Autor Tópico: Utilidade do makiwara na eficácia do golpe  (Lida 12238 vezes)

User74

• Visitante
Utilidade do makiwara na eficácia do golpe
« Online: Maro 10, 2005, 18:21:13 »
Galera , estava na internet pesquisando sobre karate e achei uma série de artigos contra o uso de makiwara nos treinos , resumindo a maioria diz que o golpe se torna de fácil bloqueio e fraco , enquanto lutadores que socam sem giro do punho e movimento de chicote como boxeadores pegam com mais peso . A opinião não é minha mas de grandes mestres japoneses que o usaram a vida inteira.  

Segue abaixo um curto artigo do mestre Shigeru Egami (em espanhol)

El Makiwara es más nefasto que útil

Extraído del libro:
Histoire de Karaté-dô
Escrito por Kenji Tokitsu
[Link al sitio oficial del Maestro Kenji Tokitsu]
Editorial SEM, Paris.
En su búsqueda de eficacia del tsuki, Shigeru Egami se entrena asiduamente con el makiwara en un primer momento, después se aleja. He aquí como describe este proceso de evolución y su finalidad:

El makiwara es considerado como un instrumento indispensable para el ejercicio del karate. Pensé durante largo tiempo en el makiwara como en el compañero de mi vida. Me ejercité asiduamente con él durante 24 años. Fueran las que fuesen las circunstancias, no falté jamás a un día de trabajo con el makiwara. Incluso en viaje me llevaba un makiwara pues sin este ejercicio me sentía mal. Pero a medida que progresaba mi manera de pensar cambió. Me fui alejando progresivamente del makiwara encontrándole poca necesidad, pues llegué a no encontrarle valor alguno a este ejercicio y, en fin, hoy en día pienso que el makiwara es nocivo para el karate.

Un día de otoño cuando tenía alrededor de veinte años, ante un castaño del jardín pensé: "¿Podría hacer caer todas las castañas de un solo puñetazo contra el tronco?". Rasqué un poco la corteza para facilitar el contacto del puño. Después golpeé con toda mi fuerza. Con un pequeño ruido, sólo algunas castañas cayeron como para consolarme. Estaba muy lejos de haberlas hecho caer todas. Además, mi puño se hincho inmediatamente, tanto que me pregunte con inquietud si no se habría roto definitivamente. Después de esta experiencia, obtuve un puño muy duro y sólido, y pude romper planchas y tejas, pero jamás pude obtener una confianza absoluta en la efectividad del golpe…

Encontré a veces personas que tenían los puños callosos a fuerza de entrenamiento con makiwara y cuyas primeras articulaciones estaban cubiertas de una dureza negra y espesa como el talón. Eran manos terribles de ver, pero cuando les pedía que me pegaran en el vientre constaté que sus golpes no eran eficaces. Estas experiencias me llevaron a desconfiar del makiwara.

Pero en el fondo de mi mismo pensaba que mi golpe no era como el de los otros y continué nuscando golpear de diversas maneras, afrontado algunas dificultades. En el curso de esta búsqueda, me obligué progresivamente a transformar la manera como formaba el puño y acabé por transformarlo completamente.

Mi conclusión fue la siguiente: para efectuar un tsuki eficaz, no hay que pegar como se aprende habitualmente, hace falta cambiar la forma del puño. Y si se toma esta forma eficaz no se puede ejercitar al makiwara. Así abandoné totalmente el ejercicio con makiwara.

Era sobre el 1958. Continuando mi investigación comprendí también que el ejercicio con makiwara es, no solamente ineficaz, sino nocivo para la salud. Es evidente si se estudia un poco la acupuntura o el shiatsu.

Estas reflexiones y su conclusión son aún más interesantes e importantes si pensamos que el Maestro Shigeru Egami practicó con detenimiento la forma de karate que el criticará después. En lo que concierne al makiwara, por ejemplo, no se trata de la crítica de una persona que razona sin haber practicado nunca. Formula su crítica con el peso de veinticinco años de práctica. Aparece una pregunta simple y grave: ¿Por qué existe el entrenamiento con makiwara y se ha preconizado en la tradición de karate de Okinawa? ¿Es fundamentalmente erróneo? ¿Se trata de una cuestión relativa pues Egami había sobrepasado el método tradicional de karate de Okinawa, y sus consideraciones no se limitaban al makiwara, sino que se extendían al método en su conjunto?

Traducido al español por Xavier Mínguez, Shotokai de España  

Na minha opinião o soco do karate é um soco que visa impacto e quebramentos , é mais indicado para atacar partes duras como o rosto e não o abdomem por isso talvez Egami tenha se equivocado ao testar o soco de karatecas no seu próprio abdomem.

Quem quiser saber mais sobre a opinião de Egami sobre o tsuki achará neste endereço

http://www.shotokai.com/galeria/index.html

User75

• Visitante
« Resposta #1 Online: Maro 10, 2005, 21:54:24 »
Caros amigos,

Quem foi Egami SEnsei???
 Quem é ele para dizer que o Makiwara faz mal?
 O que sei dele é que treinou com Funakoshi Sensei, só isso.
 Dizer que o makiwara não serve para nada  é o mesmo que dizer que não é preciso afiar a lamina da espada de vez em quando.
 Sómente o fato de marretar a madeirinha todos os dias prepara a sua mão contra obstaculos mais duros do que ela.
 Mas como não compro peixe dos outros, opinião é opinião....

Roberto.

Offline Shogun

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
« Resposta #2 Online: Maro 10, 2005, 22:24:24 »
Oss!

Sigeru Egami foi aluno directo de mestre gingin funakoshi. Treinou muitos anos com o meste Funakoshi no (estilo - sistema) chamado hoje de Shotokan.

Egami, foi o criador e fundador do Karate Shotokai.  Shotokai-Egami.

Este estilo de karate visa em todas as suas técnicas a penetração, perfuração e perfundidade, além como cultiva a parte mental, e o seu fim visa o Irimi que é grosso modo (a antecipação do movimento, a percepcção da técnica do adversário, o entrar antes dele, o quase adivinhar a técnica di oponente enfim numa palavra chamada Irimi e pouco conhecida por os karatecas provenientes de outros estilos.

É natural que Egami Sensei não tivesse preocupações com o treino da Makiwara, pois o fim do seu treino não visa nem visava o chamado ponto de incandescência ou Kimé, como é conhecido.

A técnica Tsuki é feita em máxima velocidade corpo-mente-espírito juntos, e caracteriza-se por entrar dentro do adversário batendo-lhe em completa penetração o exemplo que aqui deixo foi-me dado num estágio de karate shotokai que tive o prazer de assistir, pelo Mestre Atsuo Hiruma aluno directo de Egami Sensei. Entrar com o braço e punho em PARAFUSO com o Nadadaken saliente, e não em seiken regualar nem em sentido figurado como se fosse um Prego. Espero que percebam a eficácia de um soco em parafuso, delicera e rompe qualquer carne humana. Mas claro só com a demonstração é que se terá realmente uma ideia do seu poder e da sua destruição efectiva.

Conheço bastantes praticantes de karate Shotokai-Egami alguns deles 5ºs Dans graduação máxima do estilo, que praticam sem qualquer problema a Makiwara mas usando o poder da rotação das ancas de maneira diferente que os praticantes de Shotokan, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Goju-Ryu. Atira-se as ancas para a frente com o Zenkutsu-Dachi em linha sem a rotação característica dos outros estilos.

Perguntam-me vocês: Então mas assim não há o desiquelíbrio do corpo?

Não, respondo eu porque a postura e as ancas mudam no momento do impacto para Fudo-Dachi e assim não há desiquikíbrio mas sim penetração e sentido de profundidade, características deste estilo.

Eu também faço Makiwara mas treino obdecendo ao príncipio da incandescência Kime rotação das ancas como foi sempre ensinado pelo Mestre Hiditaka Nishiyama e obedecendo ao principio de Mestre Egami, pois falar é sempre muito fácil, aconselho-os a sentirem primeiro a técnica e só depois tirarem as vossas conclusões.

Um forte abraço

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline Shogun

• Full Member
« Resposta #3 Online: Maro 10, 2005, 22:34:13 »
Oss!

Errata para: Nakada-Ken e Mestre Masatoshi Nakayama.

Desculpem mas com a pressa de escrever errei estas palavras.

Um abraço

Falei há pouco tempo com um dos expoentes máximos do Karate Shotokai em Portugal, Mestre Raul Cerveira, que é também o Presidente da Federação Nacional Karate - Portugal, sobre o trabalho de Makiwara. A que ele me respondeu, "Não faço" porque não acho necessário.

Este homem pratica Karate há mais de 40 anos, quem sou eu para contradizê-lo?

Deixo aqui mais este ponto para todos nós reflectirmos.

Um Abraço

Oss!

Karate Clube de Portugal

marascas

• Visitante
« Resposta #4 Online: Maro 10, 2005, 23:36:19 »
Acho que estamos passando por uma fase muito especial do desenvolvimento humano: A ciência. A comprovação dos fatos. A 100 anos atrás ouvia-se dizer que existiam lobisomens e vampiros. Mas hoje com as pesquisas e a mídia, incrivelmente eles sumiram!!!
Não sou contra o Makiwara, porque muito treinei e às vezes ainda o treino. Por isso,se eu afirmar que ele não é eficaz serei um hipócrita. Porque então o treino??
 Mas desconfio ainda que Egami possa ter razão. Eu já havia lido esse artigo a alguns anos. Na época não tive maturidade para entender.

Acho que precisamos pesquisar mais sobre makiwara, sobre como socar. Exemplo são as lutas de Vale-tudo. Um verdadeiro laboratório de ciência em lutas, e muitas teorias já se foram, como dos "toques mortais" de Kung Fu que vão lá e de repente aquilo não funciona na prática... entre outras histórias de ser invulnerável pelo poder do KI.... KIII vexame, isso sim!!!!

Às vezes eu luto comigo mesmo, e torço para que o meu subconsciente  esteja enganado. Mas depois do livro "O fator Kata" e das pesquisas e estudos da história e antropologia das Artes Marciais, nunca mais fui o mesmo. Nunca mais acreditei em "ouvi dizer.." Pois parece que tudo no Japão é Kata, tudo é formalidade, um rótulo de algo que está escondido no interior. "Fazer de modo elegante, plástico, repetitivo...
Quem saberá se o Karate que conheço não é todo só Kata??? Será que lutamos do mesmo modo que fazemos Ippon ou Gohon Kumitê???
Será que ficamos horas e horas (anos!) corrigindo posturas e detalhes sútis de movimentos a sós que não servem para nada se não forem treinados na prática????? E na prática é tudo diferente. Então porque fazemos desse jeito no Kata??? -Resposta: Benefícios psicomotores, capacidades físicas como coordenação motora, equilíbrio. Para a perpetuação das técnicas através das gerações (isso é muito importante) e talvez alguns benefícios mentais. Mas principalmente: porque tem que ser assim. É assim, é uma forma de Kata, de ritual, isso é tradição Oriental!!!!

Bem, tomara mesmo que eu esteja enganado. Torço muito para eu errar!!! Mas por via das dúvidas, de uns tempos para cá, aumentei o tempo dos treinamentos de Kumite, tanto de Shiai como de Jiu Kumitê e também de Bunkai em duplas, voltado para defesa pessoal.
Porque, se o boato de minha intuição for mesmo verdade, o que adianta mesmo são os treinamentos práticos, aqueles em que chutamos ou socamos (meio desajeitados às vezes), mas em um adversário real. E  menos eficientes (ou quase nada eficientes) seria, quando treinamos técnicas perfeitas no puro ar em algum ser imaginário ao fazermos as formas de kihon e Kata que são a maioria nos treinamentos em karate de modo geral.

Outra coisa que me ocorreu: Além de Karateca, o Lyoto Machida é fx marron de JiuJitsu também...e treinou MoyTai na Tailândia...

Putz! Agora viajei né... Mas como eu disse: Tomara que eu esteja enganado, sonhando e um dia acorde de verdade!
Desculpem essa besteirada toda, mas eu precisava desabafar!!!

OSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

User30

• Visitante
« Resposta #5 Online: Maro 11, 2005, 00:14:36 »
Bom,

o certo é Nakadaka-Ken... !

e esse papo todo aí tá me parecendo desculpa esfarrapada pra quem não tá muito a fim de machucar as mãos no makiwara...

ninguém tem obrigação de treinar... mas vai ficar a vida inteira sem saber os benefícios que ele implica !

Oss.

Mr Kenji Yano -

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
« Resposta #6 Online: Maro 11, 2005, 00:35:11 »
Olá,

usando o makiwara de maneira errada dá problemas, com certeza...
    usando certo, em alguns dá problema em outros não.

mas uma razão bastante importante para o pessoal da shotokai não usar makiwara é que eles fazem tsuki com o nakadaka-ken, e na minha opnião não dá pra bater makiwara com nakadaka-ken. (se alguém faz isso, se manifeste!)

pra mim, o uso do makiwara é importante, apesar de não ser a unica ferramenta pra qualidade do soco.

até mais,

Fabio Okuyama

User69

• Visitante
« Resposta #7 Online: Maro 11, 2005, 10:28:04 »
Imagine alguem q treine karate a 20 anos e nunca treinou em makiwara, e de repente precise usar o karate para se defender, e para sua surpresa quebre o punho num soco!
Imagine como o sujeito ficaria "decepcionado" com o próprio karate.

O makiwara ajuda não somente no calejamento, mas principalmente no fortalecimento da ossatura e de como socar direito.

Em um programa da discovery mostrou uma pessoa que treinava artes marciais quebrando um côco. Para quem não sabe, a densidade do côco é maior que a densidade do osso humano.
Tecnicamente, o sujeito quebraria a mão se tentasse quebrar um côco. Mas porquê isso não ocorre?
Qdo treinamos, nos momento de "pancada" (makiwara, defesas e etc) ocorrem microfissuras no osso. O próprio organismo se encarrega de curar a microfissura e refornçar essa área.

Portanto, quem não treina com makiwara têm grande chances de quebrar a mão ou o braço qdo realmente precisar.

OSS.

Offline Shogun

• Full Member
« Resposta #8 Online: Maro 11, 2005, 13:02:43 »
Oss!

Embora com a era do Karate moderno se perca um pouco a importância do treino com a Makiwara, contudo no estili Kiokushinkai é obrigatória a sua prática.

Pode-se dizer que com o treino deste aparelho o Karate tem mais significado real e eficácia.

Um abraço

Oss!

Karate Clube de Portugal

Offline Chakal

• Newbie
  • *
Uso do Makiwara
« Resposta #9 Online: Abril 29, 2007, 11:55:53 »
Oss.

Sou praticante de karate a vários anos, treinei kyokushin e treino atualmente shotokan, acho que atualmente existem poucos mestres e professores que incentivam o uso do makiwara, pois causa alguns inconvenientes e nem todos os alunos, atualmente querem sentir essas sensações, poi o karate tornou-se mais competitivo e pouco eficiente em alguns casos é claro. Visa a competição (semi contato) e nao mais o contato total. Eu treino com meu sensei Mario em Balneario Camboriú - SC, e o sistema que empregamos é o de contato total, principalmente para os faixa-pretas, pois temos que estar preparados fisicamente e mentalmente. E com isso o uso do makiwara só tem ajudado. Treino diariamnte com ele e nao tenho nada contra, é muito bom, traz firmeza e potencia para meus golpes. O karate nao é o que eu quero ou voce quer; são metodos antigos de treinamento e devem ser seguidos corretamente, se nao gostar desses metodos podera praticar outros esportes. Nao devemos desviar do caminho da arte que praticamos, nao nos cabe modificar metodos antigos de acordo com nossa vontade. Atualmente outras artes marciais tem se desviado do caminho e seus praticantes são fracos e quando em combate tem pouca eficiência ou nenhuma mesmo.

Treine um karate verdadeiro e se sentira muito bem, ele lhe proporcionara diversos beneficios em sua vida cotidiana.

Obrigado pela atenção.

Oss.

Chakal

Offline Andre-Rio

• Newbie
  • *
« Resposta #10 Online: Abril 29, 2007, 14:15:35 »
sinceramente para mim funciona, quando comecei bastava encostar com um pouco mais de força para sentir dor no sei-ken, agora já é diferente batendo da forma correta não se sente dor e a condição não mudou muito, apenas a técnica, certamente não acerto todas as vezes, mas com o tempo vou conseguir, a única coisa que posso dizer é que auxilia bastante a forma de executar o golpe, seja no giro do punho na hora certa, contração na hora do impacto e relaxamento antes deste mesmo impacto, além te dar uma real noção da eficiência do giro do quadril na hora do golpe, no mais é apenas opinião minha, agora como sugestão digo que você treine pois para uns pode ser que funcione e para outros não, cada um com seu cada um, melhor do que ir por opiniões de 3ºs é ter a sua própria.

oss

Offline Chakal

• Newbie
  • *
« Resposta #11 Online: Abril 29, 2007, 14:23:53 »
Pois concordo com você André, eu treino no makiwara a mais de 10 anos e só tenho bons resultados com ele, acredito que faz parte alem do treinamento, tambem da historia do karate.

No meu Dojo sou considerado um "dinossauro do karate", pois tenho minhas maos calejadas do treinamento. Acho isso um elogio, pois treino com esse objetivo mesmo, de manter o caminho correto da arte marcial.

Bons treinos pra você e sua equipe.

Oss.

Chakal

Offline ToraNoMaki

• Sr. Member
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Oss
« Resposta #12 Online: Abril 29, 2007, 22:51:58 »
Oss.

Treino Makiwara desde que iniciei meus treinos no karate e nunca tive problemas. Mas também não estou muito preocupado, já tomo coca-cola e como bigmac, makiwara não pode me fazer mal...    8O

Oss.

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #13 Online: Abril 29, 2007, 23:03:11 »
Np boxe teria como um praticante ficar bom sem treinar com saco de boxe?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Toninho

• Newbie
  • *
« Resposta #14 Online: Abril 30, 2007, 09:02:29 »
Sempre treinei com makiwara e não tenho do que reclamar...melhora impacto, fortalece as articulações...
Até mesmo no livro do mestre Nakayama (kratê Dinâmico) vem ensinando a fazer um makiwara.

OSS

Antonio Aires
Guaratinguetá/SP