Autor Tópico: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.  (Lida 6544 vezes)

thoryu

  • Visitante
Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Online: Setembro 17, 2007, 19:05:57 »
Deparei-me com um blog de autor praticamente anônimo mas que publicou um artigo interessante do ponto de vista histórico, sobre os Katas, desde o Funakoshi até a JKA.

http://shotokan-karate.blogspot.com/2006/01/as-katas-shotokan-na-altura-da-chegada.html


Dos Katas que me eram desconhecidos encontrei um video de um dos Katas citados, o "Suishu" pelo Asai.



Com Bunkai e tudo.

Nunca havia assistido este kata, e independente de gostar dele ou não, assistir a performance do grande Asai, já é o suficiente. Oss. Amigos.

Lezon

  • Visitante
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #1 Online: Setembro 17, 2007, 21:39:55 »
Sinceramente, foi a primeira  vez que vi este Kata e olhem que já vi muitos!
E já agora digo que gostei bastante.

Hai!!  Oss!!

Offline Alaumir Mainardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-1
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #2 Online: Setembro 17, 2007, 21:42:24 »
Certa vez li um artigo na Internet de André Bertel
a respeito dos Kata que o Mestre Asai criou.
Uma destas séries é a chamada "Unsu Series" e
é composta dos seguintes Kata: Unsu, Kashu,
Suishu, Roshu and Hushu.
No Blog de André Bertel são listados 62 Kata
da linha do Mesre Asai:

http://andrebertel.blogspot.com/search?q=kata


Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #3 Online: Setembro 18, 2007, 00:26:09 »
Oss

Ultimamente tenho feito de Asai Sensei meu ídolo particular,fiquei mais uma vez impressionado com esta movimentação,muito bonita e eficaz,há dados que Asai Sensei criou inúmeros katas para pessoas portadoras de necessidades especiais,ainda não conseguir ver nenhum destes, mais tenho muita  curiosidade por eles,um tempo atrás o Tiozinho estava também a caça destas exercícios,seriam de no mínimo de grande estímulo para todos conhece-los e se possível pratica-los.

Quem conseguir por favor nos agraciem!!!!!!

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Alaumir Mainardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-1
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #4 Online: Setembro 18, 2007, 07:08:45 »
Eu já procurei a respeito destes Kata e não encontrei nada.
No Japão existem competições com estes Kata com cadeiras
de rodas.
No Blog de André Bertel ele cita os seguintes Kata como
sendo desta modalidade: Shorin-dai, Shorin-sho, Nirin-dai,
Nirin-sho, Sanrin-dai, Sanrin-sho, Yonrin-dai, Yonrin-sho,
Gorin-dai and Gorin-sho.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #5 Online: Setembro 18, 2007, 09:35:35 »
Olá!
O tempo é mesmo implacável,nos tirou esse,que foi um dos maiores
Karatecas do mundo,senão o melhor de todos.
É emocionante vê-lo em ação pelo seu Karate fácil e eficiênte.
Mais uma vez minha humilde homenagem ao Sensei Assai.
Oss!
Pedro   
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline ZenKen

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 212
  • Votos: +2/-0
    • http://
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #6 Online: Setembro 18, 2007, 10:53:03 »
Oss.

Como é do conhecimento geral no dia 15 de agôsto passado completou um ano o falecimento do sensei Asai. Sua espôsa,Keiko Asai, enviou uma mensagem a respeito que está no site da JKS Irlanda. Fiz uma tradução livre de  um pequeno trecho que me pareceu demonstrar o caráter do grande mestre:

"No dia do Campeonato Nacional Japonês - JKS -, embora tivesse que ficar em repouso e permanecer no hospital em virtude de suas condições de saúde que se agravavam, conseguiu sem a juda de ninguém sair da cama . Dirigiu-se para o local onde se realizava a reunião de árbitros e participou desta até mesmo para a surprêsa de seu assistente. Percorreu longo caminho sem a ajuda de ninguém. Lá parecia ter recuperado suas fôrças e com as costas retas voltou a ser o mesmo e vigoroso sensei de sempre.

Naquele momento, nenhum dos mais de cem arbitros de todo o Japão perceberam se quer que Asai sensei estava gravemente doente. Respondeu integralmente à todas as perguntas educadamente até o fim da reunião. Após ao que participou de uma recepção por mais de uma hora conversando com todos e como sempre aproveitando os bons momentos sempre com um sorriso estampado no rosto.

Terminou o encontro tranquilamente e após tê-lo encontrado entrou em coma suávemente e faleceu logo após."

SENSEI NI...

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #7 Online: Setembro 18, 2007, 11:16:52 »
Oss.

Como é do conhecimento geral no dia 15 de agôsto passado completou um ano o falecimento do sensei Asai. Sua espôsa,Keiko Asai, enviou uma mensagem a respeito que está no site da JKS Irlanda. Fiz uma tradução livre de  um pequeno trecho que me pareceu demonstrar o caráter do grande mestre:

"No dia do Campeonato Nacional Japonês - JKS -, embora tivesse que ficar em repouso e permanecer no hospital em virtude de suas condições de saúde que se agravavam, conseguiu sem a juda de ninguém sair da cama . Dirigiu-se para o local onde se realizava a reunião de árbitros e participou desta até mesmo para a surprêsa de seu assistente. Percorreu longo caminho sem a ajuda de ninguém. Lá parecia ter recuperado suas fôrças e com as costas retas voltou a ser o mesmo e vigoroso sensei de sempre.

Naquele momento, nenhum dos mais de cem arbitros de todo o Japão perceberam se quer que Asai sensei estava gravemente doente. Respondeu integralmente à todas as perguntas educadamente até o fim da reunião. Após ao que participou de uma recepção por mais de uma hora conversando com todos e como sempre aproveitando os bons momentos sempre com um sorriso estampado no rosto.

Terminou o encontro tranquilamente e após tê-lo encontrado entrou em coma suávemente e faleceu logo após."

SENSEI NI...

Oss!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #8 Online: Setembro 18, 2007, 12:02:01 »
Olá!
É impressionante o poder do Karate e,de alguns Karatecas que mesmo depois de sua morte,continuam dando exemplos de vida e de honra,sem bravatas,sem orgulho e
principalmente sem arrogância.Sem contar é claro,com o legado de técnicas que vai ficar por longo tempo.
Lendo o texto acima,emociona-se quem tiver a sensibilidade de entender essa arte marcial no seu conceito.
Interessante que um Homem como o Sensei Assai,deixa para quem entender,a afirmação que o Karate jamais vai morrer,principalmente para quem quizer seguir seus exemplos de comportamento.
Espero que todos leiam e entendam o texto postado pelo Zen Ken,isso vai fazer-nos
um pouco melhor.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Simoes

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 621
  • Votos: +4/-0
    • http://www.kyokai.com.br
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #9 Online: Setembro 18, 2007, 12:38:58 »
O Sensei Asai criou os katas Junro e os katas em cadeira de rodas, existem outros katas que ele disseminou pela IJKA (associação formada por karatecas mais velhos a “velha guarda do Asai”) que segundo diz a lenda, ele não criou esses, e sim resgatou do passado, são katas antigos que foram perdidos no tempo.

Como a IJKA era formada apenas pelos mais antigos a idéia era resgatar o karate mais antigo e forte através dessa associação, os katas que estavam sendo resgatados eram:

Hachimon
Kakuyoku Shodan
Kakuyoku Nidan
Kakuyoku Sandan
Kashu
Kyakusen Shodan
Kyakusen Nidan
Kyakusen Sandan
Kyakusen Yodan
Kyakusen Godan
Kyakusen Rokudan
Kyakusen Shitidan
Meikyo Nidan
Meikyo Sandan
Rakuyo
Suishu
Tsungo Shodan
Tsungo Nidan

Infelizmente o Sensei Asai morreu antes de realizar esse projeto.

Desses acima o único que eu já vi ao vivo foi o Hachimon executado pelo Sensei Scott. Alberto, o Sensei Scott também conhece os katas em cadeira de rodas, no curso dele no mês que vem podemos pedir uma palhinha desses katas.

Offline Alaumir Mainardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-1
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #10 Online: Setembro 18, 2007, 14:48:01 »
No site de Scott Langley existem vídeos dos
kata: Junro 1-5, Rantai, Hachimon, Kakusen
Shodan, Meikyo Nidan, Joko Issei e Senka.

http://www.thejks.com/pages/kata.asp

O Kata Suishu citado no início deste post
que está no youtube foi retirado das fitas
VHS que o Mestre Asai produziu. Eu tenho
cópia destas fitas que obtive com o nosso
colega de fórum o RENGO-KAI.
No link abaixo tem uma atleta executando o
Roshu:



Já enviei um e-mail no passado para André
Bertel e ele tem planos de produzir um
DVD com os Kata do Mestre Asai. Ele participava
de treinos particulares com o Mestre Asai.
Atualmente não pertence mais a JKS, mas
continua praticando e ensinando o que aprendeu
com o Mestre Asai.

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #11 Online: Setembro 18, 2007, 15:43:56 »
Admiro Asai, pois ele realmente fez um trabalho bom pelo karate em si. Apesar das dissidências ocorridas dentro da esfera da antiga JKA-unidos-venceremos ele pareceu que mantinha o respeito pelos que não ficaram com ele (ao menos informações sobre remorsos entre eles não foram divulgadas).
O blog deste André Bertel é muito legal, pois ele conta as experiências vividas por ele com o mestre Asai. Já foi para os meus favoritos.
Meu interesse pelos koten kata (kata ancestrais) tem aumentado, gostaria (tenho sido muito egoísta ultimamente ;D) que disponibilizassem mais fontes sobre os koten quem souber, é claro.
Tudo bem que eu sou um faixa-verde teimoso determinado e estou (e devo) me dedicando à série Heian, principalmente o Sandan, mas sempre é bom assistir a alguns outros materiais como esses.
Até mais.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #12 Online: Outubro 01, 2007, 22:06:42 »
Asai Sensei viveu o que o Karatê realmente é.

Qualquer um que ler suas entrevistas e vê-lo em ação entenderá que karatê é guerra.
Oss Sensei Asai, minhas homenagens a ele e seu legado.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Neto110

  • Visitante
Re: Suishu - que kata é esse? Com bunkai pelo Asai.
« Resposta #13 Online: Outubro 03, 2007, 20:30:49 »
Tive a chance de ter vários cursos com ele e estar pessoalmente com ele várias vezes também e confirmo o que já foi dito.

Sobre os kata: há alguns professores em Goiás, especificamente em Goiânia, que dominam a maioria destes katas citados ali, ensinados pelo próprio Mestre Asai, nas várias vezes que ele esteve aqui.