Como disse, vou postar um questionário e como aplicá-lo e a referência na net aonde se pode consultar para avaliar a pertinência do teste , inclusive o uma discussão sobre a incidência de mortes súbitas em participação em esportes e porque estaria "aumentando".
ESTE É O SITE AONDE PODEM VER O TEXTO TODOo teste chama-se PAR-Q
"O questionário consta de sete perguntas, à s quais se responde com um simples "sim" ou "não", caso haja algum "sim", o indivÃduo deverá ser encaminhado para uma consulta médica. Ao responder "não" a todas as perguntas, é baixÃssima a possibilidade do indivÃduo ser portador de alguma condição clÃnica que ofereça risco durante a atividade esportiva:
"Questionário de Prontidão para Atividade FÃsica (PAR-Q)"( versão revisada em 1992).
1. Algum médico já disse que você possui algum problema de coração e que só deveria realizar atividade fÃsica com supervisão por profissionais de saúde?
2. Você sente dores no peito quando pratica exercÃcios fÃsicos?
3. No último mês, você sentiu dores no peito quando praticava atividade fÃsica?
4. Você apresenta desequilÃbrio devido a tontura e/ou perda de consciência?
5. Você possui algum problema ósseo ou articular que poderia ser piorado pela atividade fÃsica?
6. Você toma atualmente algum medicamento para pressão arterial e/ou problema de coração?
7. Sabe de alguma outra razão pela qual você não deve realizar atividade fÃsica?"ESTE OUTRO LINK FALA ISTO:"Se você está planejando praticar mais atividades fÃsicas, comece respondendo as sete questões do PAR-Q. Se você tiver entre 15 e 69 anos, o PAR-Q dirá se você deve passar pelo seu médico antes de iniciar. Se você tem mais de 69 anos e não está acostumado a ser muito ativo, consulte seu médico."
Há um outro LINK que indica uma lista completa de exames para avaliação fÃsica
ESTE É UM OUTRO LINK COM UMA LISTA ENORME e ele cita o PAR-Q.
ESTE OUTRO LINK mostra outras dicas muito úteis e como é de um site oficial, estaria, por assim dizer referendando oficialmente a aceitação deste teste para a rede pública.
Existe gente falando mais que isto na net.
ESTE SITE AQUI fala o seguinte:
"Outra forma, um pouco mais detalhada, de identificar os indivÃduos com risco para o exercÃcio, elaborada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva, é indagando sobre a presença de sintomas ou sinais sugestivos de doença cardÃaca e de fatores de risco para doença arterial coronariana.
Principais sinais ou sintomas sugestivos de doença cardiopulmonar
Dor ou desconforto no peito, pescoço, queixo, braços ou outras áreas que podem ser de natureza isquêmicas (ou obstrução nas artérias coronárias)
Respiração curta em repouso ou com exercÃcio suave
Vertigem ou desmaio
Falta de ar parado em pé ou quando inicia abruptamente durante o sono
Edema de tornozelos
Palpitação ou taquicardia
Claudicação intermitente (dor progressiva nas pernas durante a caminhada, que alivia com o repouso, mas volta a doer logo que o exercÃcio é reiniciado)
Sopro no coração
Fadiga incomum ou encurtamento da respiração com atividades
Fatores de risco principais para doença arterial coronariana
Idade. Homens: 45 anos; mulheres: 55 anos, ou menopausa prematura sem suplementação de estrogênio.
História familiar. Infarto do miocárdio ou morte súbita antes dos 55 anos do pai ou de outro parente masculino de primeiro grau; ou antes dos 65 anos de idade da mãe ou outro parente de sexo feminino de primeiro grau.
Fumante habitual
Hipertensão arterial
Colesterol elevado. Colesterol total maior que 200md/dl ou HDL
Diabete melito
Vida sedentária
Baseado nesses sinais e sintomas e na faixa etária, podemos identificar 3 categorais de indivÃduos: os aparentemente saudáveis; os que estão em risco aumentado; e os já com doença conhecida. Em relação à idade, classificamos como jovens os homens com menos de 40 anos e as mulheres com menos de 50 anos. Acima dessas faixas etárias, os indivÃduos são classificados como idosos
Aparentemente SaudáveisNão apresentam nenhum sinal ou sintoma de doença e referem não mais de 1 fator de risco principal para doença arterial coronariana
Liberação para o exercÃcio – Os jovens estão liberados para qualquer intensidade de exercÃcio, sem necessitar de avaliação médica prévia. Os idosos devem passar por avaliação médica, somente, se desejarem praticar atividade fÃsica intensa (intensidade de exercÃcio que leve à fadiga em menos de 20 minutos)
Em risco aumentadoApresentam sinais ou sintomas sugestivos de doença, ou dois ou mais fatores de risco principais para doenças arterial coronariana.
Liberação para o exercÃcio – Nesse grupo de risco, a prática de atividade fÃsica intensa sempre deverá ser precedida de avaliação médica. No caso de não haver sintomas sugestivos de doença, as intensidades de exercÃcio leve e moderada (intensidade de exercÃcio que permita que a atividade fÃsica possa ser realizada, com conforto, por 60 minutos) podem ser liberadas sem necessitar de avaliação médica prévia.
Com doença conhecida IndivÃduos com problemas médicos graves conhecidos.
Liberação para o exercÃcio – Qualquer atividade fÃsica deve ser precedida de avaliação médica."
ESTE LINK faz uma distinção entre a avaliação fÃsica e a avaliação médica, para ninguém ser pego depois em discuções retóricas sobre estar entrando no campo do médico.
ESTE LINK traz várias considerçaões importantes e é a posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do esporte.
LEITURA OBRIGATÓRIASe seu atleta em questão tem mais que 35 anos, você vai quErer conferir
ESTE LINKeciste um software para avaliação fÃsica para pegar no superdownloads, não testei ainda, mas merece nossa avaliação