Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Março 26, 2025, 08:19:53
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Uma história da FPK.
 
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Autor
Tópico: Uma história da FPK. (Lida 18516 vezes)
User30
Visitante
Uma história da FPK.
«
Online:
Fevereiro 16, 2005, 10:24:05 »
No inÃcio da década de 80, a FPK, federação paulista de karate, graduava os alunos examinados pelo Sensei Taketo Okuda - JKA - com 1 Dan a mais.
Por exemplo, o sujeito fazia exame de Shodan com o Sensei Okuda, e qdo ele ia se registrar na Federacao, esta lhe dava o diploma de Nidan. E assim sucessivamente.
Nao ouvi essa historia da boca de ninguem, sou prova viva dela.
Mas me pergunto, e pergunto aos nobres colegas do Forum...
Pq isso ? Há diferenca entre o Karate da FPK e da JKA ?
Qual a validade de um diploma FPK / CBK ?
Será que se eu chegar no Japao pra treinar, e mostrar o meu diploma da FPK eles vao entender alguma coisa ? Qual devo levar ? O da JKA ou o da FPK ?
Oss.
Mr Kenji Yano -
Registrado
User28
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #1 Online:
Fevereiro 16, 2005, 14:16:34 »
Yano,
Definitivamente Diploma da FPK e CBK só valem dentro do territótio Nacional Brasileiro.
Tive um amigo que foi conhecer oJapão anos atrás e tinha sómente o Diploma da FPJ(Judo).Quando foi treinar na Kodokan,pediram informacoes sobre a sua graduacao e nao o deixaram treinar com a faixa preta. Acabou treinando com a branca mesmo.
O mesmo aconteceu também na JKA com Renato VItal, que está morando no Japao a 2 anos, foi treinar na JKA com o Diploma da FMK e nao o deixaram usar a faixa preta.Sómente após se submeter a uma reavaliacao é que ele pode usa-la.
Sobre 1980- e a Federacao, vc esta errado.Quem tinha o 1ºDan do Okuda ganhava o 3ºDan da FPK.
O Sensei Okuyama Isokichi, o homem que mais treinou Karate no Brasil(11 horas por dia durante 35 anos de sua vida) quando era 2ºDan JKA recebeu da FPK o 4ºDan.
E ainda tem gente que acredita nas Federacoes do Brasil.
Apontem-me sómente um examinador de verdade.....
Registrado
Neto110
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #2 Online:
Fevereiro 16, 2005, 14:25:00 »
Você não é? Pelo que leio de seus posts, você tem o conhecimento e o pensamento embasado na prática e no rigor para ser chamado de examinador.
Bem, eu acho porém que esta questão nos remete a uma outra: o que é que deve ser chamado de faixa preta? E há um tópico para isto, embora possamos abrir uma discussão de o que um faixa preta deve dar conta de fazer.
Sem definir isto qualquer conversa está fadada a não chegar em lugar nenhum.
Registrado
User45
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #3 Online:
Fevereiro 16, 2005, 15:07:35 »
Nobres Colegas
Com todo o respeito, não consigo entender o comportamento do ser humano que se presta o trabalho de criticar destrutivamente sem apresentar uma proposta melhor!!!Dizer que está errado é fácil!!Quero ver apresentar uma proposta de melhoria.Tenho dado minha opinião aqui no forum tentando transmitir idéias e escutar opiniões, agora é dificil definir um padrão de personalidade de certas pessoas que só falam mau dos outros e que tudo não presta!!Um dos primeiros tópicos que vi aqui no forum foi sobre o racismo da JKA, foi esculhambada, e logo depois é dito pela mesma pessoa que é o unico Karate correto. Quando falo de federação, não defendo ao pé da letra, digo que tem muito que mudar, e digo que sem a ajuda das pessoas nunca coseguiremos mudar!!Agora será que é só a federação que tem que mudar??Será que é só os outros que estão errados??Se nimguem presta nas federações brasileiras como é que tem tantos associados???
Abraços!!
Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano
Registrado
Neto110
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #4 Online:
Fevereiro 16, 2005, 15:19:56 »
Eu respeito várias federações que conheço e não tenho notÃcias para avaliar outras tantas, mas continuo acreditando que temos muita gente boa em nosso paÃs.
Registrado
User45
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #5 Online:
Fevereiro 16, 2005, 16:42:34 »
Acrecento as palavras do Neto às minhas palavras!!
Abraços!!
Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano.
Registrado
User30
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #6 Online:
Fevereiro 16, 2005, 19:40:16 »
Falaram muito bem e muito bonito...
*** Editado pelo moderador. Seja educado, por favor ***
Mas estao parecendo bagres ensaboados
...
fugiram completamente do q eu postei.
nao comentaram sobre o FATO que eu postei... e nem sobre os meus questionamentos.
nao sou eu quem está desvalorizando a FPK... ela mesma se desvalorizava aumentando Dan dos filiados.
Oss.
Mr Kenji Yano -
Registrado
Neto110
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #7 Online:
Fevereiro 16, 2005, 20:55:29 »
Mas Yano, qual a importância de discutirmos as condutas dos outros? O que as pessoas fazem é problema deles, não nosso. Tento evitar discutir sobre pessoas e coisas, prefiro discutir sobre idéias.
Se uma Federação por algum motivo resolve aumentar a graduação de alguém ligado a eles por algum motivo, a resposta para esta pergunta deve vir de quem teve a conduta aumentando a graduação e não de nós que estamos de fora, agui a pergunta melhor seria:
vocês aumentariam a graduação de alguém que chegasse vindo da JKA do Japão? ou Vocês aceitariam ter sua graduação aumentada por alguém por algum motivo?
Eu me posiciono: já tive alunos faixa vermelha que viajaram por alguns anos e voltaram faixas pretas pela CBK e campeões estaduais...Na academia era razoável, nada muito diferente do comum, trocava socos com nossos faixas marrons de igual para igual. Como ele tinha documentação certinha de graduação, aceitei o exame de graduação dele, como entendi ser justo e pedi que treinasse mais pesado para conseguir alcançar os critérios internos que tenho na academia.
Traduzindo: se a pessoa tem um nÃvel merece o respeito pelo nÃvel, não acredito em
exame de promoção de graduação
mas sim em
exame de reconhecimento de graduação.
[/b]
Se eu achasse que a pessoa prenche os critérios de uma graduação superior, vou brigar com ela por esta graduação com todos os direitos e deveres que esta graduação possui.
Registrado
User28
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #8 Online:
Fevereiro 16, 2005, 21:58:57 »
Apresentar a solução?
Meus amigos, a Camara Federal acabou de colocar o cara de oposição ao Governo simplesmente pelo fato dele prometer aumentar o salário de seus "colegas"assim que se elegesse. Ganhou fácil do outro candidato.
A solução p/ as Federações?
_Simples, coloque o Ricardo Délia, Ennio Vezulli,Ugo Arrigone dentre tantos outros RECONHECIDOS INTERNACIONALMENTEpara serem diretores de graduação e pronto, até eu teria prazer em tentar meu próximo exame.
As Federaçoes perderam a credibilidade porque seus diretores de graduação não têm o respeito dos Karatekas sérios.
Vou dar um exemplo, ano passado saiu uma fita de vÃdeo do Sensei Ito nas bancas de jornais de todo o Brasil e não entendo como algumas pessoas reconhecem nele um "Mestre"de Karatê. O cara faz o kata sotin pior que faixa branca.
Graduar com alguém como ele desmerece o Karate.
A cerca de 5 anos atrás a Mirthes Celaydes, mulher do Sensei Takashi Shigueeda foi homenagear o SEnsei Okuda na Butoku-kan levando-o o Diploma de 8ºDan da FPK. SEnsei Okuda pediu-lhe que esperasse a aula acabar e quando perguntou quem teria assinado o Diploma ou recomendado o Dan, após ouvir que foi o Sagara e o Sensei Ito ele rasgou o Diploma na cara dela. Disse que os dois não estavam à altura para oferecer tamanha honra, só aceitaria se tivesse sido recomendado pelo Nakayama SEnsei ou ShiraiSEnsei.
Esses sim, têm credibilidade no mundo do Karate.
Registrado
marascas
Visitante
No inÃco de 1980 não existia ainda a CBK!!!!
«
Resposta #9 Online:
Fevereiro 16, 2005, 22:40:02 »
Confederação Brasileira de Karate - Ata de Fundação
No dia 11 de setembro de 1987
, às 15 horas e 25 minutos, na sala de reuniões na sede da Confederação Brasileira de Pugilismo (CBP), na cidade do Rio de Janeiro, reuniram-se em Assembléia Geral, para atender a convocação feita através do Edital publicado no Diário Oficial da União do dia 10 de agosto de 1987, os presidentes das federações estaduais de karate filiadas ao departamento de karate da CBP........blá...blá...blá.........
Retirado do site oficial da CBK
http://www.karatedobrasil.org.br
A Federação Paulista de Karate foi fundada em 13 de setembro de 1974, mas na época era ligada á CBP (pugilismo).
Mas muitos karatecas que hoje estão na TRADICIONAL, INTERISTILUS ou mesmo na JKA faziam parte da FPK na época, pois o karate ainda não estava tão dividido.
Na época os diplomas assinado por MESTRES eram reconhecidos nas federações;
Infelizmente também, muitos karatecas espertos apareciam com diplomas falsos e se auto-graduavam antes de se filiar as federações!!!
Não sei quais critérios eram adotados na época, mas sabemos sim e reconhecemos que houve muita pilantragem nas organizações de karate e também particular de karatecas. Mas hoje, estamos em 2005, as normas de graduação não podem aceitar mais karatecas sem registro em entidade vinculada.
Se alguém receber uma faixa de seu professor ou associação de karate, como é o caso de muitos, essa suposta faixa apenas vale dentro deste local. Nenhuma das demais federações não são reconhecidas pelas entidades oficiais de administração do Karate. A faixa preta dentro da WKF é reconhecida em todos os cantos do mundo em entidades ligadas a ela, mediante homologação (o mesmo se faz com diplomas universitários) se for feita nas federações estaduais ou CBK, regidas pela WKF. Portanto, se alguém receber um diploma de faixa preta em sua própria academia, este valerá dentro dos limites de sua associação, clube ou liga apenas. Creio que da mesma forma, se eu chegar em outra federação com um diploma da CBK, serei posto a novo exame, pois não seria justo "pular" na frente de quem se dedica à anos naquele grupo!
Tenho visto na experiência que até a faixa roxa ainda se faz uma avaliação do nÃvel técnico e reconsidera-se a graduação quando ´compatÃvel, mas marrom e preta, somente sendo avaliado por banca examinadora, respeitando-se os tempo de carência! Você ao chegar na CBK de outra entidade, pode continuar a vestir sua faixa preta por mérito seu, mas legalmente terá de prestar os exames de graduação pertinentes. Os casos omissos ou são anteriores a nova legislação do karate ou é pilantragem de poucos salafrários ou é calúnia de quem não suporta a CBK e tenta fazer de tudo para acabar com o karate! Por isso, simplesmente por isso estamos perdendo espaço, poderÃamos conviver em paz, cada um respeitando o trabalho do outro, cada entidade com seus objetivos e seu público alvo, até seria bom junta-se para cursos e congressos já que a única diferença são as regras em competição, mas INFELIZMENTE, algumas pessoas sentem inveja, rancor, etc dos próprios co-irmões praticantes da mesma arte que tanto amam!!!!
"Sentir inveja, raiva, rancor ou descprezo é como você tomar veneno e esperar que a outra pessoa é que morra".
André Sarturi Maraschin
2º Dan - FGK - CBK - WKF (conquistado honestamente e gradativamente em 15 anos de treinamento árduo, sério, com estudo e dedicação ao Karate-Do)
www.kishintai.com.br
marascas@terra.com.br
Registrado
User30
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #10 Online:
Fevereiro 16, 2005, 22:50:31 »
Grupo ? Que grupo ?
Karate é uma coisa só. Não tem grupo.
O que vale é a assinatura que está no seu diploma ! E no meu da JKA tem a do Nakahara... Tanaka... duvido q alguem vai me pedir pra fazer outro exame.
Esse REGIME MILITAR do forum ta uma palhacada...
Oss.
Mr Kenji Yano -
Registrado
Renê
Administrator
Sr. Member
Mensagens: 325
Votos: +3/-9
Uma história da FPK.
«
Resposta #11 Online:
Fevereiro 16, 2005, 23:01:57 »
Hehehe tem gente que gosta de reclamar... (E xingar) :lol:
Na minha opinião, um diploma bom é aquele que foi assinado e avaliado por pessoas que são referências para você no Karate. Se essas pessoas o observaram, e notaram que seu nÃvel na arte marcial é bom, você está no caminho certo.
Por outro lado, diploma por diploma, de qualquer espécie, não passa de um adereço.
Registrado
Karateca.net
: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter:
@karatecanet
Neto110
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #12 Online:
Fevereiro 17, 2005, 06:24:37 »
Assinatura por gente reconhecida no Karate? Reconhecida por quem?
Por mim só valem diplomas assinados por gente reconhecida por você, o aluno.
Sobre o "regime militar", vou conversar por mensagem privada.
Registrado
User45
Visitante
Uma história da FPK.
«
Resposta #13 Online:
Fevereiro 17, 2005, 08:31:20 »
Nobres Colegas
Como diz o antigo ditado do Karate "Faixa é para segurar as calças", que adianta diploma de "A" "B" ou "C" se não se tem princÃpios, carater, e educação??Está faltando objetividade na "oposição"
Abraços
Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano
Registrado
Okuyama
Jr. Member
Mensagens: 78
Votos: +0/-0
Uma história da FPK.
«
Resposta #14 Online:
Fevereiro 17, 2005, 09:58:32 »
Olá,
mas quem precisa de diplomas? quem precisa de faixa?
o praticante de Karate precisa de um dojo bom e um bom professor.
Diploma pode ser importante pra quem vai dar aulas de Karate. Pra proficiência em ingles tem várias certificações, TOEFL, IELTS, muitos outros. Pra ser considerado bom no TOEFL o cara tem que conseguir uns 270 pontos, pra ser conseiderado bom no IELTS o cara tem que tirar acima de 6,0... Pontuação é questão de padrão, não quer dizer nada...
Se na federação X um diploma da federação Y vale mais do que um diploma de Y na X, isso quer dizer que a federação X tem critérios menos rigorosos, não que a federação X seja inferior a federação Y.
Se uma federação X reconhece o diploma da federação Y e Y não reconhece o diploma de X, significa que X reconhece o valor de Y, porém isso tbm não quer dizer que X seja inferior a Y.
Se eu gosto da linha de trabalho de uma Federação A, e quero um diploma de Karate (por qqer razão), vou treinar na linha de trabalho da federação A e me examinar pela federação A, pois é a federação com qual me identifico. Isso não quer dizer que as federações B e C sejam inferiores, apenas não me identifico com a linha de trabalho.
Tem diversos flavors de federações, cada um escolhe o que gosta mais... Tem gente que gosta de Kata, outros de Kumite, outros são meio termo, uns gostam de luva, outros odeiam luvas, pra cada tipo de karateca existe uma federação que se ENQUADRA melhor (não federação melhor)... Politicagem sempre vai existir, é intrinseco ao ser humano... Gente boa e gente ruim existe em qualquer lugar tbm...
até mais,
Fabio Okuyama
Registrado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Uma história da FPK.