Autor Tópico: Dúvida sobre os Katas: Heian Godan e Teki Shodan  (Lida 3583 vezes)

Offline maurotak

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 61
  • Votos: +1/-1
Dúvida sobre os Katas: Heian Godan e Teki Shodan
« Online: Maio 16, 2007, 14:32:17 »
Senhores, fiquei bastante tempo afastado dos treinamentos de karatê. Persistentemente durante os treinos, fui corrigido pelo professor local acerca de dois detalhes nos Katas citados no título do tópico e que olhando alguns vídeos no Youtube (Valdesi, Nakayama e O Sensei) me deixaram em dúvida.
1. Heian Godan: Após o primeiro kiai (oi-zuki), fazemos uma defesa (guedan-barai) para o lado oposto em kokutsu-dachi. Na fase da virada eu (e os vídeos supracitados) executava o movimento com a perna em elevação e fui corrigido para que executasse apenas a virada sem elevar a perna.
2. Teki Shodan: Nos movimentos de defesa logo em seguida ao sabaki do ashi-barai eu (e os vídeos) executava as defesas e quando ia executar a defesa para o lado oposto, virava o rosto e então defendia. Fui corrigido para que no momento da defesa para esquerda, olhasse para a direita e assim por diante.
Será que fui claro?
« Última modificação: Maio 16, 2007, 15:18:03 por maurotak »

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Dúvida sobre os Katas: Heian Goda e Teki Shodan
« Resposta #1 Online: Maio 16, 2007, 15:00:57 »
1. Heian Godan: Após o primeiro kiai (oi-zuki), fazemos uma defesa (guedan-barai) para o lado oposto em kokutsu-dachi??  Será que fui claro?

Kokutso Mauro?

Ninguem manda ser velho Maurão...antigamente fazíamos assim mesmo elevando a perna, eu particularmente ainda faço, mesmo que tenha mudado. Agora no Tekki-Shodan não entendi.

OSS...
« Última modificação: Maio 16, 2007, 15:03:00 por Luiz »
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline maurotak

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 61
  • Votos: +1/-1
Re: Dúvida sobre os Katas: Heian Goda e Teki Shodan
« Resposta #2 Online: Maio 16, 2007, 15:17:15 »
Caramba, me confundi com os nomes... Kibadachi.
Então o pessoal aqui está atualizado... Pois é Luizão, ninguém mandou ser velho hehe.
Sobre o Teki, o lance é o seguinte: a gente executa o sabaki de ashibarai e em seguida executamos uma defesa com ambas as mãos (morote uti, se não me engano) e em seguida, repetimos os movimentos para o outro lado. A questão é: eu executo o sabaki e a defesa com as duas mãos e em seguida olho para o outro lado e fui corrigido para executar a defesa com as duas mãos olhando para o outro lado. O mesmo ocorre quando terminamos a defesa e em seguida atacamos com um ushiro empi. Eu executo a defesa e quando ataco com o empi, olho para o lado da finalização e fui corrigido como no movimento anterior.

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida sobre os Katas: Heian Godan e Teki Shodan
« Resposta #3 Online: Maio 16, 2007, 16:38:33 »
defender olhando pro lado oposto? sei não...

oss
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Re: Dúvida sobre os Katas: Heian Godan e Teki Shodan
« Resposta #4 Online: Maio 16, 2007, 17:14:40 »
Oss.

Acho que entendi.

Mauro, acho complicado defender olhando para o outro lado. Quando da defesa, olhamos para o lado da defesa.

Já na hora do Koshi Kamae, você estará olhando para o outro lado mesmo. Ou seja, defendeu, puxou em Koshi kamae, olhando para o lado do próximo ataque.

Oss.

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Re: Dúvida sobre os Katas: Heian Godan e Teki Shodan
« Resposta #5 Online: Maio 16, 2007, 17:34:20 »
ai sim, defende e depois olha!

Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline maurotak

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 61
  • Votos: +1/-1
Re: Dúvida sobre os Katas: Heian Godan e Teki Shodan
« Resposta #6 Online: Maio 16, 2007, 20:13:48 »
Era o que eu achava também, até ser corrigido. Como fazem 7 ou 8 anos que não treino, achei melhor não polemizar. Valeu moçada!!