Autor Tópico: Exame de Graduação ou Comércio de Faixas?????  (Lida 4213 vezes)

User28

• Visitante
Exame de Graduação ou Comércio de Faixas?????
« Online: Dezembro 03, 2004, 10:02:33 »
Caros amigos do Fórum,

O Recente declínio do Karatê do no mundo todo, e especialmente aqui no Brasil, deve-se, entre tantas outras coisas à comercialização dos exames de faixas atuais.Cobra-se caro(em geral o preço de 1 mensalidade), colocam-se alunos totalmente despreparados e mesmo depois destes não demonstrarem nada no exame, pois não tem pratica suficiente, são aprovados, dando-lhes a falsa impressão de que estão evoluindo na arte.Resultado: NUm futuro próximo existirá mais um Faixa-Preta de MENTIRA, que não sabe nada de Karatê.
 Lembro-me perfeitamente onde tudo isso começou.A partir do momento que as FederaçÕes Oficiais do Karatê começaram a fazer seus próprios exames de Faixa-Preta, tarefa que seria mais recomendada aos próprios Professores(devidamente aptos, 3ºDan  acima).
As Federações hoje em dia têm pessoas totalmente despreparadas como examinadores Oficiais e usam do Exame como a maior arrecadadora p/ os seus cofres.
Hoje em dia é raro o Professor que reprova um aluno em exame de graduação. Recentemente estive no Japão, no Honbu-Dojo, e em exame de Graduação Superior quase todos os Examinandos foram REPROVADOS pela falta de qualidade técnica. E olha que dentre eles haviam Professores renomados do Brasil que costumam dizer que em seus Cursos são 6º e 7ºDan respectivamente.
Por que foram reprovados?
Porque na JKA-Honbu Dojo(matriz) o que conta é a qualidade técnica aliada a um forte espírito de luta, o dinheiro não entra na equação.
Então o que fazer por aqui, quando alguns pais, alunos etc,pressionam o Professor para que seu filho faça o exame mesmo sem estar preparado?
Deixe-o fazer e reprove-o imediatamente, mesmo que para isso vc possa correr o risco de perder os alunos.
Mantem-se a qualidade dos alunos, a seriedade do SEnsei e do Dojo e a essência do Karatê será mantida.
Lembro-me num exame da F.P.K num passado próximo, quando do resultado haviam 130 candidatos no total e foram aprovados 132 em boletim enviado aos filiados. Como diria o Jornalista BOris Casoy:
-ISSO É UMA VERGONHA!!!!

User5

• Visitante
« Resposta #1 Online: Dezembro 03, 2004, 11:19:10 »
Boas!

Realmente este tipo de exploração é uma vergonha para o karate.
Vejo este artifício como meio de segurar o aluno na academia, criando no aluno uma falsa ilusão de ser merecedor da faixa.

Imagina a frustração que este aluno terá quando, por ventura, vier a se confrontar com outras academias em um campeonato.

Valeu!

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #2 Online: Dezembro 03, 2004, 12:25:01 »
realmente o que acontece com o karate em muitos lugares é uma vergonha.

Offline junior_budoka

• Jr. Member
  • **
« Resposta #3 Online: Dezembro 03, 2004, 15:34:03 »
Eu sou a favor da reprova,
tem que reprovar pra dar valor

Se não acaba formando um faixa preta sem perspectiva, pois tudo foi muito fácil.
É que nem criança mimada, que tem tudo na mão.
Estraga a pessoa!!!

Neto110

• Visitante
« Resposta #4 Online: Dezembro 03, 2004, 22:44:45 »
Saudações.

Emprimeiro lugar sou contra exames de faixa serem feitos por federações.  Respeito as regras, mas assim que tiver uma chance foi propor mudança disto.

Para ser graduado na faixa preta devemos ter critérios claros e meios de avaliar isto. Muitas federações reprovam ou aprovam baseados em critérios discutíveis.

Se não há calreza não há como fugir da acusação de comércio mesmo.

Advogo critérios muito objetivos: tempo comprovado de treinamento e critérios objetivos além de avaliação por uma banca sim, mas não banca que reprove, mas que comprove a qualidade técnica do candidato.

Se ele tem o nível técnico, pode usar a faixa e a federação registra o grau outorgado pela academia, como é feito pelas universidades: o MEC apenas registra o diploma, mas respeita a autonomia das academiase  o mercado é quem selecionaos profissionais, como os eventos selecionariam os bons dos ainda não tão bons.

É polêmico sim, mas segue um princípio pedagógico: a nota não é do aluno, mas do professor.

User30

• Visitante
« Resposta #5 Online: Dezembro 06, 2004, 10:56:18 »
Além do mais, estas pessoas que GANHARAM faixa preta, podem estar contribuindo ainda mais para que o karate seja cada dia menos respeitado.

Esse sujeito vai precisar usar o karate um dia, e aí ele vai ver que foi enganado a vida inteira, porque nada vai funcionar.

E no jornal do dia seguinte vai vir a manchete: karateca apanha na rua.

Karate é defesa pessoal.

isso é péssimo.

Oss.

Offline lukel

• Full Member
« Resposta #6 Online: Dezembro 06, 2004, 12:33:55 »
eu sou do seguinte pensamento se a maioria dos alunos forem reprovados ou mau a academia e que tem que responder pelos atletas e sou a favor da reprova tambem e sou a favor de ter uma banca sem os professores que estao levando alunos para os exames e os faixas marrons alem da pratica deve saber a teoria como de onde veio quem trouxe o porque e outras curiosidades e filosofias .
Oss.

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
« Resposta #7 Online: Dezembro 06, 2004, 13:18:17 »
Recentemente estive no Japão, no Honbu-Dojo, e em exame de Graduação Superior quase todos os Examinandos foram REPROVADOS pela falta de qualidade técnica. E olha que dentre eles haviam Professores renomados do Brasil que costumam dizer que em seus Cursos são 6º e 7ºDan respectivamente.

Olá,

Por que não citar os nomes? isso pode ajudar a esclarecer as coisas...  Se eles COSTUMAM dizer essas graduações e não são, é importante que se divulgue para que as pessoas não sejam enganadas...

Acredito que para realizar exames de grau, deveriam ser feitos por pessoas neutras... não acho que o professor seja neutro o suficiente para avaliar o aluno... e como federações implicam em politicagem, as federações poderiam trazer gente de fora pra compor a banca... tipo pra examinar alguém do Brasil traz alguém lá da Malásia que não tem relações politicas com ninguém daqui e nunca ouviu falar de nenhum dos examinandos... (a parte das relações politicas é meio dificil... mas achar gente que nunca ouviu falar dos examinandos é bem possivel)

Fazer o kihon/kata da forma homologada pela organização...

E os critérios devem ser apenas técnicos...
    nada de subjetivo... como é que alguém pode avaliar se outro "evolui espiritualmente", se "compreendeu o espírito do kata"??? só se for telepata...

até mais,

Fabio Okuyama

Neto110

• Visitante
« Resposta #8 Online: Dezembro 06, 2004, 20:14:46 »
Vamos rever nossos paradigmas (modelos) a situação atual do karate se prende à adoção de modelos ultrapassados na avaliação.

Avaliação de cultura corporal tem didática, pedagogia, ciência.

Quem ensina ensina norteado por um projeto político pedagógico e um currículo, nos quais estão estabelecidos as competências e os saberes.

O aluno deve estar ciente daqueles objetivos e o trabalho deve ser voltado para ele.

Ao avaliar, se há um objetivo a ser atingido, ele foi trabalhado todos os dias, então ele deve saber o que demonstrar e a apresentação das técnicas não tem segredo algum, ficando apenas o espiritualm o elemento a ser testado (o tão chamado "lado psicológico").

Pensando asssim, porque o professor não pode avaliar o seu aluno? se fosse assim nenhum professor que desse aulas poderia avaliar seus alunos. e não é o que ocorre.

Professores "bonzinhos" são logo discriminados e devidamente tratados pela sociedade.

Uma federação controlando tudo só tem sentido se todos os launos ligados a elas são alunos do mesmo professor ou se todos reconhecem a autoridade do responsável técnico ali presente.

Eu tenho críticas a todos os currículos apresentados até hoje em vários aspectos e o pedagógico é um deles e não é o mais importante. Como vou me submeter a eles ou deixar que meus alunos sejam submetidos a ele?

Por um pretenso reconhecimento "internacional"? A nível internacional as faixas e diplomas de karate valem tanto como as cordas de capoeira: você sempre terá que provar seu valor e geralmente pagar tudo de novo para ser "reconhecido" o que é ridículo.

MInha idéia se mantém: os professores precisam ser melhor formados no aspecto pedagógico e avaliar seus alunos sem medo de reprovar ou aprovar e assumir isto perante a sociedade, que vai se incumbir de dar o seu veredito final e encaminhar ao ostracismo ou ao reconhecimento ou à glória (exagerei... :P ).

O papel das federações seria o de qualquer associação: os afins estariam juntos trocando impressões e experiências. Nunca seria ela a que dita as regras mas ela seria a que integra. Cobrar para que? Todo o trabalho é para as associações e os professores se destacarem. federação forte = associações fracas e isto não dá certo.

bem, estou aberto para as críticas todas. Gosto muito de ler os argumentos de quem pensa diferente.

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #9 Online: Dezembro 07, 2004, 08:45:01 »
Concordo que deva existir uma melhora geral nas avaliações de grau no karate, mas por favor não me venham com a falsa idéia que no Japão é melhor que no Brasil, todos tem ótimas bancas examinadoras e todos tem péssimas.
Será que vcs nunca se depararam com supostos "graduados" do karate japonês que não mereceriam sequer primeiro dan? Pois é... isso acontece no meu ver em quase todo canto do planeta.
Devemos sim discutir, tentar melhorar, dar nossa opinião sem voltar a essa idéia antiga que no Japão tudo é melhor que no Brasil.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
« Resposta #10 Online: Dezembro 07, 2004, 13:15:38 »
Olá,

concordo com o Neto que as coisas em geral não estão muito bem...

O professor não pode realizar o exame de grau/faixa por que atualmente não tem regulamentação pra ser "Professor de Karate"... o cara faz algumas aulas de TKD, Tae Bo, Body Combat (todas tem algum elemento de karate) e resolve abrir uma turma e ensinar "Karate"... vai numa lojinha na esquina compra um kimono e uma faixa preta por menos de cem reais... e pronto! ele está "apto" a ensinar karate...

Professores "bonzinhos" são logo discriminados e devidamente tratados pela sociedade.

humm... não estou muito certo disso... acho que os professores "bonzinhos" formam "faixas pretas" mais rápido e por consequencia são melhores... ahahaha

Uma federação controlando tudo só tem sentido se todos os launos ligados a elas são alunos do mesmo professor ou se todos reconhecem a autoridade do responsável técnico ali presente.

sim, mas era que "era pra ser", não?

MInha idéia se mantém: os professores precisam ser melhor formados no aspecto pedagógico e avaliar seus alunos sem medo de reprovar ou aprovar e assumir isto perante a sociedade, que vai se incumbir de dar o seu veredito final e encaminhar ao ostracismo ou ao reconhecimento ou à glória (exagerei...  ).

a sociedade??? mas a sociedade não entende nada de Karate... certa vez, participei de uma "apresentação de karate" organizada meio que as pressas... e sem treinar antes... apresentamos heian nidan com uma musica nada haver de fundo, o kata saiu tão dessincronizado que parecia que era de propósito... e a "sociedade" presente alí achou "lindo"...

faixas e diplomas reconhecidos internacionalmente?? mas quem precisa disso? só os professores que se propõem a ensinar Karate, para diferenciá-los dos caras que treinaram tae bo e resolveram dar aulas de karate...

Acho que em um mundo perfeito deveria ser assim:
Uma federação define as qualificações técnicas para cada graduação.
O professor apresenta o aluno para ser examinado.
A indicação do professor já é um indicativo que este aluno tem qualificações morais e psicologicas para obter tal graduação.
Examinadores neutros, apenas verificam a qualidade técnica do aluno apenas com critérios objetivos, nada subjetivo.
A federação emite um certificado que é homologado por uma organização internacional (sem necessidade de tradução/validação).

é... as coisas não são tão simples assim...

Fabio Okuyama

Neto110

• Visitante
« Resposta #11 Online: Dezembro 07, 2004, 17:18:14 »
Sua fala foi muito boa Fábio.

A sociedade não sabe os detalhes, ams discrimina sim quando compara.

Aqui na minha cidade tem uma academia aonde as promoções são caríssimas e feitas a toque de caixa. Quando foram convidar atletas para representar a cidade me procuraram 3 vezes (eu recusei as 3) e quando mandei procurar o outra academia eles disseram que o jível lá era (e é mesmo) muito baixo.

Sore o poder das federações: isto é um paradigma equivocado. As federações não podem impor nada.POdem, no máximo, fazer um acordo de cavalheiros (quando há cavalheiros na mesma) para seguir os mesmos critérios.

Bancas examinadoras servem e temos intuição disto: para  reprovar os atletas que o professor não teve coragem d fazer isto até a faixa marron.

Sobre o tae boxe, você está certo me sobre a faixa preta também: quem impede que eu me chame de faixa preta de qualquer coisa? Se perguntarem quem me graduou eu falo: eu mesmo. Como estamos num país livre, quem tentar me atacar por isto vai levar é um processo.

E sobre o conhecimento pedagógico? Isto seria um excelente impedimento para muita gente dar aulas.

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
« Resposta #12 Online: Dezembro 07, 2004, 17:31:02 »
Sore o poder das federações: isto é um paradigma equivocado. As federações não podem impor nada.POdem, no máximo, fazer um acordo de cavalheiros (quando há cavalheiros na mesma) para seguir os mesmos critérios.

ah! sim... faltou dizer isso... em um mundo perfeito uma federação é uma associação de academias, professores, praticantes e atletas de um mesmo estilo ou região que concordam com um determinado conjunto de regras e convenções.

quanto ao pedagogico: não dá pra deixar os alunos (sociedade) escolherem? entre o professor pedagogo e o professor das cavernas?

até mais,

Fabio Okuyama

Neto110

• Visitante
« Resposta #13 Online: Dezembro 07, 2004, 20:42:55 »
podemos deixar sim, mas não podemos fazer uma proposta?

Sobre as federações "mandonas", elas só mandam porque alguém obedece..

User28

• Visitante
Ao Fabio Okuyama
« Resposta #14 Online: Dezembro 07, 2004, 21:28:31 »
Caro Fábio,

Vc me pede para divulgar os nomes dos reprovados no Exame da JKA. Aí vão:
- Prof. Yasuiuki Sasaki de S. Paulo
- Prof. Alfredo Aires-Porto Alegre
- Prof. Gerson de Almeida-S. Paulo

O Prof. Sasaki diz para todo mundo que é 7ºDan JKA,o que não é verdade(ver site www.nkkbrasil.com.br).Em recente exame na JKA ele e os mencionados acima foram REPROVADOS.

- NOS EXAMES DA JKA NÃO EXISTE POLITICAGEM, SÓMENTE SÃO APROVADOS AQUELES QUE REALMENTE MERECEREM SEUS GRAUS.
ELES REALMENTE MANTÉM QUALIDADE NOS SEUS EXAMES.

Sómente para informação, o Prof. Inoue da Argentina literalmente "passou o rodo nos Brasileiros"e foi aprovado para 7ºDan da JKA  no mesmo exame.