Torneira fechada para as OlimpÃadas
COI resolve enxugar os jogos e só recomenda duas novas modalidades para 2008: o Golfe e o Rugby .
Gustavo Cunha
Ainda não é oficial, mas é quase. No último dia 29, o Comitê OlÃmpico Internacional (COI) afastou do sonho olÃmpico, pelo menos 18 modalidades aspirantes ao status. A tendência, pelo menos até os jogos de Pequim, em 2008, é manter em 28 o número de esportes e em 10.500 o de atletas, mesmo critério adotado para Atenas, em 2004.
Se confirmada em novembro, no México, a decisão do COI romperá com a tendência de crescimento que vinha sendo observada desde 1980, na extinta União Soviética.
Dos esportes atualmente olÃmpicos, três correm perigo de exclusão: beisebol, softbol e pentatlo moderno. O argumento é que são populares apenas em alguns lugares do mundo.
Outros esportes, embora mantidos, vão perder uma ou outra de suas modalidades. É o caso das lutas, por exemplo. O COI considera que, mesmo sendo tradicionais, são de difÃcil compreensão pelos espectadores. Assim, recomenda que ou a Luta Livre ou a Greco-Romana saiam. No hipismo, o Concurso Completo de Equitação, por exigir estrutura grande para sua realização, também deve dar adeus à OlimpÃada. Mesmo destino terá a canoagem slalom.
E até o tradicional e importante atletismo sofrerá uma baixa. No caso, a rebolante Marcha Atlética, prova de julgamento subjetivo e que gerou dezenas de reclamações nos últimos jogos, em Sydney.
Todas as medidas de contenção, segundo a ata da última reunião do COI, visam racionalizar o evento, respeitar o interesse dos torcedores e das emissoras de televisão, e valorizar a pluralidade do programa olÃmpico. Além, é claro, reduzir os custos com a maior competição do mundo.
Vários esportes barrados
Dezoito pedidos de inclusão de novos esportes (ver quadro) foram feitos nos últimos anos pelas Federações Internacionais reconhecidas pelo COI.
Todos foram avaliados de acordo com um critério rÃgido, indicando que "apenas esportes praticados por homens em no mÃnimo 75 paÃses e quatro continentes, e por mulheres em no mÃnimo 40 paÃses e três continentes, podem ser incluÃdos".
Com base nesses requisitos, Patinação, Pólo e Surfe foram automaticamente afastados. Bridge e Xadrez não foram aceitos por serem considerados estritamente ligados à mente. Além desses, outros dez esportes tiveram seu passaporte negado por não agregarem valor ao programa olÃmpico. O caratê foi visto com simpatia, mas não para agora.
De todas as reivindicações, apenas duas mereceram avaliação diferenciada. São elas o golfe e o rugby, que têm grande possibilidade de serem vistas já em solo chinês.
Entre as indicações da entidade, pelo menos uma é muito ruim para o Brasil: o futsal, esporte em que somos pentacampeões mundiais, deve ficar fora. O argumento é que, por mais popular que seja em alguns paÃses, não é amplamente disseminado pelo mundo.
Histórico
OlimpÃada/ano
nº de modalidade
nº de atletas
Moscou/1980
21
5283
Los Angeles/1984
21
6802
Seul/1988
23
8473
Barcelona/1992
25
9368
Sydney/2000
28
10.960
Atenas/2004
28
10.500
Pequim /2008
28
10.500
Modalidades
Podem sofrer baixas
Lutas - indicação é excluir ou a Luta Livre ou a Greco-Romana
Natação - deve sair do programa olÃmpico a natação sincronizada em conjunto.
Tiro - Redução da cota de atletas e número de eventos em função da baixa cobertura televisiva e apelo para o espectador.
Hipismo - concurso Completo de Equitação deve ser eliminado.
Atletismo - a tradicional Marcha Atlética pode ser excluÃda por conta de o julgamento dos atletas ser muito subjetivo.
Badminton - recomendação é excluir a modalidade duplas mistas, pelo baixo interesse que desperta.
Canoagem - fim da modalidade Slalom.
Não recomendadas
Futsal - não tem número significante de praticantes em âmbito mundial. O fato de já existir o futebol de campo limita o valor da modalidade.
Boxe feminino - não foi considerado o momento apropriado.
Patinação, pólo e surfe - não têm número de praticantes suficientes.
Ginástica Aeróbica e Trampolim acrobático - COI não vê necessidade de outras disciplinas da ginástica nos jogos.
Xadrez e Bridge - esportes que utilizam exclusivamente a mente.
Esportes aéreos, Bilhar, Bolão, Dança de salão, Boliche, Raquetebol, Esqui aquático, Squash, Mergulho e Wushu – o COI considera que as dez modalidades não agregam valor, hoje, ao programa olÃmpico.
Recomendadas para 2008
Golfe e Rugby
Fonte:
http://sindipromarciais.vilabol.uol.com.br/wushu.htm