Autor Tópico: Katas de outros estilos...  (Lida 5869 vezes)

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
Katas de outros estilos...
« Resposta #15 Online: Novembro 26, 2005, 19:24:20 »
NOMES/ORIGEM DOS KATAS SHOTOKAN

(*) MAIS DE UM KATA / (**) DAÃ E CHO (GRANDE E PEQUENO)


 HEIAN (*) Pinan
TEKKI (*) Naihanti
BASAI (**)  Pasai
KANKU (**) Kushanku
MEIKYO (*) Rohai
HANGUETSU Seissan
UNSU ---Unshu
NIJUSHIHO Nicechi
SOOTIN Hakko
JION --- JI-ON  
 JIHTE ---  JU-TE  
JI’IN Shokyo
WANKAN Shiofo-hito
CHINTE Shoin
EMPI Wanshu
GANKAKU Chinto
GOJUSHIHO (**) Hotaku

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
GOSTEI
« Resposta #16 Online: Novembro 27, 2005, 16:53:04 »
Ô RENGO-KAI
GOSTEI DESSA RELAÇÃO.
MUITO LEGAL,INTERESSANTE.
OSS!!
HAPLI

Offline ronansan

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Já que estamos falando sobre outros katas
« Resposta #17 Online: Novembro 09, 2006, 21:06:54 »
Oss,

      Bom sou iniciante em artes marcias mas tenho esperiencia em luta e combate desde pequeno prático Kung Fu estilo Fu ong li a 1 mês e gostaria de saber se alguem conhece algum site q tenha as posições dos katas para q eu possa treinar i crescer mais rapido dentro do estilo agradeço a ajuda i a atenção.
             Oss
ão deixe que a ignorância tome conta de você não existe arte marcial mais forte, mas sim o Artista Marcial mais forte

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Katas de outros estilos...
« Resposta #18 Online: Novembro 10, 2006, 10:55:47 »
Caro Kungfuteca,

 Aprenda Kung Fu, aqui é um site de Karate.
 Nao misture as coisas. Estilo Ong Li é interessante....
 Ã« parente do Góla Li Tchuo Pá????
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Katas de outros estilos...
« Resposta #19 Online: Novembro 10, 2006, 10:58:37 »
encontrei esse material com significação dos nomes de katas, achei interessante, entao coloco caso mais alguem se interesse

TAIKYOKU (A Criação):  representa 3 Katas: Shodan, Nidan e Sandan. Uma forma para iniciantes. Consiste nos bloqueios e ataques mais úteis na prática das técnicas básicas. Este Kata e o Ten No Kata são o produto de longos anos pesquisando e estudando sobre a arte do Karate. Quando praticados regularmente resultam no desenvolvimento equilibrado do corpo e na estável habilidade para suportar o corpo corretamente. O aluno que adquiriu proficiência nas técnicas básicas e compreende a essência do Kata Taikyoku, irá valorizar o real significado deste princípio: "No karate não há vantagem no primeiro ataque".

HEIAN (A Mente Tranqüila): Há cinco formas de Heian, contendo uma grande variedade de técnicas, quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto.
PS - as formas indicadas aqui como Shodan (primeira) e Nidan (segunda) estão inversas em relação à sua ordem tradicional.
Esta mudança foi introduzida após considerar seus vários pontos de dificuldade e facilidade para o ensinamento.

BASSAI (Entrar Em Uma Fortaleza): esta forma de Kata contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos representando a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere determinação, como se fosse aquela necessária para invadir a fortaleza do inimigo.

KANKU (Olhar Para O Céu): O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu.

EMPI (O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na sequência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha.

GANKAKU (A Garça Pousada Na Pedra): Kata caracterizado pela postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão da garça pousada numa pedra, prestes a lançar-se sobre sua vítima.

JUTTE (Dez Mãos): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é muito audaz. Proporcionam bom condicionamento físico. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como dez homens de uma só vez.

HANGETSU (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato.

TEKKI (Andar A Cavalo): O nome refere-se a característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro.

JION: Este é o nome original, e tem aparecido muito na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin.

TEN NO KATA (O Kata Do Universo): Esta forma foi introduzida juntamente com o Kata Taikyoku há dez anos atrás. Consiste de duas partes complementares: frente (omote) ou parte um, e costas (ura) ou parte dois, sendo esta forma designada para uso igualmente apropriado como forma de Kumite. A frente (omote) é usada no treinamento individual e as costas (ura) no treinamento com um oponente em competição (Kumite) - O iniciante deve estudá-lo e praticá-lo seriamente até que venha a fazer parte deste kata.

UNSU: O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu.

MEIKYO: Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karate de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Katas de outros estilos...
« Resposta #20 Online: Novembro 10, 2006, 12:55:58 »
Profetas do Karate!!!
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Katsumoto
« Resposta #21 Online: Novembro 10, 2006, 13:02:02 »
Oss!
Ô Katsumoto,estou com saudades das rizadas que davamos ai em Ribeirão
Vamos marcar um dia para voltar a rir.
E,falando em profecias,qdo Vc. vem prá Sampa para treinarmos juntos o
JIKAN OKE?
Abraços
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Katas de outros estilos...
« Resposta #22 Online: Dezembro 02, 2006, 17:44:57 »
Recém entrando no fórum, me permitam opinar. Sou da Goju e acho o seguinte: é realmente muito difícil alguém conseguir executar os kata dos dois estilos (Goju e Shotokan) corretamente. É tudo diferente, a começar do uso do quadril. Shotokan defende com quadril de lado e soca com o giro no outro sentido (não é assim?). Goju executa ambos terminando com o quadril de frente. E por aí vai a grande lista das diferenças.Então acho até válido o cara aprender alguns kata de fora do seu estilo, a título de curiosidade e auxílio na compreensão (às vezes fazendo a coisa a partir de outra perspectiva o entendimento é facilitado). Mas apresentar um kata em competição, ou seja, se apresentar como especialista (ou coisa parecida) acho bem complicado. No entanto, gosto treinar alguns kata Shotokan.

Abraços,
Rodrigo
Abraços,
Rodrigo