Autor Tópico: Para onde foi o kata na wkf?  (Lida 2707 vezes)

Offline Clarice_Malinowski

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Para onde foi o kata na wkf?
« Online: Outubro 20, 2006, 14:37:05 »
Vejam que artigo interessante que está publicado no e.karate de Portugal. Versa sobre o "lugar', ou seria melhor dizer o "não lugar", do katá no karatê esportivo.




""Tenho que partilhar com todos aquilo que julgo ser uma das maiores injustiças e inadequações de sempre em termos pedagógicos e culturais: a sistemática exclusão e minimização da importância do Kata em Karaté – sobretudo na sua vertente desportiva. Como se não nos bastasse ter uma Federação que já provou por ”A + B” - somado ao restante abecedário -, que Kata não se encontra de forma alguma nas suas prioridades –, isto para não escrever que foi definitivamente agrilhoado e esquecido nas masmorras das ditas –, temos agora cadeias de televisão a partilhar do mesmo raquitismo – a EuroSport.

Ontem fomos brindados pelo citado canal televisivo por uma surreal alegoria, da qual só podemos e devemos retirar tristes ilações. Devo confessar que temo sempre pelo excesso dos meus julgamentos, como temo pelo excesso de inabilidade prática dos demais, mas alguém me consegue explicar - como se eu tivesse 4 anos - porque passaram imagens do Mundial de Karaté de Tampere, porque transmitem as finais do referido campeonato e deixam as provas de Kata de fora?? Por favor, gostava de obter uma resposta lógica para justificar tal omissão. Terá sido desconhecimento? É que, tratando-se um canal especializado em desporto, aquilo que noutros seria uma mera lacuna no conhecimento, tornar-se-ia numa dantesca falha. Nem podem sequer colocar a espectacularidade das mesmas em causa porque, como podemos verificar aqui no blog através das imagens que disponibilizámos das finais de kata equipa, estas são tão ou mais fenomenais que quaisquer 3 minutos de kumité.

Depois tivemos o Sr João Salgado a comentar os combates – e fê-lo bem, de facto, a isso nada tenho a apontar. Presumo que alguém do canal tenha solicitado uma presença junto da FNK-P. Terão pedido uma pessoa conhecedora de Karaté e avalizada para comentar as imagens e, na minha opinião, deveriam ter sugerido o Sr Joaquim Gonçalves. E justifico facilmente o que acabo de escrever: foi o Joaquim a pessoa que acompanhou os atletas, ele esteve lá na qualidade de treinador da Selecção Nacional Portuguesa (e vou-me abster de comentar estas 3 palavras), ele percebe e muito de Kumité de Competição e certamente não se iria limitar a comentar as evidências dado que, tendo vivenciado a competição in loco, iria imputar outra nobreza e riqueza às suas palavras. E já que citei o Sr Salgado sou impelida a deixar outra questão no ar: já que falou tanto em Torneios onde a Selecção já esteve presente, porque não aproveitou a posição privilegiada em que se encontrava para ter uma postura um pouco mais educativa e explicar aos telespectadores o que é o Karaté? E pelo meio, quem sabe, poderia citar a existência de um bicho estranho chamado Kata que, por mero acaso, até faz parte do mesmo!

Assustam-me um pouco as formatações que tomam lugar mercê do mediatismo de peças como a que ontem vi e sobretudo a gritante facilidade com que se subestima o Kata. Karaté não é um mero desporto de combate  e deveríamos tentar preservar esta mensagem. Karaté não é só Kumité: é ética, é técnica, é estudo e muito empenho e porque não dizer, Karaté também é Kata. E talvez quando se mentalizarem, quando acreditarem, talvez consigam fazer outras pessoas julgarem da mesma forma, para que assim confiram outra importância e dignidade à Arte Marcial que todos praticamos… e talvez aí sejamos também um “Desporto Olímpico”.

Rossana Rodrigues Garcia ""

marascas

  • Visitante
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #1 Online: Outubro 20, 2006, 15:59:18 »
Uma dica: Desconfie de tudo o que ler de Portugual...

Offline Clarice_Malinowski

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #2 Online: Outubro 20, 2006, 18:31:24 »
Pq Maracas?

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #3 Online: Outubro 20, 2006, 23:07:06 »
tem o intuito de levar todo nosso ouro e riquezas minerais bem como acabar com nossa reserva de pau brasil
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Portugal
« Resposta #4 Online: Outubro 26, 2006, 22:23:00 »
Olá!
Além de terem acabado com a cultura indigena,colocando $%&! na cabeça dos indios,pela mão daquele filho da $%&! do Anchieta,um país que tem tourada,é um país de cornos.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline houdini

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #5 Online: Outubro 31, 2006, 22:58:19 »
Ó marascas, você tem de voltar à escola primária para aprender a escrever Portugal :lol:
Quanto ao Sr. Pedro, e como Português (sem ofensa para os brasileiros), tenho que lhe dizer que se Cabral não tivesse descoberto o Brasil, você ainda andaria de tanga. Ah, e corno (ou cabrão, como se diz em Português) é você, seu palhaço. É que nem todos os portugueses gostam de touradas.
Quanto ao assunto em questão, esse artigo mostra o descontentamento que se vive em Portugal (a realidade que melhor conheço) quanto à importância dada ao KATA no contexto do Karate desportivo quer no que tem a ver com projecção mediática, quer no apoio dado pela Federação. No entanto, a culpa não é só da Federação, pois esta espelha os clubes e, por consequência, os instrutores. No fundo, este é um trabalho de base, que deve ser realizado desde início que, tendo em consideração os objectivos de cada um para a prática do Karate (desportivos, defesa pessoal, actividade física) deve estimular o conhecimento e practica de todas as suas vertentes (Kihon, Kata, Kumite), e a assimilação dos DOJOKUN (já ouviu falar, Sr. Pedro ?)
OSS !!!

marascas

  • Visitante
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #6 Online: Outubro 31, 2006, 23:11:42 »
Amigo, errei ao digitar Portugal, pesso dezculpa, iço não vai mais acontesser!!!

Mas é que tinha um portugues mentiroso aqui no fórum a pouco tempo, por isso ficamos preconceituosos assim...

Neto110

  • Visitante
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #7 Online: Novembro 02, 2006, 08:13:40 »
Em nome do olimpismo um grupo já sacrificou a sua integridade, as raízes históricas da arte, a tradição do uniforme, a eficiência marcial dos treinamentos, o modo de treinamento...porque eu naõ estranho se excluirem o kata?

Mas insisto: o que se ensina nestas academias aí naõ é karate e entendo que logo haverão 2 tipos de academia que participam nestes eventos olimpistas: as que treinam karate e vao lá e as que se preparam para ir no evento treinando alguma coisa que já foi karate um dia, mas naõ é mais.

marascas

  • Visitante
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #8 Online: Novembro 02, 2006, 22:05:54 »
Dá-lhe!!! Neto para Presidente!!

Vou sintetizar:

"O Olimpismo é uma maneira de alinenar os excluidos deixando o povo cada vez mais oprimido através do imperialismo do poder capitalista no mundo Neo-pós-globalizado dominado por esses que ai estão!!"


hehehe

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #9 Online: Novembro 03, 2006, 08:12:40 »
OSS

Tá virando aula de História/Geografia isso aqui !!!  :lol:

Em 1912... após a vinda e ida...   porque a filosofia aplicada....


OSS
---------------------------------------------------
Karate ON

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #10 Online: Novembro 26, 2006, 23:29:14 »
Amigo Houdini, endendo sua indignação com as brincadeiras do Sensei Pedro, mas e o jeito dele fazer amigos, com o tempo vc se acostuma...Ele adora mandar os amigos se foderem, não é legal?
Às vezes chamamos carinhosamente alguns amigos de corno (cabrão), $%&! (paneleiro), etc, mas sem querer ofender de verdade..... Engraçado não é??
Amigo, os portugueses que vieram para o Brasil na época da colonização não eram nenhuma elite...Só veio a a escória da sociedade portuguêsa para cá para explorar e roubar as riquezas do continente recém descoberto e nos explorar até a morte, era um tipo de castigo, ou seja, o  marginal tinha duas opões: "quer morrer ou ir morar no Brasil ??").
Visitei há dois anos a cidade do Porto e não pude deixar de imaginar como seria Portugal e os seus costumes na época de nosso descobrimento, considerando-se como é hoje e que já se passam mais de 500 anos (são cinco séculos!!!).....Meus Deus, o que houve !!!!!
Quanto ao fato de sermos descobertos por Cabral e colonizados por Portugal, bem, realmente foi muito azar o nosso, infelizmente, visto que por aqui também passaram holandeses, ingleses e franceses e estaríamos bem melhor agora com qualquer um desses.... Não me diga que vc acha que nós tivemos sorte nesse aspecto !!!!! (Pô, seria muita sacanagem com a gente, né....)
Quanto às tangas, estam ainda são muito usadas pelas mulheres daqui e nos agradam bastante....
Afora isso, eu ADORO Portugal (ainda hoje comi um bacalhau à portuguêsa no almoço, dourado na chapa e regado ao azeite do Galo), tenho MUITOS amigos portuguêses.... e viva o time de futebol da Cidade do Porto !!!!!!!
OOOSSSSSSSSSSS!!!!!!!

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #11 Online: Novembro 26, 2006, 23:31:34 »
Espero não ter exagerado na brincadeira!!!
rsrsrsrsrsrsrrsrssrsrsrsr............

Offline K_1

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Votos: +0/-0
Para onde foi o kata na wkf?
« Resposta #12 Online: Dezembro 02, 2006, 02:31:04 »
CARAAAAAAAMBA !!! $%&! aula d historia ,quanto a tanga  amigo houdini não vejo mau nenhum pricipalmente p mulherada brasileira q dá pau nas do mundo  inteiro :P ,e eu também já vi em vídeos de karatê primitivo os caras de  okinawa trinando d tanga :twisted: ,deiche estar Manuel :lol:
dore a Deus, tenha compaixão pelos humildes, submeta os seus adversários.

OSS.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
O portugues ficou bravo
« Resposta #13 Online: Dezembro 02, 2006, 09:55:14 »
Olá!
O Portugues ficou bravo!
Mas é assim mesmo,com o tempo ele se acostuma com a realidade.
Vou contar uma piadinha para ele se alegrar um pouquinho,e não me bater quando encontrar comigo.
Sabe porque o portugues usa bigode?
Para ficar parecido com a mãe!
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr.........
Não fica bravo que te faz mal,mas se continuar bravo,VAI SE $%&!!
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.