Autor Tópico: Workshops de Karate, concorda?  (Lida 1856 vezes)

Lezon

  • Visitante
Workshops de Karate, concorda?
« Online: Julho 10, 2007, 11:27:20 »
Worsksops de Karate!

Nos dias de hoje a palavra Worskshop está na moda e é o que está a dar…
Muito sinceramente não sei se aqui no Brasil, no que diz respeito ao Karate, se já é habitual fazer-se Worskshops em todos os estilos de Karate.

Por isso trago o assunto ao fórum para saber das sensibilidades que há para este tipo de trabalho.

Na Europa já é normal fazerem-se Workshops de todos os estilos, principalmente dos chamados estilos institucionais, Shoto,Wado,Goju e Shito, mas também com a participação de outros estilos.

Umas vezes fazem-se Worskshops só de Katas, outras vezes de técnicas de Kumite específicas de cada estilo, etc,etc.

Como não sei se por aqui se faz este tipo de trabalho, gostaria pois de saber a opinião dos habituais participantes deste fórum sobre o assunto.
 
No que a mim diz respeito, devo confessar que inicialmente senti uma certa relutância em aderir ao esquema, mas hoje estou perfeitamente à vontade para dizer que se trata de uma experiência enriquecedora e profícua  em todos os aspectos.

Saudações. Hai!! Oss!!
   

Offline dida

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
  • Votos: +0/-0
Re: Workshops de Karate, concorda?
« Resposta #1 Online: Julho 10, 2007, 15:08:32 »
Oss,
Sensei Jose Lezon,
acho muito boa a idéia de Workshop  de Karate. Eu já assisti a um, promovido pelo
Sensei Wladimir Romic, dentro de um  renomado Shopping Center, aqui em SPaulo.
Foi uma apresentação muito boa, dinâmica e com certeza despertou muito interêsse pela prática do Karate.
Vai haver um novo Worshop, a  ser realizado por uma grande organização que promove a Cultura Japonesa, aqui em SP, com grandes patrocinadores, a ser realizada nos dias 20/21 e 22 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, promovido pelo KENREN do Japão( 10. Festival do Japão), site
www.festivaldojapao.com
Apresenta várias Artes Marciais, incluindo o Karate. Cultura Japonesa  em geral.
É uma boa idéia para divulgação.
Oss.

Lezon

  • Visitante
Re: Workshops de Karate, concorda?
« Resposta #2 Online: Julho 10, 2007, 16:29:24 »
Hai!! Oss!!

Curiosamente, o último Workshop em que participei professor do estilo Wado, foi precisamente num Shopping em Vigo, Espanha.

Estou residindo no Rio de Janeiro e Infelizmente ainda nem sequer conheço S.Paulo e não vai ainda ser desta.

Ainda bem que a Dida acha uma boa ideia a realização dos Workshops de Karate, pois assim poder-se-á usufruir de novos conhecimentos e de estreitecer laços de amizade com outros praticantes e professores de estilos diferentes do nosso. Esta é a minha forma de pensar sobre a questão e que me satisfaz imenso.

Hai!! Oss!!
   

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Workshops de Karate, concorda?
« Resposta #3 Online: Julho 10, 2007, 17:24:12 »
Sensei Lezon,

Workshops, Clinicas, encontro para treinamento (como fazemos no fórum) não importa o nome que tenha, são sempre ótimos para ganharmos conhecimentos e fazermos uma reciclagem naquilo que pensamos que sabemos. O problema que impera na grande maioria e que simplesmente falam e reclaman muito e na hora de participar poucos vão. Trazer mestre para dar curso no Brasil é prejuizo e quem realiza tem que por R$ do próprio bolso.

Não atingimos ainda, uma mentalidade como por exemplo do aikido, que não tem competição, que não se preocupa se sua arte é eficiente ou não, se participa ou não de VT ou qualquer coisa do genero, não tem preocupação se sua arte e melhor ou pior que as outras. O praticante de aikido é uma pessoa diferenciada e com um perfil diferente diga-se de passagem realmente gosta de sua arte porque lhe faz bem e para ele isso é mais importante. Veio ao Brasil o novo doshu (neto do fundador) para um seminário, resultado mais de 1.000 participantes, nem o Funakoshi, Nakayama ou qualquer outro mestre conseguiria reunir tanta gente assim.

.....................é triste mais e a pura realidade.

Oss,

Ari - Santos/SP

Lezon

  • Visitante
Re: Workshops de Karate, concorda?
« Resposta #4 Online: Julho 10, 2007, 17:50:30 »
E sabe porquê amigo Arivaldo?

Infelizmente como muito bem sabe, ainda existe uma mentalidade muito fechada, pois a grande maioria ainda só olha para o seu próprio umbigo.

Enquanto certas mentes não evoluirem, o Karate nesse aspecto continuará a sofrer de vários males...E saiba também que fora do Japão existem vários mestres tão ou mais competentes e que ficam muito mais em conta (R$), mas ainda há gente que tem uma certa relutância em os convidar. Felizmente que na europa isso já está ultrapassado.

Saudações.Hai!! 


Lezon

  • Visitante
Re: Workshops de Karate, concorda?
« Resposta #5 Online: Julho 10, 2007, 18:06:31 »
Amigo Arivaldo,

Esqueci-me de dizer que eu não tenho problema nenhum em treinar outro estilo, e disso é testemunha o companheiro deste fórum o Simões, pois há 15 dias fui à Academia onde ele treina, (Shotokan) e treinei como se fosse um aluno normal da academia.

Hai!! Oss!!   

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Workshops de Karate, concorda?
« Resposta #6 Online: Julho 11, 2007, 00:35:09 »
oss

fiquei um pouco confuso com o que voces definem como workshop. Na minha area é um rapido curso pratico de 1 ou 2 dias em ambiente fechado. O que exatamente acontece por exemplo num shoping? É fechado para praticantes e de rapida duração?

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Workshops de Karate, concorda?
« Resposta #7 Online: Julho 11, 2007, 08:07:38 »
Hai Sensei Lezon,

Não tenho dúvida sobre isso. Uma das coisas que sempre falo é sobre a sua disposição de interagir com outros estilos.....................um verdadeiro exemplo.


Oss,

Ari - Santos/SP

Lezon

  • Visitante
Re: Workshops de Karate, concorda?
« Resposta #8 Online: Julho 11, 2007, 10:20:30 »
Caríssimo Ari,

Eu não quero que me julgue um exemplo, mas sim e apenas alguém que gosta de treinar Karate e conviver com as pessoas que o sentem como eu. A filosofia e a essência do Karate é a mesma para todos os estilos, não é verdade?

Bom, as pessoas é que diferem umas das outras nas suas atitudes e formas de pensar.  Esta é a minha e agradeço o seu reconhecimento.

Agora respondendo ao Avi, devo dizer-lhe que não está confuso não. No  entanto, saiba que os Workshops também se fazem num dia só. O último que participei foi assim e foi feito num grande pavilhão, tendo os 150 alunos inscritos sido dividos em 4 grupos, 2 com 38 alunos cada, e 2 com 37 cada, os quais trabalharam em sistema rotativo pelos 4 cantos do pavilhão. Foram dadas 3 horas de manhã com intervalos de 15 minutos cada hora e 3 horas à tarde.

Penso ter esclarecido a questão. Penso também que este sistema para além de ser muito profícuo na aprendizagem das características especiais de cada estilo, serve para a aproximação mais sã entre as pessoas do Karate.

Hai!!!  Oss!!
Lezon