Autor Tópico: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo  (Lida 3772 vezes)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Online: Outubro 16, 2007, 13:45:28 »
Tenho 1,90 de altura com 97 quilos (sem barriga) ;D, me sinto bem, e vejo como o kata perfeito (junto com o kanku dai e o kanku sho) para meu bio tipo.

Como ví algumas pessoas comentarem sobre o jion, fiquei curioso em saber qual a opinião de vcs quanto a ligação kata=biotipo do karateca.

Vcs acham que tem kata que fica mais bonito feito por um ou por outro por causa do bio tipo?

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #1 Online: Outubro 16, 2007, 14:09:55 »
Olá!

Acho que fica mais bonito se o Gi for brilhante e a faixa estiver com o nó, meio viradinho de lado.  8)

Kata é kata!
É para ser treinado sempre pensando na aplicação e eficiência e não para ver se fica......mais bonito :-[
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #2 Online: Outubro 16, 2007, 14:48:15 »
O Tzuki não detona o cara assim:


A pergunta é pertinente sobre quais katas se ajustam melhor a um biotipo leve e outros para biotipo pesado.

Eu em algumas pesquisas andei descobrindo que os antigos métodos de ensino o professor passava no máximo uns 4 katas até atingir a faixa preta e depois ensinava apenas mais um ou dois katas que se ajustavam o biotipo do praticante, assim como também tipos de golpes que se adequam ao seu biotipo e por isso vc deve treinar mais.

Oss!

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #3 Online: Outubro 16, 2007, 17:26:21 »
Oss

Para mim todo kata é bonito,só em desenvolve-lo já é um ganho.

katas se ajustam a nós e nós a eles, há katas que ficam realmente melhores em certos biotipos de praticante basta gostar dele.

Vamos sempre ter uma preferência por uns ou ou outros.

Devemos ir praticando o máximo possível e ir se aaptando aos que nos indentificamos mais.Como tudo que fazemos sempre haverá o queridinho por biotipo-velocidade-kime ou qquer outra qualidade que ele possa nos apresentar.

Só não me venham com aquela história de kata masculino/feminino, kata todos podem  e devem praticar uns vão se apresentar esteticamente-fisicamente ou qquer ""mente"" melhor ou não >:( >:( >:(

Os
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

thoryu

  • Visitante
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #4 Online: Outubro 16, 2007, 18:14:27 »
Sendo coerente com meus posts anteriores, acredito que alguém de mais de 90 quilos fazendo Unsu é assistido pela assistência e pelos árbitros como se estivesse em câmara lenta. Na hora do salto é como se a atração gravitacional fosse o dobro do valor.

Por outro lado alguém de 50 quilos fazendo Sochin, Jitte, ou Hangetsu, parece aqueles mímicos de Shopping Center em ação. Sem Chance.

E ainda por cima acredito que existam Katas Femininos, no Shotokan, no Goju ryu, e provavelmente em todas as escolas.

Há um Kata do Goju, que me esqueci o nome, que começa com um movimento de mãos muito bonito e expressivo que não tenho idéia da aplicação, que assisti umas cem versões femininas e APENAS UMA feita por um ser do sexo Masculino.

Igual ao Gankaku. Mulher fazendo é lindo. Homem é esquisito.  Estou me referindo á Competição.

Claro que no dia a dia Todos Tem que saber/fazer todos os Katas. Mas existe um direcionamento de certo Kata ao Biotipo/Sexo do Karateca.

Minha opinião, cada um que tenha a sua. Oss. Hai.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #5 Online: Outubro 18, 2007, 03:03:36 »
Oss

O assunto não era o kata preferido do Gustavo  JION que até onde eu sei significa agradecimento/maturidade.

E acabou virando celeuma :o

É por isso que o Gustavo não gosta dele cria muito atrito >:(,deveriamos pedir para que ele fosse também cortado da lista (como aconteceu com o JIIN) de katas superiores e aí estes problemas cessariam.

Que puxa :(

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Marcio Santos

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
  • Votos: +0/-3
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #6 Online: Outubro 18, 2007, 08:03:23 »
Ia ficar quieto, mas não aguentei......

Por mais $%&! que ele fale, tem a ver sair no braço com a figura?
Parece - e deve ser a maior gente fina.

Não só é gente fina, como tem um karate de primeira!!!! E não falou $%&! $%&! nenhuma.....Essa história de biotipo já é antiga no site.....É só procurar em algum tópico anterior!!!! Bem anterior.........

$%&! é falar que existem katas femininos no shotokan! Vc acha que quando o Funa foi inventar os katas ele pensou "Ahhh...Esse vai ser pra mulher! É mais delicado e tal......E esse vai ser pros homens, pois é mais forte, mais vigoroso". Não manjo muito de história, mas nessa época no Japão a mulher era sempre colocada em 2º plano......Então, mais uma vez, vc acha realmente que o Funa ia se dedicar a fazer katas exclusivamente pra mulher?

Por outro lado alguém de 50 quilos fazendo Sochin, Jitte, ou Hangetsu, parece aqueles mímicos de Shopping Center em ação. Sem Chance.

Vc acha que os caras que inventaram esses katas tinham quantos kgs? Por serem japoneses, e das antigas, eram todos baixinhos e leves....

Cada kata tem sua característica. Se vc quiser ser completo (velocidade, agilidade, força, etc) tem que saber todos os katas! Independente do seu tamanho......

Agora, voltando ao tópico..... Jion é um tesão! Não entendo pq o Gustavo não gosta de fazer!!!!

OSS!!!




Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #7 Online: Outubro 18, 2007, 08:29:17 »
Lamento sinceramente, que o tema que pensei ser interessante, não tenha sido para vcs.

Eu só queria saber o que vcs achavam do tema... pois para mim, não existe também kata "masculino" ou "feminino", mas acredito que existam katas que vc vai fazer melhor por causa to seu tipo físico.

Agora, eu vou me limitar a só responder os posts, pois parece que meus temas não lhes interessa.

Agradeço aos que me passaram suas sinceras opiniões sobre o assunto, dando seu ponto de vista.

E lamento aos que escarneceram ou desdenharam do tema.

Um abraço a todos!

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #8 Online: Outubro 18, 2007, 08:33:22 »
BOA MARCIÃO, VC RESUMIU TUDO O QUE EU QUERIA ESCREVER MAIS TINHA PREGUIÇA! E THORYU TONYU, PELO VISTO VC TEM MUITO TEMPO LIVRE NA SUA VIDA PRA FICAR FUÇANDO NO ORKUT DOS OUTROS :P.
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline tzuki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 248
  • Votos: +0/-0
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #9 Online: Outubro 18, 2007, 13:01:17 »
Pessoal,
Dee tudo o que foi escrito neste tópico, estou de acordo com o Márcio:

Ia ficar quieto, mas não aguentei......

Cada kata tem sua característica. Se vc quiser ser completo (velocidade, agilidade, força, etc) tem que saber todos os katas! Independente do seu tamanho......



Até!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #10 Online: Outubro 19, 2007, 03:22:52 »
Oss

O JION continua a perturbar a mente de muitos e de gratidão que é bom nada >:(

Só para melhorar a situação, eu estou tentando baixar o filme instrucional LEGACY OF NAKAYAMA SENSEI onde na parte 5 ele fala mais do JION e é demosntrado por Tanaka Sensei com bunkais e outros apetrechos muito legal,quem quizer, dá, ou não dá para baixar pelo "shareazza",se der certo é porque deu :o :o :o :o :o

Este kata além de perturbar o Gustavo dá dando ou não o que discutir ???

Oss
alberto/Santos.

yama-Alberto S. Almeida

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #11 Online: Outubro 19, 2007, 05:59:53 »
Oss

Para melhorar o nível e atentar o Gustavo,aí vai Tanaka Sensei e o JION.

   

Deve ser só para sacanear o Gustavo não gostar deste kata que além de bonito é forte pacas.

Para mim é tudo cascata ele deve te-lo é como favorito :D

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

thoryu

  • Visitante
Re: Jion, qual o tipo de karateca que deve fazê-lo
« Resposta #12 Online: Outubro 20, 2007, 17:30:38 »
Para quem possui cromossomos em quantidades ou qualidades diferentes das minhas, gostaria de perguntar:

Eu disse em algum momento que os Karatekas "NÃO" devem treinar "TODOS" os Katas?

Funakoshi "CRIOU" algum Kata? Que eu saiba ele compilou e divulgou.


E se "QUALQUER" Karateca conseguir ganhar na primeira ou segunda rodada com "Soshin" ou "Hangetsu" e na última com "Unsu", ou vice-versa, se for numa competição válida pela JKA BRASIL ou ITKA, eu pago dois mil reais de estímulo.

Caso isso aconteça, o Karateca tem que bom para Kraleo ou ter comprado os Ãrbitros.

Para quem acredita que o Kata escolhido independe do biotipo, pensem...

DO Shirai, somente assisti o bunkai dele do Unsu.
O Brennan nenhuma referência a Unsu. Isto são apenas dois exemplos que lembrei agora.

Já os Karatecas de menos estatura e menos peso, que fazem os Katas de força, o fazem de uma forma patética. Basta comparar o Jitte do Shirai e do Valdesi.

Por outro lado, só uma besta acreditaria que NÃO É necessario praticar todos os KATAS,
apenas digo, que os Katas são dirigidos à determinados tipos de estrutura física, e já que é pra se abrir, até mesmo pscológica do Karateca.

Quem não entende uma coisa assim tão simples, deveria se preocupar mais consigo mesmo e com a a própria condição do que com o Karate.

Claro que eu acredito no Karate do Mauro, no do Márcio, do Avi. Se eu acreditasse que vocês fossem bostas, não estaria perdendo meu tempo postando para vocês. Desculpe ter sido agressivo à você, Arthur, eu fui uma besta.

Oss. Hai. E estive longe por alguns dias, mas desculpem se ofendi algúem neste ínterim. Os posts apagados foram apagados depois do meu último post, portanto nem seguer os li. Mais uma vez, Oss. Hai.
« Última modificação: Outubro 20, 2007, 17:42:54 por thoryu »