Autor Tópico: Muito além de Socos e Chutes...  (Lida 7622 vezes)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Muito além de Socos e Chutes...
« Online: Março 31, 2010, 18:49:59 »
Oss,

Cometi a estupidez de ficar  tempo longe das artes marcias (dentre os anos de 2007 e 2009) algo que nunca havia feito desde meus 8 para 9 anos quando pisei pela primeira vez em um tatame. Em meu retorno nesse ano de 2010, tenho buscado não somente a me recondicionar fisicamente mas também, com a mesma intensidade, a um recondicionamento MENTAL E ESPIRITUAL, praticando a meditação. Aí vem minha pergunta?

Quanto se é despendido nas academias de Karate (e outras artes marcias) no ensinamento daquilo que não é golpear e defender? Qual a importância da meditação e da preparação metal e espiritual no desenvolvimento do lutador? Na minha ótica, é um ponto crucial para o desenvolvimento das habilidades de um artista marcial, mas será que, na onda dos UFCs, PitBoys e esteróides anabolizantes, isto está realmente sendo levando em conta?

Oss
      Gustavo

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #1 Online: Março 31, 2010, 19:26:44 »
Dentro do dojo o melhor treino é mais físico que o resto. Acho que o bom professor não separa o físico do espiritual. O resto é papo furado.
Minha opinião.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #2 Online: Março 31, 2010, 19:43:06 »
Não tenho opinião formada (nem em construção!) sobre esse assunto.

Mas e justamente por isso mesmo, seria bom ver o que dizem os mais experientes.

(tópico tem tudo pra ser muito proveitoso, ou partir pras baboseiras de sempre... )
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #3 Online: Abril 01, 2010, 08:46:13 »
Fiz zazem apenas uma vez, num treino na kokushikan com direito a incenso, seguido depois de treino de kata. O treino começou as 23h30 e terminou as 02h00 (da manhã), gostei da experiência.



Ari - Santos/SP

Fabrício Novaes

  • Visitante
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #4 Online: Abril 01, 2010, 09:09:49 »
 A verdade é q a grande maioria dos professores de Karate n tem experiência sobre esse tipo de preparação para passar para seus alunos, justamente pq é uma prática q tbm n foi utilizada por seus professores anteriormente. Eu acredito q n custaria nada ao menos 1 vez por semana trabalhar em cima de um treinamento 'zen' de respiração, tranquilidade e reflexão dentro do dojo. Aqui na academia o máximo q fazemos é o bom e velho 'MOCSÔ'(N SEI SE É ASSIM Q ESCREVE) no fim da aula.
Oss.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #5 Online: Abril 01, 2010, 11:07:28 »
eu falo isso também de "não ter opinião formada" por não saber se eu mesmo estaria aberto a esse tipo de experiência...
sinceramente acredito que não...

Não sou muito chegado nessas coisas...

... pra mim não sei se acrescentaria... penso até que talvez esse tipo de coisa me afastasse da prática.

mas enfim.. não sei... com argumentos sólidos e consistentes, eu talvez mude de opinião, ou melhor, passe a ter uma opinião sobre o assunto... Por isso mesmo, achei o tópico tão interessante!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #6 Online: Abril 01, 2010, 11:11:17 »
Olá!
Acho eu que uma boa meditação nos direciona para um maior auto entendimento,
assim como para uma especie de limpeza mental, que sem duvida nos aperfeiçoa também fisicamente.
Porém após alguns anos de treinamento, nós nos condicionamos a uma espécie de "isolamento do ambiente e do corpo"
 mesmo durante os treinos na Makiwara, de Kihon, Katas e até mesmo (ou principalmente) no Kumite.
Isso é Mushin.
É lógico que eu ainda não etou capacitado para entrar nesse etágio 100%, mas é isso
que me faz aguentar os treinamentos, mesmo doente e com os meus sofridos 65 aninhos.
Oss
Pedro  
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #7 Online: Abril 01, 2010, 11:12:51 »
Onde eu treino também não há um momento especial para este tipo de coisa. É feito o mesmo que o Fabrício Novaes descreveu de forma bem rápida no final da aula; o professor pede para refletir o que foi dado na aula neste momento.

Minha opinião: Acho importante e até admiro quem consegue, porem a nossa cultura é muito diferente e essa idéia de meditação talvez não funcione para nós como funciona para os orientais por exemplo. Acredito até que as formas de meditação sejam diferentes de pessoa para pessoa.

OSS!


Offline João Carlos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 127
  • Votos: +0/-0
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #8 Online: Abril 01, 2010, 11:33:37 »
É um assunto extenso que pode gerar conceitos mais apurados e reflexões mais profundas. Eu, particularmente acho necessario algum momento de meditação no inicio do treino para deixarmos de lado as atribulações diarias e nos dedicarmos 100% fisica e espiritualmente nas atividades do treinamento de Karate e ao final parar novamente e podermos seguir o rumo de nossas vidas com o corpo mais forte e o espirito inabalável.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #9 Online: Abril 01, 2010, 11:54:40 »
Oss,

Pedro sensei colocou o tema com uma visão muito interessante. A meditação Zen é uma pratica de limpeza mental. esvaziar a mente... Isso requer prática e não necessariamente é fundamental estar em posição de Lótus com incensos e sininhos... socando makiwara, executando um kata, isso pode ser feito junto com a prática.

Para quem acha que é o mesmo que ficar no fim da aula quietinho, na verdade não é. Acredito que deve ser ensinado. Essa pratica juntamente com técnicas de respiração é um santo remédio para muita coisa. Não só para desenvolver habilidades marciais. falo por experiência, acredito que cura até doença.

Ao meu amigo vinteedois digo que isso de nada irá lhe atrapalhar, pelo contrário, basta iniciar a prática.

Tenho visto o tema como um antagonismo pois, buscamos a harmonia de corpo e espírito, mas tenho visto as artes marciais trabalhar muito o corpo e pouco o espírito.

Oss.
      Gustavo

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #10 Online: Abril 01, 2010, 13:07:10 »
Há um símbolo na escrita japonesa, traduzido pelo Okuda Sensei em 1975, que significa:
"Karatê é Zen, em pé".
Ricardo

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #11 Online: Abril 01, 2010, 15:39:15 »
Uau!!!!

Mais uma do Okuda Sensei que é sensacional.

Está eu não conhecia ainda. Obrigado por compartilhar, DElia Sensei.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #12 Online: Abril 02, 2010, 23:53:32 »
OSS, A TODOS...

A "meditação" é uma introspecção do indivíduo consigo mesmo!
Logo, na minha humilde concepção sobre autoconhecimento, não vejo sentido na pratica meditativa em grupo "DôJô".
Fazer o ato meditativo quando o Sensei nos convoca a fazê-lo será inútil, porquê a nossa mente estará perturbada e repleta de indagações.
O ato meditativo deve ocorrer quando o nosso intimo nos diz a fazê-lo, não em hora e lugar marcado ou por imposição de outros.
............
"Meditar não é refletir, mas esvaziar a mente. O silêncio desperta a alma, e a mente vazia nos leva ao autoconhecimento. O não-fazer nos prepara para o que deve ser feito" (Sidharta Gautama)
..............
Não há segredo em meditar, o grande segredo está em "por quê" meditar, quando compreendermos isto, todo o mais será irrelevante.
 
OSS...
« Última modificação: Abril 04, 2010, 22:35:50 por A. HIGINO »

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #13 Online: Abril 03, 2010, 00:57:09 »

"Karatê é Zen, em pé"
Como dar sentido prático à esta frase?
Faça Kihon durante pelo menos uma hora (até sentir o corpo se "apropriar"), à partir daí escolha dois movimentos e passe a executá-los, sem deslocamento, em sequência e  de forma ininterrupta ... se houver execução adequada em ritmo e intensidade a "cabeça" esvazia e o corpo adquire "vida" própria.
O Karatê é autosuficiente e empresta seus benefícios a quem o respeita, e o pratica de verdade!
Alcance o ZEN através dos caminhos do Karatê (alguém conhece o têrmo Karatê-dô?).
 
Oss

PS Somente karatecas que conseguem executar 2.400 movimentos em duas horas poderão tentar trilhar este "caminho".
Na minha visão o resto é "perfume".
« Última modificação: Abril 03, 2010, 09:25:12 por DElia »
Ricardo

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Muito além de Socos e Chutes...
« Resposta #14 Online: Abril 05, 2010, 18:11:54 »
Oss,

Achei excelentes os comentários de DElia e A.Higino. Somente vou divergir da opinião comentada no que tange na parcela de responsabilidade do professor em apresentar ao aluno o que digo que vai além de chutes, socos e defesas. Isso faz parte da filosofia e portanto parte do Karate. A prática de um condicionamento espiritual não se inicia sozinho, alguém deve fazer isso pelo iniciado. E ao contrário do que foi dito, pode deve ser feito em coletivo, o que não pode é obrigar o aluno a participar, apenas recomendar.

Aos interessados no tema segue um site legal: http://zen.dharmanet.com.br/index.htm

Agora vou para o treino...

Oss.
      Gustavo