Qua, 11 de Janeiro de 2012 06:18
Mestre de Caratê de Vitor Belfort promete novidades para luta de sábado Leonardo Fabri
Foto: Marcelo Alonso
Belfort treina Karatê com o mestre Vinicio Antony
Vitor Belfort luta pela primeira vez em sua cidade natal no próximo sábado, contra Antony Johnson no UFC 142, e para ajudar a melhorar seu desempenho, o carioca treina Caratê Shotokan com o mestre Vinicio Antony. Com mais de 30 anos na modalidade, conquistando 15 títulos nacionais, um Pan-Americano e um vice-campeonato mundial, o professor de Caratê do "Fenômeno" conversou com o PVT e analisou a preparação dele para mais este desafio.
"Com a ida de Vitor para os EUA, temos poucas oportunidades de dar sequencia ao seu desenvolvimento dentro do Caratê, porém sempre que o Vitor vem ao Rio passa uma pequena temporada revendo ás técnicas e incluindo-as em seu jogo...inclusive teremos novidades para essa luta, aguardem", revelou o mestre Vinicio Antony.
Ele ainda lamentou o pouco tempo que tiveram de treinamento devido a outros compromissos na agenda de Belfort. "Tivemos pouco tempo para a preparação, entre as viagens para a transmissão do UFC on Fox, Press Conference, natal e etc. Mas mesmo assim graças ao excelente trabalho realizado pelo Mestre Álvaro Romano (preparação física), Ray Sefo (Muay Thai), Gil Martinez (boxe), Mike Dolce (nutrição), Gilbeto ‘Durinho’(Jiu-Jitsu). Vitor está em ótima forma e pronto pra ação. A mim coube apenas o trabalho de lapidação, revendo detalhes na postura e execução de algumas técnicas, com a ajuda do meu auxiliar Jayme Sandal", contou Antony.
O mestre de Caratê Shotokan comentou a facilidade que Belfort tem para absorver os ensinamentos passados por ele. "O Vitor é uma 'esponja' e com essa característica ele consegue mesmo sem a minha presença desenvolver os ensinamentos passados por mim, principalmente no tocante ao tempo e a distância, e ele incorporou essas nuances ao seu treinamento", contou Vinicio Antony, que revelou uma dificuldade. "O que dificulta um pouco é o fato de a maior parte do treinamento ser feita em cima do Muay Thai que tem características mais na troca de golpes, explorando menos esse aspecto do combate".
Antony também opinou sobre qual deve ser a postura de Vitor Belfort para neutralizar o jogo de Antony Johnson e vencer a luta. "Do que pude analisar das lutas do Johnson, ele é muito forte e explosivo, porém caminha mal para frente e possui uma guarda com muitas brechas, o caminho das pedras é fazê-lo procurar o Vitor dentro do Octógono e no momento certo dar o bote".
De acordo com Vincio Antony, Belfort amadureceu, e está focado somente na luta de sábado, deixando para pensar na revanche contra Wanderlei Silva para depois do combate contra Anthony Johnson. "Acredito que o Vitor tenha todas as ferramentas para repetir o resultado do primeiro encontro, com tudo o Wanderley é um dos maiores de todos os tempos e merece todo o respeito e atenção".
Outra revanche que muitos gostariam de ver é a de Belfort contra Anderson Silva, já que na primeira luta entre os dois, em fevereiro de 2011, Spider nocauteou Vitor com um chute frontal ainda no primeiro round. "Seria ótima a possibilidade de tirarmos as dúvidas a respeito daquele chute...e se não pegasse?", retrucou Vinicio Antony, que complementou. "O caminho para derrotá-lo... surpreendê-lo".
Em sua carreira de atleta, Vinicio Antony enfrentou o então garoto Lyoto Machida, que estava começando nas competições de Caratê, e com o tempo os dois se tornaram amigos. Ele aproveitou para analisar a luta em que o Dragão perdeu para Jon Jones, em dezembro de 2010, quando foi finalizado com uma guilhotina invertida no segundo round do combate.
"Tenho uma longa história de amizade e respeito pela família Machida, especialmente pelo Mestre Machida que foi meu técnico por aproximadamente 8 anos na seleção brasileira, porém acho que faltou o tal do ‘GAME PLANE’, a estratégia estava excelente surpreendendo o Jones com mais agressividade e potencia, trabalhando os deslocamentos de defesa com uma distância perfeita, com tudo existem os ‘e se’, e me parece que não houve planejamento para alguns deles, como ‘e se o Lyoto cair por baixo’, todo mundo sabe que embaixo do Jones ‘chove canivete’ em forma de cotoveladas devastadoras, meia guarda seria a solução? Um trabalho exaustivo para conseguir colocar a cabeça em baixo do quadril do Jones onde suas cotoveladas talvez não o alcançassem? Talvez isso tudo até tenha sido feito, mas tenha sido neutralizado diante da ‘Maestria’ desse monstro que o atual campeão dos meio pesados", explicou Antony.
Fonte:
http://portaldovaletudo.uol.com.br/br/noticias/item/1708-mestre-de-carat%C3%AA-promete-novidades-na-luta-de-s%C3%A1bado-e-chama-jon-jones-de-monstro