Autor Tópico: Federações de Karate no Brasil,minhas considerações.....  (Lida 7027 vezes)

Offline Sawamur

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
    • http://
Caros amigos do Fórum,

Aí estão as minhas consideraçÕes sobre diversas organizaçÕes dirigentes do Karatê aqui no Brasil:

-ITKF (KarateTradicional)- Técnicamente, a mais forte organização do Karatê no Brasil, manteve os principais Professores Japoneses unidos e principalmente formaram excelentes Mestres Brasileiros, talvez melhores ainda que os seus antecessores Japoneses. Instituiram Cursos de Formação de Profissionais do Karate, o que fez desta Federação a mais respeitada técnicamente falando.Tem como líder mundial o Gênio Hidetaka Nishiyama.

-WKF (Ex-Wuko)- Aqui no Brasil entidade exclusivamente política, mantëm alguns nomes de destaque, porém não tem uma política de fortalecimento técnico  do nosso Karatê.Até agora só encheu o bolso de alguns dirigentes.Não é escola, e sim, entidade promotora de Torneios e Campeonatos.

-JKA do Brasil-Organização nova aqui no Brasil, iniciada em 1996 com  a ajuda direta do Mestre Masahiko Tanaka do Japão, ainda não é Federação, e sim Instituto de estudos do Karate Shotokan.Tem em sua diretoria sómente Professores Japoneses em cargo vitalício.
Ainda fraca administrativamente,mas com potencial para crescer, haja visto existirem muitos Professores renomados em seu quadro de membros. A JKA hoje em dia é somente forte no Japão,pois a sua política arrogante afasta novos membros.

-JKS do Brasil (IJKA)-Organização encabeçada por Mestre Uriu, pequena na quantidade de membros, devido à manutenção do poder estar numa pessoa só. Emite certificados do Japão diretamente da matriz da Japan Karate Shotokai do Mestre Asai. Aqui no Brasil está representada pela CBKS(Confed. Brasileira de Karate Shotokan).

-Karate Interestilos- Em termos de organização e promoção de Eventos e Campeonatos a melhor do Brasil e a que tem mais filiados,devido à liberdade dada aos novos membros.
Seu Líder, Prof. Oswaldo Messias faz um trabalho excelente na divulgação e promoção dos Eventos.Impecável até na premiação, com excelentes e bonitos Troféus e medalhas, muitas vezes manufaturados no Exterior.
O ponto fraco da organização é sua Direção Técnica.

FKP-Liderada pelo grupo do SEnsei Marcio Fuscaldo, tem como Presidente o Prof. Antonio Lemes.Federação que cresce dia a dia, com uma ótima administração e muito unida no Interior no estado de S.Paulo.
Esteve por algum tempo ligada à WSKA do Sensei Kasuya.

Ficaria agradecido se os amigos do fórum pudessem acrescentar ou manifestar suas opiniões...

SAWAMUR. :D

K A T S U M O T O

Jefferson

• Visitante
Federações de Karate no Brasil,minhas considerações.....
« Resposta #1 Online: Abril 25, 2005, 12:48:24 »
E a FPK e a CBK ?

Valeu!!

Neto110

• Visitante
« Resposta #2 Online: Abril 25, 2005, 15:46:37 »
A CBK já foi comentada sob o título WKF e a FPK é ligada a ela.

Nada a comentar.

marascas

• Visitante
Visões diferentes:
« Resposta #3 Online: Abril 25, 2005, 16:37:55 »
Respeito a todas as opiniões. Menos de que a Interistilus é a maior em quantidade. São dados mentirosos que eles divulgam na internet. Eles são minoria e ainda se dividem em duas federações parecidas, uma do Osvaldo Messias e outra do Fernando!!!

Quanto à JKA - Tradicional não entendo, se a JKA é uma entidade educativa, como eu mesmo percebi no curso internacinal em 1999 onde participei com mestre Nakaiama, Sasaki, Machida, etc... Porquê estão próximos apenas da Tradicional? E porque fazem competições se não é uma federação? Eu gostaria de ter mais contato com a escola JKA, mas evito muitas vezes por motivos políticos. Quero apenas aprender Karate, mas não concordo com a idéia de ter que seguir um "mestre" que vai dizer o que tenho de fazer...E me parece às vezes que alguns Japoneses querem ter monopólio dentro de suas organizações...

Ah! Faltou falar da SKI do Kanawaza...

Mas com relação à WKF/CBK tenho a dizer que sua administração política vai passar... E apenas para constar. Óbvio que cada um de nós sempre acha que a SUA entidade é a melhor, portanto, apenas vou citar algumas vantagens que acredito serem positivas de ser filiado a CBK WKF, já que as negativas já foram citadas acima:

1) É sem dúvida a maior em números de filiados;
2) Está em TODOS os estados do Brasil com suas respectivas Federações Estaduais;
3) É o único órgão oficialmente reconhecido pelo COB e COI e demais ministérios do governo como entidade de administração do Karate. Por isso usa apenas o nome KARATE. Outras federações precisam utilizar um adjetivo do tipo"karate interistilus" "karate xxx"...
4) Programas do governo que destinam verbas para projetos sociais ou atletas:
a) Bolsa Atleta;
b) Lei Agnelo-Piva (2% das receitas das loterias para o esporte brasileiro);
c) Representam o Brasil nas competições Oficiais;
5)  CBK não explora seu dinheiro como muitos pensam. Os faixas pretas pagam apenas R$ 50,00 de anuidade para a CBK mesmo sendo 1º ou 9º Dan!!!! E as taxas de exames de graduação de Kyu são super baratas, permitem ao professor sobreviver muito bem, se assim desejar. Cada federação têm autonomia para fazer as coisas do seu jeito, de acordo com os seus costumes locais e o nível financeiro de cada estado;
6) LIBERDADE isso é o melhor! Não precisamos seguir um mestre "PAPA" que acha que sabe tudo. Apenas treinamos Karate. E podemos treinar com quem quisermos sem sofrer cariações por isso.
7) A CBK é uma federação esportiva. Claro, por isso só organiza políticas e competições. As associações e grupos de Karate, que devem preocupar-se com a formação filosófica do Karate. Se não o fazem não é culpa da CBK, mas todos são livres para organizar Gashucos, encontros, torneios, cursos, etc;

Gosto de Federações que sentem orgulho de seu nome. Respeito a Tradicional porque usa o nome tradicional e preserva o Karate. Mas tenho repúdio das pseudo federações que surgiram depois e ficam mentindo para seus alunos que são as únicas...
Acho que poderia existir apenas 3 linhagens de organização: A WKF para Karate Esporte, com objetivos de Olimpíada. A Tradicional para quem deseja manter as raízes; E o Karate de contato para quem quizesse dar porrada nos MMA.. Ou melhor aindadeveria existir apenas uma Federação e todas as demais ser transformadas em ligas, onde poderiam ter estatutos e objetivos próprios.  Assim, seria um só Karate.

Mas isso não vai acontecer, não no Brasil!!!!
Talves se o COI enxotar algum esporte do progarama olímpico e aceitar o Karate para 2012, a WKF abra as portas e tente um negociação justa para formar uma grande família. Mas não sei como ficará a questão das graduações, tem gente que funda uma federação em um dia na faixa marrom e aparece em outro no 3º Dan! Isso não poderá ser aceito.

Neto110

• Visitante
« Resposta #4 Online: Abril 25, 2005, 19:50:49 »

Apenas treinamos Karate. E podemos treinar com quem quisermos sem sofrer cariações por isso.

Isto não sei se é verdade. A CBK retalia sim de um modo esperto e sutil mas ainda sim cruel. naõ sei avaliar as outras informações sobre ela. Mas eu não gostaria de estar num agrupamento de professores que expurgou de seu meio grande número de pessoas que sabia karate por um motivo não divulgável publicamente.

Sobre o interestilo não ser o maior, sinto muito mas eu conheço a estatística aqui no meu estado: em Goiás e ele é o maior aqui sim: o maior numero de academias estáligadas à interestilo ou do Osvaldo Messias ou do outro ou do prof. Furusho.

A WUKO é localizada apenas em Goiània e mais 2 cidades. O tradicional tem mais 4 ou 5 cidades e o mestre Uriu só tem Goiània. (umas 3 academias só).

Como é a realidade de seu estado? Se cada um postar sua realidade poderemos avaliar.

Sobre a Interestilos já foi uma opção, mas concordo que: é cara, não tem mestres de Karate que se destaquem, só competições e um nível de combate que me agradou (ao menos no meu estado).

Neto110

• Visitante
« Resposta #5 Online: Abril 25, 2005, 20:04:43 »

3) É o único órgão oficialmente reconhecido pelo COB e COI e demais ministérios do governo como entidade de administração do Karate. Por isso usa apenas o nome KARATE. Outras federações precisam utilizar um adjetivo do tipo"karate interistilus" "karate xxx"...

Reconhecimento é conversa, perante os órgãos oficiais os mais organizados é que tem acesso. No meu estado a Federação ligada à CBK não é a única (por vezes nem frequenta) o caminho das verbas oficiais. No nível local se ve a credibilidade e a orgnização e não a que mega-organização a pessoa fala que é ligada. Vários eventos de karate das seccretariaas de esporte já foram administrados pelo tradicional  pela interestilos... papo furado este argumento.

Sobre ser ligado ao COB e COI já falamos, não vou repetir.

Offline Yano

• Sr. Member
« Resposta #6 Online: Abril 25, 2005, 20:22:53 »
Marascas,

dentre as muitas besteiras que eu acho que vc falou, a maior delas foi a de poder treinar onde quiser, e com quem quiser.

Ter um professor, um Sensei, um Mestre, é fundamental para todo praticante de budo. Vc sempre tem que estar ligado a alguém que sabe MAIS do que vc... que tenha MUITO a te ensinar. E aí a sua parte é de apenas ser um bom aluno.

Esse papo de trenar hj com fulano, amanhã com ciclano, depois com beltrano... não vai levar ninguém a lugar nenhum. Vc não irá conseguir sugar nada de nenhum deles.

Mr Kenji Yano - The Last Samurai
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>

Neto110

• Visitante
« Resposta #7 Online: Abril 25, 2005, 20:23:02 »

4) Programas do governo que destinam verbas para projetos sociais ou atletas:
a) Bolsa Atleta;
b) Lei Agnelo-Piva (2% das receitas das loterias para o esporte brasileiro);
c) Representam o Brasil nas competições Oficiais;

Isto é interessante mesmo se não fossem a maior fonte de corrupção, é fato que a maioria destas verbas se perdem da finalidade servindo bem para fomentar muita coisa mas não o esporte em si.

Sobre representar o Brasil nas Competições oficiais eu teria que perguntar qual delas? Qual competição esta confederação representou o Brasil? Olimpíadas? Melhor falar representar o brasil nos panamericanos como esporte em teste. É oficial mas é um pouco diferente  de "competição oficial"

marascas

• Visitante
« Resposta #8 Online: Abril 25, 2005, 23:30:52 »
Como eu já disse antes:
Cada um de nós vai morrer jurando que suas idéias são as melhores e seu Karate é mais "legal"...

Mas Yano, se você achar correto seguir os Japoneses, tudo bem. Seja feliz!!! Mas saiba que por mais que se esforçar nunca será reconhecido como um deles!!! Eles ignoram quem não é Japonês. Isto é fato!
Só fazendo uma plástica, puxar os olhos e cortar um pedaço do pinto. Assim talvez a gente tenha uma chance de ser um deles...

Eu tenho Sensei sim, mas ele não me proíbe de treinar em outros locais. Não foi sobre isso que falei. O que tentei dizer foi que a WKF não tem um único " CHEFE " que determina que o dedão do pé direito deve ser voltado a 47,555º no movimento 2 do heian shodan e todo mundo tem que obedecê-lo sem contestar...

Quando falam que alguém cometeu erros, é culpa de CBK. Mas quem erra são pessoas e a maioria das pessoas que fez $%&! já saiu mesmo e fundou outra entidade. Um entidade é apenas uma droga de documento, um escritório e talvez alguns computadores. Isso não é o problema. O problema são as pessoas. E onde tem mais gente, tem mais pilantra por metro quadrado. Onde tem menos filiados, matematicamente também tem menos picaretas... O fato é que tem gente que precisa ser o centro das atenções e sempre ter razão para poder viver! Graças a Deus eu não sofro desse mal. A CBK é uma $%&!, pronto admito! Mas eu continuo a gostar de onde estou e jamais trocaria, nem por dinheiro, nem por status e nem por um 3º ou 5º Dan como aconteceu com propostas que alguns picaretas fizeram a um amigo meu , caso ele saísse da CBK e se ligasse na..xxx... Aqui fiz muitos amigos e me sinto em casa. Meu Karate está sempre evoluíndo, estou sempre aprendendo, isso não depende de Federação, depende da humildade de cada um de nós apenas.

Sobre a Interistilus, nem existe federação estadual aqui no RS, Tem apenas uma academia em todo o estado, mas que participa por Santa Catarina por que aqui, está sozinho.
Aqui tem a FGK (CBK) com mais de 120 clubes filiados, a Tradicional cujos dados eu desconheço, uma tal FREE-STILE com meia dúzia de academias e uma "Federação Nacional" deles com sede em uma cidade do interior, onde ocorrem seus "Campeonatos Brasileiros"... Também lá em Porto Alegre tem um Karate de Contato Toshinkai que eu desconheço, mas eles afirmam que lutam em desafios contra o pessoal do Moy Thai por aqui... E o resto eu nunca ouvi falar!

Em minha cidade, Santa Maria com 300 mil habitantes temos:
7 Dojôs WKF
1 Dojô Tradicional
1 dojô Interistílos (único no estado pelo que sei até hoje...)
2 Dojôs Free-Style Jyu-Do-Ryu Karate-Dô

Ps.: Alguém do Tradicional conhece o Professor André Bondarengo?
Ele me falou que treina com Machida. Atualmente ele não dá mais aulas...

marascas

• Visitante
« Resposta #9 Online: Abril 25, 2005, 23:38:33 »
Olha o que acabei de ler em um artigo sobre relacionamentos interpessoais:

"Uma pessoa convencida contra a vontade, conserva sempre a opinião anterior"

Offline Sawamur

• Jr. Member
  • **
« Resposta #10 Online: Abril 25, 2005, 23:39:18 »
Marascas,

Não se esqueça que o Karatê é japonês,portanto para que vc treine realmente o Karatê, conforme ele é entendido, a cultura, costumes, técnica e tudo o mais, tem que aceitar o fato de que eles inventaram a arte e portanto, são os Mestres.
Vc treina um Karate já com influencia Ocidental, respeito isso e acho que ninguém tem nada a ver com o que vc gosta ou não.
Se vc tivesse que comprar um Mercedes Bens 540 preferiria um autêntico Alemão ou compraria um fabricado por aqui???
Se vc optou pela 2 opção, o problema é seu....
Com o Karatê é a mesma coisa, o Nakayama SEnsei deixou um Karatê perfeito, não existe nada mais em técnica a ser desenvolvido.
Dizer que quem observa e respeita a tradição é puxa-saco é no mínimo faltar ao respeito com o Tradicional Karate que conhecemos.

Sawamur.

K A T S U M O T O

marascas

• Visitante
« Resposta #11 Online: Abril 25, 2005, 23:56:50 »
Roberto,
... Eu respeito a tradição, não me entendeste direito ou eu não fui claro o suficiente...
Mas o próprio Katsumoto, andou revelando que a maioria dos Japas querem ter o controle remoto na mão, não é verdade?

Sobre o Karate do Nakaima, sim ele deixou quase perfeito mesmo. Sorte sua ter bebido água direto da fonte. Mas esse não é caso da maioria de nós que aprendeu Karate com imigrantes Agricultores com conhecimento básico de Karate...

E quanto a técnicas de luta...Isso evolui muito, mas muito mesmo! Principalmente na Europa.
E quanto as didáticas de ensino...Também evoluímos.
O próprio Nakaiama fez muito pelo Karate, creio que todos esses Grandes mestres não gostariam que ele fosse apenas repetido da mesma forma pela eternidade. Assim como eles acrescentaram,  ao primitivo TODE... Nakaima fala em seu livro "The Best of Karate" que o Karate foi cuidadosamente estudado por grandes mestres em sua história e hoje temos ele no seu melhor estado final em relação a os Katas. O papel dos novos Karatecas será evoluir no Kumitê.

marascas

• Visitante
« Resposta #12 Online: Abril 26, 2005, 09:16:37 »
Ah! Me esqueci de citar, aqui no RS têm algumas academias também do CBKS - Conf. Bras. de Karate Shotokan. Acho que é uns 3 Dojôs...

Neto110

• Visitante
« Resposta #13 Online: Abril 26, 2005, 11:02:32 »

Cada um de nós vai morrer jurando que suas idéias são as melhores e seu Karate é mais "legal"...

Mais legal não, o karate que praticamos, só isto. cada um gosta do que faz e isto é saudável. Os que não gostam do que fazem entram em conflitos e depois vão consultar comigo... :D

Idéias melhores não.Sóa as nossas idéias. É saudável compartilhar. Já passei horas conversando com um pastor protestante e quando ele me convidou para ir na igreja dele declinei gentilmente informando-o que tinha outra posição religiosa, no caso frontalmente contrária à dele, ele ficou muito asusstado prorque esperava uma posição agressiva de minah parte quando recebia outra coisa. Me reservo o direito de não atacar ninguém mas de compartilhar idéias.

Sobre a conversa com o Yano, bem, achei apelação. Haveriam outros argumentos concorda?

Sobre a questão do dedão, eu vou compartilhar com vocês o que falo com meus alunos e gostaria de críticas:

Existe um modo certo de fazer um movimento e todos os modos diferentes estão errados. Veja seu professor ou um mais graduado e imite-os. Na dúvida, pergunte, se você está diferente, está errado..

Bem, esta fala, se está certa, e acredito que está, torna inválida sua argumentação e gostaria muito de conseguir entender isto diferente, pois não teria que buscar as referências originais como tenho feito hoje por convicção e entendo que é bem diferente de aceitar que outro tenha o controle remoto da situação.

Os japoneses no Brasil querem ter o controle porque, bem, não vem ao caso, não é da sua época, nem da época de praticamente ninguém aqui. O Sawamur sabe a história o Yano sabe, o Gustavo-RJ viveu esta história e os demais não sei.

Quando falam que alguém cometeu erros, é culpa de CBK.

Não é erro da instituição, mas ela tem um presidentre vitalício que vem implementando uma "limpeza ideológica" nela desde que assumiu e o resultado desta limpeza ideológica é isto que a atual geração de faixas pretas vê: uma conformação com o status quo e um incômodo com os que pensam diferente.

Quase leio na mente dos faixas pretas mais novos da CBK:

Porque eles não ficam conosco?

O que ocorreu de tão grave para que eles não voltem para a célula mater do karate?

A CBK é uma $%&!, pronto admito!

Discordo de você, como organização ela é boa, o problema é a administração e os rumos que estão dando para a divulgação do karate e a postura diante do "norte técnico" pregando as informaçãoes que você nos ilustra que o karate europeu é superior ao japonês.

Uma informação que tenho neste sentido é que os europeus que entenderam romper com os japoneses acabaram mais cedo ou mais tarde rompendo com todos os limites que acompanhavam e passaram a usar roupas coloridas, adotaram outro sistema de marcação de ponto, depois mudaram o nome da arte porque notraram que não era mais karate...a este respeito quero alertar que é o que vejo ocorrendo lentamente com o karate a nível mundial sob a tutela dos europeus.

Sobre seu relato, concluo que a CBK é somerana aí.legal, vamos ver outros estados.

Offline Sawamur

• Jr. Member
  • **
« Resposta #14 Online: Abril 26, 2005, 11:28:23 »
Néto,

Como sempre..... Perfeito em suas augumentações....Parabéns...

SAWAMUR

K A T S U M O T O