Autor Tópico: Karate no Pan-Americano  (Lida 8499 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Karate no Pan-Americano
« Online: Agosto 29, 2005, 10:09:45 »
O Karate acaba de ser incluido nos Jogos pan Americanos de 2007.Primeiro passo para se tornar Esporte Olimpico breve.
Com isso parece que a morte do Karate do como Budo e arte marcial está muito próxima. Isso porque a WKF é a Entidade responsavel pela Administração das regras, diga-se de passagem, que sómente beneficiam aqueles filiados a esta entidade.
Onde ficarão então os Karatecas mais Tradicionais?
Continuarão seus treinamentos nos seus Dojos, e pouco a pouco desaparecerão,pois o apelo OLIMPICO é como uma ERVA DANINHA,cresce a proporçoes geométricas.
Recentemente assisti a uma demonstração de uma equipe que representa a WKF aqui na minha cidade e a unica palavra que encontro para descrecer o que vi é.... Lamentével o estado de nossa arte.
E ainda tem gente que se gaba dizendo-se campeão Mundial de Karate.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Karate no Pan-Americano
« Resposta #1 Online: Agosto 29, 2005, 11:12:56 »
Pode haver um lado bom nisso katsumoto...

Como vc mesmo disse o apelo olimpico é muito grande, teremos mais propagandas do karate, vc não é ligado a WKF porém quem sabe isso é somente quem tem conhecimento em karate, as pessoas que buscarem o karate irão independente dessa ou aquela entidade, para eles tudo é karate.
Caberá aos professores mostrarem esse ou aquele caminho para os novatos.
Na minha opinião isso beneficiará tanto os ruins como os bons professores de karate.
Concordo sim que pode haver uma proliferação de novos professores sem conhecimento algum tirando vantagem dessa situação, mas é um preço que teremos que pagar, que pelo jeito não tem volta, mas pense...ainda pode haver um lado bom nisso...

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Karate no Pan-Americano
« Resposta #2 Online: Agosto 29, 2005, 11:37:17 »
Apesar do katsumoto não gostar de falar de outra arte marcial, o tae kwon do é o exemplo claro do que pode acontecer com o karate.
Beneficia todos bons e maus como disse o Luiz.
Tem cara que te da a faixa preta de TKD em seis meses, isso eu vi pessoalmente.

E vai acontecer com o Karate tambem.

Neto110

  • Visitante
Karate no Pan-Americano
« Resposta #3 Online: Agosto 29, 2005, 12:09:50 »
Os tradicionalistas faremos nossos eventos com a qualidade que acreditamos nos moldes que achamos corretos, que a população avalie.

Ir para um evento com o que eles chamam karate ou ficar treinando o que ensinamos. Não acredito que ser olímpico seja tão impactante assim (embora orça para ser) por mim, o Judo morreu depois das olimpíadas tanto em termos de apelo como em termos de presença na sociedade, como o Tae kwondo. O karate está como sempre esteve...

Porém, esta notícia é contrária à que li em outro meio...é confirmado isto?

marascas

  • Visitante
PAN-AMERICANO
« Resposta #4 Online: Agosto 29, 2005, 12:34:25 »
Fonte: www.uol.com.br

PAN-AMERICANO

Brasil queria incluir só futsal nos Jogos

COB sai derrotado, e Rio-07 terá 4 ou 5 modalidades não-olímpicas

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

A Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) venceu ontem a queda-de-braço que vinha travando com o Co-Rio (comitê organizador do evento) em relação à inclusão de esportes não-olímpicos no Pan de 2007.
Conforme a Folha havia antecipado há duas semanas, quatro modalidades não-olímpicas foram mantidas no programa do Pan. Em contrapartida, o COB deve conseguir a inclusão do futsal.
No final da tarde de ontem, o presidente da Odepa, o mexicano Mario Vázquez Raña, confirmou a participação de quatro esportes não-olímpicos no evento.
Os brasileiros faziam lobby apenas para que o futsal fosse incluído no programa. No entanto tiveram que "engolir" também boliche, esqui aquático, caratê e patinação (artística e de velocidade).
""Para conseguirmos a inclusão do futsal no Pan, tivemos que negociar e aceitar a entrada dessas outras modalidades", admitiu o presidente do COB e do Co-Rio, Carlos Arthur Nuzman.
Se não fossem contabilizadas as medalhas obtidas em esportes não-olímpicos, o Brasil teria ultrapassado o Canadá no quadro de medalhas e ficado em terceiro lugar no Pan de Santo Domingo.
Embora Nuzman já tenha comemorado a participação do futsal, o presidente da Odepa fez questão de deixar claro que o esporte é o único dos não-olímpicos que ainda pode sair da programação do Pan de 2007.
""A responsabilidade do futsal será da Fifa [entidade que controla o futebol mundialmente]. Como não temos experiência com o esporte, autorizamos o Brasil para que tenha algum acordo com a Fifa nos próximos 60 dias. Se não tivermos um acerto com o futsal até o final deste prazo, o esporte sai", alertou Vázquez Raña, acrescentando que a modalidade foi incluída no Pan carioca porque Nuzman ""implorou, suplicou".
O futsal, esporte em que o Brasil registra historicamente um excelente desempenho -no último Mundial terminou com a medalha de bronze- nunca esteve presente em Pan-Americanos.
Com a entrada dessas modalidades, haverá cerca de 250 atletas a mais nos Jogos do Rio.
Na decisão de ontem da Odepa, as federações internacionais e/ou confederações do continente correspondentes dos esportes incluídos deverão assumir o pagamentos das viagens para os atletas, delegados, juízes e árbitros.
O Co-Rio será responsável pelo transporte local, alimentação e alojamento dos participantes na Vila do Pan-Americano.
A decisão de ontem da Odepa deixou o Pan do Rio com 33 esportes. Desta vez, ficaram de fora a pelota basca, o raquetebol e o squash. Além disso, a canoagem slalom foi retirada da programação -razões econômicas foram apontadas para a decisão.
Na reunião de ontem, o governador de Jalisco, Francisco Ramírez Acuña, apresentou a candidatura de Guadalajara, no México, para sediar o Pan de 2011.
Por enquanto, a cidade, que conta com o apoio de Vázquez Raña, é a única que se dispôs a abrigar a competição. A decisão da sede ocorrerá no ano que vem.

marascas

  • Visitante
Karate no Pan-Americano
« Resposta #5 Online: Agosto 29, 2005, 12:52:26 »
A linha entre a razão e a inveja é muito tênue.

Jefferson

  • Visitante
Karate no Pan-Americano
« Resposta #6 Online: Agosto 29, 2005, 13:41:30 »
Já começou a mudança pela grafia...caratê....

marascas

  • Visitante
Karate no Pan-Americano
« Resposta #7 Online: Agosto 29, 2005, 15:16:27 »
Uma explicação para isso eu li em uma artigo científico (não lembro de qual universidade), mais ou menos assim:

O ideograma Karate-Do em Japonês foi traduzido para o Inglês, após a expansão do Karate pelo mundo. Onde sabemos que a tradução é aproximada fenéticamente, mas não expressa as características originais do seu significado. Portanto a grafia original só existe em Kanji mesmo.

Karatê com "K" é coisa do ocidente em versão americanizada. Caratê com "C" é apenas mais uma tradução para a lingua portuguesa (Brasil).

Mas o fato de Karate ser um nome próprio, ele poderia a continuar sendo usado com "K" mesmo no Brasil, mas creio que  isso não faz a menor diferença, pois com "K" ou com "C" de qualquer forma, estaremos longe do verdadeiro significado para Karate-Do em Japonês...

Jefferson

  • Visitante
Karate no Pan-Americano
« Resposta #8 Online: Agosto 29, 2005, 16:15:25 »
Marascas,

Mas que fica muito estranho karate escrito com C, isso fica!

O significado do verdadeiro Karatê-do está dentro de cada um de nós, veja só:

"...Gishin Funakoshi, faleceu em 1957 com 88 anos, sempre foi um estudioso e assíduo praticante de Okinawa-tê, ele alterou o caractere da palavra KARA = Chinesa para o que conhecemos hoje; KARA = VAZIO e TÊ = MÃO, portanto o que antes era chamado de mão chinesa, passou a ser chamado de mãos vazias. Funakoshi escolheu este caractere por seu significado na filosofia zen-budista: 'tornar-se vazio'. Para o mestre, o karatê não era somente uma arte marcial, mas também um meio para a formação do caráter. Ele escreveu: 'Como a superfície polida de um espelho reflete tudo que está diante dele e um vale silencioso transporta até sons quase inaudíveis, assim deve ser o estudante de karatê, esvaziar a sua mente do egoísmo e da maldade num esforço para reagir de modo adequado a tudo o que possa encontrar'. Esse é o sentido de KARA ou `vazio´, da palavra Karatêâ€.Nakayama (2004).

Valeu!!

Jefferson

  • Visitante
Karate no Pan-Americano
« Resposta #9 Online: Agosto 29, 2005, 16:18:54 »
Nossa!!! 8)

Pessoal, peço desculpas por ter desviado completamente o assunto do tópico.

Valeu!!

marascas

  • Visitante
Karate no Pan-Americano
« Resposta #10 Online: Agosto 29, 2005, 17:07:34 »
Concordo contigo Jeferson que KARATE soa melhor...

Mas o KARA do inglês, nada difere do CARA em portugues e ambos não significam nada.
O significado só existe em Kanji, do Japonês e em nossas mentes e corações!

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Karate no Pan-Americano
« Resposta #11 Online: Agosto 29, 2005, 22:38:46 »
Embora as últimas colocações tenham se desviado completamente do que o Katsumoto postou eu gostaria de retornar a questão. Penso que, por um lado, o correto seria haver uma seleção equanime entre todos os atletas praticantes de karate, independente da associação ou federação, pois somente assim é que realmente o Brasil estaria sendo verdadeiramente representado no Pan ou Olimpiada ou em qualquer outra realidade. Sabemos que infelizmente isso não ocorrerá. Por outro lado, quanto a morte do Karatê, não sei se de fato é isso que ocorrerá, penso que há muito espaço para o desenvolvimento de um Karatê budo entre nós. Acho que há pessoas que querem aprendê-lo, pois desejam se defender, o que ocorrerá é que os públicos alvos ficaram mais definidos, em minha opinião. Certamente que os Dojos onde a ênfase for Budo, não serão procurados por aqueles que só estão interessados em aparecer nas olimpiadas e fazer seu nome em competições. Mas, como diz Okuda Sensei, não devemos limitar nosso Karatê a competições, pois hoje ganho amanhã perco. Acredito no Karatê-Do, no Budo que aprendi com meus Senseis no passado e que continuo treinando com meus Senseis no presente e ensinando para os que estão ao meu redor.
Abraços,

Ricardo.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Marascas....
« Resposta #12 Online: Agosto 30, 2005, 10:52:08 »
Caro Marascas,

 Quando postei esse título aqui no fórum, expressei a minha opinião PESSOAL, sobre o que significará o Karatê ter entrado no Pan.
A briga desses 30 anos entre o Tradicional e a WKF não é apenas Poítica como muitos aqui pensam.É técnica.
Os Japoneses(leia-se NIshiyama SEnsei), fundadores do Karatê, acreditam que as regras que existem hoje em dia na WKF não servem para definir o Karatê do como ele foi concebido.
Eles acham que o sistema Shobu-Ipon seria mais adequado com a filosofia do Budô e que não atrapalharia nada um campeonato nas regras originais.Aí apareceram os Europeus, que NUNCA ganharam nada dentro das regras originais e resolveram mudar tudo. A partir de então, os JAPAS  não ganharam nada em competiçoes da WKF(generalizando,ja que alguns japoneses venceram nessa versão também).
Briguinhas de crianças.
O que eu quis dizer que o Karatevai morrer é que o aspecto do Budo, Tradicional, que já esta muito em baixa atualmente, vai acabar de vez.
É claro que existe o lado bom, a divulgação do esporte etc....
As academias poderão tirar vantagem disto.
O problema é que com a inclusão no Pan SÓMENTE O GRUPO FILIADO AO WKF terá privilégios de ir,onde ficarão então os Karatecas do Tradicional, JKA e tantos outros grupos ligados ao Karate Tradicional????
Quanto à sua citação da inveja, não serve para mim pois IGNORO esse tipo de Karate que vc tanto defende.
Sentiria sim, inveja, se o Karate que pratico tivesse entrado no Pan e por causa de minha idade(42) não pudesse ter a oportunidade de competir de igual para igual com os mais jovens. 8O
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
Karate no Pan-Americano
« Resposta #13 Online: Agosto 30, 2005, 10:57:07 »
Na minha opinião, exclusivamente minha, o Karate sempre se modificará, modificou-se da China( Kempo ) pra OKinawa, modificou-se muito na transição de Okinawa( Tode ) para o Japão, e mais ainda após a realização da primeira competição oficial...
As mudanças sempre ocorreram e excluiram  do grupo aqueles que não se adaptaram a ele. Aconteceu com vários estilos de karate, principalmente os tradicionais de Okinawa, que foram excluidos pela WKF, que só reconhece 4 ryus: Shotokan, Goju, Shito e Wado????!!!! e os outros não são Karate.
Independente de tal exclusão, estes grupos sempre vão sobreviver, a exemplos de outras artes marciais que não fazem parte das olimpiadas: hapkido, ninju tsu, Kendo, kung fu, Krav maga,Aikido, para estas artes a olimpiadas não é o mais importante( graças a Deus).
Aconteceu que no Karate, querendo ou não, nós demos muita importância a competição...Somos as vezes incapazes de falar pra sociedade que o Karate-Do é muito mais do que esporte, e com isso estamos perdendo...
Pois quem são os competidores ? Existe algum estudo sobre isto? Acredito que seja no máximo 10% dos Karate-Kas ativos ! E quem vai pra olimpiada ? qual a porcentagem de karatekas ?
Vamos dirigir todo o nosso trabalho somente pra essa minoria ?
Durante muito tempo dirigi meu trabalho somente para competição, resultado , muitos titulos e poucos atletas, muita desistência.
 Durante uma conversa com Nagashima Sensei, perguntei-lhe: -Mestre como o sr. faz o seu trabalho, treinamento de competiçao, com seus alunos, a resposta veio assim, após ele captar a minha enfase em ganhar campeonatos; - Josias, eu não ensino esporte, ensino Karate ! KarateDo é completo, e o esporte é apenas um galho da grande arvore.
Resultado: resolvi ensinar Karate, e não apenas competições. Hoje tenho muito mais alunos, principalmente crianças e pessoas acima de 35 anos...
Criei um turma especial para Atletas, com horário especifico para Shiai-Kumite, neste horário o bicho pega, não é pra qualquer um...
O nosso karate ficou mais completo pois além do esporte, passamos a treinar muito Bunkai ( defesa Pessoal realista ) não estes Bunkai que se vê em campeonatos; treinamos também 1 vez por semana tecnicas de Submission ( solo ), viajamos o Nordeste inteiro e ganhamos 90% nas categorias que participamos. E pela primeira vez o Maranhão classificou 5 atletas pra Seleção Brasileira de Karate ( CBK ) para disputar o Campeonato Sulamericano 2005 em Recife- PE, sendo que 3  atletas começaram comigo, desde faixa branca, e trouxeram 2 medalhas deste evento e um honroso 4º lugar. Estão classificados para o Pan 2007.
Estes resultados se devem ao ensino do Karate-Do, puro na sua essência, mas atualizado na sua forma, graças ao intercambio e ajuda do Sensei Alberto Nagashima, o Maranhão melhorou muito.
Ganhar competição não deve ser a motivação numero 1 de alguém que treina Karate, mas o aluno deve aprender Karate completo. E os resultados irão aparecer....
Acredito que é possivel ensinar o bom e tradicional Karate, e mesmo assim ganhar campeonatos em qualquer regra. Eu sou tradicional na essencia mas me adapto a qualquer regra...Estou pensando montar uma equipe de MMA, planos futuros...
O essencia do karatedo nunca vai morrer, pois sempre haverá pessoas dispostas a ensinar, e outras dispostas a aprender. Agora a forma fisica, tecnica, e didática sempre mudou e vai continuar...pura ilusão achar que não !
Acredito também que os bons profissionais sempre irão detacar-se na multidão de picaretas, vendedores de faixas que nos rodeiam e atrapalham...
Aqui no maranhão nos temos um cara que de 1º Dan foi para 5º Dan e é comanda 3 Federações, uma o presidente é a esposa, a outra é o filho dele, é uma vergonha para o nosso Karate Maranhense.
Este individuo procura nossos alunos para oferecer Bolsas em escolas particulares que ele trabalha, oferece graduação, enfim...
Mas nós abafamos o " trabalho" sujo dele, apenas com um bom trabalho e dedicação a arte que amamos !

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Karate no Pan-Americano
« Resposta #14 Online: Agosto 30, 2005, 11:29:45 »
Tenho alguns pensamentos meus que são frutos da convivência com Nagashima:

Atleta não da lucro só prejuizo...

Campeão só naquela hora, se fizer o campeonato de novo pode mudar o resultado.

Treina primeiro karate, depois se quiser você até pode competir (independente do regulamento).

Reune todos os interessados em competir e da uma semana de treino puxando só kihon, ai vc vai saber quem merece competir.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"