Autor Tópico: Federações de Karate no Brasil,minhas considerações.....  (Lida 7054 vezes)

marascas

• Visitante
Federações de Karate no Brasil,minhas considerações.....
« Resposta #15 Online: Abril 26, 2005, 11:43:52 »
Perai! Na Europa não se usa kimonos coloridos nada!
Isso deve ser coisa de alguns. O ligados a WKF tem um karate muito forte isso sim. E mesmo tenfo rompido ideologicamente com os japoneses, tecnicamemte eles têm cursos quase todo o mês com mestres japoneses. Sei disso porque vi o currículo de um Francês que está morando temporariamente por aqui...

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #16 Online: Abril 26, 2005, 11:55:05 »
Acho que o Marascas tem razão...

Está os campeonatos mundiais para servir de prova do que ele está dizendo.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

marascas

• Visitante
Aumente a sua linha!
« Resposta #17 Online: Abril 26, 2005, 12:04:00 »
Augusto e demais membros do fórum,
ME DESCULPEM!

Mas fico indignado quando alguém tenta apenas criticar minha organização, sendo que todas têm seus pontos negativos e também positivos é claro. Mas como parece a maioria dos membros ativos aqui é ANTI-CBK e então só citam as merdas da CBK e quando têm algo de bom, de modo geral tentam minimizar e achar um desculpa para não reconhecer isso. Eu não quero converter ninguém a se filiar em minha federação! Não sou pastor! Quero apenas um pouco de ponderação.

No livro "O Zen nas artes Marciais" (Joe Hyams), embora o livro seja menos do que eu esperava, encontrei um ótima parábola para esse assunto:
O mestre desenhou duas linhas no chão:

VOCÊ            --------------------------------
ADVERSÁRIO -----------------------------------------------

-COMO FAZER PARA DIMINUIR A LINHA DO ADVERSÁRIO?

O aluno pensou muitas maneiras como cortar, apagar, riscar a linha do adversário...
Mas então o mestre falou:
- É sempre melhor aperfeiçoar e reforçar a sua propria linha ou conhecimento do que tentar cortar a linha do adversário.

VOCÊ            -------------------------------- ----------------------
ADVERSÁRIO -----------------------------------------------

Parece que às vezes as pessoas agem dessa forma, ao invés de se preocupar consigo e tentar melhorar e mostrar as coisas boas de sua organização, perdem seu tempo falando mal dos outros...
Isso não adianta! Confesso que muito aprendi nessas discussões e muitas vezes admito que estava errado. Mas quando alguém é  provocado e contrariado, jamais muda seu modo de pensar, pelo contrário, fortalece seus argumentos para tentar provar que tem razão.

Muito produtivo o tópico. Vamos citar mais dados a respeito de todas as federações ou escolas possíveis para termos melhores informações e um panorama geral do Karate no Brasil. Também seria bom coletar dados a nível mundial.
Com ética,  respeito e cortesia, ainda poderemos ir muito longe!

OSS!

Neto110

• Visitante
« Resposta #18 Online: Abril 26, 2005, 12:55:19 »
A juventude é que impede de ver o que eu disse sobre as organizaçãoes que se afastaram do Karate. Só para citar, você conhece a história da WAKO? È dela que estou falando. Veja a história dos fundadores dela.

Mas fique tranquilo, eu poderia estar na WUKO se fose minha vontade, tenho muitos amigos dentro dela, mas nada retira dela as nódoas que ela tem e eu reconheço. Não posso deixar de comantar sobre elas quando vejo ela ser pintada de santinha quando de santa ela não tem muita coisa, por mais que seus dirigentes queiram doutrinar seus admiradores do contrário.

Vou ao trabalho e volto para continuarmos a discussão. Concordo que é ótimo conversar assim.

Offline Yano

• Sr. Member
  • Votos: +0/-0
    • http://
« Resposta #19 Online: Abril 26, 2005, 20:17:42 »
Marascas,

Karate é assim mesmo... se o pé tem que ficar 90º no Kokutso, é 90º. Não é 89 nem 88... se fizer 89 tá ERRADO.

Só existe uma forma certa de se fazer Kihon e Kata ! Isso é aquilo que chamam de busca da perfeição... e só entende isso, quem gosta de TREINO, não quem gosta de COMPETIÇÃO !

Em tempo... só por curiosidade... vc escreve Nakayama com " I " ... é proposital ????

Mr Kenji Yano - The Last Samurai
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>

Neto110

• Visitante
« Resposta #20 Online: Abril 26, 2005, 21:40:10 »

Mas como parece a maioria dos membros ativos aqui é ANTI-CBK

Tenho que discordar de você de novo neste ponto. O Sawamur postou comentários pertinentes de todas as organizações. O de ruim da CBK/WUKO é e pronto, ocmo o de ruim de meu karate é e pronto ou eu mudo ou eu fico reclamando de quem insiste em apontar o defeito.

No caso, você é filiado a ela e não seu dono não misturo você com a organização que você participa e não acho que ninguém aqui está querendo mudar a idéia de ninguém, só conversando.

Quando vamos aprenser algo é comum porém surgir esta sensação ruim de que tiraram o solo debaixo de nososs pés: é o que antecede o aprendizado.

Offline Myagi

• Newbie
  • *
    • Myspace Verbbo
« Resposta #21 Online: Abril 27, 2005, 00:39:09 »
Nossa quase um ''complô'' contra o marascas,
Brincadera pessoar, mas numa coisa deve-se respeitar que é o fato do karate ser um esporte mundial e não mais puramente japones, o budo é o tesouro da arte, por isso respeitar e conheçer as raizes é de suma importancia, mas não podemos simplesmente barrar a evolução, a competição por mais repudiada que seja por alguns a partir dos padroes da WKF é a maior e mais conhecida, isso gera uma organização maior e não 5 campeonatos mundiais igualmentes reconhecidos , e graças a  liberdade de estilos e linhagens cedida pela organização o karate pode evoluir sem restrições de algum semi-deus no comando.

Offline Lusitano

• Full Member
« Resposta #22 Online: Abril 27, 2005, 10:20:44 »
Nobres Colegas.

O engraçado é o seguinte, a maioria sabe das minhas opiniões sobre a CBK, mas mesmo assim faço parte dela porque só estando perto é que terei alguma chance de difundir meu pensamento, e tem mais, é a unica entidade do karate brasileiro reconhecida peo COI, a unica a dar referencias para o programa do governo "Bolsa Atleta", agora com certeza que poderia melhorar e muito a CBK poderia, mas precisaria de "Pessoas" se todo mundo que tiver uma desavença se afastar fica complicado, dá a impressão de que quem ficou é que está completamente certo!! o que nem sempre é verdade, mas quem fica continua com as vantagens de ter uma federação "Grande" e mais vantagens do que desvantagens, prova disso é o numero de associados e os reconhecimentos internacionais, não podemos apenas querer mudar, temos que respeitar as coisas que não podemos mudar, nem que seja temporariamente até achar o momento e a forma certa para poder mudar!!

Abraços!!

Deni Bravo/Ass. Gaviões/Lusitano
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Neto110

• Visitante
« Resposta #23 Online: Abril 27, 2005, 11:34:08 »

o fato do karate ser um esporte mundial e não mais puramente japones, o budo é o tesouro da arte, por isso respeitar e conheçer as raizes é de suma importancia, mas não podemos simplesmente barrar a evolução, a competição por mais repudiada que seja por alguns a partir dos padroes da WKF é a maior e mais conhecida

O karate é praticado a nível mundial, mas não é um esporte mundial. As referências  do karate são todas japonesas, naõ referênicas técnicas, mas as referências culturais que o caracterizam.

Considerar as raízes´não é barrar evolução, memso porque evolução tem que ser pensada: evolução nos critérios de quem? Evolução em que aspectos?

se todo mundo que tiver uma desavença se afastar fica complicado, dá a impressão de que quem ficou é que está completamente certo

Sua fala inicial é coberta de razão: ficar para fazer diferença, mas lembre-se que só se faz difernça quando a estrutura permite isto e a estrutura da CBK foi feita para perpetuar uma linha de pensamento e não para permitir evolução.

Agora, é importante lembrar que muita gente não saiu, foi praticamente colocado para fora. Os novatos nem sempre sabem o que foi a ascenção ao poder deste grupo que domina o pensamento da CBK hoje.

Este tipo de fala minha é mansa perto das idéias de alguns a diversidade era enorme e no meu entender muito enriquecedora para o conjunto, a ascenção ao poder de um grupo inibiu todo este grupo que não tinha mais voz ativa nem no campo político nem no campo técnico.

Imagine você: sai de seu país para divulgar o karate, vem para outro país e outra cultura está fazendo seu trabalho e num instante ouve que quem manda não é você.

O "mando" político eu a´te concordaria em questionar, mas e o técnico, que para mim é o mais importante? Este professor faz o que? Criar um nicho de poder é a opção aceitável. Ficar é .... hmmmmm como falaremos?..... covardia?(esta palavra não está me soando adequada por favor me ajudem a encontrar uma substituta)

Offline Luiz

• Hero Member
« Resposta #24 Online: Abril 27, 2005, 11:41:25 »
Realmente seu ultimo paragrafo não ficou claro Neto...

Mas se entendi bem ficar como foi citado pelo Lusitano jamais poderia ser tomado como ato de covardia muito pelo contrario.

Ato de covardia seria ficar e aceitar as coisas como estão o que não é o caso dele, nem meu, nem do Marascas pelo que vi.

Plagiando uma frase ja dita, covardia seria sair para ser cabeça de rato ao invés de ficar sendo calda de leão.

Oss...

Luiz

Neto110

• Visitante
« Resposta #25 Online: Abril 27, 2005, 12:22:18 »
Não Luiz, não é de vocês que falei, falei dos mestres que perderam o poder com uma canetada.

Tods nós outros somos alunos diretos ou indiretos de algum professor japonês no campo técnico e foram eles que tiveram que tomar esta decisão, nós só assistimos.

Sobre esta fala, de cabeça e cauda, bem, o número não é critério de muita coisa, temos uma das maiores em termos de número sociedades científicas do mundo em várias áreas do conhecimento, mas elas não representam nada em termos de excelência quando comparadas a outras que são menos numerosas mas mais eficientes.

NO karate vejo o mesmo: cada sociedade tem seus valores mas o número nem sempre é critério para alguma coisa.

Offline Myagi

• Newbie
  • *
    • Myspace Verbbo
« Resposta #26 Online: Abril 27, 2005, 12:54:33 »
Neto,
a minha intenção ao dizer que o karate é um esporte mundial foi no intuito de demonstrar que a arte está presente nos 4 cantos do planeta, e em relação a respeitar o budo e a raiz cultural da arte é de SUMA importancia para a sobrevivencia dos valores e objetivos do karate, mas assim como no japão o conhecimento é passado para frente, portanto não vejo mal algum em o karate evoluir a partir do ocidente, mas isso só é possivel  mantendo a tradição o respeito e a gratidão das pessoas que iniciaram, voce não pode ser um exemplo disso??
Ao contrario doq voce concluiu eu afirmo novamente, sem a tradição e o respeito as origens o karate é totalmente descaracterizado.

Espero ter sido mais claro :D

Abraços

Offline Lusitano

• Full Member
« Resposta #27 Online: Abril 27, 2005, 13:49:57 »
Nobres colegas

A Parte política eu concordo plenamente com vcs, tem que mudar!!mas a parte técnica eu discordo, tem muita gente boa por lá, e o que tem prevalecido são realmente os melhores atletas, (com algumas exessões), na seleção feminina estao de tecnico agora o Geraldão e o Miltom, na masculina continua o Zeca, e no Kata está o Genival, em relação aos atletas tem sempre aquele protecionismo mas não estão conseguindo segurar por muito tempo, vou citar um caso que conheço de perto sem querer denegrir a imagem de ninguem, foi na escolh para o mundial do México, no Kata masculino, estavam querendo levar o Jurandyr, mas quem tinha direito a vaga era o Marco Aurelio, porque é o atual bi-campeão Brasileiro e campeão da seletiva, mas os próprios atletas sabiam disso e no dia da convocação só compareceu o Marco Aurélio, ou seja, não é mais todo mundo que se submete, os próprios atletas tem bom senso, por isso é que acho que as coisas vão mudar!!Em relação as tradições pelo que vejo elas são seguidas e respeitadas, ninguem sai inventando movimento  novo em kata, tá todo mundo tentando seguir a padronização da WKF para as competições, e se a forma é discultivel o que é inegável é que com a padronização vai acabar as "invenções", agora no shiai tá todo mundo cada vez mais rápido!!e cabe aos arbitros "interpretar" as regras direito,, porque elas são muito boas e seguem exatamente o que foi proposto nas primeiras regras de kumite e acrescentam apenas pontuações mais "apropriadas"privilegiando o golpe mais complexo e difícil de ser aplicado, quanto aqo contato, sempre existiu o "SUM DOME" e continua existindo, as boas arbitragens não caem mais nos "Teatros" armados pelos atletas que fingem contusões, claro que tem suas exessões!!

Abraços!!

Deni Bravo/Ass. Gaviões/Lusitano
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Offline Luiz

• Hero Member
« Resposta #28 Online: Abril 27, 2005, 14:57:29 »
Assino embaixo...

O Geraldo e o José Carlos são da minha época e são excelentes atletas.

Oss...

Luiz

Neto110

• Visitante
« Resposta #29 Online: Abril 27, 2005, 15:41:51 »
Opa, discussão de bom nível à vista....

Sobre a evolução: "Considerar as raízes não é barrar evolução, mesmo porque evolução tem que ser pensada: evolução nos critérios de quem? Evolução em que aspectos?"[/i] isto ainda não recebeu resposta.

mas a parte técnica eu discordo, tem muita gente boa por lá,

NInguém falou isto. A questão técnica apresentada em minha fala nada tem a ver com o atleta da vez... o bom agora, mas sim à referência dele. Um bom lutador não é perigoso, perigoso é o técnico que formou aquele lutador (por isto a grande briga entre algumas artes para poder falar que dominam os campeonatos de MMA), pois um lutador tem uma vida útil curta em comparação ao técnico que pode formar dezenas de atletas e quanto mais idade, mais experiente ele é.

Sobre os técnicos nacionais serem melhores aí não posso falar nada, eu sou o técnico de meus atletas e sei minhas falhas e virtudes. Nenhum apteta amador ganha de nenhum atleta que treina em ritmo profissional, o que pode até parecer bonito, mas não é coerente com nossa prática: o karate é um esporte amador e as confederações citadas aqui são todas administradoras de karate amador.

De um profissional não se espera menos que o máximo e o melhor. Falar que é "muito bom" para alguém que atua profissionalmente é nada. Profissional tem que ser excelente.Se é amador, aí podemos fazer descontos.

sem a tradição e o respeito as origens o karate é totalmente descaracterizado.

Estamos de completo acordo aqui.

em relação aos atletas tem sempre aquele protecionismo mas não estão conseguindo segurar por muito tempo,

A situação citada por você mostrou bem que os atletas tem aprendido o BUDO (ou bom senso?) mas de novo é um exemplo de que a administração não o tem.