O verdadeiro Karatê tem como base o desprendimento do ego, visando tornar homens Ãntegros e de caráter. Lutar é uma consequência disso.Esse ponto que separa de outras lutas. Essas lutas de MMA, muay thai e jiu-jitsu são o oposto. Buscam justamente inflar o ego do praticante.
Meu argumento é que não se pode mudar o princÃpio de uma arte marcial, que é lutar (lutar = defesa pessoal = assistente da justiça, como disse sensei Funakoshi).
Quanto ao assunto do tópico, concordo que o karate está anos luz à frente de outras artes, mas acho que deveriamos concorrer à luz do sol sim. Daqui a alguns anos os dojos "tradicionais" estarao fechados e parte da culpa vai ser desse "budo" exacerbado. Restarao os dojos olimpicos e estaremos reclamando disso.
Vou expor o seguinte raciocÃnio: numa sociedade baseada no faz de conta, bitolada em redes sociais e fotografias para ostentação material, alguém cujas prerrogativas intelectuais, embora mÃnimas, que se atém a esses padrões sociais, preferiria se matricular numa academia do momento, cheia de propagandas, com uma visão totalmente voltada ao pódio e prometendo graduação via crédito bancário (pay-to-win, expressão comum no mundo dos gamers), ou num Dojo que não dá a mÃnima para essas questões, onde se pratica marcialidade à moda antiga (embora antenada aos avanços da ciência)?