Autor Tópico: reflexos e consequências  (Lida 3361 vezes)

Offline bushido

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 244
  • Votos: +0/-0
reflexos e consequências
« Online: Janeiro 27, 2006, 16:19:18 »
Oss.

em uma noticia enviada pelo samurai ele enviou informações sobre o que ocorre após um nocaute e achei muinto interessante e por isso gostaria de saber se vocês conhecem outros reflexos de golpes aplicados em diverssas partes do corpo ou de tecnicas usadas e suas eventuais consequências.

se quiserem postar eutras informações fiquem avontade

abaixo o texto ao qual me referia.

samurai enviou "Nocaute é um mecanismo de ação indireta. O golpe encaixa-se na ponta do queijo ou no maxilar. O Cérebro é um amassa flutuante no interior da caixa craniana.. Ele fica separado da caixa craniana pelas meninges e pelo líquido cefalorraquidiano.

Quando um pugilista recebe um gancho bem encaixado, há uma brusca e violenta rotação da cabeça. Como o cérebro flutua, este segue com atraso a rotação da cabeça e entra em colisão contra a caixa craniana. É esse choque que provoca o nocaute – o que se chama "componente cerebral do nocaute", a perda da consciência.
Há um segundo aspecto que se refere ao equilíbrio e ao tônus postural. O corpo humano possui 3 tipos de receptores que o informam sobre sua posição no espaço:
· A retina, que registra a imagem que desfila diante dos olhos.
· O Ouvido interno , depois do tímpano, que registra todas as posições do pescoço e da cabeça no espaço.
· Os feixes neuro-musculares situados no interior dos músculos do pescoço, que informa ao cérebro a posição da cabeça e do pescoço no espaço.
Existem 2 grandes centros que regulam o tônus muscular e o equilíbrio : o bulbo raquidiano e o cerebelo. Neles são analisadas as informações enviadas pelos receptores. Deles partem os comandos que se destinam ao cérebro.
Quando há brutal rotação da cabeça, os 3 receptores: retina, ouvido interno e músculos do pescoço são hiper-estimulados. Trata-se de uma estimulação que o individuo é capaz de produzir sozinho. O organismo não está preparado para receber e lidar com tal violência. Em todos os seres vivos, quando o sistema nervoso não "entende" o que está acontecendo , porque não é programado para isso, tudo se interrompe por 3 a 10 segundos. É como um corte súbito de corrente elétrica. Há perda do equilíbrio, devido à interrupção do tônus postural: os braços pendem, as pernas fraquejam, não há mais tônus muscular. A imagem lembra a de um bebê incapaz de se manter em pé. É o que se chama componente postural do nocaute.
Estes dois componentes, cerebral e postural, são sempre associados no nocaute. Existem 2 tipos de nocaute:
· Os de predominância cerebral, que são os mais perigosos
· Os de predominância postural, que não são tão perigosos
Exemplos de nocaute de predominância cerebral: o lutador está no meio ou no final do combate. Já levou muitos golpes, está cansado, está desidratado. Sua capacidade de vigilância, de esquiva e de bloqueio está diminuída. Seu tônus cervical, sobretudo, está frágil. Recebe um gancho ou uppercut: há brusca rotação da cabeça, que não é freada pelos músculos do pescoço. A rotação é superior a 69º, a colisão cerebral vai ser forte.
Exemplo de nocaute de predominância postural: O lutador está no início do combate e é colhido a frio: não levou muitos golpes, não está cansado, nem desidratado. Há um bom tônus muscular em nível das cervicais do pescoço. O gancho ou uppercut é seguido de brusca rotação da cabeça: a rotação é freada pelo tônus cervical, dai o risco cerebral será menor porque a colisão cerebral será ínfima.
OQUE FAZER APÓS UM NOCAUTE?
No boxe, existem dois regulamentos:
· 28 dias de repouso obrigatório depois de um nocaute. No caso de segundo nocaute consecutivo, 3 meses de afastamento. se houver um terceiro nocaute, um ano de interrupção. Depois do nocaute, o médico presente ao lado do ringue deve examinar imediatamente o pugilista. Se julgar que o nocaute foi grave, pode exigir um período de repouso superior a 28 dias. O Pugilista deve se restringir a um repouso cerebral , isto é, abster-se de receber golpes durante 1 mês a 1 mês e meio, não só após um nocaute, como também depois de um combate duro. Não existe nenhum medicamento : somente o repouso cerebral permite ao cérebro recuperar-se depois de um nocaute . O pugilista pode fazer footing, saco, corda...mas não receber golpes. Se o medico julgar necessário, pode solicitar exames complementares.
· Um exame clínico feito por um neurologista
· Um scanner ou um I.R.M. (Ressonância magnética)
· Um eletro-encefalograma
TRAUMATISMOS QUE PODEM RESULTAR DE UM NOCAUTE
Há sempre um edema cerebral, mais ou menos grave. Trata-se de um inchaço do cérebro no interior da caixa craniana. Se for dado tempo ao cérebro de recuperar-se , o edema regride ao final de 3 semanas ou 1 mês. Mas se o pugilista continuar a tomar golpes, o edema se torna irreversível.
PREVENÇÕES QUE PODEM SER TOMADAS
O ideal é tentar receber o mínimo de golpes possíveis. No treinamento enfatizar as esquivas, os bloqueios e os deslocamentos. Como não se pode evitar os golpes , um preparo físico adaptado à atividade é fundamental, com trabalho de musculação específica do pescoço, visando a movimentação exigida em luta.
Segundo elementos de prevenção: protetor bucal feito sob medida, por um protético, depois de tirado o molde. Uma boa proteção bucal permite um bom fechamento dos maxilares, o que permite a contração dos músculos faciais e dos músculos do pescoço. Por fim, o uso do capacete. é preciso usá-lo no treino, mesmo sabendo que um capacete não protege 100% : ele não impede a rotação da cabeça num gancho ou uppercut.
Em caso de nocaute , não se deve correr e colocar o lutador em pé. É preciso dar-lhe tempo de retomar a consciência e deixar a perturbação do equilíbrio se dissipar. Nunca se levanta um lutador caído logo em seguida.
AS CONSEQUÊNCIAS GRAVES DO NOCAUTE
Às vezes a colisão do cérebro contra a caixa craniana é tão forte que há confusão: o cérebro é esmagado, e a substância cerebral é lesada. existem pequenas veias estendidas entre o cérebro e a caixa craniana. Em caso de rotação muito forte da cabeça, uma ou mais veias podem se desprender e começar a sangrar: isso provoca um hematoma chamado hematoma sub-dural.
As conseqüências da contusão e do hematoma é o edema, o inchaço do cérebro em proporções muito grandes que provocam o coma. Só há uma saída: as cavidades por onde passa a medula espinhal. É nesse local que tudo acontece, e se paralisa. Há para da das funções cerebrais: é a morte, com eletroencefalograma reto .
Esse inchaço do cérebro pode também ser provocado por uma fratura craniana, isto é, um golpe muito violento sobre a caixa craniana..
Em 75% dos casos, o coma consecutivo a um nocaute é seguido de morte.
O NOCAUTE VASCULAR
Trata-se de um nocaute consecutivo a um choque no pescoço, por exemplo, chute circular, com a tíbia sobre a carótida.
O QUE ACONTECE NO NOCAUTE VASCULAR?
A artéria carótida leva a irrigação sanguínea ao cérebro. O perigo em caso de lesão é uma ruptura dessa artéria - como um tubo que fosse esmagado ou secionado: o cérebro fica então privado de sangue, o que acarreta a paralisia de um lado do corpo ( hemiplegia)
O QUE PROCOCA O NOCAUTE VASCULAR?
A dor. A artéria é abundantemente enervada: a dor por si só provoca a parada da atividade motora. A interrupção do fluxo sangüíneo ao cérebro pode provocar nocaute, por exemplo num estrangulamento, ou se a artéria é lesada sob um golpe, pode haver lesão que acarrete a paralisia ou pode não haver nada e a artéria retoma a forma inicial.
Nas sociedades ocidentais, nas quais come-se muito, depois dos 35 anos, um choque sobre uma artéria pode provocar um desprendimento do ateroma: é uma placa de colesterol, de gordura , que se encontra colado no interior das artérias e que se obstrui em parte. Em conseqüência do choque, esse pequeno fragmento parte ma circulação sanguínea e vai provocar um acidente vascular cerebral com paralisia.
QUE PRECAUÇÕES TOMAR?
Não há precauções específicas se o indivíduo se recupera em alguns minutos. Certamente, é preciso parar o combate e eventualmente o lutador deve consultar um médico. Se o nocaute se prolongar, se o lutador apresenta perturbações da consciência ou uma paralisia, é preciso leva-lo com urgência a um hospital.
O NOCAUTE NEUROVEGETATIVO.
Esse tipo de nocaute é produzido em seguida a um golpe no plexus ou no fígado. Existe no corpo humano um sistema nervoso que regulariza o funcionamento das víceras (coração, pulmões, fígado, intestinos,...) sem intervenção da consciência. É o que se chama sistema neurovegetativo. O plexus solar ;e constituído de ramificações nervosas que dependem do sistema neurovegetativo. Essas ramificações nervosas se dirigem ao estômago, ao fígado, ao intestino.
Quando um golpe é dado no plexus ou no fígado, se a onda de choque for muito forte, ela vai atravessar os músculos abdominais e atingir essas ramificações nervosas. O indivíduo sente uma dor associadas a um esvaziamento de energia. Nesse tipo de nocaute passam-se 1 a 2 segundos entre o instante em que o lutador recebe o golpe e o instante em que desaba. O influxo nervoso que vai veicular a sensação de dor ao cérebro é muito lento no sistema neurovegetativo.
PRECAUÇÕES A TOMAR
Esse tipo de nocaute, no plexus, fígado ou baço pode ou não apresentar risco de vida: em caso de não correr lesão interna, basta deixar o lutador se recuperar : em caso de hemorragia por rompimento de algum órgão interno, a hospitalização se faz necessária (como os sintomas hemorrágicos podem surgir horas ou até um dia depois, é necessário um exame minucioso, depois de recebido o golpe, por profissional competente)
O NOCAUTE PELA DOR
Há, neste caso, vários exemplos. Pode ser uma fratura de braço, de antebraço... pode ser decorrência de um low-kick ou de um chute sobre a articulação, o que provoca uma entorse, como no golpe de tíbia sobre a coxa. O nocaute não é provocado por uma perda de consciência, mas por uma dor tão intensa que esta acarreta uma parada ou suspensão de atividade muscular, o que os médicos chamam de sideração.
Às vezes o lutador desaba e não pode mais se levantar. Não há explicação fisiológica: a dor provoca uma incapacidade motora.
PRECAUÇÕES A TOMAR
Não retomar o combate, sobretudo se houver suspeita de fratura ou entorse. Atenção no caso de entorse de joelho: trata-se de uma lesão grave que pode interromper a carreira do lutador.

Matéria da Revista Combat Sport Revista nº19 anos 4.

Esta matéria é resultado de pesquisas feitas pela revista Combat Sport, com a finalidade de levar ao leitor, em termos genéricos, o que é o nocaute. Não é nossa intenção avançar na área médica especializada, na qual pode mesmo haver divergências de opinião.
"


Oss.

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
reflexos e consequências
« Resposta #1 Online: Janeiro 27, 2006, 20:51:14 »
profetas, e mais profetas... treinem mais e esqueçam teorias...
oss
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
reflexos e consequências
« Resposta #2 Online: Janeiro 27, 2006, 21:00:49 »
Qdo cai de moto fui nocauteado?
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Fui nocauteado
« Resposta #3 Online: Janeiro 27, 2006, 21:14:08 »
OSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSssssssssssss......
Ufa!
Fui nocauteado por mais ou menos 250 kg de texto,sem contar com a pontuação.
OSS!!
Hapli
Pedro

Offline Marcio-SP

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 587
  • Votos: +0/-0
reflexos e consequências
« Resposta #4 Online: Janeiro 27, 2006, 22:28:18 »
Caraca!!!!  Pô Bushido....Esse texto da punk!!!!! Não dá nem pra começar a ler.....
Oss!!

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
reflexos e consequências
« Resposta #5 Online: Janeiro 27, 2006, 22:53:22 »
O texto é longo mais vale a pena!!
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline gisela88

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
    • http://
reflexos e consequências
« Resposta #6 Online: Janeiro 28, 2006, 00:42:34 »
OSS

Será que alguém pode me dizer o final do texto, só li até a linha de numero 72 e faltam mais umas 120 linhas...hahah to brincando

resumos please huaahuahuauhaua

Bom texto, pelo menos até a linha 72...
quot;Se o adversário for inferior a ti, porque brigar?
Se o adversário é superior a ti, porque brigar ?
Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreendes...então não haverá luta.
Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
reflexos e consequências
« Resposta #7 Online: Janeiro 28, 2006, 08:05:19 »
Excelente texto parabéns!!!
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
reflexos e consequências
« Resposta #8 Online: Janeiro 29, 2006, 21:35:29 »
Cara....
Confesso que quando olhei para o tamanho desse texto fiquei animado em fazer umas mil repetições de maegueri de cada lado.
Oss,
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
reflexos e consequências
« Resposta #9 Online: Janeiro 30, 2006, 07:56:25 »
Ja tinha colocado este texto no forum.

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
reflexos e consequências
« Resposta #10 Online: Janeiro 30, 2006, 09:21:22 »
É verdade Samurai.
Eu me lembro...
Oss,
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
reflexos e consequências
« Resposta #11 Online: Janeiro 30, 2006, 12:11:35 »
SE COLOCARAM O TEXTO NO FORUM E REPETIRAM É POR QUE POUCAS PESSOAS O LÊEM... É O QUE EU DIGO, SE É PRA LER TEXTO LONGO VOU LOGO LER OS DOIS VOLUMES DO MUSASHI....
OSS! :)
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
reflexos e consequências
« Resposta #12 Online: Janeiro 30, 2006, 12:24:35 »
Só pra te lembrar que os livros do musashi não tem figuras, então cuidado.



hahahaha




OSS

Offline bushido

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 244
  • Votos: +0/-0
reflexos e consequências
« Resposta #13 Online: Janeiro 30, 2006, 14:37:33 »
Oss.

senhores eu divulguei o autor do texto, tanto em minhas palavras quanto
nas do autor, me desculpem quanto a exteção do texto mas estas se fizerão necessárias pois do contrario o texto poderia não fazer sentido, e com isso não adiantaria de nada posta-lo aqui.

So pra lembrar mais uma coisa, téorias são necessárias pois quando vc tem um estudo mais detalhado da anatomia Humana e sabe as consequências de cada golpe em determinados locais do corpo acredito que isso nos torna mais eficientes quando necessário.

Bom, opinião minha, eu adorei o texto, li quase todos os textos que encontrei aqui mas ainda tem muintos que falta eu ler, divulguei novamente esté texto pois gostaria de saber se alguém conheçe mais algum texto que tenho este genero de informação pois acredito que ela seja valiosa pelo menos pra mim, se alguém tiver informação deste tipo e não quiser postar por achar que o texto é grande demais por favor me manda por PM concerteza eu lerei.

obrigado a todos e desculpem o tamanho do texto.

Oss.

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
reflexos e consequências
« Resposta #14 Online: Janeiro 30, 2006, 15:22:54 »
OSS
Uma vassoura velha tem o seu valor.