Autor Tópico: RESPIRAÇÃO NOS KATAS SHOTOKAN ( DÚVIDAS )!!!  (Lida 15519 vezes)

Offline mascs

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
RESPIRAÇÃO NOS KATAS SHOTOKAN ( DÚVIDAS )!!!
« Resposta #30 Online: Setembro 13, 2006, 12:15:34 »
Katsumoto, seu argumento beira a ingenuidade.

"Meu sensei disse que nos fazemos melhor do que eles".

Ora bolas, isso é argumento! Pelo amor de Deus diga que em tal momento o cara faz os movimentos equivocados, mas não diga que o seu é melhor do que o do outro porque seus pares mais graduados assim o disseram. Isso não funciona. Esse é um tipo de argumento que só uma pessoa muito inocente concorda. Tem que explicar tecnicamente porque um é melhor do que outro.

Senão vejamos. Se perguntássemos para o técnico de Milon quem executava o melhor kata, o que ele dirá?

Se perguntássemos para, por exemplo, o senhor Caribe qual é o kata melhor executado, o que ele diria. Evidentemente por ser filiado à wkf, ele provavelmente diria que a jka parou no tempo (não é minha opinião, mas minha capacidade cognitiva espera argumentos mais bem fundamentados).

pergunte para um mestre em karatê qual é o melhor estilo de arte marcial. Ele dirá o Karatê

Faça a mesma pergunta para um mestre de kung fu. Ele dirá que é o kung fu.

Para o mestre de jj, ele dirá que é a arte dele.

Argumentos desse feitio são funcionam com crianças ou iletrados.  

Espero melhores argumentos.

Offline mascs

• Jr. Member
  • **
« Resposta #31 Online: Setembro 13, 2006, 12:22:12 »
ps: eu mesmo na semana passada critiquei o campeão mundial de kata wkf. Agora, argumento desse tipo é duro engolir.

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #32 Online: Setembro 13, 2006, 12:56:48 »
Caro Mascs,

SEnsei Stan Schmidt é o Ocidental mais respeitado dentro do Karate Shotokan, por isso a opinião dele vale para mim.
O Atleta citado, Milon, faz os Katas de uma forma muito bonita, mas executa movimentos errados de acordo com a escola JKA.
Quando vc compara a WKF com a JKA vc é que esta sendo ingenuo,pois a primeira é uma escola, enquanto a segunda é uma entidade organizadora de eventos.
O Karate é uma arte marcial Japonesa, portanto na minha opinião, o que vale é o que os Mestres que me incentivaram, aqueles mesmos que vc deve conhecer bem, Tanaka, Yahara, Oishi dentre outros, acham do meu Karate e do Karate que existe por ai.
Seria coincidencia os Japoneses nunca perderem no Kata em Torneios da JKA?
Só para lembra-lo que no mesmo Torneio, no KUmite a coisa ja esta parelha...porém no Kata.
Meus 32 anos de Karate me dão certa credibilidade de avaliar o Kata do Milon, apesar de que NUNCA me comparei a ele,na execução.
Porém, sei o que é Kata certo e Kata Errado, o MIlon erra em varios movimentos de seus Katas.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #33 Online: Setembro 13, 2006, 12:58:13 »
Caro Mascs,

SEnsei Stan Schmidt é o Ocidental mais respeitado dentro do Karate Shotokan, por isso a opinião dele vale para mim.
O Atleta citado, Milon, faz os Katas de uma forma muito bonita, mas executa movimentos errados de acordo com a escola JKA.
Quando vc compara a WKF com a JKA vc é que esta sendo ingenuo,pois a primeira é uma escola, enquanto a segunda é uma entidade organizadora de eventos.
O Karate é uma arte marcial Japonesa, portanto na minha opinião, o que vale é o que os Mestres que me incentivaram, aqueles mesmos que vc deve conhecer bem, Tanaka, Yahara, Oishi dentre outros, acham do meu Karate e do Karate que existe por ai.
Seria coincidencia os Japoneses nunca perderem no Kata em Torneios da JKA?
Só para lembra-lo que no mesmo Torneio, no KUmite a coisa ja esta parelha...porém no Kata.
Meus 32 anos de Karate me dão certa credibilidade de avaliar o Kata do Milon, apesar de que NUNCA me comparei a ele,na execução.
Porém, sei o que é Kata certo e Kata Errado, o MIlon erra em varios movimentos de seus Katas.
Nao lhe conheço mas, vc deve ser um daqueles novatos que NUNCA conheceu os Mestres da JKA,nao é mesmo??
SE for, esta perdoado..tem muita gente assim no Karate hoje em dia...
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline mascs

• Jr. Member
  • **
« Resposta #34 Online: Setembro 13, 2006, 13:07:59 »
Primeiro: você já deve ter ouvido falar em "mão de ferro".

Segundo, eu poderia ter começado no karatê ontem, ainda assim seus primeiros argumentos seriam insuficiente.Independente de quem você seja, não basta dizer se é bom ou não é. É necessário explicar o motivo. É assim na vida

abraço

Offline mascs

• Jr. Member
  • **
« Resposta #35 Online: Setembro 13, 2006, 13:12:36 »
Outra coisa

Eu não estou nem aí para wkf, jka, tradicional, interestilos...

Agora, tem que ter argumento senão... pode ser até o Papa  que não vai colar.

Offline ToraNoMaki

• Sr. Member
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Oss
« Resposta #36 Online: Setembro 13, 2006, 13:17:06 »
Oss pessoal,

Sigo a linha do Kanazawa, não a JKA, mas concordo em gênero, número e grau com o Sensei Katsumoto.

Realmente os katas do Milon são plásticos, bonitos, mas errados em vários aspectos. Já vi inclusive Bunkais feitos por ele que não me convenceram. Kata e Coreografia são coisas diferentes, muitos karatekas teimam em confundí-las.
Certa vez assisti o Shihan Yahara executando um Kata e ouvi de um colega: "Ih, que kata horroroso!!! Todo errado!!!". Lembro que fiquei surpreso com tal afirmação, pois para mim aquele era um kata como poucos. A certeza do golpe, o espitito do Shihan e o Kime naquela execução me deixaram impressionado, mas devo concordar que não era plástico. Mas quem disse que kata tem que ser bonito?

Oss.

Offline mascs

• Jr. Member
  • **
« Resposta #37 Online: Setembro 13, 2006, 13:24:08 »
Otávio,

Respeito sua opinião. Meu problema é só com quem procura desqualificar o outro sem apresentar argumento.

Se disser é melhor por isso ou por aquilo. Eu vou aceitar o argumento, concordando ou não.

Mas dizer o meu é melhor e não se propor a explicar os motivos, nem aluno de primeiro semestre na graduação. E olha que eu tenho uma paciência enorme com eles.

Tem que saber argumentar par além do “vou dá porrada!!!”

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #38 Online: Setembro 13, 2006, 13:44:05 »
mascs...
´
Não entendi porque voce citou o "mão de ferro"

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
Iamê....
« Resposta #39 Online: Setembro 13, 2006, 13:46:22 »
Olá!
YAMÊ crianças!
Não fiquem "buraburos".Mas já que Vcs.estão discutindo quem é o melhor ou isso ou aquilo,faço a minha pergunta:
Quem é a melhor,a Lucy liu ou a Angelina Jolie?
Mesmo com todo aquele bocão eu prefiro a Lucy Liu,vesguinha e pintadinha.
E agora?
É uma questão de opinião e principalmente para o  que Vc. quer a melhor.
Se o caso desse Milon é fazer o kata dele para campeonato,ele está certo,e o seu kata é eficiênte para aquilo que ele se propôs.
Agora quem quizer fazer kata como treinamento de Budo,tem que ser do outro jeito,embora muito dificilmente ele vá usá-lo.
E,falando da Lucy Liu,vou parar de postar e entrar no site dela,uau!uau!uau!uau!uau!
E quem não gosta da Lucy Liu que vá se $%&!
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #40 Online: Setembro 13, 2006, 14:15:04 »
Mascs,

Explica ai, quem é o mão de ferro? Eu conheco o  Tony Stark, mas esse é Homem de Ferro. Rs.

Tinha no Rio há muitos anos um cara que fazia espada com esse nome, mas saiu daqui tem tempo, é esse? Diziam que foi bom lutador na decada de 60, como comecei em 70 não o conheci.

Acho que o filho dele da aula por ai, mas nos anos 70 e inicio de 80 qdo eu estava na ativa, nunca o vi em campeonatos.

Naquela época só dava Ronaldo Carlos, que não sabia nada de kata mas era bom de porrada pra $%&!, meu idolo apesar de ser da academia rival.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline fran

• Sr. Member
« Resposta #41 Online: Setembro 13, 2006, 14:48:31 »
Por isso que eu gosto de mim.
Nem quis saber desse tal ai de "mão de ferro", em compensação fiquei curioso em ver a Lucy Liu....dei uma olhada rápida no google e tem uma foto dela de calcinha...boommm.

Sensei Pedro ex Hapli, o iluminado "encosto" do Funakoshi alem dos conhecimentos no caminho das mãos vazias tem bom gosto hem.

Se ao invés do Krav Maga querer vir para o Kyokushin será muito bem vindo.

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Rio Grande do Sul. Superior.
« Resposta #42 Online: Setembro 13, 2006, 16:15:32 »
mão de ferro é o apelido de Benedito Nelson, o primeiro brasileiro a receber uma faixa preta de karate. tbm é o cara que faz espadas sim.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #43 Online: Setembro 13, 2006, 16:27:02 »
Gui,

Vc sabe quem o graduou? Porque sempre ouvi que o 1o faixa preta daqui do Rio eram o Lirton Monassa e o Oswaldo Dunkan.

O Benedito era (é) shotokan?

Abraço.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #44 Online: Setembro 13, 2006, 16:40:39 »