Saudações a todos!Lyoto treina com gente vinda de toda área, mas isso só faz enriquecer seu Karate.Ele sabe que o Karate - ainda - não se desenvolveu para ringues.Você poderia ter enriquecido seu Karate com um clinch percussivo, com uma ênfase em chutes com a junta entre o pé e a canela e com um método de treinamento voltado para ringues. É nisso que o Muay Thai pode contribuir com o Karate.Mas além de pegar um professor de $%&!, abandonou seu sistema. Deu no que deu.
O que eu percebo é que cada vez mais estamos vendo faixas pretas de tudo quanto é arte marcial achando que só porque chegaram lá, podem ser professores. Lembrando que nem sempre aquela faixa preta está lá por mérito, e sim por pura ganância das federações em arrecadar taxas de exame e anuidades.Nós podemos notar isso facilmente quando vemos por aÃ, faixas pretas executando fundamentos básicos, como um gedan-barai em zenkutsu dachi, com movimento mole e base sofrÃvel. Vemos por aÃ, faixas amarelas e vermelhas que mal sabem executar um Heian Shodan ou sequer sabem a diferença de um uchi uke pra um soto uke, e mesmo assim, continuam a passar de faixa em faixa, vemos "competidores" de Kata com movimentos frouxos, sem kime. Isso não é "privilégio" só do karate...Eu fico pensando: uma hora, esses faixas amarelas e vermelhas vão chegar à roxa, marrom e finalmente a preta. Que tipo de faixa preta vai ser um caboclo desse? Que tipo de Sensei vai ser um cara desse? Provavelmente vai ensinar tudo que ele aprendeu durante sua trajetória no karate: nada. Eu só tenho a lamentar que tanto o Karate quanto as demais artes tenham se tornado tão comerciais. Por outro lado, isso valoriza ainda mais os Dojos que ainda ensinam o verdadeiro Karate.Oss.