Autor Tópico: Kendô  (Lida 5949 vezes)

Offline Katsuo

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
    • http://fotolog.terra.com.br/paulotsuge
Kendô
« Online: Junho 02, 2005, 23:45:37 »
Alguém aí pratica kendô?

OSS

Offline Yano

• Sr. Member
    • http://
Kendô
« Resposta #1 Online: Junho 03, 2005, 11:50:24 »
Tá maluco japonês?

Por acaso o site chama kendo.net ?

hehe... vai com calma.
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>

Offline Katsuo

• Newbie
  • *
Desculpas
« Resposta #2 Online: Junho 03, 2005, 12:23:28 »
Yano, desculpe por ter postado este assunto no local errado. Foi uma falta de atenção ao postar.
 OSS

marascas

• Visitante
Kendô
« Resposta #3 Online: Junho 04, 2005, 00:03:44 »
Yano!!!
Pega leve com o cara ai, ele é novo no fórum. Não fez a pergunta por maldade (pelo menos eu acho...).

E quantos de nós pratica ou já praticou alguma outra Arte Marcial como complemento ou além do Karatê?

Offline Yano

• Sr. Member
Kendô
« Resposta #4 Online: Junho 05, 2005, 11:41:27 »
Marascas,

obrigado por me ensinar como cuidar dos kohai da academia Brazil JKA.

Atenciosamente,

Offline biancuzzi

• Full Member
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Kendô
« Resposta #5 Online: Junho 05, 2005, 13:24:16 »
hauhauhauahu

Tóma!!!!
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

marascas

• Visitante
Obrigado!!!
« Resposta #6 Online: Junho 05, 2005, 16:27:13 »
Entendi !!!
Obrigado por me ensinar! Eu não fazia idéia disso. Vai ver é por isso que em meu Dojô todo mundo se respeita de igual para igual. Vou já já acabar com isso e implantar o seu sistema. Obrigado! Valeu mesmo!!! De agora en diante, é com desprezo e arrogância que devemos tratar os inferiores...
Foi muito importante esse aprendizado com você "Mr. Danilo"...

Offline biancuzzi

• Full Member
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Kendô
« Resposta #7 Online: Junho 05, 2005, 20:55:12 »
Falae SR. "SUPERIOR".
hahuahuahua

Quer dizer que por ser Kohai é inferior???
ai ai ai

Nunca ouvi tanta asneira!
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

marascas

• Visitante
Kendô
« Resposta #8 Online: Junho 05, 2005, 22:51:17 »
8O

Offline Katsuo

• Newbie
  • *
Kohai?
« Resposta #9 Online: Junho 06, 2005, 03:47:18 »
Eu não sei o que significa kohai, mas não acho que o Yano quis me inferiorizar pelo comentário. Não me senti ofendido.
 Quanto ao respeito dentro de um dojô, posso afirmar que dentro da academia Brazil JKA existe respeito, e além disso amizades mútuas. Isso é fundamental para se aprender bem qualquer arte marcial.

OSS

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Kendô
« Resposta #10 Online: Junho 06, 2005, 09:15:23 »
Em um Dojo, o sistema de Sempai/Kohai está baseado naquele que tem treinado mais tempo, que possui mais experiência, o Sempai, e aquele com menos experiência o Korai.O Sempai tem responsabilidades pelo desenvolvimento do Kohai e o este tem responsabilidades por cuidar das necessidades dos praticantes sêniors. O Kohai sempre leva as bolsas do Sempai, por exemplo, e o Sempai nunca tentará escapar da responsabilidade de oferecer conselhos e críticas para o Kohai.

O sistema de Sempai/Kohai é regulado por "Mibun" que é o código de direitos e responsabilidades. Ninguém pode ter autoridade absoluta em cima de outro sem uma parte concomitante de responsabilidades distintas. Ou seja todos devem aceitar seguir o código.

"Mibun" leva com isto uma restrição implícita na ingenuidade e ações dos juniors. Do júnior é esperado que apresente idéias engenhosas abnegadamente ao superior . E é esperado que o superior em cargo esteja seguro que o júnior adquire o crédito por essas iniciativas. Um júnior pode criar ou propor um novo método de treinamento , por exemplo, uma nova ginástica para aquecimento. Se o superior em cargo gostar da idéia proposta, ele será franco contando aos outros que o júnior dele inventou isto. Assim, o júnior adquire crédito pela idéia dele e o superior em cargo adquire crédito por ter um bom e fiel júnior. Por outro lado, se um júnior inventa algo novo e começa a usar isso, procurando admiração e elogio pessoal, ele será considerado " uma unha encravada", e o superior em cargo deverá chamar sua atenção ou até tomar medidas diciplinares.

Assim este é um sistema que prega o respeito mútuo e proveitoso para ambos. Afinal pode-se aprender ensinamdo, no caso do Sempai, e aprender de uma forma mais rápida e descontraida, no caso do Kohai.

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
Kendô
« Resposta #11 Online: Junho 06, 2005, 09:58:19 »
Após ler alguns posts desse tópico gostaria de compartilhar uma outra informação.
 Nesse final de semana, conheci um Brasileiro, filho de Japoneses que estudou e treinou Karate no Japão nos anos 80. Treinou primeiramente na Universidade Takushoku(a mais forte Universidade no quesito treinamento de Karate) e depois na Matriz da JKA.
Ele me relatou como eram duros os treinamentos na Universidade Takudai(como é conhecida), e principalmente como os Kohai(1º anistas) eram tratados pelos Sempais. Literalmente eles tinham que limpar o Dojo antes e depois dos treinos, além de estarem a disposição dos seus Superiores o dia todo, carregar seus pertences e fazer tarefas para eles.
Muito dos sempais ao adentrar o Dojo para treinamento, cuspiam no chão sómente para ver seus Kohais correrem para enxugar a malcriação deles e ai de quem não ajudar.
Eu realmente não concordo com um Tratamento desses, e recentemente estive envolvido em algumas discussões em outros fóruns mostrando minha indignação quanto à trotes de qualquer espécie no Karate do.
Na Takudai, na época em que esse meu novo amigo treinou lá, um praticante morreu e outro ficou com sequelas após ser OBRIGADO a beber com seus sempais até quase desmaiar e a partir daí foi espancado aaté a morte. A Takudai fechou o Dojo por 15 anos por causa deste episódio,que não foi o unico em sua história.
As vezes me pergunto porque é que o povo Japonês é tão educado, será por causa de sua educação?
Se fosse assim, o Brasil deveria copiar o modelo, pois tem um monte de gente aqui, corruptos em geral que precisavam mesmo de uma baita surra para respeitarem os cidadãos de nosso país.
O que sei é o seguinte:
Não sou ninguém para julgar Costumes dos outros,mas que no Japão o sistema funciona, funciona......
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

marascas

• Visitante
Kendô
« Resposta #12 Online: Junho 06, 2005, 11:56:53 »
(Esquecendo as brincadeiras acima, agora falando sério...)

Katsumoto,
veja como é importante saber o que acontecia tambem no Japão. Eu antes pensava que a educação deles era perfeita. Claro, é 1000 vezes melhor do que a nossa, mas também é passível de erros, afinal são humanos!

Mas a questão que espero levantar ao fórum agora é mais ou menos assim:

Os costumes e tradições do Karate-Do são em maioria os costumes locais da cultura Japonesa. Mas vamos analisar o Karate hoje em dia como um fenômeno mundial. Então:

- Quais regras de conduta são realmente imprescindíveis para o desenvolvimento do Karatê-Do, segundo seus princípios, e quais regras podemos deixar de lado, pois se tratam apenas de regras utilizadas pelo povo Japonês de modo geral, até mesmo o Japonês que não pratica o Karate segue por tradição de seu país e não como parte do Karate-Do??

Não sei se fui claro o suficiente, mas em meu ponto de vista cito os exemplos fatores importantes que me surgem no momento:

1. A NOMENCLATURA: visando o intercâmbio entre paises de línguas diferentes em cursos, competições e literatura;
2. HIERARQUIA: é importante, mas não em excesso ou abuso...
3. RESPEITO;
4. GRATIDÃO;
5. HONRADEZ;
6. PERSISTÊNCIA

Esses são alguns valores advindos da cultura Japonesa, que interpreto como POSITIVOS para nós. Mas existem algumas características peculiares que podemos considerar próprias a adequadas apenas a eles e não se encaixam em nosso meio, e até muitas vezes em pleno ano de 2005, talvez não sejam mais aplicadas nem mesmo no Japão, visto que evoluiu muito e nossa influência cultural japonesa no Brasil foi inserida ainda nas décadas de ...50 60 70...

Offline Katsuo

• Newbie
  • *
Trotes
« Resposta #13 Online: Junho 06, 2005, 17:00:08 »
Eu estudei num colégio interno em Pompéia - SP, onde os bagaços(calouros) sofriam trotes por um ano, até passarem para o segundo ano e começarem a mandar, claro, com permissão do terciro ano.
 Alguns trotes eram realmente fortes, podendo ser chamado como "torturas". Uma vez fizeram com choques elétricos, para que conseguíssemos passar para a cama(beliche) de cima, sem tocar a cama de baixo. Outras eram interrogatórios(geralmente quando sumia alguma coisa do pessoal do terceiro ano) com exercícios físicos por algumas horas e surras quando se reclamava.
 Havia também sempre a galera espancando os bagaços. Era raro ficar um dia sem apanhar, praticamente sem motivo algum.
 Porém alguns trotes não eram ruins e alguns até serviram para a disciplina e a perda de timidez.
 Os bagaços eram os responsáveis por toda a limpeza da escola, lavar as roupas de todos, fazer comida, favores... além de também trabalharmos no campo(colégio agrícola). E nessa época, aprende-se a se tornar responsável, uma vez que todos têm várias tarefas. Quando o terceiro ano fica insatisfeito com algum bagaço, ele pode dar uma falta; que no acúmulo de 3 se perde uma saída mensal( saíamos da escola 1 vez por mês).
 Quando cheguei ao terceiro ano, tive os bagaços á minha disposição e me recordo de um deles, sul matogrossense. Era mais ou menos 1 hora da manhã e os bagaços estavam lavando a cozinha. Chamei ele, dispensei-o da limpeza e falei pra ele lavar algumas roupas; mas ele me falou que estava escalado para trabalhar na ordenha, e tinha de acordar ás 4 horas.
 Era comum não se importar com o sono deles, mas neste dia, eu cancelei o pedido a ele.
 No dia seguinte de manhã, ele sofreu um acidente com um trator(bagaços não tem permissão para dirigir, mas ele estava dirigindo um).
O trator que ele dirigia tinha vários vazamentos e a direção respondia atrasado. Quando ele estava com o trator numa descida, ele saiu da estrada e capotou. Ficou prensado pela barriga com o trator ligado em cima dele.
 Conseguiram retirar o trator, puxando com outros tratores, e o garoto foi levado ao hospital de Marília. Estava bem, mas depois de 3 dias( coincidentemente no dia de seu aniversário) ele estava sofrendo de uma infecção interna e faleceu.
 Fiquei pensando... Se eu tivesse ordenado a ele lavar minhas roupas, eu poderia ter sido a causa do acidente.
 Mortes com trotes existem, e os culpados como no caso do garoto que morreu afogado no Brasil, estão livres e se formaram médicos.
 Vale a pena pensar um pouco sobre os trotes, como na academia citada por Katsumoto no Japão. São métodos diciplinares ineficientes, onde o que se aprende é ter ódio.
 O respeito não deve ser imposto, e sim conquistado.

OSS

Offline Yano

• Sr. Member
Kendô
« Resposta #14 Online: Junho 06, 2005, 20:49:58 »
Marascas,

primeiramente, sem muitas delongas, gostaria de esclarecer que o fórum parte do princípio que cada membro tem o seu apelido. Caso o membro opte por colocar o seu próprio nome em vez de um nickname, isso é responsabilidade exclusiva da própria pessoa. Não é este o meu caso. Eu uso um apelido, assim como vc. Então, gostaria de ser tratado pelo tal, assim como o faço com vc. Certo?

Além disso, percebo na sua pessoa um excesso de vaidade que nada tem a me acrescentar positivamente. Cheguei a esta conclusão, após meses de diálogos neste fórum, e tb após observar a sua página pessoal no Orkut. Prefiro não entrar em maiores detalhes, cada um que olhe e tire as suas conclusões, caso interesse.

Com relação ao nosso amigo Katsuo, ele começou a treinar conosco na Brazil JKA há alguns meses. E eu, pessoalmente, acompanhei os seus primeiros passos no Karate, tendo sido então o Senpai designado a auxiliá-lo em suas primeiras aulas. Desenvolvi com ele através desses meses, um sentimento de coleguismo muito grande, além é claro do relacionamente citado pelos outros colegas do fórum - Senpai / Kohai.

Tenho certeza que ele entendeu perfeitamente o que eu quis dizer. Pq ele me conhece, e sabe das minhas boas intenções.

Não tenho menor interesse em prolongar essa discussão, pq como citado anteriormente, nada tem a me acrescentar. Tenha certeza, Marascas, que sei exatamente o que fazer para tentar levar os meus kohai para um bom caminho, e tenha certeza tb, Marascas,  que caso meus kohai sejam lindas mulheres, eu não me emocionarei com isso.

Atenciosamente,