Autor Tópico: O Paradoxo  (Lida 2675 vezes)

Offline kaleo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 236
  • Votos: +0/-0
O Paradoxo
« Online: Dezembro 06, 2004, 10:21:46 »
Salve.

Galera, esta mensagem têm um certo tom de desabafo, esclarecimento e conselho. Vocês aqui são meus amigos (virtuais, mas são), que compartilham de um gosto em comum que é a prática do karatê. Gostaria, portanto, que vocês na qualidade de amigos, dêem a sua sincera opinião, sugestão ou conselho, principalmente os professores que aqui partilham de sua experiência... porque neste momento, sou um karateca em conflito pessoal. Peço desculpas de início se a mensagem ficar grande... mas acho que não teria como ficar menor.

Neste final de semana prestei exame para shodan. Não estou sendo modesto, quando digo que tive a melhor desenvoltura... estou sendo sincero. Fui parabenizado várias vezes pelos examinadores da banca, assim como meu professor, principal responsável pelo bom trabalho naquele momento. Meu kihon foi ótimo, meu katá muito bom, sua aplicação correta e meus kumitês técnicos. Estas foram palavras de um dos examinadores, de mesmo estilo que pratico (goju).

Meus treinamentos sempre foram duros. Digo-lhes que não apenas treino karatê... mas estudo em sua totalidade. Sou atento à detalhes de postura e explicação bio-mecânica de golpes e defesas, e assim foi meu treinamento desde que iniciei em 1990 minha prática no karatê. Talvez, devido à este estudo, não encontrava maiores motivos para competir, pois já me satisfazia com o resultado alcançado.

Competição. Esta é a palavra que visa o título paradoxo desta mensagem.

Antes de prestar o exame para shodan, sentia-me na minha melhor forma de karateca (forma de karateca é diferente de forma física). Nunca estive tão bem preparado em "tudo aquilo que estudei" referente à arte. Portanto, resolvi competir no dia seguinte, buscando explorar esta desenvoltura.

Disputei katá e kumitê. No katá, eu esperava não ter o melhor resultado, porque na competição o katá é avaliado da forma como querem os hárbitros, ou seja, na forma como ele está sendo desenvolvido na época. Para que seja possível então ter um bom resultado nos katás, é preciso que o atleta faça cursos constantes junto à federação, e se atualize nas modificações também constantes que estes katás sofrem. (...).

Agora vem a parte que está me matando. O kumitê.

Eu acho que a palavra "vergonhoso" simboliza suavemente aquilo que sinto que aconteceu comigo. Não estou em condições de dizer que eu era bem melhor que o meu adversário (que perdi), mas quem me viu um dia antes (no exame) não acreditou no que viu no campeonato. Eu simplesmente não fazia nada... apenas deixava as coisas acontecerem. Eu não entrava no adversário... sempre esperava algum momento para deai, que não era pontuado. Fiquei absurdamente atônito e não fazia nada... o adversário estava cansado, e eu dava tempo para ele descansar... foi um desatre. Perdi na primeira luta.

Um dos examinadores do exame que prestei no sábado, e assistiu à minha luta, veio à mim para dizer que não entendeu o que aconteceu.... que aquele ali não era eu na verdade. Não podia ser. (...arf...)

Pareço-me uma criança que está chorando porque perdeu o campeonato. Gostaria que vocês não vissem dessa forma. Estou confuso, por não fazer valer o mérito do dia anterior à competição. Estou me sentindo envergonhado, massacrado pelos olhares admirados daqueles que assistiram ao meu exame, e me viram lutar na competição. Não estou importando que perdi, mas como perdi.

Eu posso arrumar um monte de desculpas que justificam, mas não explicam este fato. No momento que terminou a luta, pus em xeque a minha qualidade como karateca, a qualidade do meu karatê que até então achava ser bom, e o que seria daí pra frente.

De repente, senti o peso da faixa preta na cintura... que agora nem ao certo sei dizer se realmente fiz valer no exame, ou não.

Por favor... opinem.


Leonardo.

User5

  • Visitante
O Paradoxo
« Resposta #1 Online: Dezembro 06, 2004, 11:35:32 »
Boas Kaleo!

Primeiro temos que ter em mente que somos seres humanos e sendo assim, passíveis de erros. Não se culpe pois creio que você se preparou tanto para seu exame que após feito vem aquela sesnsação de missão cumprida, por mais fácil que você diz que foi, neste caso o que pega é o lado psicológico, naturalmente vem aquela "relaxada" mesmo que imperceptível a você.

Você priorizou seu exame e não a competição, por isso você foi mais avontade no torneio. Não fique colocando grilos em sua cabeça, campeonatos são assim mesmo, vence aquele que está melhor preparado, física, técnica e mentalmente. Não que você estivesse despreparado, mas sim desgastado.

Tire boas lições desta experiência que você viveu, com certeza lhe trará mais valor que uma medalha.

Questionar a qualidade do seu Karate só irá fazê-lo se aperfeiçoar mais e mais porque você nunca estará contente e quer melhorar sempre.

É isso aí !

Valeu!!

Offline junior_budoka

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 65
  • Votos: +0/-0
O Paradoxo
« Resposta #2 Online: Dezembro 06, 2004, 14:14:20 »
É isso mesmo Kaleo!!

Vc estava tão concentrado para o exame, e ainda um pouco anestesiado pelo mesmo que acabou nem dando importancia pro campeonato, e rodou.

Não esqueça que competição é um jogo!!!
E vc não estava com cabeça para jogar, só isso!!!

Pode confiar que seu potencial nunca será medido, por uma simples disputa de 3 minutos, e o que está em jogo é só uma medalhinha

Relaxa cara!!!! :wink:

Offline Okuyama

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • http://
O Paradoxo
« Resposta #3 Online: Dezembro 06, 2004, 14:49:13 »
Olá,

Parabéns pela faixa preta... espero conseguir a minha um dia tbm...

Citar
De repente, senti o peso da faixa preta na cintura... que agora nem ao certo sei dizer se realmente fiz valer no exame, ou não.


desencana... se vc foi um dos melhores examinandos, então não tem o que ficar encucado...

a faixa tem que ser pesada mesmo. Esse "peso" deve ser o "combustível" pra voce continuar treinando e seguir adiante...

O campeonato só avalia sua capacidade "esportiva" dentro do Karate. e outra: campeonato tem um monte por aí... Ganhar um campeonato não garante que você seja um bom Karateca, assim como perder não diz que a pessoa seja um Karateca ruim...

até mais,

Fabio Okuyama

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
O Paradoxo
« Resposta #4 Online: Dezembro 06, 2004, 16:39:39 »
Parabéns pela Faixa .


Quando me tornei faixa -Preta, me sentia o maximo, ai por obra do destino meu tio que hoje já falaceu e treinou durante 45 anos karate, veio ate mim e disse " É a partir de hoje que vc vai descobrir o que é realmente treinar karate "

E foi depois disso que procurei o karate como modo de vida e não só como luta marcial.

E acho que aqui no forum sou o unico que não gosta de campeonatos, por tanto meu conselho é que vc continue se descobrindo como pessoa campeonatos Nem sempre o melhor ganha depende do dia do espirito na hora .


fui

Offline kaleo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 236
  • Votos: +0/-0
O Paradoxo
« Resposta #5 Online: Dezembro 06, 2004, 17:16:51 »
Agradeço a todos pelo apoio.

Samurai... eu também não gosto de competições. Se for pra tirar a média, acho que participo de 0,5 competições por ano. Com o exemplo deste último, acho que diminuirei essa taxa.

Eu também não quero dizer que o karatê não me significa mais nada. Seria uma blasfêmia tamanha e eu seria sim uma criança chorona que mereceria apanhar muito mais... além de ir contra a tudo aquilo que digo aqui no fórum, e já disse no outro fórum da UOL.

O que dói, é o sentimento de ter falhado naquilo que "aparentemente" o karatê deveria funcionar melhor: Numa luta. Entendam que não apenas perdi... eu lutei como se estivesse aprendendo a lutar. Não fiz absolutamente nada daquilo que aprendi ou diria que faria.

Mas vou parar de falar isso por aqui... já estou parecendo uma mociula arrepiada. Acho que já deu pra entender que não lamento por que perdi... mas da forma como perdi. Sinto-me envergonhado por mim e pelo meu professor, que foi exposto à opiniões sobre seu ensino naquele momento.

Abraço a todos.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
O Paradoxo
« Resposta #6 Online: Dezembro 06, 2004, 19:59:29 »
Falaeee Kaleo!!!

   Rapá, vc sabe karatê muito mais do que muito faixa preta velho
que tem por aí, mermão!!!

   No meu tacanho conhecimento eu apelidaria isso de

      "Congelamento".

   Eu congelei num campeonato de Tae-Kwon-Do. A gente ficava em
volta da área de luta enquanto os outros lutadores do mesmo peso
lutavam. Na grande maioria, todos usavam praticamente só os pés.
Mas têve um cara entroncado, com cara de borracheiro, que metia
uns guiaku no tórax dos caras que o colete estralava (fazi pá!).
   Bicho, eu olhei praquilo, e quando falaram que eu ia pegar o
cara duas lutas depois, a minha boca secou. Não é preciso dizer
que eu não fiz nada na luta.

   No caso do teu congelamento não foi medo de ninguém, tavez tenha
sido somente uma pressão que você mesmo imprimiu a si próprio.
Talvez vc tenha congelado para você mesmo! Não interessava quem
estivesse à sua frente.

   Daqui só dois caminhos pela frente: ou vc fica se lamentando do
que aconteceu ou corre pra pegar o calendário da Federação para
se inscrever no próximo campeonato e resolver esta coisa, boba ao
meu modo de pensar, que talvez tenha pintado na tua mente.

   Tu arrepia, brother. Esquenta não. Prefiro me lembrar daquele filme
"piegas" para os entendidos da arte, "O Último Samurai", que o Tom
das Cruzes tomou do Japa, caiu, se levantou, tomou do Japa de novo,
caiu, se levantou, o Japa não acreditava e deu de novo, e só quando
ele perdeu os sentidos é que ficou por ali.

   Espírito de Guerreiro, sempre.

   []´s
   BigBoy

Neto110

  • Visitante
O Paradoxo
« Resposta #7 Online: Dezembro 06, 2004, 20:19:49 »
Saudações e parabéns pela faixa preta.

Sei o que ocorreu com você na competição.

Seu preparo físico e espiritual tornaram você um verdadeiro karateka e diante de um desafio totalmente artificial voc~e não encontrou nenhum motivo para atacar seu "adversário".

Acredite, agora você realmente é perigoso.


Parabéns!

Offline Pendragon

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
  • Votos: +0/-0
O Paradoxo
« Resposta #8 Online: Dezembro 06, 2004, 21:17:34 »
O que aconteceu com você foi exatamente o que aconteceu comigo cara!! Eu tinha pego a faixa preta uma semana antes do torneio e quando peguei a faixa me enchi de orgulho e pensei "vou arrebentar nesse campeonato". Cheguei, e consegui leva as lutas até a final, mas chegando lá me senti intimidado pela responsabilidade, eu estavaem uma final, com um cara mais experiente, e meu mestre tinha expectativas sobre mim, não deu outra... Travei e levei uma surra, logo após isso eu quase parei de treinar Karate e fiquei uma semana sem ter cara para ir a academia, mas depois quando criei coragem de ir, conversei com um amigo meu, que é como um irmão para mim, fizemos o exame juntos e tudo, e ele me fez ver que o torneio no fundo não define o quão bom karateca você é, e que como sendo pouco experiente, não era de se estranhar que eu perdesse mesmo.
  A mensagem é essa: Não importa o torneio, ele não mede suas capacidades, para de ficar grilado, você não provou nada a ninguem indo ao torneio, e sim passando no Exame para Shodan, que é de longe muito mais dificil.

Offline Samurai-Jp

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 65
  • Votos: +0/-0
    • http://
O Paradoxo
« Resposta #9 Online: Dezembro 06, 2004, 23:16:26 »
Saudacoes Kaleo!
Primeiramente omedetou :D (parabens) p/ faixa.
Agora sobre o dia seguinte, me permita dar minha opiniao. Espero que nao me entendam mal, mas eu nao penso como a maioria dos colegas aqui. Infelizmente, o resultado nao foi o seu esperado, e nao estou falando sobre vitoria ou derrota, mas pela sua insatisfacao depois da luta. Entao isso somente mostrou seu despreparo. Claro que exame pra shodan e um torneio sao coisas diferentes, e que exigem treinamento diferente. Mas uma vez inscrito, vc deveria estar pronto.
Uns dizem que campeonatos nao significam nada. Depende. Para mim, hoje em dia eh o lugar mais seguro para vc se testar. E nao existe maior alegria que vencer uma luta. Disputar com outro karateka tb treinado, e comparar sua tecnica a dele, seu preparo ao dele...entende?
Eu diria pra vc nao desistir. Existem excelentes karatekas, que sao otimos senseis, fazem um kata perfeito, tem muito conhecimento teorico, mas acho que a experiencia de combate, nao necessariamente num torneio, tb deve fazer parte de um karateka completo. Eh isso.  :)

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
O Paradoxo
« Resposta #10 Online: Dezembro 07, 2004, 09:01:59 »
Minha opinião bate mais com a do Samurai-jp...

Eu acho que vc esta muito bem preparado para o exame e totalmente despreparado para a competição, como ele disse são distintas as preparações para um e para outro.
Acredito que a falta de participação em campeonatos seja um dos agravantes para sua ma performance. Somente com maior frequência vc poderá desenvolver total equilibrio nas lutas de competição, agora se vc não prioriza competição e não tem interesse porque ficar encanado com o resultado?

Oss...

Luiz

Desculpa ai amigo se fui critico demais mas é tudo para ajuda-lo pode apostar.
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline kaleo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 236
  • Votos: +0/-0
O Paradoxo
« Resposta #11 Online: Dezembro 07, 2004, 09:08:20 »
Senhores,

Obrigado pelas opiniões.

Pelo que deu pra entender aqui, há consenso em 2 vertentes:
- Deixar isso de lado porque se trata de orgulho, e não mede meu karatê;
- Tirar a prova em outra competição, com objetivo focado, e recuperar minha estima.

Vou refletir sobre cada post, e tentar resgatar algo positivo do ocorrido, independente da vertente que eu escolher.

Agradeço novamente.

P.S. BigBoy... não sabia que vc estava fazendo TKD. Tá sumido do mapa... o que está achando? Dê notícias.

[]s

Offline Renê

  • Administrator
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 325
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
O Paradoxo
« Resposta #12 Online: Dezembro 08, 2004, 10:04:17 »
Minha experiência pessoal é a que devemos sair de um campeonato com um sentimento de "realização". Isso não vem com o resultado, mas com a desenvoltura durante os combates; Mesmo perdendo, podemos sair com a cabeça melhor do que quando ganhamos...

Nada melhor do que sair de um campeonato e falar :"Lutei bem pra*****!"
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet