Autor Tópico: Shorin-Ryu  (Lida 7082 vezes)

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Shorin-Ryu
« Online: Junho 06, 2008, 11:32:56 »
Fala pessoal,

Nao sei se voces lembram de mim mas eu jah estive por aqui com esse topico:

http://www.karateca.net/forum/geral/karate-idade-e-estilos/

Desde abril eu estou treinando o goju-ryu e estou gostando bastante...
Porém ano que vem eu provavelmente vou ter q me mudar para comecar o mestrado... Na cidade em q eu vou morar e aparentemente todas as cidades proximas eles só treinam um estilo chamado Shorin-Ryu...

O que voces podem me dizer sobre o estilo? Pelo q eu li eh um estilo sério como o Shotokan e o goju-ryu mas eu tenho medo de comecar a treinar e acabar sendo algum estilo tipo o Kata Shobu-Do Ryu... Nao quero jogar anos de treino no lixo...

Obrigado pessoal
Oss!
Felipe

PS: Estou vendo alguns videos de karate shorin-ryu no youtube e me parece ser cheio de firulas e saltos... Perdi um pouco da vontade... Shotokan só tem em uma cidade q fica a 50 min de distancia da cidade em q vou morar...
« Última modificação: Janeiro 17, 2011, 09:53:10 por Renê »

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #1 Online: Junho 06, 2008, 14:10:01 »
Macedo, o estilo Shorin ryu é um estilo de Karate seríssimo e muito tradicional, não te preocupes com isso.

O sensei Troyman é praticante de Shorin ryu, aluno direto do Sensei Shinzato, ele poderá falar muito mais sobre o estilo.

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #2 Online: Junho 06, 2008, 16:02:46 »
Muito obrigado Pablo!

Aguardo entao anciosamente uma resposta do sensei Tryoman!

OSS!

PS: Sensei troyman, se o sr. tiver conhecimento de goju-ryu que eh o estilo que eu pratico no momento e voce puder comparar o goju com o shorin eu ficaria mto grato!
posicoes como Heiko dachi, Sanchin dachi, Han zenkutsu dachi sao usadas no shorin?
« Última modificação: Junho 06, 2008, 16:06:33 por Macedo »

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #3 Online: Junho 06, 2008, 19:29:31 »
Oss Macedo


Vou me antecipar a Troyman Sensei para dar pitacos na pergunta.

O Shorin-ryu é o nome novo quase 100 anos dado por Chibana Sensei ao Shuri-te,que é o pai do Shotokan e do Wado e irmão do Goju se fossemos fazer uma árvore familiar.

As mesmas firulas feitas no Shorin-ryu é feita no Shotokan, no Wado e no Goju também com enfases de visões diferentes.

as principais diferenças em relação a postura:

 são que no Shorin e no Wado as posições a maioria é mais alta, no Goju é bem baixa e no Shotokan é intermediaria entre um e outro.

Todos são excelentes nós é que nos moldamos a elas (escolas) e tentamos nos apronfudar nas suas essências.

Vamos deixar que Troyman Sensei  pela Shorin-ryu e Lezon Sensei pela Wado-ryu as apresentem a voce com mais propriedade já que sou apenas um burrão me metendo na conversa.

Seja qual for a sua escolha será bem feita e não vai desaprender em nada o que voce já conseguiu na Goju,vai sim é acrescentar mais conhecimento aos que voce já tem.

Oss
alberto.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #4 Online: Junho 06, 2008, 20:13:10 »
Oss Alberto

Muito obrigado pela sua resposta.

É muito importante pra mim saber que o que eu estou aprendendo na Goju não irá "para lixeira" se eu começar a praticar shorin-ryu ano que vem.

Infelizmente na noruega onde eu moro as opções são muito limitadas... Quando eu morava no rio, só na zona sul existem dezenas de academias com estilos diferentes.. É só escolher sua favorita...

Aqui ou você pratica um estilo ou dirige 40 min em cada direção pra achar um outro estilo.

Oss
Felipe

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #5 Online: Junho 07, 2008, 00:25:47 »
Macedo

Como vai?  O Yama já fez uma boa antecipação de resposta, mas como você pediu diretamente a minha opinião, vamos lá.

O Karate-Do surgiu em Okinawa, derivado de modalidades do Wusu chinês, em especial o Kung-Fu praticado no mosteiro Shao-Lin de Fukien, na península de Fuchow, uma região da China muito próxima do arquipélago Ryu Kyu, ao qual pertence a ilha de Okinawa.  Nesta ilha, onde mestres chineses ensinaram a sua arte e de onde praticantes e mestres okinawanos sairam para a China para aprender a luta, formou-se o To-De (Mão Chinesa) que se mesclou com técnicas locais de luta.  Esse To-De foi sendo moldado nas diversas vilas de Okinawa, principalmente na cidade de Shuri (antiga capital), onde se originou o Shuri-Te, na cidade portuária de Naha (atual capital), onde se originou o Naha-Te.  Havia ainda a cidade de Tomari onde também surgiu o Tomari-Te.  O Naha-Te deu origem ao estilo Goju-Ryu (nome dado pelo Mestre Chojun Miyagi).  O Shuri-Te deu origem ao estilo Shorin-Ryu (nome também lido como Shao-Lin em chinês e como Kobayashi-Ryu em japonês, dado pelo Grão-Mestre Choshin Chibana).  Da mescla do Shuri-Te com o Tomari-Te surgiu o estilo Matsubayashi-Ryu (também conhecido como Shorin-Ryu, só que com ideogramas diferentes, dado pelo Grão-Mestre Shoshin Nagamine), e o Shotokan, levado para a terra principal do Japão pelo Mestre Gichin Funakoshi.  O Kobayashi-Ryu é o único puramente Shuri-Te e foi trazido para o Brasil pelo Grão-Mestre Yoshihide Shinzato que o aprendeu diretamente do Grão-Mestre Chibana.  No Brasil, o Mestre Shinzato praticou com o Mestre Shikan Akamine, outro imigrante okinawano que praticava o estilo Goju-Ryu, tanto que quando fundou a sua academia em Santos, o Mestre Shinzato ensinava katas dos dois estilos.  Só bem posteriormente o Mestre Shinzato deixou de ensinar os katas do Goju-Ryu, por imposição da sede do Kobayashi-Ryu de Okinawa, dirigido pelo Grão-Mestre Katsuya Miyahira, herdeiro do Mestre Chibana.

O Shorin-Ryu do Mestre Shinzato, que faleceu no início deste ano e agora é liderado pelo seu filho Masahiro Shinzato, Hanshi 9o. Dan, é um estilo forte e bem tradicional.  Os katas são iguaizinhos aos praticados na sede de Okinawa e a forma é de posturas altas, seguindo a tendência de bases as mais naturais possíveis, e bastante focado na velocidade.  Não existem firulas nos katas, como você provavelmente deve ter visto no estilo Matsubayashi-Ryu.  Os katas são antigos e deram origem à maioria dos katas praticados no Shotokan e no Wado-Ryu, estilos criados na terra principal do Japão.

Quando eu comecei a praticar, o Sensei Shinzato ainda ensinava os katas do estilo Goju-Ryu e muitas técnicas de kihon compiladas pelo Sensei incluem muito da essência deste estilo.  A respiração kokyu, muito característica do Goju-Ryu, é um elemento único, embora considere que, quando praticado em excesso, possa prejudicar um pouco a saúde do praticante.  As bases mais baixas são boas para se desenvolver uma defesa bastante sólida.  As bases mais altas do Shorin-Ryu, proporcionam arrancadas de ataque e contra-ataque mais eficazes, além de facilitar mais as técnicas de esquiva (tai-sabaki).  No Shorin-Ryu praticamos todas as bases tradicionais do Karate-Do (heisoku-dachi, musubi-dachi, heiko-dachi, shizen-dachi, shiko-dachi, fudo-dachi, zenkutsu-dachi, kokutsu-dachi, te-ji-dachi, neko-ashi-dachi, tsuru-ashi-dachi, gicho-dachi, kosa-dachi, han-kosa-dachi, kake-ashi-dachi e moto-dachi).  O grande diferencial do Shorin-Ryu do Mestre Shinzato está mesmo no grande número de kihons que ele organizou e publicou em um livro que é hoje a bíblia do Shorin-Ryu Shin Shu-Kan, como é conhecido hoje no Brasil e no mundo através da International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation.  Como todos os estilos de Okinawa, na Shin Shu-Kan também praticamos o Kobu-Do, a modalidade com armas antigas das ilhas Ryu Kyu (Bo, Nunchaku, Tonfa, Sai, Kama e Eku).

Felipe, qual a cidade em que você vai fazer o seu Mestrado?  Fica na Noruega?  Talvez eu possa te dar uma indicação da qualidade da escola Shorin que você vai praticar, mas de antemão já posso assegurar que, se for da linha Kobayashi do Sensei Katsuya Miyahira, você estará em boas mãos.  E é bem provável que eles também pratiquem o Kobu-Do, que, acredito, você vai se encantar em praticá-lo.

Saudações   :)   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #6 Online: Junho 07, 2008, 08:45:42 »
Oss

Sensei Troyman obrigado por essa aula online e gratis que o sr. acabou de me dar!

Eu vou fazer meu mestrado na Universidade de Agder, que possui campus em 3 cidades diferentes se eu nao me engano. A parte de informatica fica em uma cidade chamada Grimstad e é lá que eu vou fazer meu mestrado.

Esse é o site do "dojo"
http://www.grimstadkarate.com/

um paragrafo na descricao do clube diz isso:
"Den versjonen av Shorin-ryu som vi underviser i er Shobayashi, Japansk Shorinryu Kenshinkai med utspring i havnebyen Fukuoka." que traduzido pro portugues diz: A versao do Shorin-ryu que nós ensinamos é Shobayashi, Shorin-Ryu Kenshinkai japones que "nasceu" na cidade de Fukoka.  Eles falam tambem que quem trouxe o shorin-ryu pra noruega foi o sensei Tsutom Watanabe (7. dan) do japao, que hoje mora no canada, mas visita a academia todo ano para dar um "curso" para todos os alunos de shorin ryu da regiao.

Existe uma outra cidade chamada Arendal que fica a 20 min daqui que tambem ensina
o estilo que o Watanabe trouxe...

Depois dessa cidade soh Kristiansand que fica a 50 min em cada direcao, mas eu nao tenho condicoes pra viajar duas vezes por semana pra treinar karate... a gasolina aqui custa 4 reais por litro...

Voce já ouviu falar nesse Watanabe e o estilo shobayashi troyman?

Obrigado novamente pelo seu ótimo post.
Oss
Felipe
« Última modificação: Junho 07, 2008, 08:47:47 por Macedo »

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #7 Online: Junho 07, 2008, 13:40:36 »
Felipe

A linha Shobayashi (que também se lê Shorin, onde o Sho significa "pouco" - o Ko de Kobayashi significa "pequeno" e o Matsu de Matsubayashi significa "pinheiro") é advinda de outro grande mestre de Okinawa, Chotoku Kyan, um discípulo de Sokon Matsumura, o precursor do Shuri-Te em Okinawa, que foi professor de Anko Itosu que foi mestre de Choshin Chibana, o fundador do Kobayashi-Ryu.  É um estilo irmão do Matsubayashi-Ryu de Shoshin Nagamine, que também foi aluno de Chotoku Kyan.  Não conheço muito o estilo, mas pelo que já vi pelos vídeos do YouTube, tem realmente muitas "firulas" nos katas, que têm as mesmas origens do Kobayashi e do Matsubayashi.  O Shobayashi-Ryu foi fundado pelo Grão-mestre Eizo Shimabukuro, outro famoso professor okinawano, que acredito deve ser professor desse Sensei Watanabe, que, pelo nome, deve ser oriundo da terra principal do Japão, não de Okinawa.  Estou ouvindo sobre ele pela primeira vez e não me sinto muito à vontade para opinar.  Mas se você quer um bom conselho, vale a pena experimentar e ver qual é a deles.  Por ser um estilo originado do Shuri-Te, deve ser calcado em posturas mais altas e na velocidade como a maioria dos estilos Shorin.  É uma boa oportunidade de se obter conhecimento.  Do meu ponto de vista, toda experiência vale a pena.  Se você não se adaptar, procure outro estilo.  Se você já fez Shotokan, corra atrás para não marcar passo.  Se a sua for buscar conhecimento, uma ótima opção é fazer Wado-Ryu, um estilo consagrado no cenário mundial, principalmente na Europa.  O importante é você se sentir realizado após cada aula, sentir que está valendo a pena gastar o seu tempo e o dinheiro da gasolina.

Saudações   :)   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #8 Online: Junho 07, 2008, 19:43:48 »
Caro Sensei Troyman

Se for do seu interesse, aqui está um texto sobre o tal do sensei Watanabe...
http://mkcshorin.tripod.com/maine.htm quando o site carregar clique em "Our Sensei"
Esse site é o site da academia dele em montreal.

Oss
Felipe

PS: mas o importante é viver no momento. O que eu treino agora (e gosto muito) é o Goju-Ryu e é nisso que eu tenho q me consentrar.

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #9 Online: Junho 14, 2008, 08:38:29 »
Sensei Troyman,

Os katas que eu estaria aprendendo no Shorin Ryu Shobayashi são os seguintes (escreverei o nome dos katas que o aluno deve saber nas respectivas faixas):

Faixa amarela:
E-Kata Ippon-me
E-Kata Nibon-me
E-Kata Sanbon-me

Faixa laranja:
Pinan Shodan
Pinan Nidan

Faixa verde:
Pinan Nidan
Pinan Sandan

Roxa:
Pinan Sandan
Pinan Yondan
Pinan Godan

Azul:
Pinan Yondan
Pinan Godan
Bassai Dai

Marrom:
Pinan Godan
Bassai Dai
Bassai Sho

São esses os mesmos que o senhor pratica? Se não forem, o senhor sabe se são katas com muitas firulas ou se são katas sérios e com boas tecnicas?

Grato!
Felipe

Offline gustavo.antao

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +0/-0
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #10 Online: Junho 16, 2008, 14:18:13 »
Katas shorin linha Kobayashi

Branca: Naihanchi-shodan e Fukyo-Gata Dai-ichi

Amarela: Naihanchi-nidan

Laranja: Naihanchi-sandan

Azul: Fukyo-Gata Dai-ni e Pinan-Shodan

Verde: Pinan-nidan e Pinan-sandan

Roxa: Pinan-yondan e Pinan-Godan

Marron: Itosu no Passai

Até onde eu sei é isso, depois disso o sensei Troyman explica. Eu ainda to no Pinan-shodan hehehehehe...

Abraços
"As vezes você está discutindo com um imbecil... e ele também." (Millor)

Offline Ricardo S

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
  • Votos: +0/-0
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #11 Online: Junho 16, 2008, 14:34:16 »
Gustavo, aprendi como sendo os katas kobayashi (da escola Shinshukan) estes mesmos, entretanto com uma relação por faixa um pouco diferente:

Branca: Naihanti Shodan e Fukyu-Gata Dai Ichi

Amarela: Naihanti Nidan

Laranja: Naihanti Sandan e Fukyu-Gata Dai Ni

Azul: Pinan Shodan

Verde: Pinan Nidan e Pinan Sandan

Roxa: Pinan Yondan e Pinan Godan

Marrom: Itosu No Passai (antigo Passai Sho) e Kussanku Sho

1o Dan: Matsumura No Passai (antigo Passai Dai), Kussanku Dai e Chinto

2o Dan: Jion, Gojushiho e Teesho

3o Dan: Koryu Passai e Unchu

4o Dan: Ryu Ko

Sds

Offline gustavo.antao

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +0/-0
Re: Shorin-Ryu
« Resposta #12 Online: Junho 16, 2008, 14:49:26 »
Ricardo... acredito que seja isso que você falou mesmo.
É que quando eu comecei a treinar karate (há uns 15 anos atrás) não tinha os 2 Fukyo-Gatas e eu fui até a azul apenas com os 3 Naihanchi e o Pinan.
Voltei a treinar há uns 4 meses, e tive que aprender os 2 Fukyo agora. Eu imaginei que o Dai-ni fosse kata de 4º kyu.

Abraços

Ah... também sou da escola Shinshukan, meu sensei foi aluno do Mestre Shinzato.
« Última modificação: Junho 16, 2008, 14:51:24 por gustavo.antao »
"As vezes você está discutindo com um imbecil... e ele também." (Millor)