Autor Tópico: Shotokan, ryu?  (Lida 2021 vezes)

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Shotokan, ryu?
« Online: Setembro 18, 2007, 15:29:16 »
Confesso que é uma besteira eu me questionar sobre isso, mas de tempos em tempos esta questão volta a me incomodar: Seriamos arrogantes em chamar/considerar Shotokan um estilo?
Digo passar a denominar Shotokan-ryu. Minha opinião sobre isto é fraca, aliás não é nem formada. Reconheço pontos positivos e negativos tanto em tê-lo quanto em não o ter como um estilo.
Quem tiver um ponto de vista e quiser expô-lo aqui eu gostaria muito de saber, mas apenas exposições não precisa de discussões ferrenhas já que o assunto não merece tanta paixão assim. (desculpem meu egoísmo  ::)).
Até mais.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Lezon

  • Visitante
Re: Shotokan, ryu?
« Resposta #1 Online: Setembro 18, 2007, 20:16:39 »
Ora ainda bem que traz este assunto à baila…

Uma das coisas que estranhei quando cheguei ao Brasil, e mais concretamente no que diz respeito ao meu estilo, li algo que me intrigou bastante e que cheguei à conclusão tratar-se de pratica geral.

Com efeito, vou começar por falar do meu estilo e que, para o caso, penso que servirá para os restantes estilos e para aqueles que ainda não estão tão esclarecidos assim.
Eu faço WADO e deparei com esta explicação e/ou designação aqui no Brasil:

 WA =  Harmonia,    =  Caminho e  RYU =  Estilo

Depois tenho visto declarações de praticantes escrevendo que já fizeram WADO-RYU mas que presentemente estão fazendo WADO-KAI.

Pois bem, embora eu já tivesse dado a explicação a muitos praticantes, vou aproveitar para a fazer aqui que é de facto bem melhor. Então é assim:

WA = Paz / Harmonia
=  Caminho / Via
RYU = Escola 
KAI = Associação / Organização

Portanto, a palavra RYU que está sendo utilizada e interpretada como Estilo, ela significa Escola, e o conjunto do WA + DÔ = WADO é que é o estilo. Se assim não fosse, só podíamos chegar a uma conclusão, que todos fazíamos o mesmo Estilo. Atente-se que por exemplo, Shorin-Ryu, Goju-Ryu, Shito-Ryu, Uechi-Ryu, Wado-Ryu, Shotokan-Ryu.
Os praticantes de Karate pertencem a uma Escola ( Ryu ) do Estilo Shoto, do Wado, do Shito, etc, etc.

A organização a que eu estou ligado, a WADO-KAI, foi criada e fundada em 1934 pelo criador do WADO,Sensei Hironori Ohtsuka, o qual faleceu em 1982. Não me venham agora dizer que esta organização não estuda e não ensina o WADO-RYU que me dá uma imensa vontade de rir…

Obviamente que estou falando para aqueles que pertencem a outras organizações de WADO que são dissidentes da WADO-KAI, que por vezes fazem estas levianas afirmações, para não dizer outra coisa... Talvez seja por estarem de certa forma melindrados por não terem o reconhecimento oficial no Japão e não só…

Mas sobre o Shotokan-Ryu e os outros esilos, na Europa agora está a enraizar-se o hábito de se dizer apenas o nome do estilo, ou seja, SHOTO, WADO, SHITO, GOJU, etc.   

Hai!! Oss!!
 
« ltima modificao: Dezembro 17, 2007, 14:48:48 por Jose Lezon »

vladwoguer

  • Visitante
Re: Shotokan, ryu?
« Resposta #2 Online: Setembro 27, 2007, 19:23:59 »
Shoto= apelido de funakoshi
kan = casa , academia.

Pelo kan dá pra sacar que é um estilo, daí não há a necessidade de usar o ryu.


Igual a kyokushinkaikan
oss


Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Re: Shotokan, ryu?
« Resposta #3 Online: Outubro 18, 2007, 15:02:55 »
Shoto= apelido de funakoshi
kan = casa , academia.

Pelo kan dá pra sacar que é um estilo, daí não há a necessidade de usar o ryu.


Igual a kyokushinkaikan
oss


Kan se referia a escola no sentido material, uma construção. Não em relação a escola de estilo.
Prefiro ver o Shotokan como um karate formado sem necessidade de se comportar como estilo. Me vem a sensação de que estilos são muito fechados... ou eram há algum tempo, talvez isso tenha mudado, mas por mudança de postura dos praticantes. Adotei o modo de pensamento de Funakoshi em relação aos "estilos".
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: Shotokan, ryu?
« Resposta #4 Online: Outubro 18, 2007, 15:31:18 »
Prezados, boa tarde!

Eu tenho uma visão um pouco mais simples (independe de certa ou errada).

Para mim Karatê, é um só. Todos tem oitsuki, guiakotsuki, zenkutsudachi, etc, etc, etc...

Entretanto, cada Grande Mestre (entenda-se fundadores de estilos), tiveram uma interpretação, ou quem sabe, melhor usando as palavras, visão diferente sobre a aplicação e forma de se portar durante um combate.

Portanto, ao meu ver, shotokan, gojuryu, wadoryu, kiokushinkai, e outros, nada mais são ramificações de uma mesma arte, mas diferentes em suas aplicabilidades por orientação de seus fundadores.

Um abraço!