Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Fevereiro 19, 2025, 01:29:05
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Shihan

« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Shihan (Lida 2095 vezes)
Juan (opasto)
Sr. Member
Votos: +0/-0
Shihan
«
Online:
Maio 27, 2006, 07:25:38 »
Shihan (師範) é um tÃtulo japonês, normalmente usado em artes marciais. A palavra significa professor ou modelo.
Cada arte ou organização tem requerimentos diferentes para o uso deste tÃtulo, mas em geral é uma graduação muito alta, que leva décadas para ser atingida. É à s vezes associado a certos direitos, como por exemplo o de outorgar graduações dan em nome da organização.
O processo de tornar-se um shihan pode ser bastante obscuro no Japão. Por exemplo, no Bujinkan diz-se que alguém torna-se shihan quando os outros shihans começam a chamá-lo assim. Entretanto, é comum chamar todos os mestres que atingiram o 10º dan de shihan - pelo menos os que forem japoneses.
Em aikido, na organização Aikikai, mestres japoneses automaticamente tornam-se shihans ao atingir o 6ºdan, mas durante muito tempo não ficou claro se ocidentais com a mesma graduação podiam usar o tÃtulo. Finalmente, a sede Aikikai declarou que ocidentais precisavam, além do 6º dan, de uma autorização especial para tornarem-se shihans. no Brasil, temos no Morganti Ju Jitsu o Shihan: Ricardo Morganti, no Morganti Ju Jitsu a partir do 5° Dan pode-se tornar Shihan.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
Alguem sabe qual é o requerimento para tornar-se Shihan no karate?
Juan Claudio Martin
RENGO-KAI
Sr. Member
Shihan
«
Resposta #1 Online:
Maio 27, 2006, 09:15:10 »
Aqui no MARANHÃO,com rarisssimas exceções, se quer ser SHIHAN basta:
1- Ter dinheiro;
2- Funda uma federação
ou :
3- seja puxa-saco do presidente.
4- ter muitos alunos, não importa a qualidade
e por ai vai... alguma diferença no Estados de vcs ?
Sr. Member
Shihan
«
Resposta #2 Online:
Maio 27, 2006, 09:27:15 »
:lol: :lol: :lol:
Acho que isso é comum em qualquer estado, mas estava me referindo a um Shihan de verdade.
Juan Claudio Martin
Gustavo-RJ
Global Moderator
Hero Member
Votos: +5/-2
Shihan
«
Resposta #3 Online:
Maio 27, 2006, 09:55:58 »
Pra mim qdo to gripado todo mundo é Shihan, meu peito fica chiando fazendo chi,chi, chi e minha garganta pigarreando han, han, han.
Brincadeiras a parte, eu só me sentiria confortavel de chamar alguem de Shihan, se fosse um super icone, como o Nakayama, Nishyama, Kanazawa, Enoeda e poucos outros. Confesso que até pra chamar de Sensei fico meio desconfortavel.
Gustavo-RJ
yama
Hero Member
Votos: +11/-0
Shihan
«
Resposta #4 Online:
Maio 27, 2006, 10:36:25 »
Oss
Aqui em Santos temos o privilégio ter um Shihan um homem que dedicou a vida para as Artes Marciais .
Hanshi Dai Sensei Yoshiide Shinzato 10ºDan com quase 80 anos e na ativa.
É pratico em Judo,Kobudo,Karate Shorin-Ryu-Goju-Ryu,Shido,esteve na 2ª Grande Guerra como Radio-telegrafista,conheceu pessoalmente Funacoshi Sensei,foi aluno de Chibana Sensei que foi aluno junto com Funacoshi Sensei de Itosu Sensei e Azato Sensei.
É realmente um grande exemplo de vida a ser seguido.
Oss
alberto/Santos.
Yano
Sr. Member
Shihan
«
Resposta #5 Online:
Maio 27, 2006, 11:20:15 »
Vamos lá,
Para ser Shihan,
1- Olhos puxados - exceto chinês, coreano, vietnamita, tailandês -.
2- Ter nome e sobrenome Japonês.
3- Ser possuidor de qualquer Dan.
Já basta.
Abraços,
...
tzuki
Full Member
Shihan
«
Resposta #6 Online:
Maio 29, 2006, 08:13:22 »
Pior que é isso mesmo Yano, se o cara for ocidental e shihan, ele será tido como pilantra, pois não combina: Shihan José (nada contra os Josés, é só um exemplo) soa estranho.
Mas tem estilos que é só o cara atingir o Sexto dan para ser chamado de Shihan. Questionável!!!
Até!!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln
****...Jeff....****
Arivaldo
Hero Member
Votos: +2/-0
Shihan
«
Resposta #7 Online:
Maio 29, 2006, 08:25:06 »
O verdadeiro shiham é aquela pessoa que é um exemplo para todos, seus atos inquestionáveis sempre perfeitos é um modelo que gostarÃamos de ser ou seguir cegamente. Um verdadeiro ser humano..............mas essa pessoa sem defeitos existe
?
Oss,
Ari - Santos/SP
Moderator
Hero Member
Votos: +2/-1
Shihan
«
Resposta #8 Online:
Maio 29, 2006, 08:42:22 »
Até onde sei não há nenhum quesito explicito e normativo para definição de um Shihan no Karatê Shotokan. Falo de algo oficial, escrito e normativo. Mas isso só seria mais um tÃtulo..... Em minha opinião o Sensei que encaminha alguém na vida formando o caráter dentro e fora do Dojo é um verdadeiro "shihan".
Oss.
Máxima força, sempre!
Luiz
Hero Member
Votos: +1/-1
Shihan
«
Resposta #9 Online:
Maio 29, 2006, 09:47:18 »
Um Shihan não pode deixar que outros percebam seus defeitos, excessão para os graduados mais próximos a ele. :lol:
OSS...
ToraNoMaki
Sr. Member
Votos: +2/-0
Shihan
«
Resposta #10 Online:
Junho 01, 2006, 18:38:31 »
Acho que o termo
Shihan
só deve ser aplicado em mestres que são referência de alguma arte ou estilo.
É claro que deve-se respeitar a garduação do mesmo, pois não vejo coerência em um
Shihan
que não seja, pelo menos,
GoDan
.
Quanto aos ocidentais, temos vários nomes que são referência e que têm tempo, experiência e graduação suficiente para receberem o tÃtulo.
Oss.
Otávio - 1º Kyu - RJ
www.kenshinkan.com.br
www.skifbrasil.com.br
Imprimir
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»