Autor Tópico: gojushiho-dai por Carlos Rocha  (Lida 10241 vezes)

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: gojushiho-dai por Carlos Rocha
« Resposta #45 Online: Março 10, 2008, 09:47:13 »
Avi, na SKIF do sensei Kanazawa, os nomes do Gojushiho-dai e Gojushiho-sho estão trocados. Veja no vídeo postado pelo José Pimentel o Gojushiho-dai, segundo a terminologia usada na JKA (no vídeo ele se chama Gojushiho-sho). Aparentemente a terminologia mais antiga era essa usada pela SKIF. Talvez alguém com mais conhecimento da história dos katas possa nos esclarecer isso melhor.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Neto110

  • Visitante
Re: gojushiho-dai por Carlos Rocha
« Resposta #46 Online: Março 10, 2008, 11:57:53 »
Uma opinião de uma pessoa que não conheça (pratique há muito o kata em questão) é só uma opinião, independente da graduação do professor naquele estilo.

Claro que sempre se pode perguntar se o movimento tal e tal é assim ou assado, mas há muito diferença entre perguntar o que é algo e emitir um juízo sobre ele.

Antes que pérguntem, considero sim, espúria, a regra que permite que karatekas de um estilo julguem katas de outros estilos e não vejo como o curso de um kata ensine sobre detalhes que levam uma vida para serem vivenciados, lembrando que karate não é teoria é vivência corporal: saber e saber fazer é a mesma coisa.

Offline musashi

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 15
  • Votos: +0/-0
    • http://
Re: gojushiho-dai por Carlos Rocha
« Resposta #47 Online: Março 26, 2008, 10:07:18 »
"Muitas pessoas não praticam mais kata para arte marcial, ou seja, para o efetivo treino de combate da técnica. Pessoas que praticam karate esportivo executam o kata como uma dança ou ginástica, com ênfase em ser impressionantes e não eficientes. Muitas vezes mudam ou alteram movimentos nos kata para que pareçam mais bonitos, como o yoko kekomi citado. Na maioria das vezes eles executam seus movimentos tão rapidamente que lhes falta totalmente qualquer impacto real. Também tendem a exagerar no kime de suas técnicas. Todas essas coisas são contra-producentes e se treinadas reforçam maus hábitos quando você realmente precisar do seu karate. Tristemente, esse tipo de kata está sendo muito bem colocado nos campeonatos de karate, mas isso é porque os árbitros não conhecem nada melhor. Eles só entendem o karate de Holywood."
Por Sensei Asai
Acredito que neste trecho de uma entrevista com o Sensei Asai, podemos achar esclarecidas todas as duvidas e questões levantadas nesse tópico.
Gostaria apenas de tb lhes colocar minha humilde opinião: Como sendo um 3 Dan da JKA, posso sim apreciar e elogiar o kata do Sensei Carlos Rocha, mas não me vejo em posição de julgar um kata ou um lotador que, no meu ponto de vista, esta muito além de meus conhecimentos. Assim como aprendi nos meus 23 anos de treinamento, quando um sensei ou sempai me mostra algo, mesmo que naquele ponto em meu trainamento eu não esteja pronto para entender, o único posicionamento que a mim cabe é dizer OSS e obrigado.
Acho que o mais importante aqui, independentemente de estilo, é agradecermos este mestre por sua demontração, que sem duvida nenhuma é de um mestre da arte. E se vc tem alguma duvida, ou acha que esta lento, seja um budoca e tente a sorte!
Sem mais a dizer!
OSS!