Autor Tópico: Qual o perfil do atual praticante de karate...........  (Lida 5826 vezes)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Online: Setembro 12, 2007, 08:58:32 »
A maioria das pessoas que me procuram no dojo para treinar o karate, deixam bem claro que estão atrás de uma atividade física e não querem lutar e nem se machucar. Esses dias correndo com um amigo na praia também professor de karate, estava me dizendo que estava parando de dar aulas de karate e tinha iniciado um novo trabalho com o boxe society e que estava tendo muito mais procura que o karate. Será esse o perfil dos novos praticantes de karate (treino leve, pouco esforço e sem dor).

Como conciliar atividade física (condicionamento fisco) + karate (Budo) = conteúdo mais atraente.

Ari - Santos/SP

Kaiko

  • Visitante
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #1 Online: Setembro 12, 2007, 09:39:28 »
Olá Ari,

Por coincidência, li ontém no orkut, na comunidade "Essência do karatê" um texto postado pelo Marascas sobre o perfil de seus alunos. Achei muito interessante o que ele expôs para cada uma de suas turmas: crianças de 04-08 anos em um horário(dispersas, porém condizentes à faixa etária), de 10 a 14 no outro (extremamente desrespeitosos, sem qualquer disciplina, nada dispostos a se esforçar e com interesses alheios ao karatê, mesmo presentes no dojo), a partir de 15 anos (pessoal mais interessado em treinar) a em seguida, treinos especiais para uma determinada turma (a "tropa de elite" do Marascas, em torno de 5 alunos). As réplicas não foram menos interessantes. Espero que ele leia esse tópico e possa repetir seu texto aqui, o que é muito pertinente. Pensei em pedir-lhe autorização para montar um artigo com o que foi discutido no forum, mas talvez eu não disponha de tempo para trabalhar o texto. Entretando que puder ler os argumentos ali postados terá bastante material para refletir.

OSS.

Lezon

  • Visitante
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #2 Online: Setembro 12, 2007, 11:19:20 »
Meus amigos, pela experiência que tenho, quer como aluno, quer de ensino, não tenho pejo nenhum em dizer que a grande maioria dos alunos pretende atingir os seus fins, sejam eles quais forem, sem grande esforço, sem sofrimento, sem espírito e sem o sacrifício que é necessário e imperioso para o conseguir.

A juventude de hoje não é mais a mesma do meu tempo e a de muitos deste fórum, que viamos e vemos o Karate com outros olhos e outro sentir, culto talvez de uma outra educação que não a de hoje.

Como sabemos, sob a bela capa da "liberdade" que eu adoro e pela qual lutei, e para que saibam também sofri na pele e muito o outro lado, em que fui obrigado a ir para uma guerra em África que me deixou marcas para a vida inteira, estou perfeitamente à vontade para dizer que a educação de hoje é muito bonita mas só funciona em termos teóricos, infelizmente!

Como foi apontado pelo Kaiko, a tal faixa etária que se caracteriza como desrespeitosa e sem quailquer disciplina, é, infelizmente, geral neste mundo "cão", as aspas que ponho é com o sentido respeito pelo verdadeiro cão.

Todos aqueles que são do meu tempo, sabem que bastava alguém ser mais velho que nós para que o respeitassemos.

Todos os valores se perderam quase completamente, pelo que hoje é muito difícil em todos os aspectos fazer com que a juventude veja e sinta o Karate como nós. E meus amigos, perante isto, somos nós que vamos mudar o rumo das coisas? Não meus caros, senão também somos utópicos...

Se hoje dessemos um treino só, igual àqueles que nos era dado em todas as aulas que tivemos, arriscar-nos-iamos a ficar dentro do Dojo acompanhados somente dos espíritos dos Karatecas que já partiram deste mundo...

Hai!! Oss!!   

vladwoguer

  • Visitante
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #3 Online: Setembro 12, 2007, 11:33:44 »
OSS

Não sou professor apenas aluno.
Me esforço muito pra aprimorar meu karate , to na amarela ainda embora pelo tempo que pratique ja era pra estar numa graduaçao maior,mas resolvi que so vou mudar de faixa quando realmente merecer .

Sou taxado de panaca por ficar praticando antes da aula começar .
Frases como:
" Esse cara é muito imbecil"
"É doido"

Bem na minha faixa etaria onde pratico so tem eu e mais uns dois caras (15 a 18) o resto é guri.

O meu sensei ta cada vez mais pegando mais leve.

Assim ta ficando ruim de praticar karate to pensando em parar.

Mas vou não pq eu adoro karate.

Se o treinamento ficar cada vez mais leve o nivel dos karatecas vai ser muito baixo.

oss


Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +1/-19
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #4 Online: Setembro 12, 2007, 11:36:44 »
Karate hoje em dia e produto de consumo.....ponto final.
Morreu faz tempo.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #5 Online: Setembro 12, 2007, 11:50:45 »
Karate da forma antiga só uns malucos como os daqui do forum ainda resistem, é malucos sim é assim que vamos acabar sendo visitos pela sociedade, pois hoje é só faz de conta e atividade fisica, acho que o pessoal do cref enxergou isso primeiro por isso quiz tomar conta do negocio.  :o


OSS, bem doidão ;D

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #6 Online: Setembro 12, 2007, 12:01:11 »
vcs ficam ai falando "minha geracao isso , isso e aquilo" mas vcs tbem sao culpados, afinal a geracao seguinte é fruto seus! eu tenho uma teoria tbem... eu acho q os grandes senseis do passado criaram OTIMOS KARATECAS mas grande parte destes karatecas se tornaram pessimos senseis ou seja nao souberam ensinar a ensinar
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline Juliana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #7 Online: Setembro 12, 2007, 12:55:37 »
Também, tem um monte de Sensei querendo ensinar karatê da mesma maneira como no início da sua popularização... não estou dizendo que temos que alterar a arte ou "pegar mais leve" com seu conteúdo, mas a maneira de transmitir esse conhecimento precisa ser atualizado, assim como tudo no mundo... as coisas se modificam, as pessoas mudam com o passar do tempo em função das suas experiências e... os professores de karatê continuam dandos os mesmos exercícios. Antigamente, não precisava ser muito inovador pra atrair pessoas, a própria arte em si já era uma novidade. Atualmente, com todos os avanços da nossa sociedade, as crianças e os jovens já nos aparecem saturados de tudo quanto é coisa. É papel do Sensei tornar o aprendizado interessante... pois senão, porque ele quer ser Sensei?
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)

Lezon

  • Visitante
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #8 Online: Setembro 12, 2007, 14:09:57 »
A Juliana tocou num assunto muito importante e que eu concordo plenamente com ela. Por isso eu já disse em outros tópicos e referente ao muito mal que se diz sobre o Karate desportivo, que no Karate tradicinal nem tudo é bom, aliás, para dizer a verdade, há muita coisa má.

Eu disse também que foi Karate desportivo que me ensinou a ver muita coisa errada que existe no tradicional e que me fez também saber ver o que a via desportiva tem de bom e de mau.

Obviamente que a  Juliana tem toda a razão quando diz que tem de haver actualização, como em tudo no mundo. Há novos métodos de treino que têm e devem ser implementados, muitos dos quais fazem com que o aluno sinta prazer de estar a treinar, em que a monotonia deixe de pairar no ar. Aliar o conhecimento técnico aos novos métodos de treino, aliada ainda à criatividade que cada um deve ter, ajudará com toda a certeza os Senseis a tornarem as suas aulas mais atractivas e mais agradáveis.

Todavia, repito, isso não invalida o que eu disse antes, a juventude é bem diferente daquela que eu vivi aquando da mesma faixa etária. Apesar das inovações nos novos métodos de treino e todo o mais, a grande maioria não está para grande sofrimentos físicos...até porque têm no mercado grande variedade de outros entrenimentos que
nós não tinhamos no outro tempo.

Hai!! Oss!! 

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #9 Online: Setembro 12, 2007, 14:19:46 »
Acho que atualização é uma coisa falta de empenho é outra, muita gente treina mal e consegüentemente vai ensinar mal.

Atualização é ter o minimo de noção sobre outros assuntos que vão ajudar o desenvolvimento do seu karate, exemplos, conhecer um minimo de anatomia, nutrição, primeiros socorros, etc. Isso é atualizar-se para melhorar sua performace de treino. Fatalmente isso acaba sendo passado aos alunos.


E chega senão o Marcio aparece e me chama de Profeta. ;D

OSS

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #10 Online: Setembro 12, 2007, 14:33:59 »
Pessoal,

Antigamente não tinha muitas opções, se o cara gostasse de LUTAR, entrava no Karate, era pura pancada, pois os alunos queriam isto.

Hoje quem quer lutar faz MMA, concordo plenamente, alem de ser mais completo como luta, ainda se ganha dinheiro.

Bem o Karate vai cada vez mais, minguando, os professores para manterem seus alunos vão tirando mais e mais aspectos de luta e inserindo atividade física, no Rio tinha uma academia de um professor amigo meu que ele não dava luta, ou seja, os caras chegavam a faixa preta sem nunca terem lutado, é verdade, dá para acreditar e o pior de tudo o cara tinha mais de 40 alunos, a academia estava sempre cheia.

No meu dojo, nos lutávamos toda aula, sabem quantos alunos eu tinha? 4.

É uma questão de sobrevivência, dou razão ao Katsumoto o Karate morreu, infelizmente é verdade.



Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #11 Online: Setembro 12, 2007, 15:31:51 »
As facilidades que temos hoje, mudou o perfil das pessoas, quanto menos esforço melhor. Numa faixa etária, digamos de 5 até uns 12 anos eu daria recreação ou trabalharia com jogos cooperativos. Em Santos tem um professor que está usando um nome diferente (baby karate) para crianças de uma escola infantil de 3 a 5 ou 6 anos. Não sei o que ele consegue passar para essas crianças.

Tenho feito inúmeros cursos com os mais variados professores e por mais que se de uma floreada no treino de karate e implementemos nossas aulas com recursos mais modernos não tem como fugir do arroz com o feijão.

E isso não é só no karate. Você vai uma academia de Boxe e não tem muita gente treinando, agora vai numa academia de ginástica com uma faixa informando que tem aulas de boxe society. Enche de gente para treinar, o professor bola um circuito mostra os fundamentos e não faz luvas. O pessoal treina e sai satisfeito e muitos saem pensando que são boxeadores.

Ari - Santos/SP
« Última modificação: Setembro 12, 2007, 15:36:05 por Arivaldo »

Lezon

  • Visitante
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #12 Online: Setembro 12, 2007, 16:36:32 »
Infelizmente é isso mesmo amigo Arivaldo!
Isto agora está tudo alterado meu amigo...aqueles que vivem  do Karate têm que se ir adaptando a estes modernismos de ..... caso contrário terão que mudar para uma outra qualquer actividade.
Como diz e bem, agora quanto menos esforço melhor. Enfim!!!
 

Offline Bodhidarma

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • A Mente de Bodhidarma
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #13 Online: Setembro 12, 2007, 19:00:41 »
Primeiramente não consigo deixar de ressaltar o sempre sucinto Katsumoto sensei afinal compartilho muito de seus pensamentos e opiniões aqui expostos, sobre os mais diversos temas. Parabéns.

Senhores, permitam-me entrar nesta discussão sobre o perfil dos alunos com uma opinião um pouco diferente. A questão do "menor esforço" é para mim muito mais abrangente do que o universo marcial ou até mesmo físico onde estão o Karate e todas as demais artes-marciais e modalidades que envolvem o corpo. Acho mesmo que o menor esforço atualmente é praticamente regra e não quero entrar nos porquês disto agora para não me desviar do nosso assunto. Cito um exemplo pontual:

1) Nem sempre eu escrevo mas acompanho quando posso o site e em um passado momento lembro que houveram reclamações aqui mesmo neste fórum sobre o tamanho das mensagens do Sr. Lezon. Isto é algo que achei deprimente - se você não tem capacidade de ler, não leia mas não impeça a criatividade alheia.

Isso expressa um pouco como penso - qualidade sobre quantidade; conteúdo sobre forma. Achei bom o exemplo dos 5 alunos "de elite". Talvez eles sejam os que mais aproveitam do seu sensei.

Eu acredito que devemos deixar claro o seguinte ponto: até que ponto a tradição do que constitui o Karate deve ser sacrificada em nome de satisfação pessoal ou realização financeira ou educacional de quem quer que seja?

Acredito que os motivos para se iniciar a prática do Karate não definam os seus praticantes; acredito que estes mesmos motivos se transformem ao longo do aprendizado e acredito finalmente que atualização e adaptação não devem mutilar a tradição.

Offline Bodhidarma

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • A Mente de Bodhidarma
Re: Qual o perfil do atual praticante de karate...........
« Resposta #14 Online: Setembro 12, 2007, 19:09:41 »
O Karate não precisa de propaganda; simplesmente não combina com esse modelo de educação que temos no Brasil e no mundo em geral.

Aulas em que os "professores" ficam esmolando alunos e fazendo malabarismos para agradar. Quando conseguem ter esses alunos, invertem uma hierarquia óbvia em nome da igualdade, da autonomia ou seja lá do que for (distorcendo a meu ver o próprio processo de educação) e transformam suas aulas num circo de preguiçosos para depois reclamar que o processo todo não funciona.