Autor Tópico: Karate GI (Kimono para Karate) - Tipos de tecidos em algodão e nomenclaturas.  (Lida 8658 vezes)

Offline carvalhoi

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 36
  • Votos: +0/-0
    • Observatório da Ponte
Caros,
Sempre tive dúvidas sobre as nomenclaturas utilizadas para definir a qualidade e tipos de tecidos que compõe o Karate GI. Para quem é leigo no assunto pode parecer complicado definir qual GI vai ser a melhor escolha ou melhor custo benefício ou que vai durar mais.

Quero deixar claro que não sou nenhum especialista e que podem conter equívocos nas minhas informações. Só levantei as informações para investir meu suado dinheiro da melhor forma e gostaria de compartilhar com os amigos de fórum. Também não estou tratando de outros tipos de materiais só algodão.

Alguns dos termos associados a “classificação” do GI :
Start
Principiante
Brim
Reforçado
Lona K8, K10, K12
8oz , 10oz, 12oz, 14oz
Heavy Weight, Medium Weight, Ligth Weight
Heavy Canvas, Medium Canvas, Ligth Canvas
Olímpico
Europeu
Tradicional
Standard
Gramatura

Vamos detalhar essas palavras...

Brim – Tecido forte com desenho em sarja, de algodão (Em portugal se chama Lona Brim). Ele se assemelha ao coutil, jeans, denim. Atualmente é muito utilizado além de confecção (calças, bermudas, uniformes, etc.). No mercado de karategi é sinônimo de kimono para o iniciante na prática do karate e vários fabricantes oferecem gi de baixo custo feitos em brim que normalmente vem em conjunto com palavras : Start, Reforçado(Não aparece em lonados), Principiante, Básico.

Lona (Canvas): Feita geralmente de algodão (No caso de Gi sempre). Ela difere de outros tecidos pesados de algodão como a sarja(Brim), pela forma com que é tecida. A lona tem uma trama muito simples: o fio da contextura simplesmente passa sobre um fio da urdidura e sob o próximo (o fio da contextura para a sarja passa sobre um e sob dois e cada fio da contextura move o padrão um fio para cima; o resultado é um padrão diagonal que pode ser observado no tecido usado para "jeans"). A lona se apresenta em dois tipos básicos: comum e grossa. Os fios na lona grossa são tecidos mais juntos. Nos exterior (USA, Europa, Japão), a lona é classificada de duas maneiras: por peso (onças por jarda quadrada) e por número. Os números funcionam em sentido contrário ao peso; desta forma, uma lona 10 é mais leve que uma lona 4(*) .

Gramatura: É a massa por unidade de superfície(*) . Sua unidade de medida é gramas por metro quadrado, assim quando se diz que um tecido tem gramatura de 50, quer dizer que ele tem uma massa de 50 gramas por metro quadrado. No Brasil é utilizado gramas por metro quadrado e no exterior onça por jardas.

Oz (onça): É uma unidade de medida de peso(*) . É utilizada no exterior para representar a gramatura do tecido (12oz = 340,19g, 10 oz = 283,5g).

Onça/Jardas vs. Gramas/Metro: A equivalência de gramadura aprocimada de 1 onça por jarda quadrada é de 34 gramas por metro quadrado. Logo se temos um Gi de 14oz/y² ele tem 476g/m² (34*14). Para saber quantas onças basta dividir as gramas por 34.


Olímpico/Europeu/Tradicional/Standard : É o corte do karategi. Esse não sei detalhar muito mas pelo que li o Tradicional(Japonês) é mais curto nas mangas e nas pernas e o europeu mais comprido.   Os fabricantes normalmente oferecem dois cortes onde os nomes podem variar, mas creio que no geral circulam entre o Tradicional e Europeu.

Havy/Medium/Ligth – São as palavras para simplificar a descrição do tecido utilizado na confecção do Karategi.
Normalmente as palavras vem associadas com:
Havy – No Brasil 12K 14K (*) e no exterior 12oz, 14oz, 16oz.
Medium – No Brasil 10K/8K(*)  e no exterior 12oz, 10oz.
Ligth – No Brasil Brim, Reforçado, Start e no exterior 8oz, start, beginner's.


(*) Pontos de Atenção na Escolha Gi!!!

Pesquisei uma série de sites de fabricantes e vendedores onde constatei uma série de distorções.

Numeração da Lona – 10k, 12k, 14k. Há vendedores que classificam seus Havy colocando o mais pesado com a maior numeração e há vendedores que usam o inverso. A gramatura por onça me parece mais confiável.

Havy/Medium – Encontrei divergências também nesta questão. Existem sites de fabricantes onde a gramatura do havy e medium são muito inferiores a outros. Em um apareceu gramatura de brim para um medium. Pode ser erro de conversão já que 12oz é 340,19g, mas não por metro quadrado.

Costuras nas Mangas e Pernas – O fato de ser Havy, Medium ou Ligth é apenas referente a qualidade do tecido e não a qualidade de confecção do Gi. O acabamento é um fator importante a ser analisado. O numero de costuras na pota das mangas e nas pernas, a existência de mais pano nas costas para absorver o suor são alguns dos fatores que contribuem para a durabilidade e conforto do Gi.

O peso do atleta - Acredito que o peso do atleta deva interferir na escolha. Fico imaginando um lutador infantil ou muito magro utilizando um GI Havy... deve ser incomodo total. Para alguém pesado já deverá ser ideal.

Espero que tenha contribuído!

OSS

Carvalho
« Última modificação: Janeiro 22, 2011, 15:04:07 por carvalhoi »
Carvalho