Autor Tópico: SENPAI & KŌHAI – Respeito e dedicação  (Lida 2269 vezes)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
SENPAI & KŌHAI – Respeito e dedicação
« Online: Maio 04, 2010, 01:31:23 »
Oss

excelente texto de Daniel Sensei,contido em seu blog......

http://pintokaratedojo.wordpress.com/2010/04/16/relacao-entre-senpai-kohai-%E2%80%93-respeito-e-dedicacao/

tem matérias excelentes no Blog dele.

            http://pintokaratedojo.wordpress.com/

Oss
alberto
« Última modificação: Maio 04, 2010, 03:02:12 por yama »
yama-Alberto S. Almeida

Fabiano Santos

  • Visitante
Re:SENPAI & KŌHAI – Respeito e dedicação
« Resposta #1 Online: Dezembro 15, 2011, 17:21:47 »
OSSS

       entendo q senpai e kohai tem algo a ver com irmao mais velho e irmao mais novo, mas tenho uma duvida no q se refere a hierarquia propriamente dita, no caso, quando temos varios companheiros de treino q usam a mesma graduação. sou faixa marrom e gostaria de saber dos companheiros "quem é quem" dentro do dojo, ou seja, qual a minha posição, por ex. , com relação aos meus colegas q tabem sao faixa marrom....  ? quem é kohai e senpai? como me comportar dentro dessa hierarquia?

    Agradeço antecipadamente a todos e quero dizer tbm q é minha primeira postagem dentro de um site de artes marciais, mas ja venho acompanhando atraves dos feeds a maioria dos topicos aki do site há alguns meses.
 
    OSSSS

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:SENPAI & KŌHAI – Respeito e dedicação
« Resposta #2 Online: Dezembro 15, 2011, 18:20:40 »
Não posso dizer no karate Brasileiro, pq estou a anos parado, mas quando treinei kendo, essa relação era levada muito a sério! Como no kendo tudo é padronizado conforme a tradição do kendo japones, essa relação é a mesma no mundo todo. Pessoas com as mesmas graduações se tratam com respeito mútuo, um sempre dando lugar ao outro, cedendo ao outro, colocando o outro como mais apto que si mesmo, não existe kohai e senpai entre graduados do mesmo nível. O senpai tem a obrigação moral de ajudar, ensinar e cuidar do kohai, e o kohai tem a obrigação moral de respeitar, obedecer e sempre ceder o seu "lugar" ao Senpai.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:SENPAI & KŌHAI – Respeito e dedicação
« Resposta #3 Online: Dezembro 24, 2011, 12:15:17 »
Olá!
Caro Fabiano Santos, muito bom o seu questionamento,
pois o que leio e escuto de tempos para cá, são preocupações
de pessoas que  ainda não estão prontas para receber o Karate.
Existe uma diferença em "estar pronto para treinar" Karate e
"estar pronto para receber" o Karate.
Quanto ao seu questionamento aconselho a se servir do seu Sensei,
que ele certamente vai mostrar o caminho.
Karate não é só Kihon, Kata e Kumite, é também etiqueta que contém disciplina
com educação e respeito.
Oss
Pedro 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:SENPAI & KŌHAI – Respeito e dedicação
« Resposta #4 Online: Dezembro 24, 2011, 18:18:28 »
Qdo comecei no Judo, ainda criança, isto era muito respeitado! Até para beber água utilizávamos essa hierarquia, hj as escolas de Judo no Brasil deixaram isto muuuito de lado. O Karate tenta manter estas tradições e relações de respeito e hierarquia, mas as pessoas só levam a sério bagunça e desrespeito...disso o brasileiro gosta!

Na minha opinião, isto só é necessário qdo a pessoa não sai de sua casa com valores bem formados, mas isto é um outro assunto!

Boa postagem...

OSS
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Fabiano Santos

  • Visitante
Re:SENPAI & KŌHAI – Respeito e dedicação
« Resposta #5 Online: Janeiro 07, 2012, 17:35:10 »
Caros tsuki, Pedro e mestre Luciano,
 
    Vcs devem saber o q são feeds... pois bem eu uso... mas depois q eu li o post do tsuki não havia recebido os tais feeds do Pedro e do Mestre Luciano. Estava eu agora tirando uma duvida e voltei a este tópico e me deparei com os respectivos posts então só resta eu pedir desculpas pelo "atraso" e agradecer as respostas de vcs e daqueles que porventura vierem a postar dando continuidade ao topico.

 um forte abraço e claro.... OSSSS!!