Autor Tópico: Qual o (s) Kata (s) mais pontuados em Competição e porquê?  (Lida 2617 vezes)

Offline Shogun

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Qual o (s) Kata (s) mais pontuados em Competição e porquê?
« Online: Julho 03, 2004, 10:46:46 »
OSS!

Submeto a todos os Karatecas e Budocas a seguinte questão:

Um Abraço

SHOGUN

OSS!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline kaleo

• Full Member
« Resposta #1 Online: Julho 03, 2004, 13:34:43 »
A muito não participo de competições... portanto, não sei dizer.

Mas já reparei que os katás de goju não são tão pontuados quanto os de shotokan... pode ser impressão minha.

[]s

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #2 Online: Julho 05, 2004, 14:29:56 »
Acredito que vai muito da preparação dos arbitros de determinadas federações.
O arbitro a nível estadual é muito facilmente influenciado pelos seus dirigentes técnicos ou seja eles vêm exatamente aquilo que lhe foi explicado e avalian o kata de acordo com as técnicas descritas como ideais.
Fui testemunha de campeonatos onde um sensei muito conhecedor disso orientou seu atleta a fazer um determinado kata pois os arbitros que ali estavam éram todos shotokan da interestilos e davam prioridade pra posição baixa e força no movimento, na ocasião a orientação foi pra que ele executasse o Sochim.
Resultado......o cara foi campeão.
Não sei se fui claro.....se resta duvida quanto a minha opnião estou a disposição.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline junior_budoka

• Jr. Member
  • **
« Resposta #3 Online: Julho 05, 2004, 16:29:05 »
Citação de: "kaleo"

Mas já reparei que os katás de goju não são tão pontuados quanto os de shotokan... pode ser impressão minha.

[]s

E aí Kaleo!!

Essa impressão não é só sua não!! É sua, minha e de Toda a minha academia...rsrsrsrs

Eu acho que isso mesmo que o Luiz comentou, influencia dos arbritos pelo estilo shotokan.

Pode perceber que nas categorias mais baixas os katas que fazem o sucesso das pontuações são os Guekisai. Katas de respiração não tem muito vez não!! Tem que dar uma adaptada.
Eu particularmente não gosto disso, ficar adaptando o kata, onde já se viu isso!! Ou Tem ou não tem uma maneira correta de se executar!!

Offline Bl4cKtH0rN

• Sr. Member
« Resposta #4 Online: Julho 05, 2004, 16:53:58 »
Pois e, na outra academia que eu fazia Goju-ryu, os katas eram modificados sempre, para assim acompanharem os padores de pontuacao. Uma hora o Seienchi tinha Ibuki, outra hora nao, isso descaracteriza todo o kata!

Offline Shogun

• Full Member
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
« Resposta #5 Online: Julho 09, 2004, 17:26:27 »
OSS!  :lol:

Os Árbitros de Katas equipas e Individual são na maioria dos casos 5 cinco árbitros um árbitro-chefe e 4 quatro árbitros assistentes.

Acontece que muitas vezes as pontuações são tendenciosas em virtude de haver por exemplo no painel de árbitros 3 árbitros o estilo Shotokan 1 árbitro do estilo Shito-Ryu e 1 árbitro do estilo Goju-Ryu por exemplo, ora na sua grande maioria os árbitros de Shotokan ou outros, tendem por pontuar mais os atletas competidores do seu estilo em detrimento dos outros competidores de outros estilos, e vice-versa.

É profundamente desonesto o mesmo se passa como os Árbitros que arbitam Shiai/Kumite. O processo muitas vezes é o mesmo ou seja são tendenciosos.

Um Abraço

SHOGUN

OSS!  :lol:
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline Chulien

• Newbie
  • *
    • http://
« Resposta #6 Online: Julho 09, 2004, 17:36:52 »
Engraçado é que eu pensava que os do goju ganhavam mais...
Eu participei de um campeonato apenas e meu sensei falou algo sobre esta questão de mesa, ele disse que uns preferem força outros não.
E uma coisa interessanrte que eu vi nesse campeonato, os árbritos votam mais no estilo diferente do seu. Por ex. o árbitro do goju votava contra o goju.Nós pensamos que porque cda um conhece bem o seu estilo e podia ver melhor as faltas.
oss!!