Eu não devia dizer isso, pois não quero fomentar o treinamento voltado à campeonatos mas, vá lá...O método do Guicomes funciona, mas eu prefiro começar com sequências inteiras e a transição seguinte. Exemplo: Heian 1. Gedan barai, oi-zuki e virada de 180 com gedan barai. Volte ao inÃcio e faça um porralhão de vezes antes de fazer a próxima sequência e a virada ou transição posterior.A fluência das sequências são muito importantes e, mais ainda, as transições. Depois, repita o kata inteiro até querer vomitar...OSS!
Cada um dos 25 e mais o meu tokui kata, somando 26. Como era ITKF eu também fazia o Kittei criado por Nishiyama Sensei, porém nunca gostei dele e, hoje, não o treino mais. Gosto do Suishu e do Meikyo Nidan de Asai Sensei. Não faço o Suishu, mas o Meikyo Nidan eu treino. Se parece muito com o Rohai original...Todo mundo tem condicionamento bom antes dos 30 anos! Depois de treinar kata eu fazia a aula do Sensei e treinava kumite... queria eu poder treinar daquela forma hoje, aos 44 anos e trabalhando 10 horas por dia. Treino de 1 a 2 horas, 5 vezes por semana e olhe lá!Parece que querem matar o Wankan. Eu continuo treinando. Gosto dele. Foi uma criação de Gigo Funakoshi, assim como o nosso Sochin (apesar de ele dizer que aprendeu com Aragaki Seisho)... mas eu gosto. Aplicações muito interessantes!OSS!
Todo mundo tem condicionamento bom antes dos 30 anos! Depois de treinar kata eu fazia a aula do Sensei e treinava kumite... queria eu poder treinar daquela forma hoje, aos 44 anos e trabalhando 10 horas por dia. Treino de 1 a 2 horas, 5 vezes por semana e olhe lá!
Valeu Marquinhos, vou passar a treinar assim sozinho (o problema é se tiver alguma coisa errada e "viciar"...então acho que é melhor só com katas já minimamente treinados né...?).
Então você é kataista, parabens pela dedicação e disciplina para treinar algo tão peculiar. Gostaria de ter treinado mais kata, assim como você fez.Eu treino os do shotokan, mas se tivesse oportunidade aprenderia alguns do Shito ryu, são muito bonitos e acho que me ajudaria a entender melhor o meu estilo.
Citação de: Cabadapest em Março 26, 2012, 22:29:16Então você é kataista, parabens pela dedicação e disciplina para treinar algo tão peculiar. Gostaria de ter treinado mais kata, assim como você fez.Eu treino os do shotokan, mas se tivesse oportunidade aprenderia alguns do Shito ryu, são muito bonitos e acho que me ajudaria a entender melhor o meu estilo.Não sei se sou "kataista". Sou karate-ka. Kata faz parte do Karate. Então eu treino... na minha primeira aula em 1980 eu fiz kata, kihon e kumite. Continuei fazendo até hoje, kata, kihon e kumite equilibrando os três o quanto posso. Se tirar uma das pilastras, a casa cai.Mas vou ser chato e falar novamente. Treinar kata pela performance plástica É DANÇA. Tem que treinar em duplas. Esmiuçar as rotinas (as sequencias são base para as rotinas de duplas) até que os princÃpios sejam dominados. Kata é kumite. Kata é budo...Eu gosto bastante dos kata do Shito-ryu. Não faço os do Naha-te, pois não tenho ninguém pra me orientar e, fazer de orelhada não é aconselhável. Faço Sanchin de vez em quando, mas não tenho coragem de mostrar a ninguém do Goju-ryu pois seria uma afronta.Gosto de estudar versões diferentes dos mesmos kata, por exemplo: Empi, depois eu faço Wanshu do Shito-ryu depois do Wado-ryu, que gosto muito. É a única maneira de fazer paleontologia dos kata. Estudando estilos que pararam no tempo e sofreram poucas alterações, assim posso saber como era em determinada data. Os do Shorin / Matsubayashi também são ótimos pra isso... Chotoku Kyan gostava de escavar versões arcaicas dos kata e os estilos que derivam dele são um verdadeiro sÃtio arqueológico.Algumas das aplicações dos nossos kata só fazem sentido quando olhamos pela ótica de escolas que sofreram menos mudanças.OSS!
"kata é kumite", só acho que kata não combina com shiai kumite, acho que o jiu kumite fala mais a sua linguagem, por isso acho complicado para aqueles que competem não se especializar somente em kata ou shiai kumite.-Treinar só kata perde-se o sentido marcial-Treinar só kihon só vai aprender a golpear o vento-Treinar só kumite, nunca vai corrigir os movimentos, vai lutar sem técnica
Ô Marquinhos,Ta na hora de vc pagar o que deve e aparecer lá no Athayde ensinar uns katas pra nós, pois nunca foi o forte da casa hehehe.