Autor Tópico: A diferença está somente na forma de treinamento  (Lida 3719 vezes)

Kinjiru

  • Visitante
Re:A diferença está somente na forma de treinamento
« Resposta #15 Online: Maio 22, 2012, 17:08:36 »
Alguém postou um vídeo aqui de um karateca que entrega a carteira e depois fala "o karate salvou minha vida", já procurei para baixar e não achei mais, não sei se foi o Tsuki, se alguém achar posta o link por favor.

Oss!

Fizemos a tradução do vídeo a partir do texto original enviado pelo autor. Este vídeo pode ser usado livremente sem fins lucrativos e que sejam citadas as fontes. O vídeo foi escrito e dirigido por Erick Passoja (ISKF - LA). Você pode encontrálo em www.dojo.esp.br
OSS!
André Laskoski (ISKF-SC)

Offline Marcilio Mosco

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 59
  • Votos: +0/-0
Re:A diferença está somente na forma de treinamento
« Resposta #16 Online: Maio 23, 2012, 00:39:59 »
Acho melhor eu explicar melhor o que eu acho. Eu conheço o caso de uma garota que espancou o assaltante armado numa rua escura só usando gyakuzuki e saltitando! Karatê de competição funciona fora do tatame sim, como também funciona outras artes mais fantasiosas, como aikido e jiujitsu. Na hora do "pega pra capá" qualquer arma é vantagem. Eu só as vezes me questiono se o que treinamos é o mais "eficiente" possível, ou ainda, se é mais eficiente que o que era treinado a 100 anos atrás pelos antigos mestres e seus alunos.
Eu realmente acredito que na hora de necessidade, se faz o que se treina. Mesmo o rapazinho da história do futebol socou feito um aloprado, mas ele socou, num foi? Ele treinava soco, e não armlock ou outra coisa (eu acho, pura suposição dramática  ;D). Se existe algo mais eficiente, que era praticado no passado, por que não treinar isso? É claro que deve ter uma penca de gente aqui que treina algo eficiente, mas tem muita gente aí fora que não. Eu fico meio pensativo. Não bem uma crítica, é mais um questionamento. Eu posso estar redondamente errado.

Oss

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:A diferença está somente na forma de treinamento
« Resposta #17 Online: Maio 23, 2012, 09:25:55 »
Citar
=Marcilio MoscoAcho melhor eu explicar melhor o que eu acho. Eu conheço o caso de uma garota que espancou o assaltante armado numa rua escura só usando gyakuzuki e saltitando! Karatê de competição funciona fora do tatame sim, como também funciona outras artes mais fantasiosas, como aikido e jiujitsu. Na hora do "pega pra capá" qualquer arma é vantagem. Eu só as vezes me questiono se o que treinamos é o mais "eficiente" possível, ou ainda, se é mais eficiente que o que era treinado a 100 anos atrás pelos antigos mestres e seus alunos.
Eu realmente acredito que na hora de necessidade, se faz o que se treina. Mesmo o rapazinho da história do futebol socou feito um aloprado, mas ele socou, num foi? Ele treinava soco, e não armlock ou outra coisa (eu acho, pura suposição dramática  ). Se existe algo mais eficiente, que era praticado no passado, por que não treinar isso? É claro que deve ter uma penca de gente aqui que treina algo eficiente, mas tem muita gente aí fora que não. Eu fico meio pensativo. Não bem uma crítica, é mais um questionamento. Eu posso estar redondamente errado.

Se entendi bem o que vc disse, concordo.

Qualquer estilo ou tipo de treinamento será melhor do que não treinar nada e ainda se poluir com bebidas todo dia e etc...

Penso que a eficiência é construída pelo praticante, independente do que seja. Luta em cima de um ring ou tatame não se compara com luta de rua. Na luta de rua pode acontecer de tudo, os fatores psicológicos são altamente influenciadores e o senso de justiça é bem reduzido.

No filme 300, Leónidas diz que seus soldados possui como oficio a guerra, nenhum de seus homens era carpinteiro, tecelão ou qualquer outra coisa. Quem não assistiu este filme assista, muito bacana. Se pensar bem Leónidas disse tudo a respeito do que é preciso para realmente atingir a eficiência em campo de batalha.

OSS!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:A diferença está somente na forma de treinamento
« Resposta #18 Online: Maio 23, 2012, 09:44:40 »
Acho melhor eu explicar melhor o que eu acho. Eu conheço o caso de uma garota que espancou o assaltante armado numa rua escura só usando gyakuzuki e saltitando!
Oss


Isso aconteceu com uma prima minha! Faixa vermelha na época, competidora. 17 anos. Quebrou o nariz de um ladrão com um gyaku. Apenas um golpe foi o suficiente.

Apesar de nao ser muito graduada, ele tem um karate muito forte e muito bom, bate pesado e nao tem medo de levar porrada nem de homem!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:A diferença está somente na forma de treinamento
« Resposta #19 Online: Maio 23, 2012, 11:20:26 »
O video é sobre treinamento para competições e vocês estão comentando com o se fosse para defesa pessoal! :P
Karate Wado Ryu

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:A diferença está somente na forma de treinamento
« Resposta #20 Online: Maio 23, 2012, 18:31:20 »
Citação de: GEM
O video é sobre treinamento para competições e vocês estão comentando com o se fosse para defesa pessoal!

Verdade rsrsrs.

Acho que é por causa do velho preconceito enrustido (as vezes descarado) sobre karatê pula pula, esportivo, tradicional, contato, semi-contato e etc.

Sei lá...pra mim enquanto o papo estiver civilizado tá valendo rsrs.

OSS!