Autor Tópico: Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?  (Lida 11982 vezes)

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Online: Julho 03, 2004, 10:58:58 »
OSS!


Submeto a seguinte questão a todos os Karatecas e Budocas:


Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?


Um Abraço


SHOGUN

OSS!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Neto110

  • Visitante
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Resposta #1 Online: Julho 03, 2004, 11:55:53 »
Mais fácil (sequência mais simples): Heian Shodan

Mais difícil (técnicas e tempo): Unsu

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Resposta #2 Online: Julho 09, 2004, 14:40:54 »
OSS!  :lol:

No que respeita ao Kata mais fácil e ao mais difícil no Estilo Shotokan, tenho a comentar o seguinte:

Na minha experiência e treino efectivo de mais de 38 anos de prática do Karate Shotokan, e praticando eu todos os Katas Shotokan que são 26, actualmente chego a uma conclusão:

O Kata mais difícil para qualquer praticante de Karate Shotokan independentemente da sua graduação podendo ser um cinto branco 9º Kyu ou um cinto preto 5º Dan, é o primeiro kata médio ou seja a HEIAN-SHODAN.  :?:

No que diz respeito ao Kata mais fácil já aqui a coisa muda muito de figura, pessoalmente o Kata mais fácil é o meu Tokui-Kata (kata preferido) o GOJU-SHIHO-SHO.  :!:

Para os entendidos na matéria as minhas respostas parecem um contra-senso, mas advirto-vos que se trata única e exclusivamente da minha opinião e experiência pessoais.

Segundo o Mestre Ginchin Funakoshi "Pai do Karate Moderno" para se conhecer um Kata é preciso treina-lo medianamente por um período de 3 anos, pessoalmente faço Katas á 38 anos e ainda não conheço suficientemente bem a Heian-Shodan.

Deixo a todos esta linha de pensamento para meditam e tirarem as vossas conclusões.

Um Abraço

SHOGUN

OSS!  :lol:
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Shadow

  • Visitante
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Resposta #3 Online: Julho 28, 2004, 23:49:48 »
Pessoalmente, tenho a mesma opinião do Sensei Neto:

Mais fácil: HEIAN SHODAN
Mais difícil: UNSU

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Resposta #4 Online: Julho 29, 2004, 15:20:54 »
Para mim um dos kata mais dificil no shotokan é o Kanku-Dai

Shogun...

Me corrija se eu estiver errado:

1 - Considerando que o mais dificil no kata é justamente treinar as suas bases.
2 - Considerando que para termos boa base em todos os katas devemos treinar muito os Heian.
3 - Portanto seriam os Heian os katas mais dificeis.
4 - Considerando que os Heian foram criados a partir dos movimentos do Kanku-Dai

Concluimos que o kata mais dificil de ser executado dentro do estilo Shoto-Kan é o KANKU-DAI.

Aguardo suas considerações.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Resposta #5 Online: Julho 30, 2004, 12:15:08 »
Shogun...

Visitei o seu site e achei legal suas fotos fazendo kata.

Piscina e tudo heim... legal...é na sua casa ou clube?

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Resposta #6 Online: Agosto 05, 2004, 14:15:19 »
OSS!  :lol:

Uma das katas mais difíeis de executar é a Heian-Yondan, derivado a complexidade das técnicas.

A mais fácil e também mais difícil é o kata preparatório a Taikyoku-Shodan.

Um Abraço e bons treinos

SHOGUN

OSS!  :lol:
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline yyz

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +0/-0
Taikyoku
« Resposta #7 Online: Setembro 04, 2004, 12:50:41 »
O Shogun falou sobre o Taikyoku-Shodan. Quem aqui treina???

Eu aprendi 6 Taikyoku, Ten no Kata e Hiji no Kata... Conversando com o Kanazawa sensei ele disse que esses katas foram meio que abandonados depois da II guerra e que no Japão eles eram praticamente desconhecidos.

Bom, meu primeiro sensei de verdade era japones, treinou com mestre Funakoshi e aqui no Brasil consertava aparelhos eletronicos (radios, tvs, etc). Ele não dava aulas de karate em nenhuma academia. Meu pai era amigo dele e quando eu falei que queria treinar karate meu pai falou pra ele e ele falou pra eu ir na casa dele aos sábados as 7 da manha. Lá, treinavamos eu e mais 3 japoneses que já eram bem mais velhos. Treino sem kimono, no quintal, eu sem entender $%&! nenhuma do que os caras falavam em japonês! Treinei 5 anos com ele, até ele mudar pro Mato Grosso. Quando fui pra uma academia "oficial" de shotokan, falavam que o meu karate era "estranho" e era shotokan que eu treinava! Só que minhas bases eram bem mais altas, nunca havia treinado mawashi-gueri, e os katas que eu sabia, além dos citados acima eram o tekki e os pinan.  

Foi só aí que vim a conhecer os outros kata...

Alguém aqui teve o privilégio de conhecer Yassistiro Morokawa san? Ele faleceu faz 10 anos, morava em Cuiabá.
nd the meek shall inherit the Earth...

Neto110

  • Visitante
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Resposta #8 Online: Setembro 04, 2004, 15:35:32 »
Conheço estes Kata embora não os tenha colocado em meu currículo oficial da academia. Sobre este Mestre, não conheci não. Sorte sua ter tido esta experiência. Está treinando aonde hoje?

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Vc de Corumba
« Resposta #9 Online: Setembro 04, 2004, 23:24:55 »
YYZ,

Já que vc é dessas bandas dai te pergunto:

Vc conhece um professor chamado Paulinho ele é meio alourado deve ter uns 48 anos e é baixo.

Ele era da minha academia e se mudou para o MG nos anos 80.

OSS
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Katas
« Resposta #10 Online: Setembro 05, 2004, 11:54:32 »
A sim, katas.....

O mais facil sem duvida é o Wankan. O mais dificil o Unsu pois só vi o Hugo Arrigoni dar os chutes no pulo razoavelmente bem, por que perfeito ninguem faz, nunca vi nem em filme ou livro.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline junior_budoka

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 65
  • Votos: +0/-0
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Resposta #11 Online: Novembro 03, 2004, 14:31:12 »
Dos katas que ue conheço:

O Tekki shodan é o mais fácil
E o Sochin mais díficil

Os dois são ótimos para desenvolver a base

Valeu!!

User21

  • Visitante
Re: Katas
« Resposta #12 Online: Novembro 23, 2004, 03:09:27 »
Citação de: "Gustavo-RJ"
A sim, katas.....

O mais facil sem duvida é o Wankan. O mais dificil o Unsu pois só vi o Hugo Arrigoni dar os chutes no pulo razoavelmente bem, por que perfeito ninguem faz, nunca vi nem em filme ou livro.


Gustavo quer ver alguem que faz o pulo perfeito??

Então participe de algum campeonato da FBKK Federação Brasileira de Karate-do e Kobu-do

Tem um cara chamado Danilo Yafelix ele faz apenas este kata treina a seis anos, faz o pulo alto o giro perfeito e cai de uma só vez tem material na net sobre ele tem apenas 18 anos.


link FBKK: http://www.fbkk2004.kit.net


E sobre o kata mais dificil

apesar de não treinar shotokan, conheço bem o estilo pois procuro me informar o maximo sobre o karate  que tanto amo. gosto muito de fazer kata e como shogun disse tambem acho válido que o heian shodan é o mais dificil, pois só depois que você aprende bastante katas avançados percebe que o importante é o basico ele que você tem que fazer bem assim aprimora o mais avançado.

e o kata mais facil com certeza é o Gojushiho-sho, pois o kata dá pra pegar inteiro em um só dia e pra pontuar em campeonatos basta fazer as bases fixas e pesadas.


-------------------------------------------------------------------------------------

Procure sempre acrescentar conhecimento

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Kata fácil não existe
« Resposta #13 Online: Janeiro 14, 2006, 17:59:04 »
OSS!!
Caro Shogun
Eu acho que Vc. está certo qdo.diz ser o HEIAN SHODAN,o kata mais dificil de executar bem.

Na minha opinião, o kata mais dificil de ser bem executado é o Heian shodan,e em sequência o Teki shodan.
Agora discordando do Gustavo,o mais lindo kata é o Wankan.
O Gustavo está errado qdo. diz que o Wankan é o mais fácil.
Quero ver manter a altura da base todo o tempo,assim como manter o kime em todos os movimentos,tanto de ataques como os de defesa.Além do mais,na minha opinião é um kata "chic"
OSS!!
Hapli
Pedro

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Qual a Kata do estilo Shotokan mais fácil e a mais difícil?
« Resposta #14 Online: Janeiro 14, 2006, 19:05:16 »
Pedrão, o Wankan não é chick nada. Mais sem graça que ele só os 3 pulinhos do chinte. hahahahahaahhahaha

No estilo que estou fundando que se chama shotokan machão, só tem heian shodan, godan, basai dai e soochin e só pra sacanear a JKA voltei com o Jiin. :roll:
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ