Autor Tópico: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???  (Lida 10076 vezes)

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #30 Online: Agosto 25, 2011, 16:54:50 »
Apesar de não estar filiado atualmente a nenhuma organização, fui filiado, desde sua criação, com a ITKF, CBKT e FERJKT enquanto competia. Mesmo assim, sempre fiz e farei o Bassai levantando o joelho (isso nunca me barrou em torneios), pelas razões que descrevi anteriormente. Apesar de não ser necessãrio para o Yama-zuki, faz mais sentido, tanto como aplicação em defesa pessoal, quanto como treino físico, como o Pinto San ressaltou.

Concordo com ele quando diz que todos os movimentos não têm uma aplicação prática, principalmente em alguns kata como Sanchin e derivados (que são para treino físico), porém, acredito que ao criar (ou alterar) os kata que deram origem ao nosso Shotokan, Matsumura e seu time sabiam exatamente o que queriam e, tenho certeza, era pra se defender. O problema é que essas aplicações não foram passadas adiante e, sem um pai de santo, jamais teremos certeza.

Isso, é claro deixa muita margem pra criatividade, o que é bom, mas também fica muito espaço pra fantasias, o que é ruim. O dicernimento é imperativo e, infelizmente, raro. O importante é treinar de acordo com o que faz mais sentido pra cada um e, claro, treinar e testar. Se funcionar fica e, se falhar, descarta-se. Faz sentido?

Piolla,

Existem varias interpretaçõespara o levantar os joelhos.
Richard Amos nos msotrou pelo menos 2 num treino que fizemos.
Fiz a pergunta simplesmente porque alguns Mestres do Brasil insistem em nao levantar, quando sua propria organização tem um livro texto onde é MANDATORIO levantar.
Simples assim.

Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi