Autor Tópico: Diferenças no Kata SKI x JKA  (Lida 3625 vezes)

Offline Bodhidarma

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • A Mente de Bodhidarma
Diferenças no Kata SKI x JKA
« Online: Maio 14, 2007, 22:14:26 »
Boa noite à todos.

Como a grande maioria de vocês sabe, existem algumas diferenças sutis (e outras nem tanto) na forma de execução dos Katas quando realizados pela "linhagem" de Kanazawa  (SKI) e por Nakayama (JKA).

O que eu gostaria de saber é se alguém poderia me dar mais informações e detalhes de como exatamente surgiram estas diferenças na realização dos Katas; quando estas foram estabelecidas, antes ou depois da criação da SKI? Ambos foram alunos de Funakoshi na Universidade de Takushoku portanto supostamente nâo deveria haver uma padronização? Espero que vocês possam me responder estas dúvidas...

Neto110

  • Visitante
Re: Diferenças no Kata SKI x JKA
« Resposta #1 Online: Maio 14, 2007, 22:43:58 »
Já ouvi muitas explicações destas e doutras diferenças. Uma delas me foi dada pelo Mestre Asai, na sua primeira vinda em Goiânia, me falou ele que cada mestre, num determinado momento sente necessidade de deixar uma marca pessoal nos katas.

Eu entendi. Estas "diferenças" permitem a alguém bem informado identificar a "linhagem" de um atleta vendo como ele faz os katas.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Diferenças no Kata SKI x JKA
« Resposta #2 Online: Maio 15, 2007, 08:07:11 »
Essas diferenças não acontece só em organizações diferentes...........eu perguntei para o Sensei Sasaki porque o kata dele e do sensei Machida tinham pequenas diferenças. Ele respondeu que depende muito de como o mestre ou professor enxerga o kata e que não era considerado errado desde que os pontos essenciais do kata não fossem alterados.


Oss,

Ari - Santos/SP 

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Diferenças no Kata SKI x JKA
« Resposta #3 Online: Junho 03, 2007, 00:47:27 »
Oss !!!

"Como a grande maioria de vocês sabe, existem algumas diferenças sutis (e outras nem tanto) na forma de execução dos Katas quando realizados pela "linhagem" de Kanazawa  (SKI) e por Nakayama (JKA).

O que eu gostaria de saber é se alguém poderia me dar mais informações e detalhes de como exatamente surgiram estas diferenças na realização dos Katas; quando estas foram estabelecidas, antes ou depois da criação da SKI? Ambos foram alunos de Funakoshi na Universidade de Takushoku portanto supostamente nâo deveria haver uma padronização? Espero que vocês possam me responder estas dúvidas..."

Bodhidarma, se foram estabelecidas antes ou depois não sei te afirmar, mas sim que acredito que devem ter se firmado depois que Kanazawa passou a trilhar o seu próprio caminho, diverso de seu mestre mais atuante que, se não estiver enganado, foi Nakayama.

Já vi filme antigo de 8 milímitros em preto e branco com, dentre outros, Nakayama e Kanazawa, sendo que este já à época na execução do Empi, tinha momentos que depois do jodan age-zuki executava o movimento seguinte com a mão igual Nakayama leciona ("O Melhor do Karatê - Vol. 7), outras já fazia do jeito que conhecemos hoje em dia ao agarrar.

No mais, como já dito acima, são detalhes que não alteram a essência do Kata, assim como constatamos que a WKF (hoje em dia com forte influência européia) não segue nenhuma das duas linhagens cegamente, estando num campo intermediário, mas mais próximo de Nakayama com diferenças sútis, a exemplo o último mundial na Finlândia com o Peruano (acho que se escreve Tomichiro) que fez o Empi.

É o que penso com respeito às opiniões em contrário.

Oss !!!
« Última modificação: Junho 04, 2007, 17:32:39 por A.Pêcego »
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu