Autor Tópico: Shihan  (Lida 2042 vezes)

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
Shihan
« Online: Maio 27, 2006, 07:25:38 »
Shihan (師範) é um título japonês, normalmente usado em artes marciais. A palavra significa professor ou modelo.

Cada arte ou organização tem requerimentos diferentes para o uso deste título, mas em geral é uma graduação muito alta, que leva décadas para ser atingida. É às vezes associado a certos direitos, como por exemplo o de outorgar graduações dan em nome da organização.

O processo de tornar-se um shihan pode ser bastante obscuro no Japão. Por exemplo, no Bujinkan diz-se que alguém torna-se shihan quando os outros shihans começam a chamá-lo assim. Entretanto, é comum chamar todos os mestres que atingiram o 10º dan de shihan - pelo menos os que forem japoneses.

Em aikido, na organização Aikikai, mestres japoneses automaticamente tornam-se shihans ao atingir o 6ºdan, mas durante muito tempo não ficou claro se ocidentais com a mesma graduação podiam usar o título. Finalmente, a sede Aikikai declarou que ocidentais precisavam, além do 6º dan, de uma autorização especial para tornarem-se shihans. no Brasil, temos no Morganti Ju Jitsu o Shihan: Ricardo Morganti, no Morganti Ju Jitsu a partir do 5° Dan pode-se tornar Shihan.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)


Alguem sabe qual é o requerimento para tornar-se Shihan no karate?
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
Shihan
« Resposta #1 Online: Maio 27, 2006, 09:15:10 »
Aqui no MARANHÃO,com rarisssimas exceções, se quer ser SHIHAN basta:

1- Ter dinheiro;
2- Funda uma federação

ou :

3- seja puxa-saco do presidente.
4- ter muitos alunos, não importa a qualidade
e por ai vai... alguma diferença no Estados de vcs ?

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
Shihan
« Resposta #2 Online: Maio 27, 2006, 09:27:15 »
:lol:  :lol:  :lol:

Acho que isso é comum em qualquer estado, mas estava me referindo a um Shihan de verdade.
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Shihan
« Resposta #3 Online: Maio 27, 2006, 09:55:58 »
Pra mim qdo to gripado todo mundo é Shihan, meu peito fica chiando fazendo chi,chi, chi e minha garganta pigarreando han, han, han.

Brincadeiras a parte, eu só me sentiria confortavel de chamar alguem de Shihan, se fosse um super icone, como o Nakayama, Nishyama, Kanazawa, Enoeda e poucos outros. Confesso que até pra chamar de Sensei fico meio desconfortavel.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Shihan
« Resposta #4 Online: Maio 27, 2006, 10:36:25 »
Oss
Aqui em Santos temos o privilégio ter um Shihan um homem que dedicou a vida para as Artes Marciais .

Hanshi Dai Sensei Yoshiide Shinzato 10ºDan com quase 80 anos e na ativa.
É pratico em  Judo,Kobudo,Karate Shorin-Ryu-Goju-Ryu,Shido,esteve na 2ª Grande Guerra como Radio-telegrafista,conheceu pessoalmente Funacoshi Sensei,foi aluno de Chibana Sensei que foi aluno junto com Funacoshi Sensei de Itosu Sensei e Azato Sensei.
É realmente um grande exemplo de vida a ser seguido.
Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Yano

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 320
  • Votos: +0/-0
    • http://
Shihan
« Resposta #5 Online: Maio 27, 2006, 11:20:15 »
Vamos lá,

Para ser Shihan,

1- Olhos puxados - exceto chinês, coreano, vietnamita, tailandês -.
2- Ter nome e sobrenome Japonês.
3- Ser possuidor de qualquer Dan.

Já basta.

Abraços,

...
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
Shihan
« Resposta #6 Online: Maio 29, 2006, 08:13:22 »
Pior que é isso mesmo Yano, se o cara for ocidental e shihan, ele será tido como pilantra, pois não combina: Shihan José (nada contra os Josés, é só um exemplo) soa estranho.

Mas tem estilos que é só o cara atingir o Sexto dan para ser chamado de Shihan. Questionável!!!

Até!!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Shihan
« Resposta #7 Online: Maio 29, 2006, 08:25:06 »
O verdadeiro  shiham é aquela pessoa que é um exemplo para todos, seus atos inquestionáveis sempre perfeitos é  um modelo que gostaríamos de ser ou seguir  cegamente. Um verdadeiro ser humano..............mas essa pessoa sem defeitos existe ?????????????


Oss,

Ari - Santos/SP

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Shihan
« Resposta #8 Online: Maio 29, 2006, 08:42:22 »
Até onde sei não há nenhum quesito explicito e normativo para definição de um Shihan no Karatê Shotokan. Falo de algo oficial, escrito e normativo. Mas isso só seria mais um título..... Em minha opinião o Sensei que encaminha alguém na vida formando o caráter dentro e fora do Dojo é um verdadeiro "shihan".
Oss.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Shihan
« Resposta #9 Online: Maio 29, 2006, 09:47:18 »
Um Shihan não pode deixar que outros percebam seus defeitos, excessão para os graduados mais próximos a ele. :lol:

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Shihan
« Resposta #10 Online: Junho 01, 2006, 18:38:31 »
Acho que o termo Shihan só deve ser aplicado em mestres que são referência de alguma arte ou estilo.

É claro que deve-se respeitar a garduação do mesmo, pois não vejo coerência em um Shihan que não seja, pelo menos, GoDan.

Quanto aos ocidentais, temos vários nomes que são referência e que têm tempo, experiência e graduação suficiente para receberem o título.

Oss.

Otávio - 1º Kyu - RJ