir suas opiniões, principalmente se bem fundamentadas.

Obviamente, se quiser continuar neste tom lacônico e bem carregado de ironia, desculpa, mas dispenso seus comentários.

Sem Oss para vc.
orruptio Optima Pessima - A corrupção dos melhores é a pior.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #7 Online: Agosto 04, 2006, 17:27:09 »
Hoje com o mundo globalizado não existe mais esse negócio de oriente e ocidente.......a China é o último gigante que está tentando resisitir mais não se sabe por quanto tempo.
Essa milenar sabedoria deixou de existir faz tempo..........e recorrermos a pensadores clássicos e modernos que influenciaram em determinadas épocas não ajuda muito. Será que Nietzche, Scheller  e outros ajudariam entender esse negócio de mundo globalizado ? O próprio Nietzche não encontrou o melhor dele.......a Salomé que o diga..........

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline Maximus-Decimus

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://eusoueunemmaisnemmenos.zip.net
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #8 Online: Agosto 04, 2006, 21:19:44 »
Primeiramente Oss:

Ari, Pitágoras descobriu muitas regras da geometria e isso há mais de 2 mil anos, e até hj todo mundo vê utilidade nele.

Filosofia, não ajuda em resolver o problema de uma vez por todas, a única escola que quis isso foi o Positivismo, hj nossa vida é um reflexo desse positivismo, onde tudo que não pode ser traçado, medido, enquadrado e colocado em leis perenes (incluindo aí as relações sociais) não serve de nada.

As Artes Marciais, principalmente o nosso Karate sofre desse positivismo anacrônico, não é de hoje que já se vem um movimento em tornar a nossa bela arte, algo traçado, medido, enquadrado e colocado em leis perenes, que sempre funciona, não importar fazer chuva, fazer sol, não importa se o praticante de Karate não o leva a sério, importa  que ele funcione sem a necessidade colaboração do praticante com a arte, ela tem que funcionar por si mesma etc...

E quem lutou muito contra esse positivismo acachapante foi Nietzsche e seus escritos, ele argumentou em síntese, que nada nesta vida é garantido, a lógica funciona plenamente num campo formal das coisas, ou seja pura e simplesmente na matemática, ou seja, em teoria, contudo quando aplicada, principalmente as relações sociais, ao mundo dos fatos ela não consegue responder a todas as questões.

Por isso, em sua obra ele traça o que ele chama de Ideal Apolíneo, derivado da metáfora do Deus grego Apolo que manifesta, a ordem, a beleza da lei da causa e efeito, as formas corretas e perfeitas, a idéia perfeita dos objetos, o comedimento, duas palavras para resumir tudo: Ordem, Razão.

Contrabalaçando a isto, ele também demonstra o Ideal Dionisíaco, caos, a falta de lógica do mundo, as formas incorretas e inperfeitas, o mundo trágico que vivemos, onde não sabemos com certeza absoluta se estaremos vivos ou mortos, se nesta vida que possuímos estamos desempenhando nosso papel corretamente ou erradamente, o excesso, palavras para resumir tudo: Caos, Instinto.

Assim sendo Arivaldo, o choque entre os dois ideais (Apolíneo vs Dionisíaco) é o que produzes as matizes necessárias a vida, nada é 100% garantido, então nem as Artes Marciais, mais notadamente o nosso Karate é uma construção harmônica e perfeita em si mesma (aspecto teórico) que quando se confronta com o caótico e instintivo (realidade nua e crua) produz o que eu posso chamar de conhecimento estatístico, ou seja, apenas temos uma vaga noção do que aprendemos na teoria funciona na prática.

Bom, já me alonguei demais.

Oss!!
orruptio Optima Pessima - A corrupção dos melhores é a pior.

marascas

  • Visitante
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #9 Online: Agosto 04, 2006, 23:00:34 »
Eu era por demais filósofoe sonhador, depois aprendi a ser também calculista e objetivo, agora sou holístico...

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Karate e Kung-Fu funcionam??
« Resposta #10 Online: Agosto 07, 2006, 17:32:02 »
Essa frase não é minha (não sei de quem é também), mas é boa:

"Não busque a Verdade: apenas cesse de alimentar suas opiniões."
Coração de Karateca não bate, faz ippon.