10 MANDAMENTOS
1)AMARÁS SUA SAÚDE SOBRE TODAS AS COISAS. Respeitar o próprio corpo é a lei mais sagrada do treinamento. Nenhuma meta é válida se, para cumpri-la, você precisa sacrificar sua saúde.
2)NÃO TREINARÁS EM VÃO. Quando o treinamento virar uma obrigação e não um prazer, é hora de parar para pensar. Todo mundo treina por um motivo, encontre o seu.
3)HONRARÁS OS DIAS DE DESCANSO. A recuperação faz parte da rotina tanto quanto os dias de treino. Se até o criador descansou no sétimo dia, por que você não descansaria ?
4)TERÁS COMPAIXÃO PELOS SEDENTÁRIOS. Você não foi incumbido da missão divina de converter todos os sedentários ao seu redor em karatecas Budokas (ou atletas). Tem gente que simplesmente não está interessada em saber como o karate ou o esporte pode ser legal ou por que acordar cedo no fim de semana pode ser gostoso. E preciso respeitar tanto quem odeia treinar e quem ainda não descobriu uma atividade física (esporte).
5)NÃO TERÁS FÉ EM TUDO QUE TE DISSEREM. Não dê atenção a conselhos tipo “você está muito velho para isso” ou “é uma perda de tempo, não é lucrativo”. O que interessa é ter saúde e rendimento, o resto é resto.
6)NÃO INVENTARÁS DESCULPAS FURADAS. Nada de falsos problemas. Vista o karategi (kimono) e saia de casa, o mais rápido que puder . Treinarás e competirás com qualquer tempo. Não será chuva, frio ou calor que te fará fará parar de treinar.
7)NÃO MATARÁS TREINOS. O caminho para o se atingir o satori é longo e árduo. Matando os treinos ele fica mais distante.
8)NÃO COBIÇARÁ OS FEITOS ALHEIOS. Somos todos iguais perante os olhos de HACHIMAN. E suas ações e feitos em lutas só podem ser comparados com...suas próprias ações e feitos.
9)SABERÁS A HORA DE PARAR. Você não é imortal nem infalível, por isso esteja atento a seus limites e pare quando for a hora.
10)BUSCARÁS O JYU KUMITE (luta PROMETIDA). Sempre haverá um lutador que vale a pena enfrentar e que você ainda não fez.
Bom treino a todos em 2010.
Ari - Santos/SP
Ps. O original desse texto foi direcionado para corrida e foi publicado na edição da revista RUNNER nov/2009.