O "Sun dome" é um dos princÃpios do Karatê que sempre me foi ensinado. Acredito que a prática incorreta e incompleta deste princÃpio é que podem levar à falta de capacidade de definir uma luta com poucos golpes.Para mim este princÃpio (Sun dome) só é valido, quando associado a ele existem:1. Prática incessante no makiwara ou saco de areia;2. Sempre ter uma "reserva" no golpe durante o treinamento;3. Sempre procurar golpear em pontos que causem mais "estrago" (queixo, pescoço, plexo, etc).Estes dois últimos fatores associados ao treinamento com "Sun dome" vem sendo destacados pelos Senseis Ennio e Carlos Rocha.Em uma arte marcial como o Karatê, na qual se treina sem proteção, este é um princÃpio fundamental sem o qual não seria possÃvel desenvolver o Karatê de ninguém.O grande problema é quando simplificam o "Sun dome" a unicamente "não haver contato" durante uma luta ou treino, e deixam-se de lado outros pontos relevantes.Hoje na maioria dos locais onde se pratica Karatê não têm sequer um saco de areia, e quando existe, fica lá pendurado como enfeite. Isto acontece também porque a maioria dos professores de Karatê, nos dias de hoje, também nunca treinaram desta forma.Mais fácil criticar um princÃpio de uma arte marcial, ao invés de reavaliar de forma crÃtica como tem sido seu treinamento.Todos que já se envolveram em alguma forma de luta sabem que o controle do golpe não é tão fácil, e que o contato eventualmente é inevitável ou desejável. Assim como "matar com um golpe só", não é tão fácil. Mas estes são princÃpios que diferenciam o Karatê de outras formas de combate.Oss
Tsuki, não precisa treinar outra modalidade para bater forte, basta apenas treinar o karatê corretamente.
Tsuki , já treinei Muay Thai durante um tempo (acho 1 ano e meio se não me engano) e digo com certeza absoluta : você vai fazer questão de bater forte ! Ô arte marcial pra ter gente folgada ! KKKKMas pra ser sincero acho que ficar em Shiko-dachi e Zenkutso-dachi me deixam mais dolorido do que muita canelada que eu tomei Hahah
kkkk! Eu sei como é! Treinei com uma equipe de MMa uns 04 meses e a maioria do pessoal lá era do thai ou do BJJ. Tem muito nego folgado mesmo! Mas to pensando nessa alternativa, em manter as duas linhas de treino (karate e Thai). Oq mais tem aqui perto de casa é academia de BJJ e thai, nao seria um problema achar uma com horarios compativeis com os meus. Mas penso em fazer isso mais para o final do ano, já que estou focando no meu exame para marrom que faço no fim desse ano.