Autor Tópico: Putz  (Lida 17758 vezes)

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Muito interessante
« Resposta #90 Online: Fevereiro 02, 2006, 19:51:19 »
Olà!
Que cathso!me interessa essa história do TKD?
Chute alto é uma $%&!,Vc.fica sem base se o adversário tiver coragem e for prá cima.
Chute bom é no saco,nas costelas,no joelho,no pubis(faz o cara mijar sangue uns dois dias)mas depois fica bom.
OSS!!
Hapli
 Pedro

Offline sipak

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Chung Do Kwan - a primeira escola moderna coreana
« Resposta #91 Online: Fevereiro 02, 2006, 21:15:43 »
Antes da década de 40, precisamente a partir de 1909 a prática de artes marciais estava proibida na Coréia, devido a ocupação do território pelos japoneses, porém os coreanos continuaram praticando as escondidas sob a forma de TAEKYON.

Muitos coreanos aprenderam várias artes marciais enquanto estiveram no Japão. Um destes homens foi o grão mestre WON KOOK LEE, o qual treinou nada mais, nada menos com o famoso mestre OKINAWENSE FUNAKOSHI no estilo SHOTOKAN e antes de retornar a Coréia conquistou o 3º dan .

Retornou à Coreia em 1944 começou a ensinar TANG SOO DO (que significa Caminho da mão da China, o mesmo que o sentido original da palavra Karatê em japonês). Ele chamou sua escola de CHUNG DO KWAN que significa ESCOLA DA ONDA AZUL.  Logo após este período, muitas escolas de artes marciais surgiram, a maioria de ex-alunos de Mestre Lee. Em poucos anos havia muitas escolas em atividade na Coréia.

Em 25 de Junho de 1950 eclodiu a guerra entre as Coréias, e Mestre Lee foi forçado a fugir para a cidade de Pusan, assim mestre Lee designou o mestre DUK SUNG SON para o seu lugar. No ano de 1955 através do famoso General do Exército sul coreano CHOI HONG HI, o qual assim como WON KOOK LEE, também tinha recebido a faixa preta em KARATÊ SHOTOKAN enquanto esteve no Japão na década de 40 realizando seus estudos universitários; foi feito um grande esforço, no sentido de unificar as Escolas (Kwans) sob um nome comum.

Naquele tempo DUK SUNG SON estava ensinando a arte para os recrutas da polícia e com sua grande reputação ele tornou-se o instrutor chefe de Taekwondo para o Exército e Academia Militar da Coréia do Sul.
Mestre SON e o General Choi Hong Hi o qual posteriormente fundou a ITF na Coréia (1966), ambos estiveram no topo do painel o qual originou o nome Taekwondo (1955) para a arte marcial coreana.

Offline sipak

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Putz
« Resposta #92 Online: Fevereiro 02, 2006, 21:20:53 »
Alguns dos Kwans, especialmente o Chung Do Kwan mantiveram suas identidades e métodos de treinamentos permanecendo-se afastados da nova situação. Porém em 1962 o Governo reconheceu somente as graduações de quem estivesse filiado a Korean Taekwondo Association. Enquanto muitos mestres que tinham se afastado , resolveram integrar-se a nova situação , entretanto outros mestres ficaram frustrados, descontentes com as novas determinações e no final dos anos 60 mudaram-se para outros países , principalmente EUA, onde formaram suas próprias associações.


Logo, antes meso do nome "Taekwondo", já existiam escolas marciais na Coreia.

É notório  que os sistemas coreanos tiveram uma grande influência dos sistemas japoneses, princippalmente no sentido de "estruturação" dos katas.

É claro que os sistemas de luta já existiam a tempos remotos, mas os Japoneses são melhores no que se refere ao registro dos fatos.

Offline sipak

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
MOO DUK KWAN - outra escola
« Resposta #93 Online: Fevereiro 02, 2006, 21:47:53 »
Hwang Kee era praticante de Soo Bahk Do Moo Duk Kwan ( sistema de luta coreana mais antigo que o karate).  

Em maio de 1936 ele teve a oportunidade de encontrar um mestre chinês chamado Yang, Kuk Jin, que dava aula particulares de arte marcial em sua casa.

Em 06 de novembro de 1945 fundou em Seul, o estilo moo duk kwan, ao qual chegou a ser o estilo mais praticado na Coréia. Formou a Korea Tang Soo Do Association em setembro de 1953.

Após a fundação da korea taekwondo association, o seu primeiro presidente, o general choi hong hi, fundador do estilo oh do kwan, propõe em 1955 o nome de Taekwondo (caminho dos pés e das mãos), aceito por todos os estilos. Por razões políticas, os estilos moo duk kwan e chi do kwan afastaram-se da associação de Taekwondo da Coréia, exceto um grupo, liderados por hwang kee. Em abril de 1966, a Moo Duk Kwan tornou-se oficialmente membro da Korea Taekwondo Association.

...

novamente vemos que o honorável Gal Choi não descobriu a pólvora, pois já existiam diferentes escolas, cada uma com suas respectivas influências marciais. O Estilo Moo Duk Kwan, também anterior ao nome "unificado" Taekwondo, teve influencia dos sistemas Soo Bahk Do  e um estilo de kung fu.

Já o Chung Do Kwan, teve como matriz o sistema coreano  SOO BAK (método de boxe) e o japones Karate Shotokan.

Em geral, as lutas coreanas anteriores eram o Tae-Kyon, Soo Bak Do, Kwon Bop, Kong Soo Do , Tae Soo Do e Dang Soo Do. Esta diferença entre os estilos e linhas impediu que houvesse uma regulamentação da arte por 10 anos, pois cada escola achava no dieito de ser o representante no pós guerra.

Offline sipak

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Gal Choi
« Resposta #94 Online: Fevereiro 02, 2006, 21:55:57 »
nasceu em 9 de novembro, 1918 na área ríspida e severa de Hwa Dae, Distrito Myong Chun . Na sua juventude, ele era frágil e quase doentio, uma fonte de preocupação constante para seus pais.

Aina jovem, foi enviado por su pai para estudar caligrafia com  Han II Dong. Han, além de suas habilidades como calígrafo, era também um mestre de Tae Kyon, a antiga arte coreana de luta com os pés, que lhe  ensinou os exercícios rigorosos de Tae Kyon para ajudar a desenvolver o seu corpo.

Em 1937, Choi foi enviado ao Japão para melhorar sua educação. Em Kyoto, Choi encontrou um camarada coreano, Sr. Him, que estava envolvido em ensinar a arte marcial japonesa, Karate. Com dois anos de treinamento concentrado, Choi alcançou a posição de faixa preta (primeiro grau). Durante este tempo, treinos e experimentos em suas novas técnicas de luta foram intensificados até, com o alcance da sua segunda faixa preta, ele começou a ensinar em um YMCA em Tóquio, Japão.

Com o desencadeamento da Segunda Guerra Mundial, o autor foi forçado em se inscrever no exército japonês contra sua própria vontade. Durante o seu posto em Pyongyang, Coréia do Norte, foi incriminado como dirigente do Movimento Coreano de Independência e internado em uma prisão japonesa durante seus oito meses de exame de julgamento.

Offline sipak

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Oh Do Kwan
« Resposta #95 Online: Fevereiro 02, 2006, 22:06:04 »
A libertação em agosto de 1945 poupou Choi de uma sentença de prisão imposta por sete anos. Seguindo a sua libertação, o ex-prisioneiro viajou para Seul onde ele organizou uma festa dos estudantes soldados.

Em 1953 ativou e organizou a exímia 29a Divisão de Infantaria na Ilha de Cheju, e estabeleceu o Oh Do Kwan (Ginásio do Meu Caminho) onde ele sucedeu não só em treinar os instrutores militares mas também desenvolver as técnicas de Karate e Tae Kyon em um sistema moderno , com a ajuda do Sr. Nam Tae Hi, seu braço direito em 1954.

Nam Te Hi era da Escola CHUNG DO KWAN e aprendeu o  TANG SOO DO com o mestre WON KOOK LEE.

Os graduados com a faixa preta, vindos da Chung Do para a Oh Do kwan  eram admitidos diretamente nesta escola, já JI DO KWAN, CHANG MOO KWAN e outras escolas tinham sistemas estruturais diferentes tinham de ser submetidos a um prévio exame para aprovação.

Resumindo: Gal Choi praticou Tae kyon e Karate, e para formar "outra" escola  (Oh Do Kwan), teve a ajuda de Nam Tae Hi que era formado pela escola CHUNG DO KWAN (com influencias também do Karate e do Soobak).

Além disso, assimilou os conhecimentos das outras escolas, pois recebia os alunos destas que resolviam se unir ao Oh Do Kwan

Offline sipak

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Putz
« Resposta #96 Online: Fevereiro 02, 2006, 22:08:57 »
Os anos de pesquisa e desenvolvimento do então General Choi Hong Hi, resultaram no estilo CHANG HUM (seu pseudônimo). Apesar de baseado principalmente nas técnicas de Soo-Bak, Taekyon e Karate japonês, muitas técnicas foram adicionadas, especialmente a variedade das técnicas de mão e a perfeição das técnicas de pé.

Uma série de nomes para a nova arte marcial foram sugeridos. Em 11 de abril, uma comissão convocada pelo Gal. Choi, decidiu sobre o nome de Taekwon-Do, submetido por ele. O nome singular e unificado de Taekwon-Do substituiu os termos confusos e diferentes; Dang Soo, Gong Soo, Tae Kyon, Kwon Bup, etc.


Erroneamente muitas pessoas se referem ao Tae Kwondo "marcial" como ITF, porem o nome deste estilo é o Chon Hon Ryu ( A ITF surgiria mais tarde).
O outro sistema é o Ku Ki Won, controlado pela WTF.