Autor Tópico: Kata Heian Oyo  (Lida 5887 vezes)

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.181
  • Votos: +0/-0
Kata Heian Oyo
« Online: Agosto 26, 2008, 14:57:22 »
Es un kata creado por los senseis Kase y Shirai. Siendo un compendio de los Heian en el cual cambian las direcciones, los ángulos, etc. hasta el punto que podría perfectamente denominarse kata superior. Oyo significa "modificado" o "diferente".






Fonte: http://www.karatepicanya.com/Recursos/HeianOyo.htm

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #1 Online: Agosto 26, 2008, 15:12:03 »
Bem louco, eles colaram os Heins. Gostaria de saber a opinião dos senseis aqui do fórum.

Se bem que por se tratar de um topico sobre karate mesmo não deve dar muito ibope.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #2 Online: Agosto 26, 2008, 15:45:26 »
Se praticado por um Shodan que teoricamente já treinou a exaustão os cinco katás básicos fica meio sem objetivo.

Se praticado por um faixa colorida só irá confundir o embusen.

Resumindo eu não vejo muito sentido nesse tipo de Katá mas estou receptivo aos que enxergaram algo mais.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #3 Online: Agosto 26, 2008, 16:33:48 »
me parece mais um de alguma federacao tentando criar algo novo para se destacar e dizer que criou um novo estilo de karate.

essa é a minha opiniao!
oss
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.181
  • Votos: +0/-0
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #4 Online: Agosto 26, 2008, 17:13:15 »
criadores do Kata
[/size]

Hiroshi Shirai

Nasceu a 31 de Julho de 1937 em Nagasaki, iniciando-se na pratica do Karate em 1955.
Em 1961 e 1963 é vice-campeão em Kumite da JKA e em 1962 vence tanto em Kumite como em Kata.
No seguimento da política da JKA de enviar os seus melhores instrutores para expandirem o Karate no mundo, estabelece-se a partir de 1965 em Itália.
Por motivo das lutas pelo poder na JKA, afasta-se desta e funda com Sensei Taiji Kase a WKSA - World Karate-Do Shotokan Academy. Encontra-se actualmente ligado a ITKF – International Traditional Karate Federation de Sensei Hidetaka Nishyiama.
Já por diversas vezes se deslocou ao nosso país para a realização de estágios técnicos.


SENSEI TAIJI KASE

"Treinar Karate é como tentar fazer fogo com fósforos molhadas. Depois de várias tentativas pode-se conseguir alguns faíscas, mas for paciente conseguirá um fogo durará para sempre."

Sensei Taiji Kase, na Finlândia Outubro de 1995.



O Sensei Taiji Kase nasceu em 1929. O seu pai era um famoso instrutor de judo. Assim, foi com alguma naturalidade que Sensei Kase começou a prática de Judo muito cedo, com 6 anos, chegando até à graduação de 2.º Dan.

Ao completar os seus 14 anos viu pela primeira vez uma demonstração de Karate. Depois disso nada o poderia o impedir de treinar de Karate. Sensei Kase foi aluno de Sensei Gichin Funakoshi, bem como e principalmente com o filho deste, Sensei Yoshitaka Funakoshi, o qual teve uma grande influência no Karate do Sensei Kase.

Mais tarde, veio a treinar com o Sensei Hiroshini, que baseava a sua técnica de combate no Gedan Barai e Gyaku Tsuki e que dizia serem estas técnicas as suficientes para um bom combate.




A Segunda Guerra Mundial alterou a vida de todos os habitantes do o Japão. Sensei Kase também viveu por aquele tempo, e foi um dos pioneiros reanimar a posição do Karate no Japão depois da guerra. Os karatekas da época treinaram extremamente duro. Muitos deixaram o treino, mas os que se mantiveram são uma parte da história de Karate.

Então era tempo para começar a divulgar o Karate pelo resto do mundo, incluindo também a Europa. Sensei Kase deixou Japão em 1964. Naquele momento estava já ele estabelecido e bem respeitado como instrutor da Japan Karate Association, J.K.A., e juntamente com o Sensei Nishiyama e Sensei Nakayama, formava o grupo de instrutores de topo da Japan Karate Association da época.

Depois que um curto período na Holanda e Bélgica estabeleceu-se em Paris, onde vive actualmente. A sua ida para França deveu-se sobretudo a um contratempo na vida particular de outro instrutor, que ficou privado de dirigir um estágio neste país, tendo como contrapartida oferecido os préstimos do Sensei Kase. Esta oferta foi aceite com reservas, pois não era conhecido em França, mas atendendo que já não era conveniente desmarcar o estágio acabaram por aceitar a oferta.

Todo o cepticismo posto à volta do Sensei se desfez nos primeiros contactos, pois para além de um óptimo executante o Sensei Kase conseguiu imediatamente cativar todos os alunos.

Por estes tempos o Mestre Kase tinha recentemente terminado uma temporada a dar instrução na África do Sul. Devido a este clima estavam criadas condições para que os africanders se voltassem para a defesa pessoal, as artes marciais, o Karaté. No entanto era difícil convencer estas gentes, que são na generalidade um povo de compleição física, que o Karate era eficaz, mesmo praticado por indivíduos de baixa estatura.

Para os fazer acreditar nisso, a Japan Karate Association (JKA) enviou o "pequeno" Kase, que rapidamente dissipou todas as dúvidas existentes. Este apesar do trabalho desenvolvido abandonou a África do Sul, por não entender o clima de apartheid...

Após o primeiro estágio em França, o Sensei Kase propôs à organização deste país ficar a tomar conta do Dojo de Saint-Raphael. A França acabava de receber de mão beijada um grande mestre e um não menos grande combatente.

Devido ao seu talento excepcional e experiência a Federação de Karate Francesa pediu-lhe que ensinasse os atletas franceses. Porém, manteve esta posição durante pouco tempo, para continuar o seu próprio caminho no sentido de transmitir o seu Karate de Shotokan, livre de qualquer obrigação político-desportiva.

Mas quem era este ilustre desconhecido que a França acabava de herdar? O Sensei Kase é um homem de baixa estatura, mas que vive, sente e incute no praticante o verdadeiro sentido do Karate. O Sensei Kase é famoso e muito respeitado em todo o mundo. Desfruta de um enorme prestígio internacional, sendo considerado um dos Grandes Mestres da actualidade. A sua dedicação ao Karate (toda a sua vida, uma vez que nunca desempenhou outra actividade para viver, exceptuando-se alguns trabalhos pequenos, temporários, que lhe permitisse sobreviver e possibilitar o seu treino) e o seu espírito desprendido trazem-lhe a admiração de todos quantos com ele treinam e aprendem, tornando-o num instrutor querido de todos.



Nós, europeus, temos uma boa razão para estamos orgulhosos de Sensei Kase. De vários quadrantes foi solicitado o seu regresso ao Japão, mas Sensei Kase nunca vacilou dizendo que o seu lugar é na Europa: foi cá que ele construiu a sua carreira e é na Europa onde estão os seus estudantes.

Sensei Kase mostrou-nos até onde poderemos ir com um disciplinado e regular treino de Karate. Ele sempre disposto a compartilhar os conhecimentos e experiência com todos os que queiram escutar. Para estes um pequeno, mas grande conselho, que todos deveríamos guardar: " Todos o karatekas deveriam praticar pelo menos durante 20 anos antes de se decidirem, ou não, a continuar. Só então todo aquele duro trabalho começará dar os seus frutos. Então melhorará mais rapidamente e o treino se tornará mais fácil. Quando a pessoa alcança este sentimento não mais deixará este seu caminho.

Não são muitos os Mestres da geração do Sensei Kase que ainda se encontrem vivos. Os que ainda existem continuam a provar serem os Mestres de ontem, mas limitados pelos problemas inerentes à idade. Também o Sensei Kase teve os seus problemas.

Na primavera de 1999 teve um ataque cardíaco, tendo sido tratado numa unidade de cuidados intensivos. Apenas meio ano depois já estava treinando e ensinando novamente, tecnicamente tão soberbo quanto sempre e mentalmente mais forte que nunca. Como diz o próprio Taiji Kase: “Isto só é possível se se vive como você se ensina.. Se ensina Karate tem que treinar regularmente. Tem que treinar mais duro e mais intensivamente que seus alunos. Se você tem treinado durante muito tempo, o Karate está dentro de si e você pode-o treinar onde quer que esteja".

Será, talvez, essa a razão que torna possível ao Sensei Kase desenvolver ainda mais o Karate. Ele não está apenas ensinando ou repetindo os mesmos métodos de treino como dos instrutores fez em 1960's. Em vez disso, de acordo com as suas próprias palavras, assumiu do ponto onde Yoshitaka Funakoshi terminou. Recordando e respeitando todos os princípios principais deixados ele desenvolveu bastante as técnicas de Karate sem parar.


Actualmente com a graduação de 9º Dan, é presidente da Shotokan Ryu Kase Ha Instructors Academy (nascendo a partir da World Karate Shotokan Academy), organismo que visa a formação de instrutores de todo o mundo, segundo a linha de Karate tradicional
Todos os seus cursos (estágios) são para nós experiências inesquecíveis. Deve ser dito que o Sensei Kase é uma pessoa de grande sinceridade e leal, cuja sua autoridade provem do seu exemplo, da sua humanidade, integridade e grandes habilidades de Karate.


Sensei Kase teve, e manteve, uma carreira distinta e sem ele o mundo de Karate teria sido bem mais pobre.


Fonte: http://gorinnosho.blogspot.com/2006/10/hiroshi-shirai.html
http://gorinnosho.blogspot.com/2005/05/sensei-taiji-kase.html


OSS


« Última modificação: Agosto 26, 2008, 17:15:28 por samurai »

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #5 Online: Agosto 26, 2008, 17:23:01 »
É... gostei da opinião, "inventaram" um kata novo, um novo estilo de Karate, o engraçado é que não devem ter lido pq estava em espanhol (deve ser díficil a tradução para o português) que o Heian Oyo foi criado por duas figuras extremamente tarimbadas do Shotokan, Sensei Shirai e Sensei Kase, mas eu devo concordar com o pessoal, certamente é que estão inventando um "estilo novo".


O que esses caras falariam de Asai Sensei e o seu Shotokan "Asai Ryu".

....


Sobre o Kata eu gostei muito dele, alguns podem dizer que seria uma junção sem perna e nem cabeça dos katas da série Heian, mas eu gostei bastante dessa idéia de tentar fazer o Karate-ka pensar nos 5 heians como se fossem "único Heian", isso força bastante a cabeça do karate-ka e faz ele expandir a mente e não ficar sempre na mesmice.

O engraçado é que se verificarmos que por exemplo o kata Tekki era um só e foi sensei Itosu que criou os Tekki shodan/nidan/sandan pra facilitar o aprendizado mas ele mesmo nunca deixou de treinar o Kata Tekki como um único Kata.

Outro Kata que eu acho fenomenal é o Chatanyara Kushanku:








Esse Kata por exemplo deu a origem a vários katas (kankudai, kanku sho e o jion se muito não me engano). Mas talvez ele tb tenha sido "inventado". Estou errado??

Offline Dae

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 76
  • Votos: +0/-0
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #6 Online: Agosto 26, 2008, 17:42:05 »
Achei uma salada,

Concordo plenamente com Sr. Luiz...

Oque que é isso, onde nós vamos parar...

Osssssssss

Dae

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #7 Online: Agosto 26, 2008, 21:25:57 »
Oss

Estou com o Pablo,achei bem interessante a idéia de pensar nos 5 Heians juntos!

Será realmente que é para fazer mais uma escola saindo mais um braço do Shotokan  ???

Eu estou tentando agora o Junro Nidan e me aparece mais um,para quem não consegue fazer o Heian Shodan como eu,é mais uma dor de cabeça para mais tarde >:(

Agora esta menina que o Pablo postou é uma coisa de dar em doido,além do kata ser bonito e difícil pra cacete a karateca tem uma postura impressionante,ela saí de uma posição baixa para alta sem desequilibrar nada e com conscistência ::) ::) ::) ::) ::)

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #8 Online: Agosto 26, 2008, 21:31:33 »
na mushin sensei carlão adotou a série junro, desenvolveu um kihon em cima dele e executamos os katas no final

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #9 Online: Agosto 27, 2008, 07:38:56 »
Oss!

Eu me sinto completamente humilhado quando vejo alguém executar um kata e aplicar o karate de maneira tão extraordinária.

Essa menina mandou excepcionalmente bem!
E sim, $%&! kata loco......
"E depois de tudo, céu e terra aí estão, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as ações de um homem têm o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.351
  • Votos: +2/-0
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #10 Online: Agosto 27, 2008, 07:53:22 »
Em 1977 aqui em Santos, o Celso e o Osório já treinavam o kata dessa forma( lógico que com outra sequência de movimentos), só que não sabiam que estavam fazendo o  Heian Oyo. Eu também não vejo muita utilidade nesse treino de kata.


Ari - Santos/SP

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #11 Online: Agosto 27, 2008, 08:38:24 »
O Samuca, voce quer dizer que porque foi os dois Japoneses com um histórico invejável dentro do Karate que criaram esse Katá, nós não devemos sequer avaliá-lo?

Devemos abaixar a cabeça, dizer OSS e treiná-lo?

É isso mesmo que entendi?

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.181
  • Votos: +0/-0
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #12 Online: Agosto 27, 2008, 08:54:46 »
O Samuca, voce quer dizer que porque foi os dois Japoneses com um histórico invejável dentro do Karate que criaram esse Katá, nós não devemos sequer avaliá-lo?

Devemos abaixar a cabeça, dizer OSS e treiná-lo?

É isso mesmo que entendi?

OSS...

Não Luiz, mais como ja falaram em nova federação, novo estilo, postei o curriculo deles antes que alguem chame os dois Senseis de picaretas.

Eu considerei mais uma forma de treinar, uma visão diferente de algo existente seria mesma coisa que fazer os outros katas saindo pela direita e não somente pela esquerda, não muda nada mais força a pensar um pouco mais.

OSS

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #13 Online: Agosto 27, 2008, 10:31:35 »
Olá!
Cada dia que passa eu acredito mais que o Karate é realmente a Arte Marcial
mais desafiadora de nosso entendimento,como também de nossa inteligência.
Dentro de um estilo de Karate,é a nos oferecido uma inesgotável fonte de aprendizado,que pode sem perder sua real origem e o seu conceito ,ser treinada de inumeras formas.
Sensei Shirai e Sensei Kase,são indiscutíveis icones da JKA,assim como Sensei Asai
estavam a frente no que refere-se à compreensão e visão do Karate.
A melhor definição neste post foi dada pelo Amigo Pablo Vinicius,e a pior foi postada pelo Colega Dae:salada?
Na Mushin,já há algm tempo eu e o Carlão estamos fazendo um Kihon,em forma de Katas, que consistem em "misturar"os movimentos dos Heians de maneira a serem aplicados em um Kumite sem aqueles Bunkais tradicionais e fantasiosos.Modificando assim em cada série os movimentos de ataques coordenados com as defesas.
Isso é muito bom para o preparo fisico,para aumentar os reflexos, como também para aguçar a inteligência.
E o que o Sensei Kase fala,é realmente uma verdade:"Isso só é posivel se, se vive como Vc. se ensina".
Isso é Karate,isso é inteligência aplicada à Arte Marcial.
Oss!
Pedro
 
 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re: Kata Heian Oyo
« Resposta #14 Online: Agosto 27, 2008, 10:39:14 »
Olá!
E mais:O Karate não nos permite somente treiná-lo,exige também muito estudo.
Não só o estudo "sentado",lendo tudo que aparece,mas um estudo profundo "durante" os treinamentos.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.