Autor Tópico: O verdadeiro significado das faixas  (Lida 2655 vezes)

FighterGojuKai

  • Visitante
O verdadeiro significado das faixas
« Online: Setembro 15, 2011, 07:19:14 »
Oss, à alguns dias, conversando com um faixa marrom muito experiente, com o qual gosto d tirar duvidas, o mesmo entrou no assunto do significado das faixas no karate, entao ouvi atentamente o que ele dizia: " ouço muitas pessoas dizerem: faixa é só para amarrar o quimono!, isto está errado disse ele, alem da sua utilidade principal que é amarrar o quimono, o significado da faixa é o que realmente importa, a faixa não serve apenas como incentivo ao karateca, e sim como demonstração do nivel de conhecimento técnico, prático e teórico de um praticante, e tambem é utilizada para estabelecer uma hierarquia dentro do dojo, não para que o faixa mais alta se ache melhor do que o faixa mais baixa, mas para que o menos graduado tenha respeito pelo aluno mais graduado, assim como um faixa branca deve respeitar um faixa amarela, o mesmo faixa branca deve ter o dobro de respeito por um faixa laranja, e assim por diante, o mesmo vale para as outras graduações para com seus superiores...e a cada graduação que se conquista, a humildade deve aumentar em dobro. O significado que não se deve tratar com menos importancia é o pensamento de um praticante de karate, a cada graduação que conquistamos pensamos de uma forma diferente, enchergamos e pensamos diferente, um faixa verde pensa diferente de um faixa azul e de um faixa roxa, assim como o faixa marrom não pensa igual a um faixa preta, é por isso que muitas pessoas são mantidas muitos anos na faixa marrom, não por não serem bom o suficiente, mas por não pensar como um faixa marrom e muito menos como faixa preta, fazendo com que não seja compreendedor do verdadeiro significado do karate, quando um karateca coloca uma faixa preta ele pensa diferente, ele tem responsabilidades diferentes, e o preto distacando-se no seu kimono branco mostra que ele merece respeito e que carrega uma grande bagagem de conhecimento e experiencia, e o mesmo deve ter a humildade de um mendigo e a inteligencia de um sábio, este é o verdadeiro significado das faixas dentro do karate!" oss

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #1 Online: Setembro 15, 2011, 09:39:27 »
sera?????

MOMENTO "CAUSOS DO KARATE"

Certa vez em um campeonato da vida..um professor chileno me parou e me chamou a atencao pq minha faixa estava amarrada da forma errada..eu era shodan...e que isso era um absurdo, eu sendo faixa preta e nao saber amarrar a faixa ( realmente confesso q naquele dia foi tudo meio corrido entao nem me atentei ao fato da faixa nao estar simetricamente amarrada. Enfim...o senhor alem de mais velho que eu era bem mais graduado ( 4 ou 5 dan), entretanto ele foi muito muito grosseiro nas suas colocacoes com um ar ate meio que prepotente destes que alguns karatecas das antigas exibem. Eu argumentei e ele ainda disse que eu o deveria chamr de Sensei ou Shihan...eu contra argumentei e disse que " senhor"  nao era desrespeitoso e que " sensei" eu so chamava ao meu professor, mesmo assim em somente em momentos muito especiais.Fiz a reverencia e " OSS" fui embora Isso posto ele saiu para um lado e eu fui para outro. Era um Sul americano  ou Panamericano sei la. Primeira luta minha da chave: Eu e o aluno dele...rs Esse sim sabia amarrar a faixa, veio todo emperequetado e em 1 minuto e 20 saiu com dois kizames na testa e um  ipopon de queda que ele nunca mais vai esquecer.A pergunta fica no ar..de que adianta saber amarrar a faixa se nao respeita ninguem e luta mal????
O dojo kun diz  " Respeito acima de tudo" e nao respeite seus superiores....Todos merecem respeito de forma igual, alguns ganham mais notoriedade e admiracao pelo seu conhecimento e sua experiencia...mas os outros nao sao menos dignos. Isso e o meu ponto de vista

Grande abraco

OSS
Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera

Offline Andrews Moura

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 175
  • Votos: +0/-0
  • Nunca, nunca desistas...
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #2 Online: Setembro 15, 2011, 10:43:23 »

O dojo kun diz  " Respeito acima de tudo" e nao respeite seus superiores....Todos merecem respeito de forma igual, alguns ganham mais notoriedade e admiracao pelo seu conhecimento e sua experiencia...mas os outros nao sao menos dignos.


Concordo 100%

Oss.
"Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo resto é secundário" (Steve Jobs)

Offline Andrews Moura

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 175
  • Votos: +0/-0
  • Nunca, nunca desistas...
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #3 Online: Setembro 15, 2011, 11:01:55 »
MOMENTO "CAUSOS DO JIU JITSU"

Certa vez durante um  treino de Jiu Jitsu, onde eu estava fazendo um rola com um amigo meu que é faixa marrom um professor de Hapkido observava, e em meio a toda aquela movimentação no chão a faixa de meu amigo acabou saindo e para não interromper muito a intensidade do treino ele pegou a faixa e “Jogou” meio que de lado (o que é comum em treinos de Jiu jitsu) depois da luta o dito professor de Hapkido chegou junto e comentou que aquilo era uma falta de respeito com a faixa porque é nela que está toda a “Energia”, meu amigo pegou a faixa e jogou em cima do professor de Hapkido e falou:

“FAIXA DA CHOQUE, FAIXA BATE NELE”


O dito cujo saiu puto


OSS.
"Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo resto é secundário" (Steve Jobs)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #4 Online: Setembro 15, 2011, 11:02:53 »
Olá!
 Mais uma vez o post do Cabrera é uma exelente
mostra de como está mal representado o Karate.
Muito boas as colocações.
Mas referente as faixas, temos uma matéria
aqui no Karateca com o titulo:
"a importância do Obi"
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #5 Online: Setembro 15, 2011, 11:43:47 »
Pensando pelo lado comercial e de rendimento das aulas, acho as faixas muito importantes na nossa arte marcial, porém acho que aquela coisa de ser um estímulo a treinar mais para obter elas está deturpado. Como já disse, no Jiu-jitsu tem menos faixas e se demora o mesmo tempo que no karate pra ser faixa-preta.
Recentemente uma organização incluiu faixas que não usávamos no Shotokan do Brasil, incluindo maior currículo para se formar faixa-preta (leia-se kata e módulos disso e daquilo).
Acho uma safadeza querer lucrar mais no sonho das pessoas de ser faixa-preta, apesar de não condenar a busca do lucro na arte marcial, mas já vi como reflexo gente com a falsa ideia de que só o faixa-preta consegue se defender com karate, além de caras com um bom tempo de treino com a mesma capacidade técnica e principalmente de luta de iniciantes.
Pensando nisso organizei um plano de treinamento considerando nível iniciante (sem faixa ou aulas de luta), pré-intermediário (branca, amarela e vermelha), intermediário (laranja e verde), e pós intermediário (roxa, marrom e preta). Os resultados estão acima do esperado.
A maioria dos dojo que conheço utilizam o mesmo treino dos brancas aos pretas (zzz). Isto se deve porque tem um ou dois graduados e aquela meia-dúzia de iniciantes que vai cair fora em 6 meses dando lugar a outra meia-dúzia (turnover enorme por administração ruim e  treinos idiotas). Também porque respondem a uma organização ou alguém mais graduado que manda passar um treino que forme o praticante em certa matéria até o dia do exame... Karate virou negócio. Os melhores professores, na minha opinião, e que realmente sabem o "significado das faixas" do karate usa as federações ao invés de ser usado por elas.
Pra mim o significado das faixas é relativo ao conhecimento técnico do praticante e mais nada. Como qualquer lugar, gente sem educação ou que não segue as regras tem que cair fora, mas geralmente as pessoas acham que isso vai além, para algo espiritual que ainda não consegui relacionar diretamente com a faixa das pessoas que conheci em meu tempo no karate, principalmente nos mais graduados.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.662
  • Votos: +0/-0
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #6 Online: Setembro 15, 2011, 12:48:46 »
Pessoas arrogantes (para não dizer babacas) e ignorantes existem em todos os lugares e o Karatê não é uma exceção.
Porém, acho que o respeito pelas pessoas de maior graduação deva existir (e o contrário também), respeitando a hierarquia do dojo.
Obviamente que respeito não significa submissão e muitos karatecas mais graduados (geralmente os mais antigos) às vezes confundem estas coisas.
No dojo onde pratico, o respeito aos mais graduados é levado muito a sério e também o respeito dos mesmos para com os menos graduados.

OSS
Karate Wado Ryu

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #7 Online: Setembro 15, 2011, 16:54:31 »
Gostei do tópico e dos comentários. Bom, vou acrescentar meus 5 centavos nos causos.

A muito tempo atrás (...em uma galaxía muito distante... ::)) um "sensei" pediu ao aluno mais graduado da turma (como era um "dojo" novo o mais graduado era roxa...) para começar os treinos quando ele não chegasse na hora, e cada dia mais o "professor" foi chegando mais e mais atrasado sem avisar. Pelo atraso, naturalmente do aquecimento o treino do "senpai" foi passando para o kihon, kata, e algumas vezes a aula inteira (2horas)..... Isso ocorreu durante muito tempo...O dojo tinha uns 15-20 alunos que gostavam de ambos os treinos ("senpai" e "sensei") por isso não reclamavam do atraso.

Até um dia que o "sensei" chegou no final do treino, com 100% de aspecto etilico, e como o "senpai" não havia começado o treino, por razões pessoais, se instaurou um momento bizarro onde o "sensei" gritava responsabilizando o "senpai" (que não tinha nenhum benefício $) por não ter tido treino.

Esse "sensei" lia o DojoKun quase diariamente....

Soube que o aluno mudou de academia em seguida, e passa bem. ;D

Oss
« Última modificação: Setembro 15, 2011, 16:59:24 por Bodhi »
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #8 Online: Setembro 15, 2011, 17:05:17 »
Ah! Para terminar o causo, que hoje acho uma piada:

Na época o "sensei" era 2o ou 3o Dan, e hoje é "Shihan" !!!! Imagina quem estava promovendo ele, quantos interesses por trás....

Que Karatê é esse....a muito tempo usam esse palavra indevidamente.
« Última modificação: Setembro 15, 2011, 17:26:03 por Bodhi »
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #9 Online: Setembro 15, 2011, 20:06:06 »
Olá!
 Caro Gen, Vc. está certo quando diz que pessoas arrogantes existem em qualquer lugar,
 porém no Karate não é qualquer lugar e, creio eu que essas pessoas não deveriam jamais portar uma faixa e muito menos pisar em um Dojo.
Não é por que idiotas existem em todo lugar que podem existir em uma Arte Marcial
com a essência do Karate.
Por isso digo e repito; que o karate só deve ser ensinado para gente inteligente
e criteriosamente selecionadas.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #10 Online: Setembro 15, 2011, 21:39:47 »
Todo mundo asabe quem é Stan Schmidt SEnsei.
Talvez o Ocidental mais respeitado dentro do karate Shotokan.
Certa vez, levei de presente a ele uma camiseta que mandei fazer no meu Dojo, onde tinha uma foto dele nas costas. estava escrito Master Stan Schmidt.
Quando fui entregar a ele a camiseta ele me pediu que da proxima vez eu nao colocasse a palavra Master ali, suficiente seria dizer Sensei Stan Schmidt.
Outra vez, estava com ele me dirigindo ao Dojo as 6 da matina numa rodovia em Johannesburgo, quando fomos parados pelo Policial Rodoviario que lhe pediu a carteira de habilitação. Quando viu que se tratava de Stan Schmidt, o guarda perguntou se era o grande Mestre de Karate Shotokan, o que ele respondeu...
-Algumas pessoas me chamam assim, apesar de nao me achar nesta categoria.
Nao preciso nem dizer a alegria que o guarda ficou. Pediu um autografo e disse que tambem praticava Karate, mas era de outro estilo Kiokushin kai, o que Stan disse..
Nossa, vc escolheu o mais forte dos estilos..Parabens amigo, estou orgulhoso que nosso pais esta sendo muito bem representado por um Oficial tão forte.
Dai a gente percebe a diferença de um grande Mestre e um PICARETA dessas aqui do Pais privada!!!
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.662
  • Votos: +0/-0
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #11 Online: Setembro 15, 2011, 23:30:29 »
Caro Pedro, concordo que karatê não é qualquer lugar e que pessoas arrogantes não deveriam nem pisar num dojo, mas isto está fora de nosso alcance (pelo menos do meu), certo?  :-\
Você mesmo deve conhecer alguns (senão vários). Eu connheço. :P
Acho que o que importa e nós respeitarmos a todos e nos relacionarmos com pessoas que tenham o mesmo comportamento. ;)

OSS
Karate Wado Ryu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
  • Votos: +1/-0
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #12 Online: Setembro 18, 2011, 17:01:18 »
   Pra mim, infelizmente, nós ocidentais, vemos as faixas como questão de vida ou morte.

   O discurso da boca pra fora é o seguinte: "faixa é pra amarrar kimono". Mas no fundo, se o tal cara "simples" que profere tal frase se esquece daquela sua faixa preta desbotada e desgastada, pra mostrar que é um "velho faixa preta", ..., não irá hesitar em voltar pra casa, alegando que "rolou um imprevisto". Jamais ele usaria uma pretinha brilhante, com cheiro de nova. Affff.....

   Outra coisa que penso que seja balela: "quanto mais graduado for, mais exemplo de humildade deve dar". O escambau. Nunca vi uma turma de faixas pretas, um varrendo, outro passando pano, outro molhando o pano no balde, para que a turma entre em um dojô brilhando (dojo "das antigas", aqueles que o piso era de taco brilhante de encerado).
   Ao contrário, o que vi foi cidadãos mais graduados passando de peito erguido, olhando de cima a baixo os menos graduados, esboçando arrogância. Tais pessoas são em suas "vidas reais" vigilantes, padeiros, seguranças de loja, etc... e que se sentem realizados por irem "à desforra" em um dojô, dando bronca em advogados, médicos, cirurgiões dentistas e outros que estão ali, dispostos a aprender uma arte marcial.
   É uma regra geral? Não. Todos são assim? Não, é óbvio. Mas que tem e o mestre presencia tais coisas e nada faz, é verdade.

   Outro aspecto deturpado pelo efeito "Vale-Tudo": as academias de artes marciais outras que o Jiu-Jitsu e o Muay-Thai sofreram um verdadeiro abandono após, vamos colocar aqui... 1995. Professores que viviam disto endividaram-se e precisaram sair vendendo enciclopédia BARSA pelas ruas pra complementar o cascalho. Quer dizer que um aluno, que resolveu continuar no karatê com ele, assíduo, mas todo desengonçado não vai ter direito a uma nova faixa colorida a cada seis meses? Na cabeça deste "sensei" vem a mensagem de sobrevivência "é claro que tem direito!". Daí, o que vemos em exames de faixa em ginásios de esportes é aquela barbaridade: guris esquecendo-se de katas, socos "mata-cobra" em kumites, etc. E há "sensei" louco de dar nota baixa para um aluno de outro, para que não seja vítima de uma vingança, já que a mãe e o pai que pagaram o exame estão filmando o guri abobado, fazendo aquele monte de $%&! em cima do tatame e mesmo assim não pode ser reprovado.

   Não há absolutamente o menor sentido em se comparar o sistema de promoção de faixas do Jiu-Jitsu com o do karatê. No jj, em academias tradicionais e com times de competição, não há "exame de faixa". O rapaz está ali, ralando, finalizando todos de sua turma e, de uma hora pra outra, sem ele saber, depois de um rala com o professor, este tira de dentro do kimono uma faixa e manda ele se levantar e troca a faixa. Nunca mais o karatê irá voltar a ter este romantismo. Pelo contrário, já ouvi dizer que muitas academias de JJ começaram a ter os famigerados exames de faixa.

   Por isto repito: faixa, para nós, ocidentais, é questão de vida ou morte.

[]´s
BigBoy

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.662
  • Votos: +0/-0
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #13 Online: Setembro 18, 2011, 21:01:36 »
         Ao contrário, o que vi foi cidadãos mais graduados passando de peito erguido, olhando de cima a baixo os menos graduados, esboçando arrogância. Tais pessoas são em suas "vidas reais" vigilantes, padeiros, seguranças de loja, etc... e que se sentem realizados por irem "à desforra" em um dojô, dando bronca em advogados, médicos, cirurgiões dentistas e outros que estão ali, dispostos a aprender uma arte marcial.
 
Bigboy, quer dizer que não existem advogados, médicos, cirurgiões dentistas faixas pretas? Só vigilantes, padeiros, seguranças de loja? ???
Além disto, padeiros, vigilantes, seguranças são profissões menos dignas? ???
Isto não seria preconceito? ??? ???
Em tempo, sou faixa preta e engenheiro eletrônico e nunca usei de minha "autoridade" de faixa preta para menosprezar ninguém.
Karate Wado Ryu

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:O verdadeiro significado das faixas
« Resposta #14 Online: Setembro 19, 2011, 00:04:16 »
         Ao contrário, o que vi foi cidadãos mais graduados passando de peito erguido, olhando de cima a baixo os menos graduados, esboçando arrogância. Tais pessoas são em suas "vidas reais" vigilantes, padeiros, seguranças de loja, etc... e que se sentem realizados por irem "à desforra" em um dojô, dando bronca em advogados, médicos, cirurgiões dentistas e outros que estão ali, dispostos a aprender uma arte marcial.
 
Bigboy, quer dizer que não existem advogados, médicos, cirurgiões dentistas faixas pretas? Só vigilantes, padeiros, seguranças de loja? ???
Além disto, padeiros, vigilantes, seguranças são profissões menos dignas? ???
Isto não seria preconceito? ??? ???
Em tempo, sou faixa preta e engenheiro eletrônico e nunca usei de minha "autoridade" de faixa preta para menosprezar ninguém.

Eu pensei em falar isso, mas achei q tenho andado polemico demais ultimamente...rs

A eterna guerra das classes...Pobres acham que ricos sao safados e corrputos ( existem alguns que realmente o sao) e ricos acham pobres desqualificados e sujos ( alguns tambem o sao)..quem esta certo?...Vamos desrotular a todos...a vida sera melhor assim...

Grande abraco a todos

OSS
Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera