Autor Tópico: Ilustrações  (Lida 4672 vezes)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Ilustrações
« Online: Outubro 05, 2008, 07:10:41 »
Oss

Achei isto na pag.  KIMONOS DÔJO .

     

       

     

   

     

não é propaganda achei interessante dar nome e cara a algumas expressões,senão me engano o Samurai já fez isto,mas como não encontrei estou reforçando.

Oss
alberto

yama-Alberto S. Almeida

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Ilustrações
« Resposta #1 Online: Outubro 05, 2008, 18:51:51 »
Qual a diferença do mae gueri keage do mae gueri kekomi?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Ilustrações
« Resposta #2 Online: Outubro 05, 2008, 19:22:52 »
Oss Avi

Keage é qdo damos um '"TAPA" batendo e puxando bem rápido...

Kekomi é com penetração do quadril ou qdo se afunda até o talo para estragar de vez a bagaça  :D :D :D :D :D :D :D :D

Eu vi aí nestas ilustrações o teu mawashi-tsuki ou zuki como diz a fon~etica de Troyman Sensei.

o Kagi-tsuki está muito alto no desenho está mais para mawashi também,pois é mais para o nivel de tronco.

repare também nas grafias de Dachi,já vi Dashi e agora Dati para posições,parece que cada autor faz a tradução que acha melhor ou é compreendido,Troyman ensei deve poder ajudar com isto.

o que interessa mesmo é praticar a postura correta e deixar no coloquial para falar e o formal para quem conseguiu aprender melhor e certo  :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Ilustrações
« Resposta #3 Online: Outubro 05, 2008, 21:00:40 »
Avi

Em um post bem recente falei pro Mountain Man sobre a grafia do nome Gankaku.  Neste post eu expliquei sobre as palavras "mae-keage" e "mae-kekomi".  O quadro do site da Dojo está errado em dois aspectos.  Primeiro não se diz "mae-geri-keage" ou "mae-geri-kekomi", pois "keage" já é a contração da palavra "keri-age" (chute para cima) e "kekomi" já é a contração da palavra "keri-komi" (chute para a frente).  Portanto, "mae-geri-keage" e "mae-geri-kekomi" são pleonasmos, pois "geri-keage" ou "geri-kekomi" seriam com dizer "chute-chute-para cima" e "chute-chute-para a frente".  Segundo, o desenho dos dois chutes estão exatamente iguais, o que confunde o leitor, apesar das setas que tentam mostrar que um chute é ascendente e o outro é para a frente.

Com relação à palavra "dachi" (base), esta é a grafia correta se adotarmos a grafia do inglês que é utilizada internacionalmente.  A grafia "dashi" tem outro significado (caldo de peixe muito usado quando se prepara um miso-shiru - aquela sopa de pasta de soja que acompanha maravilhosamente um bom prato de sushi e sashimi).  O "CH" deve ter a pronúncia "TI" na língua portuguesa falada no Brasil e o "SH" deve ter a pronúncia "XI", daí terem escrito dessa forma no quadro do site da Dojo.

Saudações   ;)
« Última modificação: Outubro 05, 2008, 21:07:33 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Ilustrações
« Resposta #4 Online: Outubro 06, 2008, 05:44:39 »
Oss

não disse,manda quem sabe,obedece quem tem juízo  :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Ilustrações
« Resposta #5 Online: Outubro 06, 2008, 08:21:51 »

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Ilustrações
« Resposta #6 Online: Outubro 06, 2008, 08:30:51 »
Oss!

Oh, muito legal isso....
Mas eu gostei mais desse aqui:
http://www.mushin.hpg.com.br/atemi/Atemi.htm
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Ilustrações
« Resposta #7 Online: Outubro 06, 2008, 20:14:35 »
Amigo Yama,

Ótimas ilustrações que só demonstram uma parte da imensidão que é o complexo karatê, sendo que nas "armas" e nos golpes de mão vemos que ao longo do tempo  muitos "Professores" sempre se restrigiram ao ensinamento do básico do básico por absoluta falta de conhecimento da riqueza que é o karatê, o que é de se lamentar, pois muito poucos fazem kihon, ainda que eventual, utilizando as "armas" em sua totalidade, como acima apresentado, muitos, com certeza, nunca treinaram certos movimentos entre estes que vc apresenta nessas ilustrações.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Ilustrações
« Resposta #8 Online: Outubro 07, 2008, 01:08:47 »
Oss

Foi esta variedade de movtos. que ,me chamou atenção qdo fui tentar conhecer o Shorin-Ryu,nesta escola se usa nos kihons de Shinzato Sensei toda esta  gama de movts.

no Shotokan só vemos esta variedade nos katas.

esta é mais uma razão para se conhecer as bases das escolas, tem sempre mais alguma coisa para se ver,sem menosprezar nada de nada e de ninguém,parace fala de jogador de futebol,mas tudo é para somar,aproveita quem quiser e tiver boa vontade.

e não venham entender errado o que estou falando,só acho que tudo pode ser melhorado qdo se uni a tradição e o moderno,talvez fosse isso que Itosu queria ao mandar Funakoshi Sensei ao invés de Chibana Sensei para a ilha maior.....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Ilustrações
« Resposta #9 Online: Outubro 07, 2008, 10:44:35 »
Olá!
Quando se treina um Kihon,por exemplo oizuki em zenkutsu,treina-se o basico que é a movimentação das bases,como também o tempo e exposão do soco;assim sendo,
automaticamente estamos treinando varios tipos de ataques: teicho nukite etc.
Quando treinamos shuto uke em kokutsu,estamos treimando também varios tipos de defesa e ataques,como por exemplo:uchi uke,nagasshi uke etc;assim como alguns ataques como shuto, haito, tetsui etc.
Os kihons de Karate são aformatados para o basico que sem dúvida,servem para uma variação enorme de golpes.
Porem,existem nos Katas,todas as variações de golpes,para serem inseridos nas lutas,e treinados como bases de kihons; os principais como falei acima.
Mas isso não impede em fazermos um kihon com bases variadas e ataques e defesas utilizando outros golpes além dos básicos.Por exemplo fazer ataques em nukite com a base Kokutsu,neko ashi,Haghetsu ou outra qualquer.
E isso fazemos na Mushin,só que com o devido cuidado para que os alunos com pouca experiência não prejudiquem as bases ou mesmo os ataques e defesas.
Primeiro temos que fazer o melhor com os Kihons básicos,para depois entrarmos em Kihons mais elaborados.
Não sei se consegui explicar ,mas dentro do meu entendimento é assim que funciona na Mushin.     
É por isso que eu afirmo que no Makiwara,treinam-se além dos ataques,também as defesas.
Se não consegui explicar $%&!-se
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.