Autor Tópico: Exercicios para Kumite  (Lida 6581 vezes)

Offline Pendragon

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
Exercicios para Kumite
« Online: Dezembro 01, 2004, 21:18:24 »
Como minha academia entrar de férias estou pretendendo treinar com uns colegas por minha conta, e, como novo Sensei (que assumiu o cargo a uns dois meses) não tem a minima noção de Técnica, e estratégia perdemos um pouco a forma depois da saida do antigo Sensei então priorizaremos exercicios técnicos e muitas formas de Kumite, mas para isso presciso de conselhos de meus amigos sobre o que treinar, porque como podem ver só tenho 16 anos e pouco mais de um ano de faixa preta e mesmo tendo 10 anos de treinos não sei por onde começar, por isso me ajudem por favor

Neto110

• Visitante
Exercicios para Kumite
« Resposta #1 Online: Dezembro 02, 2004, 06:40:31 »
Não entendi qual o propósito dos seus treinos? O que você quer alcançar com eles, com uma meta clara muitos poderão dar idéias do que vocês poderiam avaliar fazer.

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Exercicios para Kumite
« Resposta #2 Online: Dezembro 02, 2004, 07:43:36 »
Ola,

Informe que tipo de treino vai fazer e com quem ( varios alunos de faixas diferentes, só pretas).

e qual o objetivo (competição, defesa pessoal).

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
Exercicios para Kumite
« Resposta #3 Online: Dezembro 02, 2004, 11:15:36 »
Olá,

se o objetivo é genérico, recomendo o "arroz com feijão":
     - Gohon, sanbon, ippon kumite e Jyu ippon Kumite.
     - uchikomi (entradas), sombra, shiai....
     - saco de pancada; makiwara (com moderação)

se for do interesse, podemos detalhar essas formas de treino.

até mais,

Fabio Okuyama

Offline Pendragon

• Newbie
  • *
Exercicios para Kumite
« Resposta #4 Online: Dezembro 02, 2004, 15:00:33 »
Meu Objetivo é aprimorar as entradas, e a eficiencia dos golpes no Kumite para torneio. No treino serão: eu e mais um faixa preta colega meu, um faixa verde e um faixa branco que entrou de Gaiato.

User59

• Visitante
Exercicios para Kumite
« Resposta #5 Online: Fevereiro 11, 2005, 21:45:16 »
Comece pela preparação física, aeróbica e depois muscular. Então comece com movimentação (lateral, circular, troca de bases, etc). Depois comece com sequencias de 3 a 6 movimentos de ataque. Lembrando sempre de utilizar muito movimentação. Maiores informações. ze_sr@yahoo.com.br

Abraço Zé Maria 2°DAN Shotokan

Offline Shogun

• Full Member
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Exercicios para Kumite
« Resposta #6 Online: Março 11, 2005, 14:04:25 »
Oss!

PENDRAGON: Algumas dicas para o seu treino

1) exercícios para trabalhar as qualidades físicas (tais sejam: a força, a flexibilidade, a resistência e a coordenação),

2) repetição de movimentos para dominar a mecânica de certos golpes de perna, braço e deslocamento em base para movimentação, chamado genericamente de kihon ;

3) repetição de sequências de movimentos predeterminados que iniciam e terminam no mesmo lugar, chamados Kata;

4) treinamento de técnicas de defesa pessoal e combate aplicando os golpes, técnicas e bases treinadas nas fases anteriores, chamado Kumite.

Pode-se paralelamente a este treinamento, iniciar os treinamento de tempo de combate, iniciando pelo mais simples, que é o GO-NO-SEN, onde o propósito é o contra-ataque.

Neste treinamento, quem ataca vai definir qual ataque vai fazer e o adversário tentará defender e contra-atacar. Não necessariamente os golpes devem ser golpes de deslocamento como Oizuki ou mae-gueri, que são os adotados no Jiyu-Ippon-Kumite, certamente para forçar tanto o que ataca (pela dificuldade de aplicar estes golpes, principalmente quando o adversário sabe que serão eles os aplicados) como quem defende, antes, geralmente se fazem golpes que se usam mais em combate tipo kizami-zuki e guiaku-zuki.

Dominada esta técnica, pode-se treinar as técnicas de SEN-NO-SEN e TAI-NO-SEN.

À parte disto pode-se treinar sempre "brincar de Karate" no SHIAI-KUMITE que é o combate por pontos segundo determinadas regras, excelente motivação para os alunos mas perigoso quando não há amadurecimento adequado no aluno sobre o real significado dele.

Nos momentos finais, antes da meditação (MOKUSO).

Espero ter ajudado

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais