Autor Tópico: Zenkutsu-dachi  (Lida 2452 vezes)

User27

  • Visitante
Zenkutsu-dachi
« Online: Maro 09, 2005, 12:26:54 »
Olá pessoal,
Venho observando ja algum tempo que o zenkutsu praticado pela shotokan deixa o pé de trás com um angulo de 45 ou 30 graus, como pratico goju o pé de tras fica paralelo com o pé da frente, agora eu pergunto a voces se o trabalho de quadril em um tsuki com algum tempo de pratica não chega a levar a um problema no joelho pelo atrito do giro do quadril?

User45

  • Visitante
Zenkutsu-dachi
« Resposta #1 Online: Maro 09, 2005, 12:40:46 »
"Olá Bruno!!


Na teoria uma Zenkutsudachi tem que ter a largula dos ombros do praticante e o comprimento de 2x a largura no minimo,o pé da frente tem que estar apontado para a frente e o pé de traz apontado o maximo possível para frente, o joelho de frente dobrado alinhado com a ponta do pé e o de traz totalmente esticado, mas com certeza doi um pouco o joelho!!e o pessoal de conpetição faz a base ainda mais baixa!!

Abraços!!

AP Lusitano.

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Zenkutsu-dachi
« Resposta #2 Online: Maro 09, 2005, 14:40:51 »
Oss!

Subscrevo várias definições sobre a postura Zenkutsu-Dachi, todas elas correctas:

O Zenkutsu-Dachi deve ser executado com o peso do corpo distribuído a 60% no  joelho da perna da perna da frente que deverá manter-se sólido e forte. A perna de trás deve estar esticada no período de aprendizagem, e deve haver constante preocupação em manter o pé virado para a frente. Ao avançar devem unir-se os joelhos fazendo um semi-circulo pelo interior. Esta posição deve manter a espinha dorsal totalmente erecta e a cabeça bem direita. Esta é a posição fundamental do ataque e contra-ataque pois permite resistir a uma força vinda da frente.

Esta posição é muito forte para a frente. Utiliza-se para resistir a um ataque vindo da frente e para todos os ataques e defesas de frente. Pés afastados (80-100cm). A perna da frente sustenta 60% do peso do corpo, a de trás 40%. A perna de trás está bem esticada, os dedos do pé apontam para a frente. O calcanhar assenta no chão.

O pé da frente avança a uma distância equivalente a cerca do dobro da largura dos ombros, os dedos dos pés ficam virados para a frente (ou antes: o lado exterior do pé fica virado para a frente, bem a direito. Vistas de frente, as pernas ficam afastadas uma da outra a uma distância equivalente à largura dos ombros. A perna da frente fica flectida com força, a parte da perna compreendida entre o joelho e o pé fica direita, e essa perna aguenta cerca de 60% do peso do corpo; a perna de trás está esticada para trás e aguenta cerca de 40% do peso do corpo. A fim de que se torne possível contrair o corpo todo em direcção frontal, o pé e trás gira sobre os dedos dos pés, ficando o calcanhar o mais à frente possível. Manter as solas dos dois pés bem apoiadas no chão.

Um abraço

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Neto110

  • Visitante
Zenkutsu-dachi
« Resposta #3 Online: Maro 10, 2005, 07:05:17 »
Saudações

Este ponto é interessante.

Se a base é montada a partir do Hachigi-dachi, o pé da frente é apontado para frente, paralelo à linha que une você ao adversário e o de trás levemente apontando para fora mantendo a angulação do hachigi-dachi.]

Mas, partir do Heiko-dachi então os 2 pés são paralelos, embora esta postura seja muito anti-natural é bem mais forte.

Acredito que tentar contrair as pernas nesta angulação seja a melhor maneira de conseguir uma base estável.

No livro do Mestre Nishiama temos uma situação interessante: a fgura que demonstra o delocamento em zenkutsu-dashi mostra a primeira posição com os pés paralelos e a segunda, após o deslocamento, com o pé de trás levemente apontado para fora.

No livro do Mestre Nakayama (volume 2) a foto do deslocamento em base os pés de trás do mestre estão apontados para fora em todas as fotos.

O que os colegas acham destes pontos?