Olá!
O Karate para mim,não é um simples conjunto de posições de ataques e defesas.É muito mais do que isso,é tbm.,aquilo que Vc. não vê,que Vc. vai sentir.
Os movimentos do Karate, são como uma analogia gramatical.
Como exemplo:
Hoje vou puxar o treino,será que eles vão deixar?
O que eu quero dizer com essa expressão?
Que eles iriam proibir-me de puxar o treino?
NÃO!
Quero dizer:será que eles vão durante o treino,estar abertos para um entendimento e desprendidos da vaidade do"isso eu já sei"?
As vezes para que Vc. entenda uma analogia gramatical,Vc. precisa escutar tbm. as entrelinhas.
Assim é o Karate,de um simples movimento,por exemplo:um ague uke,existem nas "entrelinhas visuais"uma série de outros movimentos que serão adaptados para o seu corpo,com tanta eficiência quanto o original.Basta para isso,abrir o seu espirito para receber essa informação.
Assim foi o que fizemos com o heian shodam,treinamos o kata na sua forma original,mas tbm. o fazemos "parado"aproveitando suas entrelinhas que proporcionam a quem tiver o entendimento,dezenas de opções.
Pensem bem se isso não é uma oportunidade de ampliar o seu Karate.
Para isso,nós precisamos estar livres de qualquer vaidade,e termos o sentimento de que o Karate é mais do que uma simples arte de combate
onde se vence ou perde,é uma arte marcial que usamos para combater a nós mesmos.Pois precisa de muita compaixão e entendimento para quando vencer um bom adversário,sentir-se profundamente entristecido.
Afinal,derrotamos aquele que amanhã poderia nos ensinar.
É assim que entendo hoje o Karate,é mais que um amontoado de golpes de ataques e defesas,é a arte das entrelinhas,do aprimoramento infinito,do respeito Tbm. ao que não se vê,ao que se sente com o seu instinto.
Oss!
Pedro