Autor Tópico: Isso vai dar discussão boa!!!!  (Lida 3898 vezes)

marascas

• Visitante
Isso vai dar discussão boa!!!!
« Online: Abril 14, 2005, 15:44:42 »
Só para refletirmos. Ouvi essa teoria não lembro onde, mas é mais ou menos assim:

Imaginemos um carro antigo, anos 50....
Agora um carro moderno, cheio de segurança, alto desempenho e conforto. Como se chegou a esses modelos???
Resposta; A COMPETIÇÃO NA FÓRMULA 1
Tudo é testado antes nas corridas. E se funciona e melhora o desempenho dos carros de corrida, depois se usa nos auto-móveis comerciais.

Offline Yano

• Sr. Member
  • Votos: +0/-0
    • http://
« Resposta #1 Online: Abril 14, 2005, 20:28:43 »
Eu não vou me extender muito na argumentação.

Só digo uma coisa... o carro antigo dura mais... !

Afinal de contas Karate é ou não é pra vida inteira ?

Mr Kenji Yano - The Last Samurai
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>

Neto110

• Visitante
« Resposta #2 Online: Abril 14, 2005, 23:07:28 »
O "teste" das técnicas de karate foi feito nas lutas de vida e morte. O karate que chegou até nós sobreviveu.

Algumas técnicas foram introduzidas e não foram testadas em situação real só em situação artificial de "competição" e as regras da competição ao invés de testar elas mutilam muito do espírito da arte.

Quando iniciei no karate me explicaram que o golpe Ippon era o golpe que em situação real mataria o adversário. Fiquei pensando: "como se sabe isto?" E estou pensando até hoje, mas acho que entendo melhor, poruqe já sei um monte de situações que certamente nem machucar machucaria.

marascas

• Visitante
« Resposta #3 Online: Abril 15, 2005, 10:03:00 »
Olha só pessoal, já temos o que discutir! Assim o fórum não fica monótono...

O exemplo acima dos carros de corrida é apenas um exemplo banal. Falar em competição, podemos falar em luta real como competição, ou mata ou morre. A competição existe de qualquer forma. Claro que na defesa pessoal em épocas remotas se testou as técnicas melhores para matar, ou pelo menos se defender contra vários adversários, armados ou não. Nas competições esportivas, se melhora as técnicas de pontuação apenas para melhorar cada vez mais, principalmente nas próprias competições, onde nem tudo servirá para auto-defesa...

Mas depois que o Karate foi codificado e metodizado por Funakoshi e Nakaiama, nunca mais fizemos testes de sobrevivência. As técnicas são as melhores, mas as metodologias de treinar e executar é que precisamos desenvolver, algumas para competição, outras para auto-defesa.

Temos que concordar que muitos golpes no kihon ou mesmo nos katas não têm aplicação eficiente. Treinamos e usamos por força da tradição. Oi Zuki ainda se via nos campeonatos antigos, mas hoje em dia se vc atacar oi Zuki, além de menos eficiente que o guiaco, te abre muito para o contra ataque. Isso foi descoberto nas competições...
Veja o Uti Ukê, nunca vi ninguém usar em luta... O Nagashi Uke tem a mesma função e é muito mais eficiente...

HAJIMÊ!!!

Offline Sawamur

• Jr. Member
  • **
    • http://
« Resposta #4 Online: Abril 15, 2005, 10:27:55 »
Marascas,

tenho uma opinião muito PESSOAL sobre competiçÕes de Karatê.
 Para aqueles que falam que o Karate não é competição aí vai o meu pensamento. Lembro-me de que quando criança, participava de algumas competiçÕes de Natação, esporte evidentemente muito diferente de luta e mesmo assim, chegava na hora dava uma tremedeira imensa, que acabava atrapalhando o meu desempenho.
Assim foi também com o futebol, equitação e outros esportes de que participei em forma de competiçÕes.
Com o Karatê não é diferente, acrescente-se o fato de que agora temos um adversário pela frente, que muitas vezes DESCONHECEMOS.
Quem é que entraria numa competição de Karate não dando o máximo de si??
O máximo, significa, golpes fortes, velocidade máxima etc....
O problema todo não está nas competiçÕes, e sim, na avaliação dela, por juízes mal-preparados e em atletas muitas vezes também mal preparados tecnicamente.
O segredo está no Dojo, todos os dias treinos fortes e focus 100%  no treinamento.
Quando os Samurais saiam p/ a batalha não seria essa uma forma de competição?
Então é natural que os esportes ou artes de combate também o tenham.
Desconheço um atleta sequer que ache agradável a sensação anterior a uma luta de Karate de competição.
Ganhará aquele que estiver melhor preparado, mentalmente e fisicamente.

Sawamur

K A T S U M O T O

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #5 Online: Abril 15, 2005, 11:03:44 »
A sensação antes da luta varia muito dependendo do seu conhecimento sobre o adversário.
Existe uma fase que vc participa tanto de competição que acaba conhecendo todos seus adversários da sua categoria e raras vezes aparece alguem que surpreende.
Vivi momentos em que havia apenas um ou dois adversários com que deveria me preocupar e entrava completamente confiante para lutar com os demais (as vezes me deparava com as raras surpresas).
Não tenho problema algum citar o nome dos atletas que me deixavam até de perna bamba quando sabia que estavam na minha chave (Geraldão, Jefferson, José Carlos, Zuza) mas também tenho certeza que deixei muitos outros de pernas bambas tambem.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Neto110

• Visitante
« Resposta #6 Online: Abril 15, 2005, 11:24:48 »

"nunca mais fizemos testes de sobrevivência"

Sobrevivência marascas não é ficar vivo é estar melhor. Quando acabou a 2 guerra os americanos ficaram felizes por terem "dominado" o Japão, algumas décadas depois grande parte dos Estados Unidos era de japoneses fora a invasão de carros e outros artigos japoneses no mercado americano e mundial.

Uma arte que só prepare para dar socos e chutes é bem limitada. O grande ponto do karate é preparar para a vida de um modo geral e é isto que significa filosofia, modo de vida.

Melhorar a pontuação é melhorar reflexos, valoroso, mas reflexos rápidos nem de longe é uma habilidade que precisa ser levada ao máximo para se sair bem na vida.

Sobre o OIzuki, é questão de arbitragem. Como os árbitros tem levado as lutas eles incentiva os golpes que você falou, mas existem outras regras e modos de arbitrar e pode caber um oizuki sim.

Jefferson

• Visitante
« Resposta #7 Online: Abril 15, 2005, 12:26:09 »
Boas!

A competição é natural na história da humanidade, a lei da sobrevivência é uma competição onde só os mais fortes ficavam. Na nossa sociedade ela está inserida com mais voracidade no mercado de trabalho, onde faz com que a pessoa esteja num aprimoramento constante para permanecer no mercado.

No Karate isso não é diferente, a competição é natural, seja direta ou indiretamente. Direta quando se diz respeito a cometição em si, indireta quando estamos treinando e fazemos de tudo para nos superarmos, é uma competição com nós mesmos. Ambas trazem benefícios para o praticante, pois é o momento em que pode ser posto a prova o resultado do treino.

Concordo com o Roberto sobre a qualidade dos árbitros, a competição em si traz benefícios, o problema é a visão dos árbitros. É a competição que colocamos em prática o auto-controle que tanto é falado nas artes marciais, cai naquilo que o Roberto escreveu sobre a natação.

No meu ponto de vista, o grande preparo do atleta está em "saber perder". Digo isso pois tem pessoas que quando estão ganhanho está tudo bem, é só perder uma luta para acabar sua carreira, devido ao descontrole. Tem outras que sempre atribuem a derrota a outros fatores externos e não reconhecem a superioridade do adversário.

A grande competição, repito é conosco, isso é valido!!

Valeu!!

Offline kaleo

• Full Member
« Resposta #8 Online: Abril 15, 2005, 13:16:07 »
O bacana dessa discussão é ver que, quando se diz que não se gosta de karatê competitivo, na verdade está se referindo à arbitragem ou aos dirigentes.

Pelo que podemos ver, os que treinam karatê tradicional não desmerecem as técnicas do competitivo, como muitos devem pensar. O problema todo está em na cordenação do mesmo, e até os karatecas competitivos concordam com isso.

Ou seja... muitas vezes brigamos, discutimos e xingamos por ter as mesmas opinões, vista de lados diferentes, fazendo a mesma coisa: karatê.

Outra coisa interessante que notei neste tópico, é a sensação comum sentida no momento antes da luta. Eu também tenho este mesmo problema (apenas quando disputo), a nível que chega a me atrapalhar na luta. Há algum tempo, cheguei até abrir um tópico aqui, relatando uma competição que disputei logo que fiz meu exame para shodan, e a desenvoltura completamente diferente dos dois. Cheguei a ficar extremamente decepcionado comigo mesmo... mas depois superei.

Depois disso, notei que tenho problemas com qualquer disputa... independente qual seja. Vocês já viram alguém bater dentes num torneio de xadrez? Pois eh... acho que vou me internar. Um doido que luta karatê não deve ser muito bom pra sociedade.   :D

Abração.

Jefferson

• Visitante
« Resposta #9 Online: Abril 15, 2005, 13:35:22 »
Certa vez, vi uma entrevida do Schummacher, e o entrevistador perguntou a ele se ainda sentia "aquele frio na barriga antes da corrida".

Ele respondeu que sim, e quando não mais sentisse essa sensação, deixaria as pistas.

Só para ilustrar,  Kaleo, você não está sozinho. Hehehehe
Valeu!

Offline kato

• Newbie
  • *
« Resposta #10 Online: Abril 15, 2005, 14:01:57 »
Bah esse nervosismo antes de lutar é $%&! . O cara acaba lutando bem pior que nos treinos. No meu tempo de taekwondo competia quase todo mes e uma coisa boa que aprendi com o meu mestre foram exercicios respiratorios , acho que nem são de TKD deve ser yoga e tal mas funcionam.

Offline kato

• Newbie
  • *
« Resposta #11 Online: Abril 15, 2005, 14:02:20 »
Bah esse nervosismo antes de lutar é $%&! . O cara acaba lutando bem pior que nos treinos. No meu tempo de taekwondo competia quase todo mes e uma coisa boa que aprendi com o meu mestre foram exercicios respiratorios , acho que nem são de TKD deve ser yoga e tal mas funcionam.

marascas

• Visitante
« Resposta #12 Online: Abril 15, 2005, 16:08:54 »
O nervosismo antes da ação é bom. Claro, se for bem aproveitado e usado para nosso benefício. Cientificamente, é uma herança genética de nossos ancestrais que precisavam sobreviver contra animais feroses e a natureza das épocas primitivas. Acontece uma liberação de substâncias químicas no organismo como exemplo a adrenalina (Neto que é médico, socorro!!) entre outras. Um aumento da capacidade pulmonar, o coração bombeia mais sangue e os vasos sanguíneos se dilatam para permitir melhor desempenho em lutar ou correr para fugir.
Isso permite você fazer proezas que jamais conseguiria em estado normal. Nos dias atuais chamamos isso de de tensão e estresse, mas nas Savanas Africanas a milhares de anos era a diferença entre sobreviver ou morrer...

Ps> Tenho mais 30 competições na bagagem... e mesmo assim a cada novo evento são umas 5 idas ao banheiro antes de começar a lutar.... rsrsrsrsrsrs

marascas

• Visitante
Depoimento:
« Resposta #13 Online: Abril 15, 2005, 16:14:06 »
Depoimento do Professor Silvano Brando, no grupo de karate shotokan do Yahoo em uma discussão semelhante:

"Pratico karatê a um bom tempo e já tive a oportunidade de avaliar a
diferença tremenda entre grupos de karatê extremamente tradicionais que repudiam a competição e outros que a tem como única meta. Estes grupos tem pontos muito fortes de um lado porém possuem um abismo do outro. Em todas as artes marciais prégasse o equilíbrio, assim é em tudo na vida e não seria diferente no karatê. As competições são prejudiciais quando o karateca
somente visa a vitória sobre o outro e não sobre si. Meus alunos nunca vão à uma competição com o simples objetivo de vencê-la, isso é uma concequência.
O objetivo maior não é superar o outro mas sim nossas dificuldades, nossas limitações. A competição nos dá a oportunidade de confrontarmos nossos alunos com pessoas desconhecidas, com habilidades que eles não conhecem, causando assim uma sensação parecida a um combate real, onde eles deverão controlar seu espírito não deixando que o nervosismo tome conta de seu corpo para que possam usar o máximo de suas capacidades. Esses é o maior desafio
em uma competição, fazer o seu melhor hoje, e na próxima conseguir fazer melhor ainda, vencendo ou não.
Fora isso as competições dão a oportunidade de conhecermos novos estilos ou aprendermos mais sobre o nosso com intercâmbios entre academias que se conhecem em competições e combinam de treinarem juntos algum dia. Esses eventos dão a oportunidade de conhecermos um mundo além de nossas academias e de mostrarmos para o público um pouco de nossa arte.
Por isso digo que precisamos das competições, não devemos deixar de lado a essência do karatê, NUNCA, porém devemos fazer uso desse recurso para popularizarmos a arte, conquistar cada vez mais a sociedade nos fazendo ver através destes eventos.
E através deles embutirmos em nossos alunos e espectadores desses eventos os princípios e valores tão importantes no karatê.
OSS

Silvano Brando"

Offline alexandre

• Newbie
  • *
« Resposta #14 Online: Abril 15, 2005, 16:51:31 »
Oss.

Graças a Deus nunca precisei usar o karatê para me defender ou defender os meus!

Prefiro a recomendação de usar a cabeça para não chegar em uma situação limite, mas...

( 1 )
Vejo muito se falar de defesa pessoal e karate serem duas coisas distintas... Mas as técnicas que aprendemos no karate não podem ser utilizadas sem muitas mudanças na defesa pessoal?

Este não seria um campo de batalha para testarmos se determinda técnica é ou não eficiente?

Acredito que a polícia tem treinamento de defesa pessoal. Então não seriam eles a dizer quais as técnicas mais apropriadas e eficientes?

( 2 )
Eu entendo que em uma competição, se encarada como um teste pessoal, não importando se se ganha ou se perde e sim para avaliar o seu desempenho, será de grande valia, sim.

Mas quanto a mutilação das técnicas para poder ficar mais "seguro" ou bonito para atrair público, é no meu ver, muito desastroso para a nossa arte marcial.

Gostaria se possível de esclarecimentos para o primeiro ponto.

Oss.

Alexandre Lacerda
2º Kyu Shotokan
lexandre Lacerda
2º Kyu Shotokan