Autor Tópico: Velocidade X Experiência  (Lida 6783 vezes)

k_man

  • Visitante
Velocidade X Experiência
« Online: Dezembro 13, 2007, 19:03:50 »
Uma coisa que sempre ouvi desde que comecei a praticar artes marciais é que um praticante avançado tem a capacidade de antecipar o ataque do seu adversário e assim consegue evitar ser golpeado, ou até mesmo desfere seu ataque alguns décimos de segundo antes que o adversário o faça. Eu já vi isso acontecer, inclusive já aconteceu comigo, mas obviamente no meu caso foi pura sorte, eu não tenho capacidade de prever nada, quando muito eu tenho o reflexo pra me defender do ataque. Eu quero saber o que vocês acham sobre isso, se é apenas uma lenda ou realmente acontece. Eu pergunto isso porque o lutador treina a vida inteira, alguns várias horas por dia, e quando são jovens tudo é fácil, o corpo responde bem ao treinamento e a capacidade física está no auge, mas quando a gente envelhece, não adianta, a gente perde tudo, mesmo que continue treinando, um lutador aos 60 anos não tem nem a metade da capacidade física que tinha aos 30 ou 40. Eu acho que alguma coisa tem que ficar, e o que fica é a experiência, e que permite que se enfrente um lutador mais jovem, mais forte e mais ágil.

OSS!

Lezon

  • Visitante
Re: Velocidade X Experiência
« Resposta #1 Online: Dezembro 13, 2007, 19:44:18 »
Meu caro,

Quando somos novos, no treino de Karate tudo vamos exercitando e tentando sempre melhorar mais as nossas perfomances físicas, etc.etc,etc..

É evidente que com o passar dos anos e como em tudo na vida, vamos adquirindo cada vez mais e mais experiência, a qual nos vai dando outras formas de ver e resolver as situações que se nos vão deparando pela frente. E o Karate não é excepção.

Meu caro, o que referiu se aprende estudando, treinando afincadamente, e se chama SEN NO SEN. Porém, quero dizer-lhe desde já algo que poderá também esclarecer melhor o que vou dizer a seguir.

O Sen No Sen estuda-se, ensina-se, mas nem todo o aluno consegue tirar partido a 100%  e, mais concretamente, nem todo o aluno tem essa capacidade, pois é uma técnica que sendo muito importante e por vezes determinante num combate, é preciso que o aluno seja corajoso por excelência e um predestinado  para a sua execução. Portanto, nem todos os alunos conseguem realizar esta técnica com a eficácia desejada.

O amigo falou em percepção e reacção, e eu associei imediatamente à utilização da antecipação ao ataque que é o SEN NO SEN. Mas agora vou falar no GON NO SEN que significa praticamente o contrário, ou seja, deixar adversário atacar e logo após, no espaço que medeia ele ir à sua posição estável, deve ser atacado nesse preciso instante. Tal como no SEN NO SEN, nem todos os alunos conseguem fazer isto muito bem.

O Professor durante os treinos é que se vai apercebendo das características dos alunos e quais os que têm propensão para o SEN NO SEN e do GON NO SEN.

Passados uns bons anos, já com os tais 60 ou mais, a nossa percepção é outra e bem diferente, sendo tudo bem mais apurado e mais concreto e por vezes até adivinhos…por isso a experiência fará com que a nossa mente se organize mais e melhor. Estaremos assim no patamar chamado RI.

Hai!!!
« Última modificação: Dezembro 13, 2007, 19:46:37 por Jose Lezon »

k_man

  • Visitante
Re: Velocidade X Experiência
« Resposta #2 Online: Dezembro 13, 2007, 20:09:15 »
Sensei Lezon, muito obrigado pela explanação!

OSS!

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: Velocidade X Experiência
« Resposta #3 Online: Dezembro 13, 2007, 22:42:58 »
sensei jose lezon manja demais putz, ja deve ter formado muitos campeoes... tomara q eu tenha condicoes de ir no seu seminario sensei
Experience is what you get when you don't get what you want

Lezon

  • Visitante
Re: Velocidade X Experiência
« Resposta #4 Online: Dezembro 13, 2007, 23:18:27 »
Caro Borchio,

Não gosto muito de me vangloriar assim tanto, embora me sinta orgulhoso dos vários campeões que formei sim!

É evidente que sem o sacrificio e a preseverança deles, o meu trabalho não vingava. Como muito bem deve saber, trata-se de um trabalho de conjunto, caso contrário não surte efeito.

Se pretender saber algo mais em pormenor, me indique seu e-mail.

Hai!!!   Oss!!

Offline Juliana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
Re: Velocidade X Experiência
« Resposta #5 Online: Dezembro 24, 2007, 17:36:32 »
Acho que algo importante a se pensar, quando se fala em reação veloz (que seja eficaz), são as dicas visuais que o indivíduo capta do ambiente (que devem ser levadas em consideração). Essa percepção é desenvolvida ao longo dos anos e, apesar das capacidades físicas irem diminuindo com o envelhecimento, a experiência permite (obviamente, por conta do treinamento) que se saiba quais as informações mais relevantes devem ser utilizadas. As estratégias visuais de pessoas experientes são melhor organizadas quando comparadas a novatos (de acordo com a literatura queestuda  sobre tempo e velocidade de reação), então acho que mesmo com o passar do tempo, se o treinamento for feito de maneira correta (utilizando as melhores táticas individuais, como disse o Sensei Lezon),  o karateca pode sim efetivamente responder a um ataque de maneira eficiente (antes de ser atingido, de preferência he he).
Desenvolvi meu trabalho de conclusão de curso sobre tempo de reação no karatê, e estou buscando agora ir ao mestrado com este tema... espero poder contribuir mais a respeito do assunto. Oss!
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: Velocidade X Experiência
« Resposta #6 Online: Dezembro 28, 2007, 09:25:34 »
Dando meu pitaco onde não sou chamado, gostaria de participar deste tópico...

Tenho 97 quilos bem pesados... estou com 30 anos, seria inocência minha dizer que sou mais rápido que um jovem de 20 anos que pesa 70 quilos...

Mas digo que a experiência que adquiri com o passar dos anos, me trazem tranquilidade quando sou golpeado (não me desespero ou perco o controle por ter sido acertado), e consigo ler sim muitas vezes, o movimento que meu adversário está para fazer...

Na minha modesta opinião, a velocidade, é uma arma importante para o jovem, mas a é a experiência que vai te trazer longevidade no esporte... meu sensei comenta sempre entre os mais graduados, que os alunos mais novos, tem sempre o que aprender com os mais velhos (digo em tempo de prática), pois as vezes a forma que vc caminha no dojô, pode te trazer vantagem sobre o oponente, mesmo sendo ele mais rápido que vc...

Um exemplo pessoal: Uma vez teve um treinamento na academia em que um segurava um colchonete, e este deveria fugir, se esquivar o máximo que pudesse, enquanto o outro, deveria pressionar com kisames, guiakos, oitsukis, raitôs, enfim. Meu parceiro de treinamento no dia, era um faixa marrom, de 19 anos, que deve pesar em torno de 65 quilos... pequeno, leve feito uma pluma... eu no meus 30 anos, e 97 quilos, o encurralei várias vezes... porque sou rápido? Não, porque me movimentava melhor do que ele no dojô!!!

É só minha opnião...

Obrigado!

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Re: Velocidade X Experiência
« Resposta #7 Online: Janeiro 19, 2008, 21:48:52 »
Com a idade ganha-se experiência e um ótimo "timing" de golpe, que pode dispensar a falta de condicionamento físico.
Só só o tempo e o treinamento trarão esse "feeling" (percepção) do momento exato que o adversário irá te atacar para encerrar uma luta às vezes com poucos golpes (veja as demonstrações dos velhos senseis no Youtube), já com mais de 60 anos.

Offline Seido

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 62
  • Votos: +0/-0
Re:Velocidade X Experiência
« Resposta #8 Online: Setembro 17, 2012, 11:57:50 »
Acho que é um pouco dos dois senão tem experiência pode compensar pela velocidade e viceversa.
No pain no gain !

Offline Lino-do

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Votos: +0/-0
  • "A Humildade precede a Honra"
Re:Velocidade X Experiência
« Resposta #9 Online: Fevereiro 28, 2013, 11:26:03 »
    O fato é que a experiencia vem com o tempo, independentemente do que façamos ao longo do tempo nos aperfeiçoamos em todas as práticas corporais que temos. Quanto à velocidade poe ser aprendida, treinada...
o que quero dizer é que podemos treinar diariamente exercicios de velocidade por cerca de 30 anos, isso resultará claro num ganho de "tempo de luta" superior àqueles que não treinaram tanto, porém é com o passar destes 30 anos que nos veremos mais maduros, menos "afoitos", mais trankilos ao sermos golpeados e isso se chama "experiencia". sem dúvida a velocidade é importante e te torna capaz de acertar o oponente antes que ele pisque, porém é a experiencia que torna vc capaz de ver quando o cara veloz irá se movimentar.

deixo assim minha frase.Espero que entendam meus conceitos contidos na frase.

" A VELOCIDADE TE FAZ CHEGAR PRIMEIRO, PORÉM A EXPERIÊNCIA NEM TE DEIXA SAIR DO LUGAR"
                                                                                              (Lino-do)
"Quando o inimigo arma seu golpe, minha mão já está em seu pescoço, não para sufocá-lo, mas sim para impedir que seu corpo morto pertube a harmonia da natureza, ao cair pesadamente no solo"
                                                  Shiro Tanaka