Autor Tópico: Sugestõres para um curso perfeito  (Lida 1971 vezes)

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Sugestõres para um curso perfeito
« Online: Abril 13, 2006, 23:34:57 »
É frequente ver karatecas queixando-se das mesmices dos cursos oferecidos pelos nossos Senseis. Os katas não mudam nunca, kihon idem, muitos querem ir para trocar porrada e não têm oprtunidade, etc, etc, etc...
Aqui vai minha pergunta:
Se fossemos organizar um curso (encontro regional, etc.) que agradasse a todos, como deveria ser feito ?
Estou curioso para saber o que poderia ser melhorado, em termos de aprendizado mde KARATÊ (esqueçam política, brincadeiras fora de contexto, guerra de vaidades, etc.) e pensem somente no coletivo.
Mãos a obra!
Não economizem sugestões!
Quem sabe um dia poderá se tornar realidade....

marascas

  • Visitante
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #1 Online: Abril 14, 2006, 01:28:14 »
Já postei o texto abaixo aqui no fórum. Mas já que a bola está livre na área, eu vou chutar...


A minha opinião com relação aos cursos é a seguinte:

Temos que tomar cuidado quando o argumento "Kihon Básico" deixa de ser parte do condicionamento fundamental do Karate e se torna um hálibi com fim em sí mesmo!

Pagar passagem, estadia e uma banana de dinheiro para fazer um CURSO apenas com treinamento físico é sacanagem da pura!!!

Claro que o Kihon é muiiiiito importante e devemos treiná-lo todo dia! Tem muita coisa para corrigir no básico. É possível tirar ou incrementar muitos detalhes importantes em um treinamento desses.

Mas você ir a um curso e o professor apenas gritar: "ICHI, NI, SAN", e você suar feito um porco e cansar feito um cavalo, sem nem ao menos ouvir explicações e fundamentos teóricos que tenham sentido prático... ou o ministrante é sacana, ou não sabe muita coisa mesmo. Mas, pior é que normalmente ele sabe, mas tem medo de ensinar!!! E esse medo de ensinar, é uma coisa que acaba com o Karate. "Só eu sei! E se eu ensinar não serei mais o melhor", não serei mais útil... (e talvez dai terei que voltar a estudar...).

Já participei de dezenas de Cursos. Desde "pequenos" professores, até "Grandes" mestres como Masahico Tanaka, Nishiyama, Oliva Seba, e muitos outros. Então, sem citar nomes, nacionalidades ou escolas, faço um comentário sincero:

TIPO DE CURSO 1:
O ministrante tem metodologias diferentes e criativas. Mostra dicas importantes de realizar melhor aproveitamento ao seu treinamento. Você aprende como voltar para casa e treinar melhor, mais correto e que o tempo que você dedica ao Karate seja aproveitado com coisas úteis. Talvez aprenda uma maneira diferente de fazer uma técnica ou treino que você já conhecia, mas faltava "aqueles detalhes". Pode ser de Kihon, de Kata ou Kumite. Melhor ainda se trabalhar essas 3 partes inter-relacionadas. Dai você entende os fundamentos e aplica-os nos movimentos avançados tanto no Karate-Do, quanto no Karate Esporte.
Você ouve, analisa, observa, pensa, pergunta, reflete, pratica e principalmente, aprende como aplicar no seu dia a dia. O curso serve para ser usado por toda a vida.
Qualificação: EXCELENTE!!!

marascas

  • Visitante
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #2 Online: Abril 14, 2006, 01:29:22 »
TIPO DE CURSO 2:

Progama:
1º Dia:
MANHÃ:
GEDAN BARAI + GUIACO ZUKI + MAE GERI
TARDE (de tarde o super poder criativo do mestre o faz ter a brilhante idéia de trocar a ordem da sequência...):
GEDAN BARAI + MAE GERI + GUIACO ZUKI
O Povo pensa: "Nossa esse mestre é muito bom mesmo!"

2º Dia:
HEIAN SHODAN o dia todo..
(O povo começa a ficar exausto, mas dai quem está muito cansado não consegue pensar mesmo, então acaba achando o curso muito bom...)

3º Dia
(quando os pés não possuem mais a camada de pele, e as bolhas e o sangue fazem todo mundo escorregar na sala...)
Algumas poucas técnicas de Kumite, já "mais conhecidas do que parteira em cidade pequena";

Katas: Somente os Heians, Tekki 1, Bassai Dai, Jion e KanKu Dai (apenas repetição + repetição, nada de histórico do Kata, fundamentos, princípios, características.

E o BUNKAI são aquelas aplicações idiotas que Japonês fazia para enganar os gringos trouxas nos anos 50, girando 180° para defender uma Mae geri nas costas, entre outras atrocidades...

O POVO PENSA: Nossa esse mestre é muito bom mesmo!! Mas eu sou uma droga. Não sei nada! Meu Karate é muito fraco.. Vou seguir esse "mestre". Ele sabe tudo! UALAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!

marascas

  • Visitante
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #3 Online: Abril 14, 2006, 01:33:43 »
Ah!
Faltou comentar que no curso 2, sempre temos uma palestra sobre o KI e tals...

Neto110

  • Visitante
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #4 Online: Abril 14, 2006, 08:10:14 »
Esta pergunta é bem complexa.

Quando se fala em curso de karate, ou de qualquer coisa, temos que refletir para quem foi programado o curso: isto é essencial!

Se foi organizado um curso para traalhar questões básicas do karate o curso que o marascas citou em segundo lugar é o melhor deles.

Ocorre que muitos tem algum fundamento, não estão partindo do zero e por isto o mais interessante é falar em treino.

O treino para quem sabe algo é mais difícil de se fazer porque não pode ter mais só objetivos muito fundamentais (isto porque, segundo entendo, sempre haverá fundamento em qualquer treinamento de karate - o fundamento é a alma de qualquer bom treino de karate).

Nenhum dos professores aqui icará satisfeito com o mesmo tipo de treino oferecido a eles: cada um está num nível técnico, emocional e de compreensão em relação à arte e à vida.

Quando me chamam para um curso, eu primeiro vejo a programação, quando há. Havendo eu critico (já fiz isto no fórum uma vez) e vou ou não segundo os critérios mais objetivos que apenas os tradicionais: vejo se naõ tenho outras programações no dia e se maus amigos estarão lá - este é o mais importante - não gosto de ir a treinos aonde hajam muitas pessoas hostis.

Quando me chamam pazra um treino, aí a coisa fica diferente: me chamaram, ou seja, me conhecem e vice-versa. Neste caso a decisão é emocional poruqe o conteúdo do treino muda para se adaptar aos presentes.

NOs idos de 1996 era comum trazermos a Goiás o Mestre Sadamu Uriu e nunca sabíamos que tipo de treino ele nos daria, nem ele sabia, fora uma agenda geral, cada treino (que durava 3 ou 4 turnos por fimd e semana) era diferente do outro e muito enriquecedor.

Curso e treino perfeito no sentido geral não existe, sempre vai ter alguém reclamando. Existe o curso e o treino que nós gostamos.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #5 Online: Abril 14, 2006, 08:53:08 »
Pra mim sinceramente o que funciona é uma reunião no máximo de 20 pessoas, onde de acordo com o nível de conhecimento dos participantes se elabora um bom treino comandado por uma, duas ou tres pessoas mais experientes e conhecedoras e principalmente respeitadas pelos participantes. Todos tirarão proveito desse tipo de treino.

Traga o melhor karateca do mundo para dar curso para 500 pessoas....eu duvido que tenha 100% de aproveitamento.

OSS
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Neto110

  • Visitante
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #6 Online: Abril 14, 2006, 08:58:18 »
pois é Luis... eu viajo satisfeito qualquer distância para treinar com quem eu gosto.

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #7 Online: Abril 14, 2006, 11:24:03 »
Se vocês querem realmente ver um excelente curso em funcionamento venham aos que temos oferecido na Brazil JKA em Ribeirão Preto e na Mushin em São Paulo. No lugar de falar sobre isso, venham experimentar. Tenho certeza que vocês irão se surpreeder. Estou certo que tanto o Sensei Roberto como os Senseis Carlão e Pedro, terão a máxima alegria de receber a todos aqui e transmitir para vocês o karatê que eles tem...
Oss.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Neto110

  • Visitante
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #8 Online: Abril 14, 2006, 11:28:48 »
foi o que disse: familiaridade é tudo num treinamento.

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #9 Online: Abril 14, 2006, 11:33:59 »
Oss Neto.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #10 Online: Abril 15, 2006, 11:16:11 »
A idéia é exatamente essa Ricardo, porém vale ressaltar que um encontro pode ser muito proveitoso não somente nas duas academias citada por você.
Com todo respeito ao pessoal da Mushin-kan e da academia do prof. Roberto Santanna.
Se você reunir um grupo de 15 karatecas que tenham a aprender com você e principalmente que se identifiquen-se com você, com certeza será muito mais proveitoso do que mandá-los para qualquer curso.
Claro que para nós que temos já vários anos de karate, sem dúvida alguma Sensei Carlos Rocha, Pedro Campana e Santana são referências para bom encontro e bons treinos, apesar de nunca ter treinado com nenhum deles tenho certeza através dos depoimentos que leio.
Vale lembrar que temos o Marascas lá no sul que pode reunir um grupo para treinamento, temos o Rengo-kai la no norte, temo o Neto em goias, temos o Gustavo no Rio (desde que não peçam pra treinar o JION :lol: ) e por ai vai. Com certeza todas essas pessoas poderiam tomar essa iniciativa de reunir membros do karate.net para encontros e treinamento.
OSS... já escrevi demais... :wink:
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Neto110

  • Visitante
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #11 Online: Abril 15, 2006, 13:22:53 »
assim que colocar meu tatami aqui convido todos par a inauguração.

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #12 Online: Abril 16, 2006, 15:07:59 »
Concordo com você Luiz.
Inclusive já fiz essa sugestão aqui para o pessoal. E não precisa só ser com o pessoal do karateca.net. Devemos aproveitar e transmitir o karatê que sabemos para quem quer receber. Tenho feito treinos assim aqui em Rio Claro Também.

Oss.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Yano

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 320
  • Votos: +0/-0
    • http://
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #13 Online: Abril 17, 2006, 23:01:20 »
Marascas,

vc foi genial no seu post.

e olha que dói pra mim te dizer isso!

Oss.
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>

marascas

  • Visitante
Sugestõres para um curso perfeito
« Resposta #14 Online: Abril 17, 2006, 23:04:42 »
Tá bem Yano, vai um "OSS" pra você então, já que foi aprovado no exame...