Bem, amigos, estou hoje, postando um assunto dos mais principais do Karate: Tachi(Dachi).
Muitos traduzem Tachi como Base, eu, pessoalmente, prefiro denominar como Postura, pois a palavra Base dá uma idéia de extático e fixo, o que, numa luta real não é muito aconselhável, já que se deve ser flexÃvel e adaptável. Em karate existem inúmeros tipos de posturas, cada qual com sua caracterÃstica e diferenças, porém todas tem seu motivo e aplicação (que aqui denominei Bunkai - uma alusão). As três bases principais que treinamos e que, consequentemente, conhecemos mais são:
Zen Kutsu Dachi - postura ofensiva na qual o joelho (hizagashira) da perna da frente é posicionado à frente em vista de protejer a canela e o pé. Tem o centro de gravidade à frente também para aumentar a potência e profundidade do golpe;
Ko Kutsu Dachi - postura defensiva onde, geralmente, 70% do peso do corpo é posto na perna de trás, o que não significa que o pé frontal não seja ligeiramente flexionado também visando proteger a canela e o pé. Tem o centro de gravidade centro-atrás, ou seja, não é totalmente para trás, é um intermédio do centro com a "traseira";
Kiba Dachi - postura lateral que fortalece (no treinamento) muito as pernas e que é utilizada em lugares apertados.
Evidentemente que numa luta real, as posturas são diminuidas e tornadas mais altas (na maioria dos dojos as usam baixas para fortalecer os musculos das pernas).
Agora, alguém aà saberia mais algumas caracteristicas de outras posturas encontradas em katas mais graduados?
Já ouvi que a Neko ashi Dachi é utilizada para se andar no escuro em lugares que não se tem certeza de onde pisa (parece até coisa de ninja) e outro dia vi uma colega minha usando neko ashi dachi (ela não pratica karate!) porque estava com a pena machucada!!!