Autor Tópico: Heian Yondan dúvida  (Lida 13589 vezes)

Offline Yano

• Sr. Member
  • Votos: +0/-0
    • http://
Heian Yondan dúvida
« Resposta #15 Online: Abril 29, 2005, 21:58:11 »
Caro Luiz,

eu estava me referindo a defesa para MAE GERI... ninguém falou em JODAN até agora...

... e mantenho minha opinião. É impossível defender um mae geri com um Juji Uke estático... vc vai quebrar o braço ! E ainda vai tomar o chute.

Caro Lien,

vc é teimoso hein !

Mr Kenji Yano - The Last Samurai
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>

marascas

• Visitante
Heian Yondan dúvida
« Resposta #16 Online: Abril 29, 2005, 23:54:49 »
Desta vez vou concordar com o Yano...

O Juji Uke na prática funciona se usar avançando, uma espécie de Deai para bloquear o chute no começo. Depois que o chte se completar se você ficar estático, se prepare para quebrar o braço e levar o chute...

Parado seria útil se estiver sentado no chão (ou caído) e alguém te chutar, é uma boa defesa nessa situação extrema.

Quando penso em Bunkai, procuro ver a origem do Karate em Okinawa ou China, algumas técnicas de alguns katas poderiam ter sido adaptações de KOBUDÔ para a arte de mãos vazias. Exemplo classico é o HAIWAN MOROTÊ UKE na saída do Heian Nidan, qualquer semelhança com o KYUDÔ (arco e flecha) não seria apenas mera coincidência. Assim como o Uraken em KOSA DACHI ou KAKE DACHI  no Heian Yondan ou Kanku Dai, parece ter semelhanças com um golpe de espada do I AI DO...

Neto110

• Visitante
Heian Yondan dúvida
« Resposta #17 Online: Abril 30, 2005, 08:13:14 »
André, neste golpe do primeiro KIAI do Heian Yoandan cabem umas especulações de aplicação muito legais como uma cotovelada na clávícula.Especulação, eu sei, e até forçada, mas não consigo parar de aplicações alternativas quando estou treinando com meus alunos.

marascas

• Visitante
Heian Yondan dúvida
« Resposta #18 Online: Abril 30, 2005, 08:54:54 »
Claro Augusto! Exatamente o que tenho feito. Primeiro ensino a aplicação tradicional do Kata dentro do embuzen... Mas logo depois  passamos para uma aplicação mais lógica, inclusive frente a frente e todas com pequena esquiva em 45º e usando a criatividade para que as técnicas possam ter alguma ultilidade prática.

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
Heian Yondan dúvida
« Resposta #19 Online: Maio 02, 2005, 08:16:04 »
Lien,

Vou concordar com vc no que diz respeito ao Mae-gueri, também tenho a mesma opinião afinal de contas tem quem saiaba chutar aqui sim.
Eu estava me posicionando quanto ao juji-uke de uma forma geral e vc somente no caso de defesa contra mae-gueri, pronto chegamos num acordo e isso é bom.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
Heian Yondan dúvida
« Resposta #20 Online: Maio 02, 2005, 08:30:48 »
Desculpem...

A réplica foi para o Yano e não para o Lien...

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Lien

• Newbie
  • *
Heian Yondan dúvida
« Resposta #21 Online: Maio 02, 2005, 12:20:00 »
Prezado Yano,

não foi teimosia não, eu aceitei o q vcs disseram,  Ã© Juji Uke. Mas pelo que vc falou entendi que eu poderia fazer dos dois jeitos no kata ( visto q ambas são Juji Uke), mas um professor cobra de um jeito e outro cobra de outro, então quis deixar o mais específico possível pra q vc analisásse se a forma como descrevi  descaracterizaria ou não o golpe ( eu pensava q sim).  Mas me senti contemplada com a explicação do Neto sobre forma e aplicações.

OSS
quot;Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar? Se o adversário é superior a ti, então por que brigar?Se o adversário é igual a ti compreenderá o que tu compreendes, então não haverá luta.

Offline Yano

• Sr. Member
Heian Yondan dúvida
« Resposta #22 Online: Maio 08, 2005, 22:49:06 »
Pessoal,

realmente karate tem algumas coisas inexplicáves. Estamos diante de uma delas. No Heian YonDan o movimento chama-se Juji Uke.

Já no Gankaku, o mesmo movimento chama-se Kosa Uke.

No Heian NiDan, a sequência Keage-Uraken-Shuto são 2 movimentos.
No Heian YonDan, a sequência Keage-Uraken-Empi são 3 movimentos.

Qdo questionado a respeito disso, nem o Sensei Tanaka soube o q explicar.

O jeito é aceitar tb as maluquices.
lt;div>Yano - Olhos de Tigre</div>

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
Heian Yondan dúvida
« Resposta #23 Online: Maio 09, 2005, 10:15:42 »
Olá pessoal,

Vou dizer uma coisa para vcs....
 Ano passado, num Curso da JKA do Brasil, ministrado por 2 Professores Japoneses(aqui do Brasil) eles ensinaram os Katas Enpi e Jion com técnicas estranhas aos katas ensinados na JKA.Fui a eles e disse que estavam ensinado diferentemente da JKA-Matriz e eles disseram que não, eu é que estava errado.
 Como é de costume, chamei os dois e mostrei os novos livros da JKA e os antifgos do Nakayama(best Karate), para apoiar meu ponto de vista(que estava correto).Qual não foi a minha surpresa quando um deles me disse:
_ Ué, mudou? Não foi assim que aprendi o movimento.
Na mesma hora eu respondi:Aprendeu errado ou não prestou atenção na aula. Os movimentos nunca foram ensinados da maneira que eles estavam mostrando.
Quanto à referencia que Yano fez do Tanaka Sensei, fui eu que também estive na mira dele em seu ultimo curso aqui no Brasil.
Ele me pediu para ensinar o Heian Nidan e quando no movimento do Keage-Uraken perguntou-me quantos movimentos haviam naquele pedaço do kata o que eu prontamente respondi:3
E ele me disse que não, sao apenas 2.Quando ao ensinar o Kanku dai ou heian yondan ele ensinou que eram dois movimentos e eu disse que ele havia dito 3 ,ja que era o mesmo movimento.
Todo mundo nao entendeu nada, o mesmo movimento em katas diferentes tambem tem numero de movimentos diferentes.
O que Okuda  SEnsei diria disto??
-Sei lá, não importa, sómente treina, todo dia, maxima força, isso não é matemática.
Sábio Okuda SEnsei...
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline HERNANDES

• Newbie
  • *
Heian Yondan dúvida
« Resposta #24 Online: Agosto 14, 2005, 20:51:27 »
Eu concordo com Katsumoto e com aqueles que dizem que devemos nos basear em livros. Infelizmente hoje em dia temos uma infinidade de Federações e Professores que ditam sua próprias regras, e somente os livros escritos pelos mais sábios e antigos Mestres desta arte, podem nos confirmar quais são os golpes corretos de cada kata. Porém, como ouvi o Mestre Sassaki da JKA dizer em um de seus cursos: golpes nunca mudam, um gyaku sempre será um gyaku, então jyuji uke sempre será jyuji uke, independente de sua aplicação!
Osss!!!!

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Heian Yondan dúvida
« Resposta #25 Online: Agosto 15, 2005, 09:37:22 »
Katsumoto falou em livros

Estou relendo o livro Karate meu modo de vida dos Sensei Funakoshi.

E no livro ele fala das mudanças que fez nos katas para melhor compreenção de todos.
E que esperava a mesma coisa de outros mestres no futuro.

Agora não estou entendendo o Juji uke desta discussão, acho que parado ou em movimento tem que ser eficiente do mesmo jeito.

Offline Hapli-Komo-Leu

• Hero Member
Jugi uke
« Resposta #26 Online: Dezembro 19, 2005, 20:53:14 »
OLÃ PESSOAL

O YANO TEM RAZÃO,A $%&! DESTA DEFESA JUGI UKE,SE VC. EXECUTAR PARADO,ESTÃTICO,LEVA,NÃO DEFENDE.
VC. TEM QUE IR EM CIMA DO MAE GUERI,ANTES QUE O SEU ADVERSÃRIO POSSA COMPLETAR O GOLPE,TEM QUE IR EM CIMA DO MAE GUERI,ASSIM QUE O SEU ADVERSÃRIO LEVANTAR O JOELHO.
ESTOU FALANDO QUE NÃO DEFENDE UM MAE GUERI BEM DADO,PORQUE SE O MAE GUERI FOR MAL DADO,VC.DEFENDE ATÉ DE MÃO ABERTA.
PERGUNTE O QUE É UM MAE GUERI DADO PELO PROF.OKUDA OU PELO ENNIO VEZULI (o mae gueri deste eu conheço bem,mijei sangue alguns dias qdo tomei),PELO CARLÃO,ETC.
ASSIM,É O MAE GUERI,UMA ARMA LETAL
OSS!!
HAPLI
PEDRO

Offline Hapli-Komo-Leu

• Hero Member
E falando em Heian Yondan....
« Resposta #27 Online: Dezembro 19, 2005, 21:12:44 »
E TEM MAIS UMA COISA.

ATÉ HOJE NINGUEM CONSEGUIU ME EXPLICAR,QDO VC. DEFENDE COM OS DOIS BRAÇOS,EM KOKUTSU,NO 12 movimento(kakiwake uke),EM SEGUIDA Dà O JODDAN MAE GUERI.
NÃO SERIA MELHOR ESTAR POSICIONADO EM HANGUETSU DACHI?
ASSIM O PÉ DE TRAZ Jà ESTARIA NA POSIÇÃO IDEAL PARA DAR O MAE GUERI,E ÑÃO VIRADO DE LADO NA POSIÇÃO KOKUTSU DACHI.
E TEM MAIS,PORQUE O MAE GUERI É JODAN (oi gueri)LONGO,E NÃO
MAE GUERI NA ALTURA DO ESTOMAGO OU TESTICULOS,POIS O ADVERSÃRIO ESTA PERTO,VEJA A DEFESA ANTERIOR.
NEM O PROF NAKAYAMA COSEGUIU ME EXPLICAR,
E NÃO É POR ISSO QUE EU ACHO QUE O KATA ESTà ERRADO OU VOU FAZER DIFERENTE.NA HORA DE USAR O GOLPE USO NA POSIÇÃO DE PERNAS QUE DER,MAS NO KATA FAÇO COMO APRENDI.

AGORA CHEGA,JÃ ESTOU COM O SACO CHEIO DE ESCREVER BOBAGENS.
OSS!!
HAPLI
PEDRO

Offline Shogundai

• Newbie
  • *
Heian Yondan dúvida
« Resposta #28 Online: Dezembro 20, 2005, 13:54:56 »
Respondendo à questão da Lien:

O terceiro movimento da Heian-Yondan, tem duas aplicações e interpretações:

1ª: Juji-Uke-Gedan - defesa em cruz com os dois braços.

2ª. Em simultâneo Gedan-Barai e Gyaku-Tate-Tsuki-Gedan - defesa baixa e contra ataque simultâneo á canela.

Nota: Poderá e deverá haver outras interpretações sobre este movimento, se forem lógicas concordarei com elas.

Shogundai

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
Heian Yondan dúvida
« Resposta #29 Online: Dezembro 20, 2005, 15:23:08 »
O Shogundai tocou num ponto importante "se as interpretações do movimento forem lógicas", e também eficientes.
Mas será que o bunkai substitui o bom e velho jyu-kumite ?

Oss,

Ary - Santos/SP